Cada aluno deve criar um novo tópico ou contribuir com a publicação de algum colega debatendo a palestra e o artigo da semana.
Fórum obrigatório 2: reflexão
Número de respostas: 46Olá a tod@s,
Interessantes reflexões, sobretudo na palestra de Leandro Karnal sobre o uso do ChatGPT, Na unidade escolar que trabalho, já debatemos nos nossos horários de coordenação sobre uso de inteligência artificial (IA) em nossas aulas, não apenas como recurso, mas como possibilidade para desenvolvimento e construção do conhecimento de forma colaborativa, crítica e consciente. Obviamente que ainda há muito tabu quanto ao uso dessas novas tecnologias e ainda mais sobre a IA, talvez por desconhecimento de tais recursos ou falta de renovação das metodologias e propostas pedagógicas, ainda marcadas pelos métodos tradicionais de ensino. No entanto, acredito que só será possível uma atualização da nossa prática docente de forma efetiva quando houver a implementação de uma inclusão digital de fato (o que ainda não aconteceu, dada a nossa realidade).
É importante salientar ainda que o uso de aplicativos (como o SpeeCH, apresentado no artigo) e/ou novas tecnologias para alunos com necessidades educacionais especiais, pode ser uma ótima alternativa para otimização e inserção do educando no processo ensino-aprendizagem e com o mundo que o circunda.
Interessantes reflexões, sobretudo na palestra de Leandro Karnal sobre o uso do ChatGPT, Na unidade escolar que trabalho, já debatemos nos nossos horários de coordenação sobre uso de inteligência artificial (IA) em nossas aulas, não apenas como recurso, mas como possibilidade para desenvolvimento e construção do conhecimento de forma colaborativa, crítica e consciente. Obviamente que ainda há muito tabu quanto ao uso dessas novas tecnologias e ainda mais sobre a IA, talvez por desconhecimento de tais recursos ou falta de renovação das metodologias e propostas pedagógicas, ainda marcadas pelos métodos tradicionais de ensino. No entanto, acredito que só será possível uma atualização da nossa prática docente de forma efetiva quando houver a implementação de uma inclusão digital de fato (o que ainda não aconteceu, dada a nossa realidade).
É importante salientar ainda que o uso de aplicativos (como o SpeeCH, apresentado no artigo) e/ou novas tecnologias para alunos com necessidades educacionais especiais, pode ser uma ótima alternativa para otimização e inserção do educando no processo ensino-aprendizagem e com o mundo que o circunda.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Emilly Camila Soares Nobre -Olá!
Gostei da sua observação. Acredito que lidar com essa tecnologia tem que ser uma maneira mais equilibrada e coerente a se seguir. Treinar professores e usar ela como fonte de conhecimento, no entanto, a reflexão humana continua sendo a melhor e mais elaborada, não será subjugada.
Gostei da sua observação. Acredito que lidar com essa tecnologia tem que ser uma maneira mais equilibrada e coerente a se seguir. Treinar professores e usar ela como fonte de conhecimento, no entanto, a reflexão humana continua sendo a melhor e mais elaborada, não será subjugada.
Em resposta à Primeiro post
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Bruna Manoela da Silva Conceição -Boa Noite.
Neste estudo fascinante de Leandro Karnal, o que me chamou a atenção foi a incrível relação que a SiteGPT tem com aqueles que adquirem experiência no tema, pessoas como artistas, pesquisadores, cientistas e filósofos. A tecnologia está passando por mais uma transição, desta vez, deixando para trás aquela que já era aceita pela sociedade e abrindo espaço para uma nova Era Tecnológica. Karnal questiona a nós, professores, se devemos aceitar a tecnologia como um meio de auxílio para ensinar e viver, ou se devemos negar a inserção da tecnologia no espaço escolar.
Neste estudo fascinante de Leandro Karnal, o que me chamou a atenção foi a incrível relação que a SiteGPT tem com aqueles que adquirem experiência no tema, pessoas como artistas, pesquisadores, cientistas e filósofos. A tecnologia está passando por mais uma transição, desta vez, deixando para trás aquela que já era aceita pela sociedade e abrindo espaço para uma nova Era Tecnológica. Karnal questiona a nós, professores, se devemos aceitar a tecnologia como um meio de auxílio para ensinar e viver, ou se devemos negar a inserção da tecnologia no espaço escolar.
A educação vem lutando para se manter atualizada com as mudanças tecnológicas e se adaptar ao novo cenário. Falo aqui como recém-formada e atuante no espaço escolar, onde vejo diversas posturas frente a este cenário. Alguns docentes resistem, outros abraçam a mudança, mas todos precisam reconhecer que a tecnologia se tornou uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula.
Porém, o processo não vem sendo implementado de forma gradual, como seria desejado, mas sim de maneira forçada, com a utiliza a nova realidade pós-pandemia trouxe a tecnologia para o espaço escolar como uma obrigação, e como recém-formada e atuando nesse ambiente, consigo observar diferentes respostas a essa adaptação forçada. Por um lado, há aqueles que resistem ao uso da tecnologia, enquanto por outro temos aqueles que abraçam as mudanças e a reconhecem como uma ferramenta de apoio. Seja qual for a posição, o estado obrigou a todos a reconhecer a tecnologia como parte da nova realidade escolar.
Neste contexto de mudanças drásticas, acreditamos que é necessário que os educadores compreendam a necessidade de lidar com elas para que os futuros cidadãos sejam capazes de aceitá-las, sejam elas positivas ou negativas para o nosso presente. Como exemplo, temos o artigo do Dr. Matheus Santos Costa, que propõe o uso de aplicativos como o SpeeCH e novas tecnologias para alunos com necessidades educacionais especiais. Esta é uma grande oportunidade para que possamos aproveitar as mudanças e desenvolver o melhor possível o futuro dos nossos cidadãos.
Neste contexto de mudanças drásticas, acreditamos que é necessário que os educadores compreendam a necessidade de lidar com elas para que os futuros cidadãos sejam capazes de aceitá-las, sejam elas positivas ou negativas para o nosso presente. Como exemplo, temos o artigo do Dr. Matheus Santos Costa, que propõe o uso de aplicativos como o SpeeCH e novas tecnologias para alunos com necessidades educacionais especiais. Esta é uma grande oportunidade para que possamos aproveitar as mudanças e desenvolver o melhor possível o futuro dos nossos cidadãos.
Em resposta à Bruna Manoela da Silva Conceição
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -Olá Bruna e demais colegas
Realmente, no âmbito educacional, há um grande escopo de pesquisas que mostram que as tecnologias digitais possuem importante potencial para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, em todos os níveis educacionais. A evolução tecnológica, além de direcionar o uso de equipamentos, contribui para a alteração de comportamento, não apenas individual, mas de todo o grupo social.
Abraços
Realmente, no âmbito educacional, há um grande escopo de pesquisas que mostram que as tecnologias digitais possuem importante potencial para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, em todos os níveis educacionais. A evolução tecnológica, além de direcionar o uso de equipamentos, contribui para a alteração de comportamento, não apenas individual, mas de todo o grupo social.
Abraços
Em resposta à Bruna Manoela da Silva Conceição
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Fayola Tamiris Pereira Silva -Boa noite Bruna!
De fato o uso da tecnologia é vista como um paradigma pelos professores com muitos anos de magistério, porém, é de suma importância manter a mente aberta para o uso das novas ferramentas tecnológicas e a sua contribuição no aprendizado e desenvolvimento do aluno em questão, que está inserido e faz parte dessa geração tecnológica.
Tenho uma filha de três anos e evito dar o smartphone a ela, porém ela maneja essa ferramenta sem que alguém a ensine. Essa é uma questão que tem causado inquietação em nós professores será que no futuro não seremos mais necessários? Algo que o Leandro Karnal falou no seu vídeo foi sobre a falta de humanidade nas respostas do ChapGPT e acredito que isso a Inteligência Artificial não nos supera, nas pausas para pensar, nas expressões numa pergunta complexa e na reflexão sobre vida e morte que apenas um ser humano feito de carne e osso pode entender e que uma IA não é capaz de decifrar.
De fato o uso da tecnologia é vista como um paradigma pelos professores com muitos anos de magistério, porém, é de suma importância manter a mente aberta para o uso das novas ferramentas tecnológicas e a sua contribuição no aprendizado e desenvolvimento do aluno em questão, que está inserido e faz parte dessa geração tecnológica.
Tenho uma filha de três anos e evito dar o smartphone a ela, porém ela maneja essa ferramenta sem que alguém a ensine. Essa é uma questão que tem causado inquietação em nós professores será que no futuro não seremos mais necessários? Algo que o Leandro Karnal falou no seu vídeo foi sobre a falta de humanidade nas respostas do ChapGPT e acredito que isso a Inteligência Artificial não nos supera, nas pausas para pensar, nas expressões numa pergunta complexa e na reflexão sobre vida e morte que apenas um ser humano feito de carne e osso pode entender e que uma IA não é capaz de decifrar.
