Olá colegas e professores;
De início gostaria de parabenizar as professores vencedores da 7ª edição do prêmio MEI 2023, assistir alguns trabalhos nos links que foram disponibilizados: De Giezi Américo Reginaldo sobre: Metodologias ativas de ensino-aprendizagem sobre o consumo consciente de energia, realizados pelos alunos do Ensino Médio.
O de Jananina Zanon, sobre: A utilização do desenho universal para aprendizagem na aplicação de processos didáticos inclusivos na educação matemática, realizado com alunos de Ensino Fundamental 1.
O de Genildo da Silva Nóbrega, sobre: Contos e Causos indígenas na escola: Kabiá Curumins! Kabiá Cunhantãs!
Sobre o primeiro trabalho de Giezi Reginaldo para o ensino de física, o professor utiliza a metodologia baseada em problemas para aplicar conceitos físicos que são abordados na teoria para trabalhar a prática com seus estudantes, utilizando conceitos/materiais que são presentes no dia a dia dos estudantes.
No segundo trabalho da professora Janaína, muito interessante considerando a perspectiva inclusiva ela integra, assim como é indicado, os professores, os gestores e pais e responsáveis em conversas e seus estudantes desenvolvem o senso de inclusão.
No trabalho de Genildo Nóbrega, nas escolas indígenas, gostei muito dos estudantes buscar junto à comunidade as histórias, os contos, esse resgaste a identidade cultural, a socialização com indígenas e os demais.
São projetos realmente incentivadores, que despertam e envolvem os estudantes em uma perspectiva da aprendizagem significativa que tanto discutimos ao longo desses meses nas disciplinas da Pós, além disso, os projetos também se alinham uma educação no viés democrático quando integram a escola os diferentes sujeitos que à envolvem.