Acredito que, sim, as práticas da administração fabril estão sendo reproduzidas no ambiente escolar. Isso ocorre porque a escola, como instituição social, está inserida na sociedade capitalista, que é regida pelos princípios do lucro, da produtividade e da eficiência. As práticas da administração fabril podem ter um impacto negativo no ambiente escolar. Por exemplo, a hierarquia pode levar a um clima de autoritarismo, a divisão do trabalho pode dificultar a colaboração entre os profissionais e o controle pode gerar ansiedade e estresse nos alunos. Também é possível observar a reprodução de outras características da administração fabril no ambiente escolar, como a ênfase na competição, na produtividade e na eficiência. Essas características podem levar a uma educação que é centrada no desempenho dos alunos, em vez de centrada em seu aprendizado e desenvolvimento integral. É importante que as escolas estejam conscientes dessas tendências e busquem alternativas que promovam uma educação mais humanizadora, que valorize a criatividade, a autonomia e a solidariedade.
A administração fabril na escola: um reflexo da sociedade capitalista
por Alice Duarte Torres - Número de respostas: 1
Em resposta à Alice Duarte Torres
Re: A administração fabril na escola: um reflexo da sociedade capitalista
por Agder Shirlei Oliveira dos Santos -BOAS COLOCAÇÕES.