Em resposta à Fayola Tamiris Pereira Silva
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Eliana Antonia Demarques -Olá Fayola! Precisamos aproveitar as modernas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) a favor da Educação. No caso do ChatGPT é um importante recurso que pode funcionar como uma aula invertida em que o docente pode planejar debates com reflexões críticas.
Em resposta à Eliana Antonia Demarques
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Antonio Flávio dos Santos Silva -Concordo, colega.
As Tecnologias da Informação e Comunicação caracterizam a realidade contemporânea e, de alguma maneira, influenciam o cotidiano de alunos e professores. Desta forma, é imprescindível perceber o quanto o uso das TIC’s podem ser positivo em todo e qualquer ensino enquanto ferramenta e/ou recurso didático. Elas estão trazendo inúmeras possibilidades de aprendizagem para o professor e alunos, dentro e fora da sala de aula. Assim como outras ferramentas, o ChatGPT seria mais uma para sala de aula invertida, de forma que o educando também faça reflexões sobre o tema proposto para a(s) atividade(s).
Em resposta à Fayola Tamiris Pereira Silva
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Cláudia Marques Eleres -Olá, Fayola. Concordo com você, e possuo a mesma linha de raciocínio sobre a digamos "aversão" à tecnologia de alguns docentes. Não os julgo, pois a novidade assusta, e acredito que o que falta é conhecimento, de como utilizar a nosso favor no ambiente escolar. Eu mesma não consigo imaginar o chat gpt como suplemento à minha disciplina (educação física), mas tem tantas outras tecnologias que me auxiliam diariamente. Ser docente é uma vida constante de estudos.
Em resposta à Bruna Manoela da Silva Conceição
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Armstrong Pereira de Almeida -Olá Bruna, também gostei muito do tema dessa semana, das considerações do Professor de História e filósofo Leandro Karnal e o que dizer do app SpeeCH utilizado nos estudos do Dr. Matheus! bom demais porque é a materialização de plano de aula, de ação onde se pode estabelecer a busca pela autonomia do aluno com TEA. Sobre o resistir e o abraçar as mudanças. Um dia desses eu li um texto que trazia a necessidade dos professores terem letramento digital para o bom uso das TIDIC, e o mais interessante é que neste texto o autor chamava atenção para a necessidade de se esquivar dos extremos: fugir da tecnofobia, que seria a recusa tecnologia, por acreditar que ela seja vilã, origem de todo o mal. Por outro lado, devemos também evitar a tecnofilia, onde se assume as TIDC como solução mágica para todos os problemas da sociedade. Bom uma situação não podemos descartada da nossa prática; devemos conhecer as diferentes tecnologias e ferramentas e suas potências pedagógicos e saber usar e explorar seus recursos.
Em resposta à Bruna Manoela da Silva Conceição
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Elane Manuelle Felix da Silva -Boa Tarde!
Sua colocação é de grande importância.Temos realmente que nos permitir avançar com relação ao usos dos recursos tecnológicos.Principalmente quando vem a contribuir com o processo de ensino aprendizagem dos alunos com dificuldades.
Enfrentamos algumas resistências principalmente na rede pública de ensino.Alguns profissionais não querem se qualificar ou mesmo se colocar a disposição para aprender como usar esses recursos.
Cabe aos setores responsável da educação,realizar formações esclarecendo e informando como esses recursos podem melhorar a metodologia das aulas.Favorecendo um conteúdo mais didático na sua área de ensino.
Sua colocação é de grande importância.Temos realmente que nos permitir avançar com relação ao usos dos recursos tecnológicos.Principalmente quando vem a contribuir com o processo de ensino aprendizagem dos alunos com dificuldades.
Enfrentamos algumas resistências principalmente na rede pública de ensino.Alguns profissionais não querem se qualificar ou mesmo se colocar a disposição para aprender como usar esses recursos.
Cabe aos setores responsável da educação,realizar formações esclarecendo e informando como esses recursos podem melhorar a metodologia das aulas.Favorecendo um conteúdo mais didático na sua área de ensino.
Em resposta à Bruna Manoela da Silva Conceição
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Armstrong Pereira de Almeida -Olá Bruna, tudo bem! Espero que sim.
Gostei muito das suas colocações. Eu também achei muito interessante a ideia da criação de um aplicativo para trabalhar com os alunos autistas, SpeeCH. Tenho um aluno autista que não tem muito interesse pelo que se passa na sala de aula. e vou tentar usar esta ferramenta com ele.
Gostei muito das suas colocações. Eu também achei muito interessante a ideia da criação de um aplicativo para trabalhar com os alunos autistas, SpeeCH. Tenho um aluno autista que não tem muito interesse pelo que se passa na sala de aula. e vou tentar usar esta ferramenta com ele.
Boa tarde
Vivemos rodeados de tecnologias. Elas invadem nossos corpos e nos permitem realizar atividades corriqueiras.
Para Kenski (2007), a Tecnologia é “Um conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade” (KENSKI, 2007, p. 27)
Nitidamente, as tecnologias disponíveis, em cada época, transformam radicalmente a forma de organização social, comunicação, cultura e a aprendizagem.
Ao integrar as tecnologias à Educação, vemos que as práticas pedagógicas bem como seus fundamentos teóricos e metodológicos devem ser ressignificados ao processo de ensino e de aprendizagem. No âmbito da Educação as inovações tecnológicas se desenvolvem de forma acelerada e este desenvolvimento vem influenciando diversas práticas educacionais ao longo das últimas décadas.
Abraços
Jozeildo
Vivemos rodeados de tecnologias. Elas invadem nossos corpos e nos permitem realizar atividades corriqueiras.
Para Kenski (2007), a Tecnologia é “Um conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade” (KENSKI, 2007, p. 27)
Nitidamente, as tecnologias disponíveis, em cada época, transformam radicalmente a forma de organização social, comunicação, cultura e a aprendizagem.
Ao integrar as tecnologias à Educação, vemos que as práticas pedagógicas bem como seus fundamentos teóricos e metodológicos devem ser ressignificados ao processo de ensino e de aprendizagem. No âmbito da Educação as inovações tecnológicas se desenvolvem de forma acelerada e este desenvolvimento vem influenciando diversas práticas educacionais ao longo das últimas décadas.
Abraços
Jozeildo
A tecnologia ajuda a trazer novas possibilidades para a sala de aula. Além de aproximar estudantes de outras fontes de informação, permite que professores explorem diferentes recursos para transmitir conhecimento. Quem também ganha com isso são as instituições, que passam a oferecer educação de maior qualidade. Por meio do uso do computador, apps e outras ferramentas tecnológicas e digitais o professor explorará diversos meios de tecnologias digitais, sendo assim se torna possível a aquisição e ampliação de conhecimentos, com a criação de ambientes de aprendizagem e facilitação do processo do desenvolvimento intelectual do aluno dentro de fora da sala de aula. Elas as tecnologias digitais oferecem versatilidade e diversidade de uso, configurando-se como um importante aliadas do trabalho docente. Com o auxílio da máquina, as redes e novas conexões formadas ampliam-se de tal maneira que estabelecer conexões entre todas essas informações requer um aprendizado prático e não teórico. O uso da tecnologia como ferramenta de ensino traz diversas possibilidades para os professores e para a educação de forma que, elas vão facilitando o aprendizado e aumentando o interesse por parte dos alunos. Quando falamos de inovações no ensino, focamos na convergência entre conteúdo e novos meios de interação. É importante que o professor se aproprie e busque formação, destas ferramentas, pois elas já são uma realidade nestes tempos tão tecnológicos e contemporâneo.
Olá!
A reflexão entre a palestra de Leandro Kamal sobre o uso do aplicativo ChatGTP, nota-se a grande influência que a internet faz em nossas vidas ultimamente, ela nos oferecem diversas formas de trabalharmos para aprimorar os nossos conhecimentos, a inteligência artificial (IA) tem por sua vez fazer com que os discentes possam fazer comparações entre diversos textos e assim aguçar suas mentes e desejos por novas buscas, pois ainda há docentes que demostra resistência as novidades tecnológicas. Mas ressalto que sempre temos que olhar a realidade da comunidade escolar em relação a inclusão digital, pois sabemos as realidades de uns estudantes são muito distantes do que pensamos.
No texto Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA), pode-se considerar de grande importância já que tem a função de ajudar pessoas com dificuldades na comunicação onde poderão se comunicarem por meio de símbolos gráficos e voz sintetizada e com isso logo contribuirá para uma inclusão social e melhoraram a qualidade vida de pessoas com limitações na fala.
