A ausência de verificações e a disseminação de notícias duvidosas têm impactos significativos na esfera educacional, especialmente nas instituições de ensino. Ao realizar pesquisas, os estudantes frequentemente omitem a verificação das fontes e não desenvolvem uma atitude crítica em relação às informações que consomem. Isso acarreta na disseminação de informações não confiáveis, prejudicando não apenas a qualidade da pesquisa acadêmica, mas também o desenvolvimento dos estudantes como cidadãos conscientes. A capacidade de leitura crítica e reflexiva é apontada como uma habilidade crucial que os estudantes precisam cultivar. A carência dessas habilidades contribui para a propagação da desinformação, tornando mais difícil para os estudantes tomarem decisões bem fundamentadas diante dos diversos desafios presentes na sociedade. A formação de cidadãos conscientes demanda não apenas o acesso à informação, mas também a competência para avaliar a confiabilidade dessas informações, promovendo assim uma participação mais ativa e esclarecida na sociedade.
CATALISANDO PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: (RE)PROBLEMATIZANDO AS FAKE NEWS
por Íria Talita do Couto - Número de respostas: 1
Em resposta à Íria Talita do Couto
Re: CATALISANDO PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: (RE)PROBLEMATIZANDO AS FAKE NEWS
por Ana Paula Dias Frazão -Boa tarde, Íria! Sua colocação me levou a uma reflexão importante sobre os impactos da ausência de verificações e da disseminação de notícias duvidosas na esfera educacional, especialmente nas instituições de ensino. É preocupante observar que os estudantes muitas vezes não verificam as fontes e carecem de uma atitude crítica em relação às informações que consomem, o que resulta na propagação de informações não confiáveis. Isso não apenas compromete a qualidade da pesquisa acadêmica, mas também o desenvolvimento dos estudantes como cidadãos conscientes.