Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 38

Prezados/as,

Retomaremos a leitura do livro “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva”. Desta vez, leia as partes 2 e 3 da obra (páginas 17 a 36); a leitura é fluida e conta com imagens que muito nos auxiliarão nos debates aqui no fórum.

Finalizada a leitura, faça uma postagem autoral na qual exponha o seu entendimento sobre “A importância do trabalho conjunto dos professores da sala de aula comum e os professores da Sala de Recursos Multifuncionais”. Feita a sua postagem, aproveite para ler e comentar nas postagens dos seus colegas, afinal o fórum tem a intenção de colocar todos/as em discussão que, ao final, trará aprendizado mútuo.

Desejo-lhes boas discussões!

IMPORTANTE: esse fórum é avaliativo e condição para que a outra atividade avaliativa da semana (4.2) lhe seja apresentada.


Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Diane Santos de Almeida -
A colaboração entre os professores da sala de aula comum e os professores da Sala de Recursos Multifuncionais é fundamental para criar um ambiente educacional inclusivo, onde todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu potencial.
Ao trabalharem juntos, os professores podem planejar atividades e avaliações que sejam adequadas a todos os alunos, levando em consideração suas necessidades e capacidades, assim possibilitando a participação plena de todos os discentes.
Também, podem aprender um com o outro, compartilhar boas estratégias e buscar formação adicional para aprimorar sua competência. Essa colaboração entre eles permite uma troca de conhecimentos, experiências e estratégias de ensino que podem beneficiar ambos os grupos de professores.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Boa tarde

O professor da sala comum tem a tarefa de adaptar e de mediar as interações das crianças com deficiência. Ora, se a escola, principalmente a de educação infantil, apresenta diversos ambientes e contextos para a interação e aprendizagem de todas as crianças, podemos então considerar que as crianças com deficiência visual necessitam de espaços apropriados, onde possam se movimentar sem se machucar, assim como lugares onde aprendam, vivenciem experiências como todas as outras crianças, com as adaptações e modificações que se fizerem necessárias.
Ao professor da sala comum cabe propiciar condições para a inclusão dessas crianças durante as atividades propostas, sejam elas substitutivas ao sentido da visão ou adaptadas para não serem baseadas somente neste sentido. Cabe ainda ao professor da sala comum discutir com o professor especialista sobre as adaptações específicas ao Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e como trabalhar atividades em conjunto a fim de que esse professor da sala coopere com o professor especialista e vice-versa. O professor da sala comum deve obter informações com o professor consultor sobre os estudantes, para quem os planos individualizados foram construídos, e discutir com ele sobre as adaptações individuais para esses alunos.

Abraços
Jozeildo
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
O trabalho conjunto dos professores da sala de aula comum e os professores da Sala de Recursos Multifuncionais é de extrema importância para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Os professores da sala de aula comum possuem conhecimentos sobre os conteúdos curriculares e técnicas pedagógicas que podem ser compartilhadas com os professores da Sala de Recursos Multifuncionais. Por outro lado, estes últimos possuem conhecimentos especializados sobre estratégias e recursos para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência ou dificuldades de aprendizagem. O trabalho conjunto permite o compartilhamento desses conhecimentos, enriquecendo a prática de ambos os professores. Ao trabalharem juntos, os professores da sala de aula comum e os professores da Sala de Recursos Multifuncionais têm a oportunidade de realizar um planejamento colaborativo. Isso significa que eles podem discutir e definir as adaptações curriculares necessárias para atender aos alunos com necessidades especiais, considerando suas habilidades, dificuldades e interesses. O planejamento colaborativo ajuda a garantir a adequação das atividades para todos os alunos, promovendo a inclusão e a participação de todos. O trabalho conjunto também é fundamental para o atendimento individualizado dos alunos com deficiência ou dificuldades de aprendizagem. Os professores da Sala de Recursos Multifuncionais podem compartilhar estratégias e recursos específicos para esses alunos, auxiliando os professores da sala de aula comum a adaptarem suas práticas pedagógicas. Dessa forma, os alunos recebem um atendimento personalizado, de acordo com suas necessidades e potencialidades. Os professores da sala de aula comum podem contar com o suporte dos professores da Sala de Recursos Multifuncionais no acompanhamento e monitoramento dos alunos com deficiência ou dificuldades de aprendizagem. Eles podem trocar informações sobre o desenvolvimento dos alunos, compartilhar observações e sugestões, e colaborar na elaboração de estratégias para potencializar o aprendizado desses alunos. Esse acompanhamento e monitoramento conjunto contribui para a identificação precoce de dificuldades e para a implementação de intervenções adequadas para garantir o progresso dos alunos.
Portanto, o trabalho conjunto dos professores da sala de aula comum e dos professores da Sala de Recursos Multifuncionais é fundamental para garantir um ambiente inclusivo e de aprendizado efetivo para todos os alunos. A colaboração entre esses profissionais promove a troca de conhecimentos, o planejamento colaborativo, o atendimento individualizado e o acompanhamento dos alunos, resultando em uma educação de qualidade para todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Olá a tod@s,

