Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

#QUEM SOU, NÓS, SOMOS?

#QUEM SOU, NÓS, SOMOS?

por Débora Gonçalves Barbosa - Número de respostas: 3

Bom dia, colegas!


O projeto premiado escolhido por mim foi #QUEM SOU, NÓS, SOMOS?, da área de linguagens, do ano de 2021. Esse projeto teve como objetivo tratar sobre como as questões socioemocionais, que envolvem o individual e coletivo, podem contribuir para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Esse projeto pretendeu abordar como as discussões de problemas relacionados aos sentimentos, articulando as relações do eu, outro e o coletivo, proporcionam a reflexão sobre temas, como: a empatia, o respeito, a gentileza, a felicidade, a honestidade, a paciência, etc. 

Também, o projeto é baseado nos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente tratando sobre o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao repertório cultural, assim a escrita científica foi associada a esses aspectos. Além disso, o socioemocional foi correlacionado a leituras literárias realizadas com o auxílio do acervo da Árvore Livros. Os resultados do projeto foram apresentados na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC). O currículo trata sobre a conexão de ações educativas ao emocional, assim no campo das linguagens é possível proporcionar a reflexão sobre as relações do sujeito, nesse caso, nas interações do formato remoto devido a realidade do distanciamento social provocada pela pandemia. 

O autoconhecimento é um dos pontos fundamentais buscados nessa atividade, além da expressão e identificação de sentimentos do outro. Dessa forma, a proposta pedagógica do projeto foi demonstrar como esses sentimentos podem colaborar no processo de conhecimento da iniciação científica. As idealizadoras do projeto Elaine Cecilia de Lima Oliveira e Graciele Batista Gonzaga utilizam como fonte teórica o foco triplo de Daniel Goleman e Peter Senge (2016), este é dividido no foco interno que é baseado na compreensão dos próprios sentimentos, o foco no outro consiste na percepção das necessidades de terceiros, e, por último, o foco externo que possui uma abordagem ampla, ou seja, integra a compreensão da sociedade como um todo. A avaliação do projeto foi focada no engajamento e na aprendizagem obtida na criação das pesquisas por parte dos alunos com a mediação dos professores. 

Em resposta à Débora Gonçalves Barbosa

Re: #QUEM SOU, NÓS, SOMOS?

por Damião Benilson Gomes de Melo -
Felicitações, Débora. Parabéns pela sensibilidade na abordagem do tema. De fato, nossos alunos precisam muito desse apoio socioemocional. O problema com os sentimentos, a empatia, a tolerância e o respeito mútuo é bastante recorrente nas escolas. A internet tem contribuído muito para o aumento da ansiedade entre os jovens. Trabalhar os aspectos socioemocionais é fundamental para que haja o engajamento desses discursos no espaço escolar. Fica bem. Até a próxima!
Em resposta à Débora Gonçalves Barbosa

Re: #QUEM SOU, NÓS, SOMOS?

por Antônio Souza Pereira dos Santos -
Olá, colega,

A escolha do trabalho por você foi bem feliz, porque é um tema que, às vezes, nós professores deixamos de considerar em nossa prática docente. A escola é, por vezes, um ambiente tão conflitivo e estressante, que esquecemos de exercitar essas questões emocionais. Pouco ou nenhuma vez refletimos diante de algum problema, apenas reagimos a ele na mesma ou numa maior intensidade.

Essa dupla dimensão do individual e do coletivo mexe muito com o professor, pois esse exercício (de pensar nas questões do outro) exige, de certa forma, que o outro também o pratique - como uma espécie de retorno. Às vezes esquecemos que nossos alunos vivem situações muito difíceis e na escola despejam tudo isso... mas, até que ponto a situação pessoal de cada um serve como "justificativa" para as situações ruins vivenciadas no ambiente escolar? Nos vemos nesse dilema o tempo todo e não há um modo fácil de resolver o impasse.

Talvez o caminho (ou um caminho) seja o estabelecimento de rodas de conversas constantes, intercaladas de modo planejado, entre as aulas... conversar sobre aspectos emocionais gerais, que afetam a sociedade como um todo, mas a cada um de uma forma específica, possa ajudar em ambientes de sala de aula mais sadios. É uma busca a se fazer e algo a se tentar...

Parabéns pela escolha e pela visibilidade dada ao premiado.
Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: #QUEM SOU, NÓS, SOMOS?

por Walef Paulo Quintiliano -
Oi boa tarde! Debora, esse tema escolhido por é algo bastante pertinente para trabalhar com os alunos, muitos alunos não sabe sua identidade , não tem tem noção sua importância como pessoal, os alunos de hoje perdeu o brilho de sonhar e projetar não sabe qual caminho seguir qualquer direção serve não tem opiniões própria. Esses problemas reflete no cotidiano da pessoa ela não sabe a direção tomar e muitas veze fica se perguntando que sou eu, não tem uma identidade própria. Essas tipo de trabalho tem ser desenvolvido e aprofundado dentro sala de aula.