Uma das práticas que chamou bastante atenção na sétima edição do prêmio MEI foi a prática do professor Geisi Américo Reginaldo, professor de Sete Lagoas.
Ele desenvolveu um projeto sobre Metodologia ativas de processo de ensino-aprendizagem sobre uso consciente de energia, concorrendo na categoria ensino médio.
O projeto baseou-se nas metodologias ativas, no qual os estudantes colocaram a mão na massa para realizar cálculos de energia elétrica. Foi uma proposta bastante interessante pois no projeto professor colocou os alunos de fato em contato com o ambiente de estudo, no qual puderam construir, realizar cálculos, inferências, propor medidas de intervenção e visar um uso consciente da energia.
Uma prática bastante exitosa que trabalha com a proposta da metodologia ativa, cujo objetivo principal é colocar o aluno no âmbito do protagonismo, de forma que seja construtor do seu próprio conhecimento. A prática ganha destaque, quando possibilita aos alunos refletir sobre a questão do uso consciente da energia, realizar experimentos através dessa prática e apresentar propostas de intervenção que visem o uso consciente dos recursos elétricos, promovendo um espaço de aprendizagem colaborativa, um ambiente propício à aprendizagem significativa.
Nesse sentido destaco a importância de projetos como esses, que trabalham com metodologia ativa, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e participativa para os alunos. Diferente do ensino tradicional, onde o professor é o detentor do conhecimento e repassa informações de forma passiva, na metodologia ativa o aluno é colocado como protagonista do processo de aprendizagem.
Esses projetos estimulam o pensamento crítico, a autonomia, a colaboração e a criatividade dos estudantes. Eles são desafiados a buscar soluções para problemas reais, o que torna a aprendizagem mais contextualizada e aplicável à vida real. Além disso, os alunos são incentivados a tomar decisões, a demonstrar suas habilidades e a trabalhar em equipe, desenvolvendo assim competências essenciais para o mundo atual.
A metodologia ativa também promove a interdisciplinaridade, uma vez que os projetos podem envolver conteúdos de diferentes disciplinas. Dessa maneira, os estudantes conseguem entender a relação entre os diferentes conhecimentos e aprender de forma mais integrada.
Outro benefício dos projetos com metodologia ativa é o engajamento dos alunos. Eles se tornam mais motivados e interessados, pois estão envolvidos em atividades práticas e desafiadoras. Isso contribui para a redução da evasão escolar e para a melhoria dos índices de aprendizagem.
Os projetos escolares com metodologia ativa também são uma forma de preparar os alunos para o mercado de trabalho, uma vez que desenvolvem habilidades como pensamento crítico, colaboração, comunicação e resolução de problemas. Essas são competências valorizadas nas empresas e que contribuem para o sucesso profissional.