O trabalho intitulado "A Utilização do Desenho Universal para Aprendizagem na Aplicação de Processos Didáticos Inclusivos na Educação Matemática", conduzido pela professora Janaina Zanon, representa uma abordagem inovadora e inclusiva no ensino da matemática. A pesquisa não apenas explora novas perspectivas no campo educacional, mas também destaca a importância da colaboração entre gestão escolar, pais e alunos para promover um ambiente de aprendizado verdadeiramente inclusivo.
O ponto de partida do estudo é a contextualização da temática inclusiva e a análise da necessidade premente de abordagens diferenciadas na educação matemática. Este enfoque inicial cria uma base sólida para a compreensão dos desafios enfrentados pelos alunos com diferentes habilidades e necessidades, proporcionando um contexto claro para o desenvolvimento das atividades práticas.
A colaboração com a gestão escolar, pais e alunos é um aspecto notável do trabalho. A obtenção de apoio institucional e o envolvimento ativo dos pais e alunos não apenas legitima a pesquisa, mas também cria um ambiente propício para a implementação bem-sucedida das estratégias inclusivas. Essa parceria entre todos os stakeholders é fundamental para garantir que as práticas inclusivas não sejam apenas teóricas, mas se traduzam em ações concretas dentro da sala de aula.
A abordagem prática do estudo é particularmente interessante, pois os alunos são envolvidos em atividades lúdicas que visam desenvolver suas habilidades matemáticas. A simulação de situações cotidianas permite que os alunos experimentem o aprendizado da matemática de uma forma mais tangível e aplicada. O destaque na empatia ao se colocarem no lugar de pessoas com deficiência ou necessidades específicas é uma estratégia inovadora que não apenas promove o entendimento matemático, mas também cultiva valores de compreensão e respeito às diferenças.
Os resultados positivos obtidos ao final da pesquisa, como a melhoria nas habilidades matemáticas dos alunos e o crescimento no entendimento da empatia e convivência inclusiva, são indicativos do sucesso das estratégias adotadas. O fato de os alunos não apenas terem desenvolvido suas habilidades matemáticas, mas também terem expandido seus horizontes para questões sociais e emocionais é uma conquista notável.
Esse trabalho não apenas contribui para a pesquisa educacional, mas também serve como um modelo inspirador para educadores que buscam abordagens mais inclusivas no ensino da matemática. A aplicação prática do Desenho Universal para Aprendizagem destaca a importância de adaptar o ambiente de aprendizado para atender às diversas necessidades dos alunos, proporcionando uma educação mais equitativa e significativa para todos.