O trabalho escolhido para as discussões proposta neste fórum desenvolve-se a partir da temática “EXPERIMENTO PARA OBSERVAÇÃO DOS IMPACTOS DO ROMPIMENTO DAS BARRAGENS DE BRUMADINHO E MARIANA”, apresentando relatos de um experimento realizado em aulas de Ciências da Natureza com uma turma de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Arcos, com o objetivo de refletir sobre os impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos, provocados pelo rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.
Ao ler o trabalho, percebe-se a importância das discussões para as crianças. Não só para informar os processos de construção e funcionamento das barragens, mas sobretudo, discutir, analisar e refletir sobre os impactos ambientais causados na vida das pessoas e no meio ambiente de forma geral.
Acredito que apresentar essa temática para os estudantes, é um papel social que envolve a escola e o processo de aprendizagem, ao relacionar os problemas que circundam os lugares e as pessoas que vivem aos redores dessas construções. Nesse contexto, por meio de experimentos, a autora foi feliz quando levou os estudantes a refletirem sobre as causas e consequências dessas barragens, sobretudo, demonstrando que estão interligadas às ciências da natureza, mais precisamente, a reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente.
Ao ler o referido trabalho, logo penso nos problemas ambientais, sociais, econômicos entre outros que estão ocorrendo em Maceió-AL, com a extração do Sal-gema pela mineradora Braskem. Por muitos anos a empresa extrai esse minério (que está numa área urbana), e que todos sabiam que mais cedo ou mais tarde, o problema se tornaria mais sério.
Em 2018, começou a aparecer rachaduras nas casas das pessoas que residiam nos bairros próximos aos trabalhos da mineradora. Começava ali os problemas para esses moradores, que tiveram que deixar suas casas para conviver em abrigos cedidos pelos órgãos gestores do município e do estado (que a meu ver, nada se fez para que o problema fosse evitado). Nem mesmo os estudos realizados, em 2010, por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), alertando que a “bomba” estouraria a qualquer momento. Mas, a ganância dos setores que lucravam com essa extração desregrada falou mais alto, e o problema maior aconteceu. Hoje (10/12/2023), uma parte da mina denominada de “mina 18” se rompeu, levando parte das águas da nossa Lagoa Mundaú.
Fica uma história de luta e sofrimento para os moradores que perderam suas casas, vendo suas histórias sendo engolidas pela ganância dos poderosos que comandam a máquina público-privada no estado e no município. Fica aqui o registro do momento em que uma parte da mina se rompe: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2023/12/10/rompimento-mina-lagoa-braskem-maceio.ghtml.
Lendo o trabalho da Lara Naíne Rodrigues percebe-se que os problemas não serão findos com esses rompimentos (seja da Barragem de Brumadinho e Mariana, seja da Mina 18 da Braskem), levando em consideração os problemas causados na vida dessas pessoas, que vão além do social, mas perpassa, principalmente, o psicológico.
Como o trabalho realizado na pesquisa da Lara, cabe-nos enquanto educadores, utilizar a sala de aula para explicar as causas e como sobreviver pós o ocorrido, pois as consequências essas pessoas já estão sentindo na pele. E dentro de uma perspectiva educacional, utilizar-se de uma situação real, inserida no contexto dos educandos, propiciam uma aproximação da teoria trabalhada com a vivência das práticas e são atividades que proporcionam uma aprendizagem saudável e criativa, transformando-se em um verdadeiro laboratório ao ar livre, pois o aluno aprende diversos conceitos na prática, portanto, tornou-se viável a realização deste experimento com os educandos (RODRIGUES, 2019).
Nessa perspectiva, o trabalho aponta propostas que podem ser trabalhadas nas escolas de Alagoas, sobretudo de Maceió, por meio de experimentos, refletindo com os estudantes sobre os impactos sociais, culturais e econômicos, mas principalmente os problemas psicológicos para a população que vivia ao entorno das minas, ocasionados pelo rompimento de uma delas.
Referência do trabalho consultado:
RODRIGUES, Lara Naíne. Experimento para observação dos impactos do rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana. Arcos, 2019.