Aprender de forma divertida, interativa e personalizada, usando jogos digitais que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades especiais. Essa é a proposta do Projeto Educativo EMITED, uma iniciativa inovadora que visa atender às necessidades especiais de estudantes que precisam de um Ambiente Educacional Especializado (AEE).
Esse projeto é baseado nas Competências Educacionais Socioemocionais (CESE), que são habilidades essenciais para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e solidários. Entre essas competências, estão o autocuidado, a autonomia, a comunicação, a empatia e a sociabilidade. O projeto busca criar uma experiência de aprendizado significativa, que respeite a identidade e as potencialidades de cada aluno.
Para isso, utiliza os jogos digitais como ferramentas poderosas para promover o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos estudantes. Os jogos são adaptados às características e aos interesses dos alunos, oferecendo desafios e recompensas que motivam o engajamento e a participação. Além disso, os jogos contam com animações envolventes e efeitos sensoriais, que tornam o aprendizado mais cativante e divertido.
Os jogos educativos e interativos do EMITED têm demonstrado resultados positivos na educação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As educadoras que acompanham esses alunos relatam que os jogos não só facilitam o acesso à informação, mas também despertam o interesse e a satisfação nas atividades educativas. Os jogos também contribuem para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, como atenção, memória, raciocínio, linguagem, cooperação e criatividade.
Por essa razão, penso que o projeto educativo EMITED é uma proposta visionária que busca transformar a educação de estudantes com necessidades especiais, utilizando as tecnologias digitais como aliadas no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de um exemplo de como a educação pode ser inclusiva, personalizada e divertida, garantindo o direito de todos os alunos de aprenderem plenamente.