O trabalho conjunto entre professores da sala de aula comum e os professores da Sala de Recursos Multifuncionais - SRM é fundamental para garantia de uma educação inclusiva e de qualidade para todos/as. É fato que a cooperação entre os profissionais permite uma abordagem mais abrangente e personalizada, se considerarmos que cada aluno é único. Nesse sentido, o trabalho conjunto possibilita a adaptação do currículo e das estratégias de ensino para atender às necessidades individuais de cada estudante, criando um ambiente mais inclusivo em que todos se sentem valorizados e apoiados em seu processo de aprendizado. Outrossim, a troca de conhecimentos e experiências entre os professores enriquece a prática pedagógica de ambos. Os professores da sala de aula comum podem aprender técnicas e estratégias específicas para lidar com alunos com necessidades especiais, enquanto os profissionais da SRM podem se beneficiar das abordagens mais gerais utilizadas na sala de aula regular.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Anna Carolinne Ferreira Bissoli -
O trabalho em conjunto entre o professor da sala de aula e o professor de AEE é fundamental para garantir o bom desenvolvimento do aluno foco da educação especial. Pois em conjunto os professores podem identificar a melhor forma de trabalhar com um determinado aluno e pensar estratégias de ensino que melhor o atenda, pois cada um terá uma terá um olhar diferenciado para o aluno o que enriquecesse o processo de ensino e aprendizagem deste educando.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Carla Juliety Pinheiro da Silva -
ESSA PARCERIA ENTRE O PROFESSOR DA SALA REGULAR E O PROFESSOR DA SALAR DO AEE OU SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS É DE SUMA IMPORTÂNCIA, TENDO VISTA QUE AMBOS IRAM REALIZAR AS ATIVIDADES, O PROFESSOR DA SALA MULTIFUNCIONAL REALIZANDO ATIVIDDAES ADAPTADAS E O PROFESSOR DA SALA REGULAR COLOCANDO EM PRÁTICA, A APREDIZAGEM SERÁ EXITOSA, MUITAS DAS VEZES OS PROFESSORES DA SALA REGULAR TEM DIFICULDDAES EM ELABORAÇÃO DE PLANOS VOLTADOS PARA O PULBLICO DO AEE E O OUTRO PROFESSOR TEM CONHECIMENTO ESPECIFICO PARA RELAIZAR ESSE TIPO DE MATERIAL .
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
A importância do trabalho conjunto dos professores da sala de aula comum e dos professores da sala de recursos multifuncionais é fundamental para promover a inclusão educacional de alunos com necessidades especiais. A colaboração entre esses profissionais permite a adaptação do ensino às necessidades individuais de cada estudante, tornando a educação mais acessível e eficaz.

Os professores da sala de aula comum trazem consigo a expertise em ensinar um grupo diversificado de alunos, enquanto os professores da sala de recursos multifuncionais possuem conhecimentos específicos sobre as necessidades especiais de alguns estudantes. Juntos, eles podem criar estratégias de ensino personalizadas, adaptar materiais didáticos e oferecer suporte adequado para que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver.

