No vídeo intitulado – Sistema de Comunicação por troca de Figuras (PECS), o professor Antônio Carlos Pereira, apresenta uma metodologia simples, acessível e de baixo custo. Trata-se da utilização de pulseira relógios (do professor e aluno), confeccionado com velcro (material alternativo), contendo recortes de figuras representando os principais ambientes do espaço educacional. Essa metodologia inovadora foi criada pelo professor Antônio Carlos por razão da necessidade de comunicar-se com Miguel, um aluno com Transtorno do Espectro Autista/TEA, não verbalizado, Nível 3 de suporte, com 11 anos na educação fundamental. Como é comum em autistas, Miguel tinha hiperfoco no basquete, facilidade de aprendizagem visual, porém, apresentava crises sensoriais por dificuldade de interações sociais. A comunicação alternativa criada pelo professor deu muito certo pois o aluno utilizava das figuras para sinalizar sua dinâmica diária dentro do espaço escolar, permitindo sua autonomia e o protagonismo para usufruir dos espaços e na relação aprendizagem dentro e fora da sala de aula convencional. As metodologias inovadoras para autistas são aquelas que buscam atender às necessidades específicas desse público, com base em suas características e potencialidades. Essas metodologias devem ter como objetivo promover a inclusão e (como mencionado), a autonomia dos autistas, de forma a garantir seu pleno desenvolvimento; atividades com estímulos sensoriais em ambientes confortáveis pois autistas tem hipersensibilidade a luz e ao barulho;
Nesse sentido, algumas características devem ser consideradas ao desenvolver uma metodologia inovadora para autistas, como: a necessidade de estrutura e rotina definidas; comunicação e feedback utilizando recursos adequados as necessidades individuais do aluno; estímulos que promova a interação social, a convivência e a inclusão. Essas metodologias inovadoras para autistas podem ser desenvolvidas de várias maneiras. Através de aprendizagem baseada em projetos, jogos de gamificação que envolvam desafios e estimulem a desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais. Uso de tecnologias assistivas, ferramentas digitais, dispositivos tecnológicos (tablets, computadores e softwares), como recursos potenciais no processo de ensinar e aprender para estudantes típicos e neurodiversos.
É importante ressaltar que não existe uma metodologia única que seja eficaz para todos os autistas. É fundamental que a metodologia seja adaptada às necessidades individuais de cada aluno, considerando suas características e potencialidades.