Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2.: Fórum temático (Avaliativo)

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem sobre o consumo consciente de energia

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem sobre o consumo consciente de energia

por Agder Shirlei Oliveira dos Santos - Número de respostas: 1

Na atualidade o processo de aprendizagem tem sido amplamente discutido, por diferentes públicos, desde importantes teóricos até equipes pedagógicas das escolas. No século XXI não faz mais sentido utilizar estratégias baseadas nas repetições que apenas ativam a memória de curta duração. Não é possível aceitar um processo educativo onde não há descobertas, apenas reprodução de algo já estruturado e determinado pelo professor. Os educandos precisam de desafios, estratégias de ensino que motivem a busca e interesse pela aprendizagem,

O contexto atual, caracterizado por transformações sociais, econômicas e tecnológicas, aponta cada vez mais para a complexidade do processo educativo, tendo em vista a formação do sujeito como cidadão que tenha condições de agir e intervir na realidade em que está inserido. Nas décadas passadas a grande preocupação e os investimentos realizados tinham como foco a democratização do acesso à educação, já na contemporaneidade, salienta-se a necessidade de qualificar as aprendizagens e superar desigualdades. Conforme destaca Freire [9] se pretendemos a libertação dos homens não podemos começar por aliená-los ou mantê-los alienados, esta desalienação aponta para a necessidade de ressignificar o espaço escolar, o qual necessita adequar suas propostas pedagógicas para formar indivíduos com autonomia e discernimento para resolver as questões socioambientais que se apresentem.

Em resposta à Agder Shirlei Oliveira dos Santos

Re: Metodologias ativas de ensino-aprendizagem sobre o consumo consciente de energia

por Damião Benilson Gomes de Melo -
Parabéns pela reflexão, colega Agder. A libertação do homem passa pelo exercício pleno da cidadania, e ela somente será exercida se todos tiverem a mais perfeita liberdade. Esse processo de libertação começa na escola com uma educação voltada para a realidade social do indivíduo. Lutar pela educação é lutar por um mundo melhor. Ao educar os adolescentes para o consumo consciente, o professor está dando ao alunado a oportunidade de construir uma sociedade que preserva o direito à própria existência e a existência das futuras gerações, em um processo de empatia e responsabilidade social.