Além disso, essa colaboração também beneficia o ambiente escolar como um todo, promovendo a sensibilização e a compreensão entre os professores, alunos e suas famílias. A inclusão não é apenas uma responsabilidade dos educadores, mas de toda a comunidade escolar. Trabalhando juntos, podemos construir um ambiente mais inclusivo e acolhedor, onde cada aluno se sinta valorizado e capaz de alcançar seu pleno potencial.

O trabalho conjunto dos professores da sala de aula comum e dos professores da sala de recursos multifuncionais é essencial para promover a inclusão educacional e garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades na busca pelo conhecimento e desenvolvimento pessoal. É um passo crucial em direção a uma educação mais justa e inclusiva para todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Geneci Couto da Silva Filho -
Os alunos da educação especial são alunos que apresentam as mais diversas patologias: ou cegueira, ou autismo, ou TDAH, ou surgez, etc. Cada uma dessas patologias é responsável por limitar o aluno e o profissional da sala de recursos é o responsável por ajudar cada aluno a obter a autonomia necessária através de equipamentos, materiais e recursos direcionado a sala de aula.
Já o professor da sala de aula comum precisa estar em sintonoia com o professor da sala de recurso para realizar suas atividades pedagógicas que devem ser integradas de modo que tenha em seu escopo justamente a tecnologia assitiva dominada pelo aluno PcD.
O professor da sala de aula comum deve procurar ter o domínio teórico e prático de todos os equipamentos, recursos e processos que são disponibilizados para os alunos PcDs na sala de recursos porque o trabalho conjunto dos dois profissionais irá contribuir para a construção do conhecimento do aluno PcD.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Olá, minha Gente!

Os tópicos abordados no livro reforçam a importância de um sistema educacional que permita a inclusão de pessoas com deficiência, TGD e altas habilidades à sociedade como um todo, usando a escola como uma das principais vias para o alcance deste objetivo. Nesse sentido, a inserção ocorre pelo contato do estudante com necessidades especiais com as turmas de ensino regular, caracterizando a educação inclusiva. O AEE, nesse contexto, tem como principal objetivo auxiliar esse processo, através da elaboração de planos de atuação que possam eliminar (ou atenuar) dificuldades específicas deste público, utilizando a SRM.

A articulação conjunta entre o professor de educação especial não somente com os professores do ensino regular, mas também com toda equipe escolar, é fundamental nesse processo, especialmente para a construção de um Projeto Político Pedagógico que abranja a inclusão de PCDs e outros como um de seus objetivos. Sabe-se que o AEE não substitui o ensino comum, tampouco consiste em uma modalidade de “enxugamento de currículos”. Sua função, ao contrário, consiste em garantir a maximização do processo de escolarização, através da promoção de ações de ensino adaptadas às particularidades de cada estudante, explorando os artifícios da SRM. Por conta disso, o contato entre estes diferentes profissionais se mostra tão importante, pois a correta articulação dos professores evita a visão fragmentada do ensino promovido nesses dois momentos.

Nas palavras dos autores: “Uma vez considerado esse serviço da Educação Especial como parte constituinte do Projeto, os demais eixos de articulação entre ensino comum e especial serão envolvidos e contemplados, e o ensino comum e especial terão seus propósitos fundidos em uma visão inclusiva de educação.”
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Erika Tatiane de Araujo Silva -

Ola, 


O trabalho conjunto dos professores da sala de aula comum e os professores da sala de recursos multifuncionais é fundamental para que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) cumpra sua função dentro do ambiente escolar, na definição de estratégias para alcançar os resultados. Essa união contribui de forma significativa para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno e traz algumas questões importantes a serem refletidas, que vai desde a interação familiar até as políticas públicas.

Portanto, o trabalho cooperativo do professor do AEE com o professor da sala comum é condição fundamental para que o AEE cumpra sua função dentro do ambiente escolar, compreendido como trabalho desenvolvido em conjunto com a comunidade escolar e família, assumindo que a educação especial é algo transversal.

