O ambiente escolar, além de espaço de produção e divulgação do conhecimento, é sobretudo um espaço de trabalho, no qual profissionais de diferentes áreas e formação atuam em conjunto com o intuito de promover o melhor funcionamento da instituição na qual atuam. Deste modo cabe destacar que em um ambiente organizacional, como uma instituição de ensino – escola –, os conflitos são inevitáveis devido à diversidade de perspectivas, objetivos e personalidades que cada profissional atuante nesse espaço possui.
Diante dos conflitos que possam surgir nesse ambiente, a figura do gestor escolar é central e de grande importância, tendo em vista tratar-se do responsável por em última instância gerir a instituição escolar e mediar os conflitos atentando-se para as possíveis soluções. Portanto, deve possuir habilidades-chave para lidar com esses conflitos e promover a união da equipe, como por exemplo, a capacidade de realizar uma comunicação eficaz. Essa habilidade consiste na realização de comunicação direta, ouvir atentamente as preocupações dos membros da equipe e facilitar o diálogo aberto é fundamental, promovendo a compreensão mútua e a resolução de conflitos de maneira construtiva.
Outra habilidade consiste na capacidade de Mediação, tendo em vista que um dos papeis do gestor escolar consiste em mediar conflitos, incentivando a resolução colaborativa de problemas e buscando soluções que atendam aos interesses de todos os envolvidos. A essa habilidade, soma-se a capacidade de exercer a Empatia e respeito, por meio da busca em propiciar um ambiente onde os membros da equipe se sintam valorizados, respeitados e compreendidos é crucial para promover a coesão. A empatia do gestor pode ajudar a criar um clima de trabalho mais harmonioso.
Por lidar diretamente com os conflitos que possam surgir em seu espaço de atuação, a saber a escola, um gestor deve também exercer uma Liderança Inspiradora. É por meio dessa habilidade que será capaz de define metas claras e estimular o comprometimento da equipe pode influenciar positivamente a coesão do grupo. No mesmo caminho, através de liderança inspiradora, deve promover uma Cultura de Colaboração, referente a prática de estimular a colaboração, a valorização das contribuições individuais e a busca por objetivos comuns são aspectos fundamentais para manter a equipe unida.
A figura do gestor escolar, embora central na instituição educacional, não é a única que deve mediar os conflitos e propor soluções para os problemas apresentados pela comunidade escolar. Os demais participantes da instituição de ensino também desempenham um papel essencial na promoção da união da equipe e na resolução de conflitos. Por meio da Colaboração e Respeito Mútuo, por exemplo, todos os membros da instituição podem contribuir positivamente promovendo um ambiente de colaboração, respeito mútuo e apoio entre si.
Na medida em que o respeito é exercido, é possível consolidar uma Cultura de Diálogo Aberto, por meio da prática de encorajamento de um diálogo aberto e construtivo, onde as diferenças de opinião são respeitadas e discutidas de maneira construtiva, ajuda a criar um ambiente propício para a resolução de conflitos. Uma vez vivenciado o diálogo aberto entre os diferentes setores de atuação de uma escola, é possível despertar o sentimento de Responsabilidade Compartilhada. Com esse sentimento todos se sentiram responsáveis pela construção de um ambiente de trabalho saudável. A responsabilidade coletiva pelo bem-estar da equipe fortalece os laços e a coesão.
Portanto, a união da equipe em uma instituição de ensino requer uma combinação de habilidades de gestão por parte do líder. Deste modo, além do engajamento e colaboração de todos os membros, visando um ambiente de trabalho colaborativo, respeitoso e focado em objetivos comuns, a mediação de conflitos é parte importante do processo de construção de uma escola mais plural, democrática e cidadã.