Na atualidade o processo de aprendizagem tem sido
amplamente discutido, por diferentes públicos, desde
importantes teóricos até equipes pedagógicas das escolas. No
século XXI não faz mais sentido utilizar estratégias baseadas
nas repetições que apenas ativam a memória de curta duração.
Não é possível aceitar um processo educativo onde não há
descobertas, apenas reprodução de algo já estruturado e
determinado pelo professor. Os educandos precisam de
desafios, estratégias de ensino que motivem a busca e
interesse pela aprendizagem,
O contexto atual, caracterizado por transformações
sociais, econômicas e tecnológicas, aponta cada vez mais
para a complexidade do processo educativo, tendo em vista a
formação do sujeito como cidadão que tenha condições de
agir e intervir na realidade em que está inserido.
Nas décadas passadas a grande preocupação e os
investimentos realizados tinham como foco a democratização
do acesso à educação, já na contemporaneidade, salienta-se a
necessidade de qualificar as aprendizagens e superar
desigualdades. Conforme destaca Freire [9] se pretendemos a
libertação dos homens não podemos começar por aliená-los
ou mantê-los alienados, esta desalienação aponta para a
necessidade de ressignificar o espaço escolar, o qual necessita
adequar suas propostas pedagógicas para formar indivíduos
com autonomia e discernimento para resolver as questões
socioambientais que se apresentem.