A reflexão entre a palestra de Leandro Kamal sobre o uso do aplicativo ChatGTP, nota-se a grande influência que a internet faz em nossas vidas ultimamente, ela nos oferecem diversas formas de trabalharmos para aprimorar os nossos conhecimentos, a inteligência artificial (IA) tem por sua vez fazer com que os discentes possam fazer comparações entre diversos textos e assim aguçar suas mentes e desejos por novas buscas, pois ainda há docentes que demostra resistência as novidades tecnológicas. Mas ressalto que sempre temos que olhar a realidade da comunidade escolar em relação a inclusão digital, pois sabemos as realidades de uns estudantes são muito distantes do que pensamos.
No texto Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA), pode-se considerar de grande importância já que tem a função de ajudar pessoas com dificuldades na comunicação onde poderão se comunicarem por meio de símbolos gráficos e voz sintetizada e com isso logo contribuirá para uma inclusão social e melhoraram a qualidade vida de pessoas com limitações na fala.
Os dois materiais disponibilizados durante esta semana, mencionam o quanto a tecnologia se faz presente nos diversos ambientes educacionais e como ela pode auxiliar as pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento. A recente pandemia da COVID-19 fez com educadores do mundo todo passassem a vivenciar um novo cenário, onde os lares se tornaram salas de aulas, professores se viram obrigados a aprender a manipular ferramentas de gravação e edição de vídeos, aplicativos para postagem de aulas, entre outras.
Os avanços dos aplicativos, softwares e da própria Inteligência Artificial (IA) têm sido gigantescos e muito disso vem facilitando o trabalho de pais, professores e alunos. Temos diversos recursos que têm gerado bons resultados como o GraphoGame, por exemplo, que é uma excelente ferramenta para ajudar na alfabetização de crianças.
Karnal ressaltou que assim como a tecnologia pode ser parceira, por outro lado, acaba oferecendo riscos ao aprendizado, tais como a distração e a geração de conflitos éticos, quando ele cita o que o chat GPT é capaz de fazer e que muitas pessoas podem se apropriar indevidamente das respostas geradas por ele, o que pode se caracterizar como plágio; portanto, saber selecionar estes recursos e manipulá-los adequadamente é o que fará a diferença.
Os avanços dos aplicativos, softwares e da própria Inteligência Artificial (IA) têm sido gigantescos e muito disso vem facilitando o trabalho de pais, professores e alunos. Temos diversos recursos que têm gerado bons resultados como o GraphoGame, por exemplo, que é uma excelente ferramenta para ajudar na alfabetização de crianças.
Karnal ressaltou que assim como a tecnologia pode ser parceira, por outro lado, acaba oferecendo riscos ao aprendizado, tais como a distração e a geração de conflitos éticos, quando ele cita o que o chat GPT é capaz de fazer e que muitas pessoas podem se apropriar indevidamente das respostas geradas por ele, o que pode se caracterizar como plágio; portanto, saber selecionar estes recursos e manipulá-los adequadamente é o que fará a diferença.
Boa noite caros colegas!
Interessante o apontamento do Leandro Karnal durante o seu vídeo, pois, ele destaca os pontos negativos e ressalta os positivos do uso do ChatGPT, ele é retórico ao dizer que não podemos evitar o avanço tecnológico principalmente em sala de aula,porém percebe-se que é inevitável fazer uma campanha contra o uso dessa Inteligência Artificial e o que nos é cabível, é a adequação e as regras do uso para o meio acadêmico e como ele pode contribuir na formação do discente. Como foi apresentado no artigo científico do Matheus Costa que se refere ao uso da Tecnologia Assistiva com o aplicativo SpeeCh que realiza a leitura da imagem ao aluno com TEA e que facilita a associação das imagens com a fala, sem essa ferramenta não seria possível ter resultados tão positivos como foram obtidos pela pesquisa. Acredito que o nosso dever é analisar todas as coisas e reter o que for bom para nós e para a nossa prática docente.
Interessante o apontamento do Leandro Karnal durante o seu vídeo, pois, ele destaca os pontos negativos e ressalta os positivos do uso do ChatGPT, ele é retórico ao dizer que não podemos evitar o avanço tecnológico principalmente em sala de aula,porém percebe-se que é inevitável fazer uma campanha contra o uso dessa Inteligência Artificial e o que nos é cabível, é a adequação e as regras do uso para o meio acadêmico e como ele pode contribuir na formação do discente. Como foi apresentado no artigo científico do Matheus Costa que se refere ao uso da Tecnologia Assistiva com o aplicativo SpeeCh que realiza a leitura da imagem ao aluno com TEA e que facilita a associação das imagens com a fala, sem essa ferramenta não seria possível ter resultados tão positivos como foram obtidos pela pesquisa. Acredito que o nosso dever é analisar todas as coisas e reter o que for bom para nós e para a nossa prática docente.
Olá a todas(os)!
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) estão presentes hoje no cotidiano dos nossos alunos. E observamos o uso para finalidades diversas como diversão e lazer. O uso das TDICs com fins pedagógicos precisa ser mediado pela(o) professora(or) para que tenha uma significação para as(os) discentes. Nesse sentido, a Tecnologia Assistiva (TA) abarca tanta as(os) discentes regulares quanto os que possuem algum impedimento de diferentes naturezas, conforme podemos apreciar no artigo lido dessa semana. A TA na perspectiva da inclusão dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser uma aliada para o processo de ensino e aprendizagem, na sala de aula regular e até mesmo no Atendimento Educacional Especializado, sempre observando as características dos indívuos que são únicas. Assim, poderemos buscar as melhores estratégias que se adequem aquele indivíduo.
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) estão presentes hoje no cotidiano dos nossos alunos. E observamos o uso para finalidades diversas como diversão e lazer. O uso das TDICs com fins pedagógicos precisa ser mediado pela(o) professora(or) para que tenha uma significação para as(os) discentes. Nesse sentido, a Tecnologia Assistiva (TA) abarca tanta as(os) discentes regulares quanto os que possuem algum impedimento de diferentes naturezas, conforme podemos apreciar no artigo lido dessa semana. A TA na perspectiva da inclusão dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser uma aliada para o processo de ensino e aprendizagem, na sala de aula regular e até mesmo no Atendimento Educacional Especializado, sempre observando as características dos indívuos que são únicas. Assim, poderemos buscar as melhores estratégias que se adequem aquele indivíduo.
Olá, minha gente!
Tanto a palestra como o vídeo do professor Karnal, trazem à tona pontos importantes ao se falar da evolução das tecnologias de informação e comunicação e seus impactos na educação. O professor faz uma comparação bastante interessante entre o passado e o presente, que me chamou bastante atenção. Ao se deparar com o novo, questionamos, naturalmente, estas mudanças (especialmente no âmbito pedagógico) com base em nossas experiências passadas, recorrendo ao famoso “No meu tempo, não era assim”. No entanto, na maioria das vezes, não nos permitimos questionar as nossas referências de vida, por adotá-las como “ideais”. É crucial que os docentes se permitam essas reflexões, para aprimoramento de sua prática pedagógica, alinhando-se às tendências seguidas pela educação. As próprias reflexões do professor, aliadas aos resultados da pesquisa apresentados no artigo, reforçam o impacto positivo dessas e de outras tecnologias como ferramentas pedagógicas, desde que utilizadas adequadamente.
Tanto a palestra como o vídeo do professor Karnal, trazem à tona pontos importantes ao se falar da evolução das tecnologias de informação e comunicação e seus impactos na educação. O professor faz uma comparação bastante interessante entre o passado e o presente, que me chamou bastante atenção. Ao se deparar com o novo, questionamos, naturalmente, estas mudanças (especialmente no âmbito pedagógico) com base em nossas experiências passadas, recorrendo ao famoso “No meu tempo, não era assim”. No entanto, na maioria das vezes, não nos permitimos questionar as nossas referências de vida, por adotá-las como “ideais”. É crucial que os docentes se permitam essas reflexões, para aprimoramento de sua prática pedagógica, alinhando-se às tendências seguidas pela educação. As próprias reflexões do professor, aliadas aos resultados da pesquisa apresentados no artigo, reforçam o impacto positivo dessas e de outras tecnologias como ferramentas pedagógicas, desde que utilizadas adequadamente.
As tecnologias digitais vêm se tornando cada vez mais parte dos elementos do conhecimento, do aprendizado e da percepção, aumentando o envolvimento dos alunos, facilitando o ensino.
Vale destacar que, cada vez mais inserida na sociedade, a tecnologia auxilia, flexibiliza e torna mais acessível o acesso a determinadas pesquisas, realizações de tarefas e conteúdos.
Se forem utilizadas de forma responsável e criativa, as tecnologias promovem vários benefícios para os alunos e professores. Elas impulsionam o processo de aprendizagem significativamente, ofertando ferramentas relevantes para o desenvolvimento dos alunos.
Vale destacar que, cada vez mais inserida na sociedade, a tecnologia auxilia, flexibiliza e torna mais acessível o acesso a determinadas pesquisas, realizações de tarefas e conteúdos.
