Ir para o conteúdo principal

4.2. Fórum temático.

"A Utilização do Desenho Universal para Aprendizagem na Aplicação de Processos Didáticos Inclusivos na Educação Matemática"

"A Utilização do Desenho Universal para Aprendizagem na Aplicação de Processos Didáticos Inclusivos na Educação Matemática"

por Roberto Ferreira Sena Filho - Número de respostas: 0

O trabalho intitulado "A Utilização do Desenho Universal para Aprendizagem na Aplicação de Processos Didáticos Inclusivos na Educação Matemática", conduzido pela professora Janaina Zanon, propõe uma abordagem inovadora e inclusiva para o ensino da matemática. Para conduzir sua pesquisa, a professora buscou e obteve apoio não apenas da gestão escolar, mas também dos pais e alunos, garantindo a participação de todos no processo. O estudo inicia com a contextualização da temática inclusiva, justificando sua necessidade e aproximando os alunos do assunto.

O ponto de partida da pesquisa é crucial, estabelecendo a importância da inclusão na educação matemática. A professora Janaina Zanon adotou uma abordagem participativa, envolvendo não apenas os alunos, mas também a gestão escolar, os pais e os próprios estudantes no desenvolvimento do trabalho. Essa colaboração ativa cria um ambiente propício para a compreensão e aceitação da temática inclusiva.

As atividades práticas, realizadas de maneira lúdica, são o cerne da pesquisa. Os alunos são envolvidos em tarefas matemáticas que simulam situações cotidianas, enquanto assumem perspectivas diferentes, colocando-se no lugar de pessoas com deficiência ou necessidades específicas. Esse método não apenas torna o aprendizado mais acessível, mas também promove empatia e compreensão das diferentes experiências que cada aluno pode vivenciar.

Ao final da pesquisa, os resultados positivos evidenciam a eficácia das práticas inclusivas adotadas. Os alunos não apenas conseguiram desenvolver as atividades propostas, mas também demonstraram uma evolução nas habilidades matemáticas. Além disso, o destaque para a ampliação do conhecimento sobre empatia e convivência inclusiva indica que o impacto do trabalho vai além do aspecto acadêmico, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e compassivos.

Este estudo não apenas promove uma mudança na abordagem do ensino da matemática, mas também destaca a importância da inclusão como um valor fundamental na educação. Ao adotar o Desenho Universal para Aprendizagem, a professora Janaina Zanon ilustra como é possível criar estratégias pedagógicas que atendam às necessidades diversificadas dos alunos, promovendo um ambiente educacional mais equitativo e enriquecedor.