 

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Franciele Soares de Souza -
A importância do trabalho do professor regente e do professor de atendimento educacional especializado na inclusão de alunos com deficiência é notória em diversos aspectos, sejam eles educacionais e sociais, sendo assim, faz-se necessário que essa parceria seja fortalecida e que as atribuições de cada profissional sejam desenvolvidas em prol da melhoria contínua do processo de ensino aprendizagem de educandos com deficiência. O acompanhamento pedagógico de alunos com deficiência deve ser desenvolvido pelo professor de atendimento educacional especializado em parceria com o professor regente, para que a inclusão seja fortalecida e o aprendizado seja baseado nos conteúdos abordados para todos os alunos, ocasionando a equidade no aprendizado, onde o professor do AEE adapta para que o educando com deficiência tenha a mesma oportunidade de aprendizado, mas de forma adaptativa as suas necessidades educacionais especiais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elane Manuelle Felix da Silva -
Percebe-se que quando o trabalho é realizado de forma em conjunto com os professores alinhando os conhecimentos que deve ser aprimorado e ajustado com as dificuldades do aluno tendo sempre essa interação o processo de ensino aprendizagem do aluno é mais satisfatório sendo observado nos relatórios diário de cada aluno.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Íria Talita do Couto -
A colaboração entre professores da sala de aula comum e da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) traz diversos benefícios. Primeiramente, ela permite que os professores compartilhem conhecimentos e estratégias, enriquecendo a prática educacional de ambos. Os professores da SRM, com seu conhecimento especializado, podem oferecer suporte individualizado aos alunos com necessidades especiais, adaptando o currículo e as atividades para atender às suas necessidades.
Além disso, a colaboração promove um ambiente inclusivo e acolhedor na escola, onde todos os alunos se sentem valorizados e respeitados. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais importantes em todos os alunos, à medida que aprendem a conviver e a apoiar uns aos outros.
Em síntese, a importância do trabalho conjunto dos professores da sala de aula comum e da SRM não pode ser subestimada. Essa parceria cria uma base sólida para uma educação inclusiva e de qualidade, onde todos os alunos têm a oportunidade de alcançar seu pleno potencial acadêmico e pessoal. Portanto, promover essa colaboração deve ser uma prioridade em todas as escolas, visando um futuro mais inclusivo e igualitário para nossas crianças.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Diego Leite dos Santos -

A colaboração entre os professores da sala de aula comum e os professores da Sala de Recursos Multifuncionais desempenha um papel essencial na promoção da educação inclusiva. Ela é um componente fundamental para garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades, tenham acesso a uma educação de qualidade em um ambiente educacional comum. Essa colaboração não apenas atende às necessidades individuais dos alunos com deficiências ou necessidades especiais, mas também enriquece a experiência de aprendizado de todos os alunos. Ela promove um ambiente escolar mais inclusivo, onde a diversidade é valorizada e celebrada. Além disso, essa colaboração beneficia os próprios professores, promovendo o desenvolvimento profissional e a troca de conhecimentos e experiências. Juntos, os professores podem enfrentar desafios de ensino de maneira mais eficaz e encontrar soluções inovadoras. A colaboração entre professores é um pilar fundamental para a construção de escolas mais inclusivas e igualitárias, onde cada aluno tenha a oportunidade de alcançar seu potencial máximo. É uma abordagem que reflete os princípios da educação inclusiva e contribui para a criação de uma sociedade mais justa e acolhedora.



Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Jésse Ray Mendes Costa -
A interação dos membros de uma equipe é essencial para o bom funcionamento de qualquer órgão. Na educação não poderia ser diferente, o professor de sala de aula é quem passa a maior parte do tempo com o estudante e consegue observá-lo no envolvimento diário com os colegas, professores e demais funcionários da escola, enquanto o profissional da SRM fica um tempo relativamente menor com este, dando um atendimento individualizado, complementar/suplementar a formação do aluno com conhecimentos e recursos específicos que eliminam as barreiras as quais impedem ou limitam sua participação com autonomia e independência nas turmas comuns do ensino regular.
Assim, cabe ao professor da sala regular a oferta de condições para que os estudantes consigam acompanhar os mesmos conteúdos que os demais e quando forem necessários recursos visuais, tecnológicos ou de alguma outra natureza específica, este deve ser contemplado na sala de recursos do AEE.
Por isso, a necessidade de que ambos estejam em constante comunicação dando um feedback de suas ações a fim de que possam exercer um trabalho cada vez mais colaborativo em prol do estudante. Para facilitar a comunicação entre os pares e com a família, a oferta do AEE deve ser realizada preferencialmente na escola regular em que a criança ou jovem estiver matriculado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da Educação Especial para atender aos alunos que possuem necessidades educacionais especiais e tem como objetivo eliminar as barreiras que possam impedir esse processo de escolarização dos estudantes com deficiência e dar devidas condições para a inclusão desses alunos durante sua escolarização.
O Atendimento Educacional Especializado acontece no contraturno da escola comum que o aluno possui matrícula, nesse sentido, o atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, um passo importante para que todo esse processo tenha sucesso e os alunos tenham melhores condições de aprendizagem e acesso.
Por esse ângulo, o professor da sala de recursos multifuncionais tem o papel de contribuir com o trabalho do professor da sala comum e fazer a ponte entre o aluno e o professor da sala de aula comum, permitindo uma troca de experiência que contribua nesse processo educacional e em todo o contexto escolar. Cabe ainda, ao professor da sala comum discutir com o professor especialista sobre as adaptações específicas e como será trabalhado, a fim de que, esse professor da sala comum, possa auxiliar e contribuir com o professor especialista reciprocamente.
Portanto, notasse que a troca e a colaboração entre o professor da sala comum e o professor da sala de Recursos Multifuncionais é de estrema importância. E, para ter um bom trabalho em conjunto, é necessário ter um planejamento, boas estratégias, adaptações e comprometimento de ambos os profissionais, na perspectiva de realmente desenvolver um trabalho com aprendizados e inclusão. Assim compreendida à importância, será ofertado um atendimento com educação de qualidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabrícia de Lima Brito -
Trabalhar em conjunto para que os alunos atendidos na SRM do AEE tenham o maior apoio possível para desenvolver suas potencialidades ao máximo são possíveis. Essa possibilidade existe quando há um trabalho dos professores da sala de aula associado aos professores e outros profissionais do AEE. No entanto, existe a necessidade da construção de um projeto político pedagógico que vise a implantação, manutenção e estímulo do uso da sala, além de uma equipe que tenham habilidades e conhecimentos específicos para trabalhar as diferentes necessidades dos alunos em diferentes dimensões, pois diferente do que se arrola em quase todos os grupos que tratam da educação inclusive, boa vontade e empatia não são suficientes para o desenvolvimento integral desses alunos, é necessário técnicas, metodologias, tecnologias e conhecimentos para isso. O compartilhamento de informações entre professores de sala e profissionais da AEE sobre os alunos é de vital importância para decidir as melhores formas de atuação, planejando de forma colaborativa, engajada na realidade de cada aluno.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cláudia Marques Eleres -
A parceria entre o professor da sala de aula comum e o professor da sala de recursos é de extrema importância para que o trabalho realizado seja completo. O desenvolvimento das crianças que frequentam os dois lugares está diretamente ligado a esse trabalho em conjunto bem executado. A troca de conhecimentos é essencial para a fluidez do trabalho pedagógico, e não apenas desses profissionais, mas também com os pais, que acompanham esse desenvolvimento se consolidar na casa. Resumindo, sem essa colaboração mútua, não é possível construir uma educação de qualidade para essas crianças atendidas pelos dois espaços.
Em resposta à Cláudia Marques Eleres

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Clayton Torres Felizardo -
Oi, Claudia.