Se forem utilizadas de forma responsável e criativa, as tecnologias promovem vários benefícios para os alunos e professores. Elas impulsionam o processo de aprendizagem significativamente, ofertando ferramentas relevantes para o desenvolvimento dos alunos.
Muito importante a continuidade e eterno revistar do tema tecnologia e educação. Ultimamente temos visto um aumento massivo em relação a utilização dessas tecnologia pela sociedade. Hoje nos comunicamos com uma maior frequência de forma remota do que pessoalmente, pesquisamos a resposta sobre dúvidas repentinas em questão de segundos, utilizando a web e até temos eletrônicos inteligentes que controlam ambientes de nossas casas.
Com tamanha imersão nesses meios digitais e com uma evolução tecnologica cada vez mais rápida, fica a questão de como o ser humano tem conseguido lidar com essa enorme quantidade de informações e com essa superexposição a estímulos visuais e auditivos.
Lidar com esse avanço todo é algo complexo e, quando colocamos a escola nessa equação, as coisas ficam ainda mais difusas. Temos de considerar que a instituição escola é uma das "entidades" mais resistentes a mudanças. Passam-se décadas e a instituição continua da mesma forma, com a mesma estrutura, mesmos objetivos, mesma "didática", etc., e, quando debatemos a utilização de tecnologias na educação a escola se nega, categoricamente, a abrir mão de sua visão arcaica, utilizando-se de diferentes desculpas, autoritárias, que resultam na proibição da utilização de aparelhos.
Esse cenário tem, ainda, um outro viés. A vinda da pandemia trouxe uma real necessidade da utilização de tecnologias pela escola, mas não de forma natural. Os grandes políticos perceberam, nesse cenário "caótico", que na escola residia um grande "outdoor" para angariar votos, por isso, muitos deles entupiram as instituições com diversos aparatos tecnológicos e só.
Os professores foram obrigados a usar novas ferramentas digitais sem ter qualquer tipo de treinamento, os estudantes pouco sabiam utilizar os tablets recebidos ou os mesmos quebravam com facilidade, a arquitetura lógica da escola se tornou ainda mais ineficiente e todos os aparelhos adquiridos começaram a apresentar problemas, sem sequer terem uma equipe de manutenção. O resultado é uma escola pseudo tecnologica abarrotada de equipamentos quebrados.
Por isso, é importante sempre o assunto tecnologia estar em pauta, para que possamos fazer bom uso das mesmas e não sermos apenas mais um chamariz de pessoas que não estão nem um pouco preocupadas com educação
Com tamanha imersão nesses meios digitais e com uma evolução tecnologica cada vez mais rápida, fica a questão de como o ser humano tem conseguido lidar com essa enorme quantidade de informações e com essa superexposição a estímulos visuais e auditivos.
Lidar com esse avanço todo é algo complexo e, quando colocamos a escola nessa equação, as coisas ficam ainda mais difusas. Temos de considerar que a instituição escola é uma das "entidades" mais resistentes a mudanças. Passam-se décadas e a instituição continua da mesma forma, com a mesma estrutura, mesmos objetivos, mesma "didática", etc., e, quando debatemos a utilização de tecnologias na educação a escola se nega, categoricamente, a abrir mão de sua visão arcaica, utilizando-se de diferentes desculpas, autoritárias, que resultam na proibição da utilização de aparelhos.
Esse cenário tem, ainda, um outro viés. A vinda da pandemia trouxe uma real necessidade da utilização de tecnologias pela escola, mas não de forma natural. Os grandes políticos perceberam, nesse cenário "caótico", que na escola residia um grande "outdoor" para angariar votos, por isso, muitos deles entupiram as instituições com diversos aparatos tecnológicos e só.
Os professores foram obrigados a usar novas ferramentas digitais sem ter qualquer tipo de treinamento, os estudantes pouco sabiam utilizar os tablets recebidos ou os mesmos quebravam com facilidade, a arquitetura lógica da escola se tornou ainda mais ineficiente e todos os aparelhos adquiridos começaram a apresentar problemas, sem sequer terem uma equipe de manutenção. O resultado é uma escola pseudo tecnologica abarrotada de equipamentos quebrados.
Por isso, é importante sempre o assunto tecnologia estar em pauta, para que possamos fazer bom uso das mesmas e não sermos apenas mais um chamariz de pessoas que não estão nem um pouco preocupadas com educação
Tenho uma filha de 3 anos e 4 meses que busco ainda fechar um diagnóstico de TEA. Realizando a leitura do artigo sobre o aplicativo SpeeCH, desenvolvido para estimular a fala em crianças autistas e não autistas, nota-se uma das vantagens que o uso da tecnologia trás no aprendizado infantil.
Conforme o Neuropediatra da minha filha, o Dr. Luciano Hartmann explica que a criança com TEA possui níveis de suporte, portanto o aplicativo desenvolvido terá sempre um resultado diferente em cada criança, sendo autista ou não. O estudo pode resultar em muitos resultados, satisfatórios ou não.
Portanto, o uso de tecnologias para auxiliar no desenvolvimento educacional precisa ser realizado por docentes capacitados que entendam a importância de uma nova metodologia de ensino no seu espaço educacional, assim tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador, utilizando uma inteligência Artificial como o ChatGPT ou uma tecnologia assistiva como o SpeeCH.
Conforme o Neuropediatra da minha filha, o Dr. Luciano Hartmann explica que a criança com TEA possui níveis de suporte, portanto o aplicativo desenvolvido terá sempre um resultado diferente em cada criança, sendo autista ou não. O estudo pode resultar em muitos resultados, satisfatórios ou não.
Portanto, o uso de tecnologias para auxiliar no desenvolvimento educacional precisa ser realizado por docentes capacitados que entendam a importância de uma nova metodologia de ensino no seu espaço educacional, assim tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador, utilizando uma inteligência Artificial como o ChatGPT ou uma tecnologia assistiva como o SpeeCH.
Karnal em algum ponto do vídeo sobre o uso do ChatGPT na educação questiona como vamos atuar com o que temos, na perspectiva de que a tecnologuia chegou à sala de aula e já não é mais possível ignorar sua presença. É importante refletirmos sobre isso, pois a escola é um lugar muito plural, uma boa parte dos educadores tiveram suas formações em momentos distintos da revolução tecnológica, tendo em um mesmo espaço pessoas de 60, 40 e de 24 anos atuando em sala de aula. Neste contexto, a adaptação da educação para a era tecnológica tem apoiadores e seus discordantes. No entanto, a tecnologia está posta e, como o Karnal coloca, em toda revolução, há aqueles que são resistentes à mudança.
Vejo pontos positivos e negativos no uso de novas tecnologias na sala de aula. Por um lado, a tecnologia facilita a aprendizagem tanto para o professor quanto para o aluno, por outro, pode ser usada de forma exaustiva e incorreta, trazendo prejuízos ao processo. Quanto ao uso da IA, para àqueles que tem acesso, pode ser uma excelente ferramento de construção, análise, correção, aperfeiçoamento e comparação de ideias, mas também pode ser uma fonte constante de plágio. Tudo está na forma como se usa aferramenta e a garantia de que seja complementar ao processo de aprendizagem. Embora a discussão gire em torno de uma sala de aula ideal, com currículo, rotinas e professores capacitados, na maioria das vezes essa ferramenta servirá para minimizar o peso de atividades e avaliações no modelo educacional atual e vigente. Neste sentido, a capacitação de professores e abertura para novas tecnologias aumenta o leque de possibilidades de metodologias a serem aplicadas em sala de aula de forma correta.
As tecnologias chegaram e estão mudando rapidamente, mas a educação ainda segue padrões muito antigos, de antes mesmo da internet se tornar globalizada. Novos investimentos na formação de professores é crucial, pois só esperar que cada professor aceite e se adapte é tapar o sol com a peneira.
Vejo pontos positivos e negativos no uso de novas tecnologias na sala de aula. Por um lado, a tecnologia facilita a aprendizagem tanto para o professor quanto para o aluno, por outro, pode ser usada de forma exaustiva e incorreta, trazendo prejuízos ao processo. Quanto ao uso da IA, para àqueles que tem acesso, pode ser uma excelente ferramento de construção, análise, correção, aperfeiçoamento e comparação de ideias, mas também pode ser uma fonte constante de plágio. Tudo está na forma como se usa aferramenta e a garantia de que seja complementar ao processo de aprendizagem. Embora a discussão gire em torno de uma sala de aula ideal, com currículo, rotinas e professores capacitados, na maioria das vezes essa ferramenta servirá para minimizar o peso de atividades e avaliações no modelo educacional atual e vigente. Neste sentido, a capacitação de professores e abertura para novas tecnologias aumenta o leque de possibilidades de metodologias a serem aplicadas em sala de aula de forma correta.
As tecnologias chegaram e estão mudando rapidamente, mas a educação ainda segue padrões muito antigos, de antes mesmo da internet se tornar globalizada. Novos investimentos na formação de professores é crucial, pois só esperar que cada professor aceite e se adapte é tapar o sol com a peneira.
