Participação a partir desse link: https://www.ifmg.edu.br/arcos/pos-grad-docencia/premio-mei-de-docencia
Leitura do trabalho premiado: As
perguntas investigáveis no ensino de ciências: uma sequência de ensino
investigativo sobre a epidemia da dengue
O trabalho trata sobre uma metodologia de ensino
por investigação através da aplicação de uma sequência didática sobre a
epidemia da Dengue. O autor dividiu sua ação em fases, a citar: fase I - a
problematização a partir do uso do recurso estória em quadrinho, fase II -
resolução de problemas, levando os alunos a elaborar hipóteses, metodologias e
testes para prová-la, fase III - sistematização do conhecimento adquirido e
divulgação para toda escola, IV - argumentação, explicação e Registro de áudios
e vídeos das interpretações. Participaram da atividade 49 alunos de duas turmas
de 5º ano. Como resultado, os alunos tiveram a prática científica inserida nas
aulas, construíram armadilhas para captura do mosquito, criaram hipóteses e
confirmaram a partir de experimentos. Conclui-se que a prática permitiu a
compreensão do tema e gerou interesse por pesquisas na área, fomentando futuras
investigações vinculadas ao ensino de Ciências e Biologia.