Concordo com o exposto. Quando diz completo entendo que seja o desenvolvimento integral do sujeito, que é o papel social que a escola deve nutrir.
Trabalhando dessa forma as diversas dimensões do sujeito, para o seu convívio e participação em sociedade.
Em resposta à Cláudia Marques Eleres

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá Claudia,
Essa parceria possibilita minimizar as dificuldades de aprendizagem com atividades adaptadas às necessidades educacionais especiais de cada estudante, privilegiando o planejamento com estratégias de ensino para atingir os objetivos propostos. Este trabalho em equipe nas perspectivas de uma educação mais inclusiva que determina a melhoria da qualidade dos serviços AEE e das atividades nas SRM.
Em resposta à Cláudia Marques Eleres

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Armstrong Pereira de Almeida -
Sim, Claudia, vejo esta ponte professor de sala de recursos com professor da inclusão como uma forma de fortalecer os processos inclusivos na escola.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Clayton Torres Felizardo -
O trabalho pedagógico precisa ser coeso para que se traduza em uma práxis contextualizada aos discentes. E quando falamos da educação especial na perspectiva da inclusão, isso se torna ainda mais coerente, dada as especificidades dos alunos.
O aluno matriculado no AEE também é um aluno da classe comum, assim sendo, o seu processo de ensino e aprendizagem deve ser dirigido em colaboração entre o professor regente de turma e o professor especialista, a fim de fomentarem práticas que atendam as NEEs. Promovendo o acesso ao currículo e a permanência na escola, de toda a rotina escolar, efetivando a inclusão e não a integração desses sujeitos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá!
Os professores que trabalham no AEE devem identificar, elaborar e organizar os recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para complementar e/ou suplementar a formação do aluno com necessidades específicas. Para isso, os profissionais da educação precisam trabalhar em equipe e planejar estratégias de ensino, aproximando os estudantes da educação especial a participarem com mais autonomia nas turmas comuns do ensino regular. Este trabalho colaborativo deve estar articulado com as atividades desenvolvidas por professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores das escolas comuns, tendo em vista a melhoria da qualidade de ensino para a construção conjunta do Projeto Político Pedagógico (PPP). O planejamento dessas atividades reforça a importância do AEE e da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) para avanços na aprendizagem dos estudantes com necessidades específicas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriano da Silva e Silva -
O trabalho conjunto entre ambos professores é fundamental para o processo de inclusão e de aprendizagem das crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem, além de que muitas das vezes a criança atípica se apresenta de outras formas nas salas de recursos multifuncionais que o professor da sala comum talvez até desconheça que esta seja assim. É fundamental esse trabalho conjunto na construção de uma rotina e planejamento pedagógico que seja consiste para todos, afinal, nenhum aluno deve ser excluído das possibilidades de aprendizagem e muita das vezes esse processo ocorre por desconhecimento do professor da sala comum ou até mesmo por não saber como adaptar determinado conteúdo para alunos específicos, sendo de fundamental importância essa aproximação entre os dois campos de ação para uma efetiva ação pedagógica.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Antonio Flávio dos Santos Silva -

O trabalho em conjunto entre o docente das salas de aula comum e os especialistas da Sala de Recursos Multifuncionais é de fundamental importância para a inclusão dos educandos com necessidades especiais. Com o trabalho pautado na necessidade e particularidade do aluno e adotando métodos e materiais necessários, pode colaborar para a melhora da qualidade de ensino deste público. A troca de experiência entre esses profissionais fortalece a busca e aplicação de estratégias pedagógicas que visem a inclusão, valorizando a diversidade e enfrentando as barreiras das diferenças nas escolas.  


Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Armstrong Pereira de Almeida -
Vejo com muito cuidado e respeito a importância do trabalho conjunto dos professores da sala de aula comum e os professores da Sala de Recursos Multifuncionais é fundamental para garantir a inclusão escolar de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças e necessidades, sejam elas físicas, sensoriais, intelectuais ou emocionais. Alinhando esforços e conhecimentos, os professores podem criar um ambiente acolhedor e propício para o desenvolvimento de todos os alunos, garantindo que cada um receba os apoios e recursos necessários para seu pleno desenvolvimento acadêmico e social. Os docentes da sala de aula comum conhecem seus alunos de forma mais ampla, têm contato diário com eles e estão envolvidos em todos os aspectos do currículo escolar. Eles têm a experiência e o conhecimento sobre estratégias pedagógicas que podem ser adaptadas e flexibilizadas para atender as necessidades de cada aluno.
Por outro lado, os professores da Sala de Recursos Multifuncionais possuem conhecimentos especializados em educação especial e recursos pedagógicos específicos para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência. Eles podem oferecer apoio, orientações e estratégias diferenciadas para o trabalho em sala de aula, além de promover a acessibilidade e adaptação de materiais e atividades. O trabalho conjunto desses professores permite a troca de experiências, o compartilhamento de saberes e a construção de estratégias pedagógicas inclusivas. Ao trabalharem em conjunto, eles podem identificar as necessidades de cada aluno, planejar ações e intervenções adequadas, adaptar currículos e metodologias de ensino, além de propor atividades que estimulem a participação de todos.
Essa colaboração também fortalece a relação entre os professores e a escola como um todo, criando um ambiente de apoio mútuo, valorização da diversidade e respeito às diferenças. Além disso, ao trabalharem juntos, os professores podem sensibilizar e envolver os demais alunos em ações inclusivas, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de respeito e valorização da diversidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Crislaine Santana de Jesus Cruz -
Os professores da sala comum e os da sala de recursos multifuncionais precisam se envolver em atitudes de respeito e colaboração, afinal o objetivo final é o mesmo: o bom desempenho do estudante alvo da Educação Especial. Um trabalho interdisciplinar e colaborativo é de extrema importância e pode impactar profundamente a trajetória acadêmica do estudante. Respeitando-se as frentes de trabalho de cada professor, que são distintas e, colaborando com os recursos e os conhecimentos específicos de cada profissional. É uma pareceria que necessariamente precisa existir para se garantir a inclusão.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
Tanto o educador comum quanto o especializado são essenciais no processo de educação do aluno com deficiência, e essa colaboração precisa ser ampliada para que a escola inclusiva se torne uma realidade, em vez de apenas uma ideia distante.
Para que a inclusão e o sucesso na aprendizagem se concretizem, é crucial que sejam estabelecidas, nas instituições de ensino, todas as condições necessárias para facilitar a integração entre esses dois grupos de professores. Isso significa que o trabalho de integração, que normalmente ocorre principalmente em sala de aula quando o professor de Educação Especial está presente, deve também ser estendido para fora da sala de aula, tornando o planejamento, a criação de recursos mais eficazes.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cristianele Lima Cardoso -
A interação entre professores do ensino regular e os professores da sala de recursos multifuncionais é necessária para que o processo de inclusão seja realmente efetivo. O professor de atendimento educacional especializado tem como função elaborar e organizar recursos pedagógicos que promovam o acesso e a participação plena dos alunos da educação especial na instituição educacional de ensino regular e esses atributos desenvolvidos na sala de recursos multifuncionais podem auxiliar o professor de ensino regular a desenvolver atividades inclusivas de acordo com as necessidades de cada aluno atendido. Essa interação pode ser um facilitador no processo de inclusão.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Camila Oliveira Colares -
Analiso que a importância da parceria entre os professores comuns e os da Sala de Recursos Multifuncionais baseia-se no objetivo de que ocorra um trabalho de multidisciplinar e cooperativo seguindo como meta o alcance da aprendizagem dos alunos. Cada um possui uma atividade como norteio para seguir, ou seja, aos professores regulares cabe o ensino dos conhecimentos pautados nas áreas de conhecimento e ao professor de AEE complementar a formação desse aluno, por isso o trabalho deve ser sempre em consonância.