Olá!
Como aponta Leandro Karnal no vídeo "“Leandro Karnal desafia o ChatGPT”" a tecnologia está presente em nosso cotidiano, contudo não substitui os saberes e produções humanas. Mas que se utilizada com sabedoria, é uma ferramenta que pode ser uma grande aliada a produção e saberes humanos. Isso se comprova no artigo “Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo de caso”, em que uma ferramenta tecnológica é utilizada para o auxilio do desenvolvimento da fala em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Como aponta Leandro Karnal no vídeo "“Leandro Karnal desafia o ChatGPT”" a tecnologia está presente em nosso cotidiano, contudo não substitui os saberes e produções humanas. Mas que se utilizada com sabedoria, é uma ferramenta que pode ser uma grande aliada a produção e saberes humanos. Isso se comprova no artigo “Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo de caso”, em que uma ferramenta tecnológica é utilizada para o auxilio do desenvolvimento da fala em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A tecnologia tem se mostrado como uma importante ferramenta para a modernização e aprimoramento do ensino. É possível facilmente ver que o uso da tecnologia vem facilitando nos últimos anos a transmissão de conteúdos, de modo a incentivar o conhecimento dos alunos. Os professores podem usar muitos recursos online para proporcionar experiências de aprendizagem inovadoras, augmentando assim a interação entre alunos e professores. Outro aspecto importante é a possibilidade das plataformas online garantirem acessibilidade ao conteúdo e ampliar a distribuição de material e informação para alunos. Isso também garante mais flexibilidade aos alunos para estudar em seu próprio ritmo. Além disso, o uso de tecnologias modernas desempenha um papel importante na promoção da autonomia e independência dos alunos. Isso se deve ao fato de que os alunos podem agora ter fácil acesso a muitas informações e soluções a problemas, que podem ajudá-los a desenvolver suas habilidades e promover o processo de aprendizagem. Enfim, embora tenhamos que ter cuidado para evitar o excesso de tecnologia na sala de aula, é indispensável reconhecer que ela tem se mostrado como um recurso extremamente útil para otimizar a educação e levar o conhecimento a todas as partes.
As ferramentas tecnológicas de inteligência artificial estão aí e mudaram a maneira de como realizamos várias atividades no nosso dia a dia e na escola. No artigo " Uso do aplicativo SpeeCh como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo de caso", ficou bem exemplificado de como a inteligência artificial pode auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem. Nas últimas décadas vimos surgir vários recursos tecnológicos, como os leitores de tela, hand talk e high contrast, que nos auxiliam muito nos processos educativos além, é claro, de proporcionar mais independência e inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência. Confesso que a rapidez com que vão surgindo as diferentes ferramentas de inteligência artificial que interferem, positivamente ou negativamente, no processo educativo me assusta. Para mim, não nascida na era digital, o desafio de incorporar algumas IA como ferramenta metodológica é grande. Entretanto, mesmo com algumas dificuldades, concordo com os dizeres do Professor Leandro Karnal, não adianta resistir, é preciso incorporar as tecnologias ao processo educativo.
É através da utilização de ferramentas tecnológicas, como por exemplo o computador, que o interesse do aluno é despertado, porém o único ponto negativo é o tempo de preparo e planejamento do professor que são maiores que os tradicionais. Por isso os docentes precisam estar preparados para realizar atividades computadorizadas com seus alunos conhecendo bem o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer, além de definirem bem os objetivos a serem alcançados com as tarefas executadas.
Além do professor é de extrema importância que o sistema educacional também se envolva com essas tecnologias, de forma a criar novas formas de se ensinar e incentivar o uso das tecnologias como uma ferramenta para a melhoria do aprendizado da matemática e outras disciplinas.
Assim é possível observar que a utilização das ferramentas tecnológicas pode ser utilizada em consonância com os conteúdos curriculares a vista de aprimorar o conhecimento do aluno, porém, as escolas e os professores devem estar preparados para receber essa demanda tecnológica.
Além do professor é de extrema importância que o sistema educacional também se envolva com essas tecnologias, de forma a criar novas formas de se ensinar e incentivar o uso das tecnologias como uma ferramenta para a melhoria do aprendizado da matemática e outras disciplinas.
Assim é possível observar que a utilização das ferramentas tecnológicas pode ser utilizada em consonância com os conteúdos curriculares a vista de aprimorar o conhecimento do aluno, porém, as escolas e os professores devem estar preparados para receber essa demanda tecnológica.
Em resposta à Primeiro post
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento -Olá!
Contrapondo ambas tecnologias, o SpeeCH e o ChatGPT, podemos refletir sobre a importância e os riscos do uso das tecnologias.
A comunicação alternativa ampliada é uma ferramenta essencial para a comunicação de estudantes não-verbais, ou com pouca funcionalidade em sua fala, nos espaços escolares. Isso porque, sobretudo estudantes com TEA, precisam lidar com inúmeros estímulos que prejudicam sua adaptação à rotina e diferentes ambientes, mesmo que sejam feitas as adequações e adaptações necessárias para sua permanência com qualidade. E uma das principais barreiras enfrentadas entre docentes e discentes com TEA ou outra deficiência é justamente a comunicação. Com uso das tecnologias de alto ou baixo custo para que a CAA possa ser implementada, ajuda a facilitar, e muito, o convívio desses estudantes em diferentes espaços de socialização e aprendizagem.
No caso do aplicativo, fica evidente como sua funcionalidade ajuda no estímulo à comunicação de pessoas com TEA, sejam elas verbais ou não. No entanto, seu uso em alguns ambientes educacionais pode ficar impossibilitado devido a falta de equipamentos. Por isso, nesses casos, o sistema de troca de cartões possa ser uma opção.
Em termos práticos, contrapondo ambas tecnologias, apesar de suas finalidades diferentes, vejo como o ChatGPT pode ser utilizado como um facilitador para estudantes ampliarem suas possibilidades de reflexão sobre diferentes assuntos. Aprimorando seus conhecimentos e debates. Porém, ao mesmo tempo, o uso errôneo da ferramenta, pode comprometer a formação de inúmeros profissionais de diferentes áreas, sobretudo aqueles que realizam cursos na modalidade EAD.
Por isso é importante que os docentes estejam sempre atentos às inovações tecnológicas, e de que maneira estas podem ajudar a enriquecer suas práticas.
Contrapondo ambas tecnologias, o SpeeCH e o ChatGPT, podemos refletir sobre a importância e os riscos do uso das tecnologias.
A comunicação alternativa ampliada é uma ferramenta essencial para a comunicação de estudantes não-verbais, ou com pouca funcionalidade em sua fala, nos espaços escolares. Isso porque, sobretudo estudantes com TEA, precisam lidar com inúmeros estímulos que prejudicam sua adaptação à rotina e diferentes ambientes, mesmo que sejam feitas as adequações e adaptações necessárias para sua permanência com qualidade. E uma das principais barreiras enfrentadas entre docentes e discentes com TEA ou outra deficiência é justamente a comunicação. Com uso das tecnologias de alto ou baixo custo para que a CAA possa ser implementada, ajuda a facilitar, e muito, o convívio desses estudantes em diferentes espaços de socialização e aprendizagem.
No caso do aplicativo, fica evidente como sua funcionalidade ajuda no estímulo à comunicação de pessoas com TEA, sejam elas verbais ou não. No entanto, seu uso em alguns ambientes educacionais pode ficar impossibilitado devido a falta de equipamentos. Por isso, nesses casos, o sistema de troca de cartões possa ser uma opção.
Em termos práticos, contrapondo ambas tecnologias, apesar de suas finalidades diferentes, vejo como o ChatGPT pode ser utilizado como um facilitador para estudantes ampliarem suas possibilidades de reflexão sobre diferentes assuntos. Aprimorando seus conhecimentos e debates. Porém, ao mesmo tempo, o uso errôneo da ferramenta, pode comprometer a formação de inúmeros profissionais de diferentes áreas, sobretudo aqueles que realizam cursos na modalidade EAD.
Por isso é importante que os docentes estejam sempre atentos às inovações tecnológicas, e de que maneira estas podem ajudar a enriquecer suas práticas.
Baseado principalmente na palestra de Leandro Karnal, que citou que toda mudança causa medo, da mesma forma agora acontece com uso das tecnologias na sala de aula, é necessário uma educação voltada para a qualificação do trabalho, isso inclui o que acontece na sociedade, uma vez que a tecnologia está inserida em todos os aspectos da vida das pessoas, vale ressaltar sabermos como usar essas tecnologias em prol de melhorias nas práticas de ensino dos professores, afim de usá-las para estimular as potencialidades dos alunos. Essas tecnologias podem ser usadas inclusive para adaptar as atividades para alunos com deficiência, como foi a apartir da criação do aplicativo SPEECH.
