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Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na educação matemática

A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na educação matemática

por Felipe Raposo - Número de respostas: 0

O Desenho Universal, abordagem que visa criar ambientes acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, ganha proeminência no cenário do design contemporâneo. A pesquisa apresentada pela palestrante Janaína, focada na aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na educação matemática inclusiva, fornece insights valiosos sobre como essa abordagem pode transcender os limites tradicionais da concepção espacial e incorporar-se ao tecido educacional.

No âmbito do design (área que originou este campo de estudo), o Desenho Universal transcende o simples traço de linhas e formas. Torna-se uma filosofia que busca criar produtos e ambientes que possam ser utilizados por todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas ou cognitivas. Essa concepção implica em repensar o processo criativo de maneira a integrar, desde a origem do projeto, princípios que promovam a acessibilidade e a inclusão.

A pesquisa, ao contextualizar a aplicação do DUA na educação matemática, ressalta o papel crucial do design na construção de espaços educacionais que atendam às necessidades de todos os estudantes. Ao criar caminhos inclusivos, não apenas no ambiente escolar, mas também na sociedade em geral, o design se torna um agente de mudança e transformação social.

A aplicação prática do Desenho Universal na pesquisa, envolvendo atividades com crianças entre 7 e 10 anos, ilustra como o design pode ser uma ferramenta poderosa para a promoção da igualdade e compreensão entre diferentes habilidades e realidades. A sensibilização gerada pelas atividades práticas, como experiências com os olhos vendados para simular desafios enfrentados por pessoas com deficiência, destaca a capacidade do design de criar experiências imersivas que promovem empatia e entendimento.

Os resultados da pesquisa reforçam a ideia de que ao abraçar o Desenho Universal, não apenas facilitamos o acesso físico, mas também contribuimos para o desenvolvimento global das pessoas. No contexto da educação, isso se traduz em um aprendizado mais significativo, capaz de transcender as barreiras tradicionais.