Bom dia, colegas!
O projeto premiado escolhido por mim foi #QUEM SOU, NÓS, SOMOS?, da área de linguagens, do ano de 2021. Esse projeto teve como objetivo tratar sobre como as questões socioemocionais, que envolvem o individual e coletivo, podem contribuir para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Esse projeto pretendeu abordar como as discussões de problemas relacionados aos sentimentos, articulando as relações do eu, outro e o coletivo, proporcionam a reflexão sobre temas, como: a empatia, o respeito, a gentileza, a felicidade, a honestidade, a paciência, etc.
Também, o projeto é baseado nos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente tratando sobre o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao repertório cultural, assim a escrita científica foi associada a esses aspectos. Além disso, o socioemocional foi correlacionado a leituras literárias realizadas com o auxílio do acervo da Árvore Livros. Os resultados do projeto foram apresentados na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC). O currículo trata sobre a conexão de ações educativas ao emocional, assim no campo das linguagens é possível proporcionar a reflexão sobre as relações do sujeito, nesse caso, nas interações do formato remoto devido a realidade do distanciamento social provocada pela pandemia.
O autoconhecimento é um dos pontos fundamentais buscados nessa atividade, além da expressão e identificação de sentimentos do outro. Dessa forma, a proposta pedagógica do projeto foi demonstrar como esses sentimentos podem colaborar no processo de conhecimento da iniciação científica. As idealizadoras do projeto Elaine Cecilia de Lima Oliveira e Graciele Batista Gonzaga utilizam como fonte teórica o foco triplo de Daniel Goleman e Peter Senge (2016), este é dividido no foco interno que é baseado na compreensão dos próprios sentimentos, o foco no outro consiste na percepção das necessidades de terceiros, e, por último, o foco externo que possui uma abordagem ampla, ou seja, integra a compreensão da sociedade como um todo. A avaliação do projeto foi focada no engajamento e na aprendizagem obtida na criação das pesquisas por parte dos alunos com a mediação dos professores.