Olá! Boa tarde
A reflexão entre a palestra de Leandro Kamal sobre o uso do site ChatGTP, nota-se que há uma grande influência que a internet proporciona em nossas vidas na atualidade, já que a mesma oferece diversas formas de aperfeiçoamento de nossos conhecimentos.
Por sua vez, a Inteligência Artificial permite que os alunos façam comparações entre diferentes textos, instigando assim seu raciocínio e estimulando novas buscas, pois ainda há professores que apresentam resistência à inovação tecnológica. Mas ressalto que sempre temos que olhar para as realidades da comunidade escolar em relação à inclusão digital, pois sabemos que para alguns alunos as realidades são bem diferentes do que pensamos, devido a desigualdade social, entre vários outros fatores.
No artigo Utilização do App SpeeCH como Tecnologia Assistiva para Crianças com Transtorno do Espectro Autista, pode ser considerado muito importante por suas funcionalidades para ajudar pessoas com dificuldades de comunicação, que podem se comunicar por meio de símbolos gráficos. Isso logo contribuirá para o desenvolvimento social e acarretara no aumento da qualidade de vida de pessoas que sofrem com a limitação de fala.
A reflexão entre a palestra de Leandro Kamal sobre o uso do site ChatGTP, nota-se que há uma grande influência que a internet proporciona em nossas vidas na atualidade, já que a mesma oferece diversas formas de aperfeiçoamento de nossos conhecimentos.
Por sua vez, a Inteligência Artificial permite que os alunos façam comparações entre diferentes textos, instigando assim seu raciocínio e estimulando novas buscas, pois ainda há professores que apresentam resistência à inovação tecnológica. Mas ressalto que sempre temos que olhar para as realidades da comunidade escolar em relação à inclusão digital, pois sabemos que para alguns alunos as realidades são bem diferentes do que pensamos, devido a desigualdade social, entre vários outros fatores.
No artigo Utilização do App SpeeCH como Tecnologia Assistiva para Crianças com Transtorno do Espectro Autista, pode ser considerado muito importante por suas funcionalidades para ajudar pessoas com dificuldades de comunicação, que podem se comunicar por meio de símbolos gráficos. Isso logo contribuirá para o desenvolvimento social e acarretara no aumento da qualidade de vida de pessoas que sofrem com a limitação de fala.
As novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) tem ganhado destaque e maior espaço na sociedade em geral e a educação não pode ficar afastada desse processo. Dessa forma, os conteúdos apresentados na segunda semana da presente disciplina, evidenciam a importância da incorporação das tecnologias digitais na sala de aula e da capacitação/atualização dos docentes para uso dessas ferramentas.
Obviamente que são muitos os desafios, considerando a nossa realidade social. Além disso, se de um lado, as novas tecnologias abrem caminho para novas possibilidades educacionais, de outro, ainda nos encontramos sem uma inclusão digital de fato, com escolas e equipamentos sucateados e com alunos e professores sem o conhecimento básico para uso das TDIC, que se dá de forma mecânica, algumas vezes, distante de uma perspectiva crítica e autônoma. No entanto, não podemos deixar de considerar a importância da incorporação dessas importantes ferramentas e do desenvolvimento de debates de reflexões sobre o uso das tecnologias e a inteligência artificial na educação.
Conforme artigo referenciado (COSTA et al, 2023), a Tecnologia Assistiva (TA), criada em 1988, se apresenta enquanto importante ferramenta para a educação, sobretudo, no que concerne ao processo de inclusão e construção de uma autonomia de sujeitos que tenham algum tipo de deficiência. No caso específico do artigo, é apresentada a proposta de utilização do aplicativo SpeeCH (ferramenta desenvolvida para estimular a fala em crianças autistas e não autistas), enquanto tecnologia assistiva para alunos com transtornos do espectro autista (TEA).
A obra em questão atenta a usabilidade do aplicativo, sendo capaz de oferecer aos seus usuários maior autonomia, contribuindo assim para o desenvolvimento e processo de ensino-aprendizagem dos educandos.
Já o aplicativo apresentado no vídeo “Leandro Karnal desafia o ChatGPT”, indica as possibilidades e crítica ao uso do aplicativo no contexto educacional, quando e onde o autor expressa preocupações com os mais recentes avanços das tecnologias digitais e da inteligência artificial para a formação dos estudantes na atualidade.
Obviamente que são muitos os desafios, considerando a nossa realidade social. Além disso, se de um lado, as novas tecnologias abrem caminho para novas possibilidades educacionais, de outro, ainda nos encontramos sem uma inclusão digital de fato, com escolas e equipamentos sucateados e com alunos e professores sem o conhecimento básico para uso das TDIC, que se dá de forma mecânica, algumas vezes, distante de uma perspectiva crítica e autônoma. No entanto, não podemos deixar de considerar a importância da incorporação dessas importantes ferramentas e do desenvolvimento de debates de reflexões sobre o uso das tecnologias e a inteligência artificial na educação.
Conforme artigo referenciado (COSTA et al, 2023), a Tecnologia Assistiva (TA), criada em 1988, se apresenta enquanto importante ferramenta para a educação, sobretudo, no que concerne ao processo de inclusão e construção de uma autonomia de sujeitos que tenham algum tipo de deficiência. No caso específico do artigo, é apresentada a proposta de utilização do aplicativo SpeeCH (ferramenta desenvolvida para estimular a fala em crianças autistas e não autistas), enquanto tecnologia assistiva para alunos com transtornos do espectro autista (TEA).
A obra em questão atenta a usabilidade do aplicativo, sendo capaz de oferecer aos seus usuários maior autonomia, contribuindo assim para o desenvolvimento e processo de ensino-aprendizagem dos educandos.
Já o aplicativo apresentado no vídeo “Leandro Karnal desafia o ChatGPT”, indica as possibilidades e crítica ao uso do aplicativo no contexto educacional, quando e onde o autor expressa preocupações com os mais recentes avanços das tecnologias digitais e da inteligência artificial para a formação dos estudantes na atualidade.
Aos caros colegas.
A tecnologia ajuda a trazer novas possibilidades para a sala de aula. Além de aproximar estudantes de outras fontes de informação, permite que professores explorem diferentes recursos para transmitir conhecimento. Quem também ganha com isso são as instituições, que passam a oferecer educação de maior qualidade.
A tecnologia ajuda a trazer novas possibilidades para a sala de aula. Além de aproximar estudantes de outras fontes de informação, permite que professores explorem diferentes recursos para transmitir conhecimento. Quem também ganha com isso são as instituições, que passam a oferecer educação de maior qualidade.
Em resposta à Carla Juliety Pinheiro da Silva
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Ana Caroline Lôbo dos Santos -De fato essa é uma colocação bem pertinente e objetiva sobre as possibilidades que os recursos tecnológicos podem trazer para a educação. Estes aspectos positivos precisam ser levados em conta, pois podem contribuir para que a educação de fato tenha benefícios e essa qualificação chegue aos educandos.
Boa noite.
A grande quantidade de pessoas com deficiências no Brasil ocorre não apenas em função da ação de micróbios, vírus, fatores hereditários, erros médicos e outros, como também em função do grande número de acidentes ocorridos principalmente por motos.
O texto apresenta uma excelente iniciativa da IFMG na criação de Tecnologia Assistiva - TA - e seu uso com uma PcD que possui transtorno do espectro autista - TEA.
Conforme afirmação de Leandro Karnal: "A tecnologia não é boa ou ruim". Isto me faz pensar ser bom utilizar a TA e ser ruim não utilizar.
Quando eu trabalhava na rede pública estadual do RJ, em minha sala de aula havia uma aluna com deficiência visual e a escola possuia uma máquina de escrever em Braile, exemplo da boa tecnologia. No entanto eu nunca utilizei a tal máquina, nunca vi, nunca me foi apresentada, a aluna nunca pode se beneficiar do uso da máquina de escrever em braile. Neste caso, a tecnologia não foi boa.
As TAs tem grande potencial em ajudar pessoas com deficiência visual, com deficiência intelectual ou deficiências múltiplas, com deficiências de surdez, com deficiências físicas e se faz urgente o seu domínio pelo professor porque os alunos PcDs estão cada vez mais presentes na sala de aula e estar na sala de aula é o exercício de seu direito a uma educação de qualidade.
Também é preciso potencialiar a formação continuada dos professores sobre o conhecimento, uso e desenvolvimento das TAs de forma que tenham um objetivo orgânico e, conforme palestra do Professor Leandro Karnal, com personalidade artística e não robótica.
A grande quantidade de pessoas com deficiências no Brasil ocorre não apenas em função da ação de micróbios, vírus, fatores hereditários, erros médicos e outros, como também em função do grande número de acidentes ocorridos principalmente por motos.
O texto apresenta uma excelente iniciativa da IFMG na criação de Tecnologia Assistiva - TA - e seu uso com uma PcD que possui transtorno do espectro autista - TEA.
