Ir para o conteúdo principal

4.2. Fórum temático.

CATALISANDO PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: (RE)PROBLEMATIZANDO AS FAKE NEWS

CATALISANDO PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: (RE)PROBLEMATIZANDO AS FAKE NEWS

por Ana Karine da Silveira - Número de respostas: 0

A falta de verificação e a disseminação de notícias duvidosas têm implicações significativas na educação, especialmente nas escolas. Os estudantes, ao realizar pesquisas, muitas vezes negligenciam a verificação de fontes e não desenvolvem uma postura crítica em relação às informações que consomem. Isso resulta na propagação de notícias não confiáveis, prejudicando não apenas a qualidade da pesquisa acadêmica, mas também a formação dos estudantes como cidadãos conscientes.

A leitura crítica e reflexiva é destacada como uma habilidade essencial que os estudantes devem desenvolver. A falta dessas habilidades contribui para a propagação de desinformação e dificulta a capacidade dos estudantes de tomar decisões informadas diante das diversas adversidades presentes na sociedade. A formação de cidadãos conscientes requer não apenas acesso à informação, mas também a capacidade de avaliar a confiabilidade dessas informações, promovendo assim uma participação mais ativa e esclarecida na sociedade.