O trabalho intitulado "A Utilização do Desenho Universal para Aprendizagem na Aplicação de Processos Didáticos Inclusivos na Educação Matemática", conduzido pela professora Janaina Zanon, propõe uma abordagem inovadora e inclusiva para o ensino da matemática. Para conduzir sua pesquisa, a professora buscou e obteve apoio não apenas da gestão escolar, mas também dos pais e alunos, garantindo a participação de todos no processo. O estudo inicia com a contextualização da temática inclusiva, justificando sua necessidade e aproximando os alunos do assunto.
O ponto de partida da pesquisa é crucial, estabelecendo a importância da inclusão na educação matemática. A professora Janaina Zanon adotou uma abordagem participativa, envolvendo não apenas os alunos, mas também a gestão escolar, os pais e os próprios estudantes no desenvolvimento do trabalho. Essa colaboração ativa cria um ambiente propício para a compreensão e aceitação da temática inclusiva.
As atividades práticas, realizadas de maneira lúdica, são o cerne da pesquisa. Os alunos são envolvidos em tarefas matemáticas que simulam situações cotidianas, enquanto assumem perspectivas diferentes, colocando-se no lugar de pessoas com deficiência ou necessidades específicas. Esse método não apenas torna o aprendizado mais acessível, mas também promove empatia e compreensão das diferentes experiências que cada aluno pode vivenciar.
Ao final da pesquisa, os resultados positivos evidenciam a eficácia das práticas inclusivas adotadas. Os alunos não apenas conseguiram desenvolver as atividades propostas, mas também demonstraram uma evolução nas habilidades matemáticas. Além disso, o destaque para a ampliação do conhecimento sobre empatia e convivência inclusiva indica que o impacto do trabalho vai além do aspecto acadêmico, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e compassivos.
Este estudo não apenas promove uma mudança na abordagem do ensino da matemática, mas também destaca a importância da inclusão como um valor fundamental na educação. Ao adotar o Desenho Universal para Aprendizagem, a professora Janaina Zanon ilustra como é possível criar estratégias pedagógicas que atendam às necessidades diversificadas dos alunos, promovendo um ambiente educacional mais equitativo e enriquecedor.