Conforme afirmação de Leandro Karnal: "A tecnologia não é boa ou ruim". Isto me faz pensar ser bom utilizar a TA e ser ruim não utilizar.
Quando eu trabalhava na rede pública estadual do RJ, em minha sala de aula havia uma aluna com deficiência visual e a escola possuia uma máquina de escrever em Braile, exemplo da boa tecnologia. No entanto eu nunca utilizei a tal máquina, nunca vi, nunca me foi apresentada, a aluna nunca pode se beneficiar do uso da máquina de escrever em braile. Neste caso, a tecnologia não foi boa.
As TAs tem grande potencial em ajudar pessoas com deficiência visual, com deficiência intelectual ou deficiências múltiplas, com deficiências de surdez, com deficiências físicas e se faz urgente o seu domínio pelo professor porque os alunos PcDs estão cada vez mais presentes na sala de aula e estar na sala de aula é o exercício de seu direito a uma educação de qualidade.
Também é preciso potencialiar a formação continuada dos professores sobre o conhecimento, uso e desenvolvimento das TAs de forma que tenham um objetivo orgânico e, conforme palestra do Professor Leandro Karnal, com personalidade artística e não robótica.
Vamos iniciar nossa reflexão com uma fala do Karnal: "É preciso dialogar e refletir sobre as novidades tecnológicas, pensar criticamente. "
Neste sentido, resgatamos o que foi tema de estudo na semana anterior, a identidade profissional docente. O professor que tem clareza de seu papel social e consciência de como a sua identidade profissional docente implica na sua prática pedagógica, terá condições de fazer uma análise crítica sobre quais tecnologias serão mais adequadas e qual a forma mais coerente de utilizá-las no processo de ensino aprendizagem, seja com alunos típicos ou atípicos.
Neste sentido, resgatamos o que foi tema de estudo na semana anterior, a identidade profissional docente. O professor que tem clareza de seu papel social e consciência de como a sua identidade profissional docente implica na sua prática pedagógica, terá condições de fazer uma análise crítica sobre quais tecnologias serão mais adequadas e qual a forma mais coerente de utilizá-las no processo de ensino aprendizagem, seja com alunos típicos ou atípicos.
Em resposta à Kátia Alves Bernardino Ujvari
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Crislaine Santana de Jesus Cruz -Olá Kátia!
Achei sua colocação muito pertente. As novidades tecnológicas estão aí e não deixarão de surgir cada vez mais rápidas e mais complexas. Cabe a nós pensar criticamente e fazer o melhor uso possível delas.
Como vimos no artigo sobre o uso do aplicativo speecCH, as inovações tecnológicas somadas ao bom uso pedagógico podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da autonomia de pessoas com deficiência.
Por sua vez, as reflexões de Karnal sobre o uso do chatGPT, revelam uma outra face do uso das inovações tecnológicas por estudantes, O perigo que elas podem representar quando desprovidas de uma intencionalidade pedagógica clara. De modo que, toda inovação quando bem direcionada pedagogicamente, pode trazer excelentes ganhos para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, sejam eles pessoas com deficiência ou não.
Achei sua colocação muito pertente. As novidades tecnológicas estão aí e não deixarão de surgir cada vez mais rápidas e mais complexas. Cabe a nós pensar criticamente e fazer o melhor uso possível delas.
Como vimos no artigo sobre o uso do aplicativo speecCH, as inovações tecnológicas somadas ao bom uso pedagógico podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da autonomia de pessoas com deficiência.
Por sua vez, as reflexões de Karnal sobre o uso do chatGPT, revelam uma outra face do uso das inovações tecnológicas por estudantes, O perigo que elas podem representar quando desprovidas de uma intencionalidade pedagógica clara. De modo que, toda inovação quando bem direcionada pedagogicamente, pode trazer excelentes ganhos para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, sejam eles pessoas com deficiência ou não.
A reflexão suscitada pela palestra proferida por Leandro Karnal sobre o emprego do aplicativo ChatGTP revela de forma latente a expressiva influência que a internet tem exercido em nossas vidas nos tempos recentes. A digitalização da sociedade proporcionou um leque diversificado de oportunidades para aprimorarmos nossos conhecimentos, e é justamente nesse contexto que desponta a inteligência artificial (IA) como um recurso que viabiliza aos estudantes a capacidade de estabelecer comparações entre múltiplos textos, o que fomenta a aguçada curiosidade intelectual e estimula a busca incessante por novos conhecimentos. Entretanto, é imperativo ressaltar que é sempre necessário ponderar a realidade da inclusão digital no âmbito da comunidade escolar, uma vez que se reconhece que as circunstâncias vivenciadas por determinados estudantes são, frequentemente, notoriamente discrepantes das premissas idealizadas.
No tocante ao texto intitulado "Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)", não se pode subestimar a incontestável relevância que o referido aplicativo assume. Essa ferramenta ostenta a nobre incumbência de auxiliar pessoas que enfrentam dificuldades no que tange à comunicação, propiciando-lhes a oportunidade de se expressarem por intermédio de símbolos gráficos e voz sintetizada. Tal contexto, por conseguinte, exerce um impacto favorável ao estabelecimento da inclusão social, além de promover melhorias substantivas na qualidade de vida dos indivíduos que lidam com limitações no domínio da fala
No tocante ao texto intitulado "Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA)", não se pode subestimar a incontestável relevância que o referido aplicativo assume. Essa ferramenta ostenta a nobre incumbência de auxiliar pessoas que enfrentam dificuldades no que tange à comunicação, propiciando-lhes a oportunidade de se expressarem por intermédio de símbolos gráficos e voz sintetizada. Tal contexto, por conseguinte, exerce um impacto favorável ao estabelecimento da inclusão social, além de promover melhorias substantivas na qualidade de vida dos indivíduos que lidam com limitações no domínio da fala
Em resposta à Primeiro post
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -Falar de tecnologia na educação sempre nos traz grandes reflexões, no sentido de ser positivo ou não dentro da aprendizagem.
Temos o artigo que fala sobre o uso de um aplicativo, Speech, como tecnologia assistiva. O artigo nos mostra que, o uso dessa tecnologia, quanto aplicada dentro do contexto educacional, contribui para o ensino e a aprendizagem.
Já em outra tecnologia, mais recente e avançada a inteligência artificial no ChatGPT, nos traz mais debates, pelo fato de, gerar questionamentos quanto a aprendizagem. Sendo algo cada vez mais fora de nosso controle, será que isso é bom o ruim?
Acredito que o novo sempre irá trazer esses questionamentos, ainda mais quando se trata de algo que conhecemos pouco. Por isso, temos que estar sempre em busca de melhor entender essas novas ferramentas, como aliadas da aprendizagem.
Mas eu particularmente, tenho sim certas preocupações quanto a essa tecnologia do ChatGPT. Falo, pois, certo dia, estava em determinado local, onde pude ouvir duas garotas falando sobre essa nova tecnologia, onde uma delas dizia que estava fazendo engenharia por EAD, e não entendia absolutamente nada sobre cálculos e que todas as atividades ela usava esse recurso. Isso me chocou, fiquei bem preocupada pensando se essa pessoa conseguir se formar e tiver uma obra sobre sua responsabilidade.
Fico aqui refletindo e pergunto como podemos evitar esse tipo de situação? E será que é possível?
Temos o artigo que fala sobre o uso de um aplicativo, Speech, como tecnologia assistiva. O artigo nos mostra que, o uso dessa tecnologia, quanto aplicada dentro do contexto educacional, contribui para o ensino e a aprendizagem.
Já em outra tecnologia, mais recente e avançada a inteligência artificial no ChatGPT, nos traz mais debates, pelo fato de, gerar questionamentos quanto a aprendizagem. Sendo algo cada vez mais fora de nosso controle, será que isso é bom o ruim?
Acredito que o novo sempre irá trazer esses questionamentos, ainda mais quando se trata de algo que conhecemos pouco. Por isso, temos que estar sempre em busca de melhor entender essas novas ferramentas, como aliadas da aprendizagem.
Mas eu particularmente, tenho sim certas preocupações quanto a essa tecnologia do ChatGPT. Falo, pois, certo dia, estava em determinado local, onde pude ouvir duas garotas falando sobre essa nova tecnologia, onde uma delas dizia que estava fazendo engenharia por EAD, e não entendia absolutamente nada sobre cálculos e que todas as atividades ela usava esse recurso. Isso me chocou, fiquei bem preocupada pensando se essa pessoa conseguir se formar e tiver uma obra sobre sua responsabilidade.
Fico aqui refletindo e pergunto como podemos evitar esse tipo de situação? E será que é possível?
As ferramentas tecnológicas tem transformando a educação de várias maneiras, ela está ajudando a personalizar o ensino, oferecendo feedback imediato aos alunos e avaliando o progresso de maneira mais eficiente. Além disso, a IA está permitindo aos professores economizarem tempo ao automatizar tarefas repetitivas e liberando-os para se concentrar nas necessidades individuais dos alunos. A IA também está ajudando a aumentar a inclusão, pois pode proporcionar acesso a recursos educacionais a alunos com necessidades especiais ou com dificuldades de aprendizagem. No entanto, é importante que sejam tomadas medidas para garantir que a IA seja usada de maneira responsável e ética na educação.
