Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na educação matemática     Link do vídeo https://youtu.be/c9d0e-Y-qSA

A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na educação matemática     Link do vídeo https://youtu.be/c9d0e-Y-qSA

por Maria Vera Lucia Medeiros - Número de respostas: 0

A pesquisa aconteceu em várias etapas e com diferentes situações didáticas com os alunos do ensino fundamental! Vários foram os enfoques e deficiências em questão. O trabalho de  Janaina Zanon trata o Desenho Universal para Aprendizagem é uma abordagem pedagógica que busca criar ambientes de aprendizagem acessíveis e inclusivos para todos os alunos, independentemente de suas habilidades, estilos de aprendizagem ou necessidades específicas. Ao aplicar o DUA na educação matemática, os educadores têm a oportunidade de oferecer múltiplas formas de representação do conteúdo matemático, permitindo que os alunos abordem os conceitos por meio de diferentes modalidades, como visual, auditiva ou tátil. Isso ajuda a atender às diversas maneiras como os alunos aprendem e compreendem a matemática.

Além disso, o DUA incentiva a oferta de múltiplas oportunidades de engajamento, possibilitando que os alunos se interessem e se envolvam com os conteúdos matemáticos de maneiras variadas. Isso pode incluir atividades práticas, jogos, uso de tecnologia ou projetos que permitam aos alunos explorar e aplicar os conceitos matemáticos de forma significativa. Outro aspecto fundamental do DUA na educação matemática é a provisão de múltiplas formas de expressão, permitindo que os alunos demonstrem o que aprenderam de maneiras diversas. Isso pode envolver apresentações orais, escrita, criação de modelos visuais, entre outras formas de demonstração do entendimento matemático.

Ao adotar o Desenho Universal para Aprendizagem na educação matemática, os educadores têm a oportunidade de criar ambientes de aprendizagem inclusivos, onde todos os alunos se sintam capacitados a aprender e a se engajar com o conteúdo matemático de maneira significativa. Essa abordagem pode reduzir as barreiras de acesso ao aprendizado, valorizando a diversidade de habilidades e oferecendo oportunidades equitativas para o sucesso acadêmico de todos os alunos.