No trabalho das autoras Figueiredo e Sobral, EMITED – O ensino através do movimento, da interação social com uso das tecnologias digitais, observa-se que as profissionais do AEE fizeram uso de Jogos Digitais e dos Exergames para os discentes com Transtorno do Espectro Autista para melhorar as dificuldades de concentração, socialização, desenvolvimento da autonomia, compreensão de regras e instruções, desenvolver a linguagem, ajudar no aprendizado de palavras e imagens entre outros aspectos.
Antes de iniciar o atendimento, as professoras realizam entrevista com os responsáveis dos educandos e os observam para captar as habilidades conquistadas e quais necessitam de mais atenção. Ao longo dos atendimentos, registram os avanços e dificuldades na ficha de acompanhamento de cada estudante.
Os resultados levantados indicam avanços significativos na grande maioria dos casos. Os discentes que participaram das atividades de intervenção com os jogos melhoraram aspectos como agressividade, socialização, trabalho colaborativo e cumprimento de regras. O que aponta este recurso como um excelente caminho de mediação pedagógica, por isso é necessário que haja investimento em capacitação para que professores e pesquisadores possam trabalhar com ele.