A discussão proposta sobre educação e uso de tecnologias me remeteu ao livro, Ação cultural para a liberdade e outros escritos, de Paulo Freire na qual afirma que toda tecnologia é fruto da prática humana, portanto política e prenhe de ideologia, aplicada a Educação a tecnologia não é neutra, tem intencionalidades e se produz atrelada a uma dada visão de mundo, de sociedade e de concepção de ser humano. Assim sendo, é preciso cuidado para não atribuir a tecnologia a dualidade que por vezes se pode atribuir a ação humana.
É notável que o avanço tecnológico vem contribuindo significativamente em diversos setores da sociedade, como: educação, saúde, infraestrutura, etc. Um bom exemplo no caso da educação, é a crescente da robótica, além é claro, dos diversos avanços pedagógicos que as TDIC's vem proporcionando no meio educacional. Outro bom exemplo são as TA - Tecnologias Assistivas, que estão ressignificando os processos educacionais de inclusão para o proesso de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiências, e isso pode ser confirmando através de diversas literaturas/pesquisas realizadas, uma destas foi justamente o artigo proposto para leitura "Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo de caso", então, através de alguns fatores evidentes em nossa sociedade, podemos estar percebendo o quanto a tecnologia vem contribuindo ao tempo que avança e se aperfeiçoa.
Todavia, um contraponto disto tudo, é os riscos que a mesma pode oferecer a sociedade ao tempo que avança, podemos perceber isso no video produzido pelo professor, historiador e filosofo Leandro karnal, ao trazer questões e apontamentos sobre a ferramenta de inteligência artificial produtora de textos, conhecida por ChatGPT, que pode vir a tornar-se uma problemática para professores e alunos, ao passo que o professor terá dificuldades com a identificação da produção realizada pelo aluno (existindo a dúvida se foi o mesmo que o produziu ou algum artificio online) e outras questões.... bem como, pode vir a ser uma problemática aos alunos ao passo que este torna-se dependente da ferramenta para realização dos seus afazeres escolares, a medida que, cada vez mais dependente menos capacidade cognitiva, reflexiva e crítica o mesmo estará desenvolvendo... enfim.. são muitas as questões que a tecnologia proporciona ao passo que avança e cabe a nós produtores e consumidores dessa tecnologia debate-la e efetivar seus usos e desusos.
Todavia, um contraponto disto tudo, é os riscos que a mesma pode oferecer a sociedade ao tempo que avança, podemos perceber isso no video produzido pelo professor, historiador e filosofo Leandro karnal, ao trazer questões e apontamentos sobre a ferramenta de inteligência artificial produtora de textos, conhecida por ChatGPT, que pode vir a tornar-se uma problemática para professores e alunos, ao passo que o professor terá dificuldades com a identificação da produção realizada pelo aluno (existindo a dúvida se foi o mesmo que o produziu ou algum artificio online) e outras questões.... bem como, pode vir a ser uma problemática aos alunos ao passo que este torna-se dependente da ferramenta para realização dos seus afazeres escolares, a medida que, cada vez mais dependente menos capacidade cognitiva, reflexiva e crítica o mesmo estará desenvolvendo... enfim.. são muitas as questões que a tecnologia proporciona ao passo que avança e cabe a nós produtores e consumidores dessa tecnologia debate-la e efetivar seus usos e desusos.
Tanto a palestra quanto o artigo mostram como o surgimento e o uso dos meios tecnológicos impactam nossa sociedade. Vimos o quanto é importante a tecnologia ligada à TA para o desenvolvimento de crianças e pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento.
Quanto ao salto tecnológico evidenciado pelo ChatGPT, devemos pensar no novo e incorporar a tecnologia em nosso dia a dia e nas práticas educacionais. Como abordado na palestra, houve grandes avanços na humanidade que possibilitaram nossa evolução enquanto sociedade, como a substituição da máquina de escrever com o surgimento do computador, assim como a inovação educacional com surgimento da calculadora.
Quanto ao salto tecnológico evidenciado pelo ChatGPT, devemos pensar no novo e incorporar a tecnologia em nosso dia a dia e nas práticas educacionais. Como abordado na palestra, houve grandes avanços na humanidade que possibilitaram nossa evolução enquanto sociedade, como a substituição da máquina de escrever com o surgimento do computador, assim como a inovação educacional com surgimento da calculadora.
A inclusão digital nas escolas é de suma importância, pois estimula o aprendizado dos alunos e fornece acesso a diferentes possibilidades de ensino.
Se o poder público não investir na infraestrutura tecnológica da escola e também na capacitação dos docentes, estas metodologias digitais podem gerar um abismo educacional e consequentemente aumentar as desigualdades sociais.
Se o poder público não investir na infraestrutura tecnológica da escola e também na capacitação dos docentes, estas metodologias digitais podem gerar um abismo educacional e consequentemente aumentar as desigualdades sociais.
Em resposta à Primeiro post
Re: Fórum obrigatório 2: reflexão
por Elias José Mendes Conceição Junior -As tecnologias sempre vão estar presentes no nosso dia dia, e usa-las como estratégia metodológicas seria de bom uso na educação, a própria BNCC traz consigo o eixo computação, em um documento de complementação. Nele é dito que a computação "permite explorar e vivenciar experiências, sempre movidas pela ludicidade por meio da interação com seus pares", sendo um eixo podendo ser trabalhado desde o ensino infantil. Isto mostra que as reflexões em relação a tecnologia na educação pode ser bastante enriquecedoras no processo de ensino e aprendizagem.
Percebo, que as mudanças são mais amplas que o uso de assistentes virtuais ou outros recursos por alunos e professores. As transformações no mundo do trabalho provocadas pela tecnologia exigem que a própria escola se transforme. Se a Inteligência Artificial pode executar tarefas repetitivas, ocupando até mesmo o lugar do humano, e auxiliar estudantes e professores na busca de informações e na solução de problemas, o papel da escola deveria se ampliar, promovendo uma formação de cidadãos capazes de encarar o mundo em constante transformação.
Boa tarde a todas e todos!
As tecnologias evidenciam a utilização de novos recursos, tanto positivamente quanto negativamente e devemos estar atentos para as situações que possam surgir.
É necessário conhecer e entender o processo das tecnologias e o cuidado de avaliar como acontece a evolução deste no processo educacional.
Sobre a utilização de novas tecnologias na educação, à exemplo do CHATGPT, o impacto é grande devido a quebra de paradigma. A própria Internet já trouxe grandes mudanças, e certa resistência, como quando foi criada a caneta esferográfica, que veio a substituir a caneta tinteiro, conforme lembrou Leandro Karnal.
É importante a implementação na educação dessas novas tecnologias, para que sejam ferramentas de apoio ao aprendizado, para pesquisa e produção, como ocorriam nas pesquisas em enciclopédias e mais recentemente, na própria Internet.
Novas ferramentas tecnológicas, proporcionam um avanço significativo nas relações ensino/aprendizagem, relacionando os saberes ao conhecimento.
As tecnologias evidenciam a utilização de novos recursos, tanto positivamente quanto negativamente e devemos estar atentos para as situações que possam surgir.
É necessário conhecer e entender o processo das tecnologias e o cuidado de avaliar como acontece a evolução deste no processo educacional.
Sobre a utilização de novas tecnologias na educação, à exemplo do CHATGPT, o impacto é grande devido a quebra de paradigma. A própria Internet já trouxe grandes mudanças, e certa resistência, como quando foi criada a caneta esferográfica, que veio a substituir a caneta tinteiro, conforme lembrou Leandro Karnal.
É importante a implementação na educação dessas novas tecnologias, para que sejam ferramentas de apoio ao aprendizado, para pesquisa e produção, como ocorriam nas pesquisas em enciclopédias e mais recentemente, na própria Internet.
Novas ferramentas tecnológicas, proporcionam um avanço significativo nas relações ensino/aprendizagem, relacionando os saberes ao conhecimento.
A utilização de tecnologias na educação pode trazer aspectos positivos, sendo uma ferramenta eficiente ao ser utilizada de forma coerente. Dessa forma, o aluno deixa de ser um mero espectador passando a ser um sujeito ativo no seu processo de aprendizagem. As tecnologias acompanham a evolução do mundo e, por isso, fazem parte da nossa realidade. Sendo assim, descartar sua possibilidade em sala de aula é negar sua própria existência. Cabe ao corpo escolar incorporar tais ferramentas eficientemente durante as aulas. Contudo, é importante ressaltar que para que se possa fazer bom uso da tecnologia em sala de aula, é necessário primeiro que haja acesso a essas ferramentas, sendo uma barreira que vai além dos muros da escola.