Sabemos que na realidade a teoria não se aplica, e pude experimentar esse processo de forma negativa, pois, não possuía essa parceria com as professoras de Educação Especial e AEE o que na maioria me dedicava sozinha para a evolução e aprendizado do meu aluno. Firmo que é uma atividade que parte da motivação de pessoas mesmo sabendo de sua importância muitos acabam que deixam de lado tal atividade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Alessandra Marques de Paiva -
O Trabalho conjunto dos professores da sala de aula comum e os professores da Sala de Recursos multifuncionais é de suma importância, pois o professor da sala regular não deve se ater apenas ao conteúdo mas também a metodologia que deve ser usada para minimizar as barreiras que travam a construção do conhecimento dos alunos com necessidades especiais, com isso o professor especialista da sala de recursos irá facilitar a inclusão deste aluno a sala regular. Em colaboração estes dois professores planejarão atividades e utilizaram metodologias especificas para cada tipo de deficiência, proporcionando uma participação com equidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Karine da Silveira -
O trabalho conjunto dos professores da sala de aula comum e os professores da Sala de Recursos Multifuncionais é fundamental para promover a inclusão e o desenvolvimento educacional de todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas. Essa colaboração é essencial por várias razões: Atendimento às Diferentes Necessidades dos Alunos, Individualização do Ensino, Promoção da Inclusão, Compartilhamento de Recursos e Experiência, Desenvolvimento Profissional, Promoção do Sucesso Acadêmico e Social.
Em resumo, a colaboração entre os professores da sala de aula comum e os professores da Sala de Recursos Multifuncionais é crucial para proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Essa parceria visa atender às necessidades individuais dos alunos, promover a diversidade e criar um ambiente de aprendizado enriquecedor e inclusivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento -
Como educadores, devemos assumir que a inclusão de pessoas público da educação especial nas escolas e classes regulares de ensino é um desafio enorme. Não basta apenas pensarmos de maneira utópica que se trata de tarefa simples, porque não é. No entanto, é importante sabermos que não é uma tarefa impossível.
A inclusão desses estudantes representa desafios docentes, porque esses estudantes deixam muito evidentes as fragilidades em nossas práticas pedagógicas, fazendo com que tenhamos que rever nossas estratégias, práticas, recursos etc. E, nesse sentido, representa grande desafio, pois é necessário que os profissionais assumam suas fragilidades, e busquem maneiras de adaptar os conteúdos para que os estudantes público da educação especial possam ter seu direito a participação escolar garantidos.
E é nessa perspectiva que a atuação da sala de recursos em parceria com as turmas regulares se torna imprescindível. Os professores de turmas regulares passam por um processo de "burocratização" do trabalho que acaba atravessando o preparo e aplicação das aulas. Isso muitas vezes dificulta a elaboração de atividades diferenciadas e dinâmicas.
Infelizmente, nem todas as escolas contam com a sala de recursos multifuncionais (SRM) mas, as escolas que contam com esse espaço, e sabem aproveitá-lo para todos os profissionais, conseguem obter melhores resultados na inclusão dos estudantes público da educação especial pois, ao realizar o trabalho de maneira articulada entre professores regulares e professores do AEE, as necessidades dos estudantes passam a ser consideradas por todos (ou boa parte dos) educadores presentes na escola, bem como os recursos que podem ser elaborados e compartilhados. Adaptações de atividades, ou sugestões de adaptações. Sem contar as trocas pedagógicas que podem auxiliar até mesmo os estudantes com dificuldade de aprendizagem.
Por experiência própria, digo que concordo com Santos (2010) sobre a SRM e as salas regulares, reafirmando que são espaços próprios, com suas finalidades e características, mas que, na prática, sua articulação deve representar uma interseção entre o trabalho dos professores das turmas regulares e do AEE.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Denisson da Silva Santos -
Quando falamos em educação inclusiva, é importante compreender que ela não se limita apenas à educação de pessoas com deficiência, na verdade, deve ser a abordagem padrão em todas as escolas. A educação especial é uma modalidade que deve existir no ambiente escolar, sem criar divisões. No passado, a educação especial excluía os alunos que não se encaixavam no ensino regular, resultando em uma separação dos diferentes.
O AEE nas escolas deve ser integrada e colaborativa. para que isso ocorra deve existir uma parceria entre os professores do ensino regular e os de AEE. É importante trabalhar juntos para criar materiais didáticos e incluir o AEE no Projeto Político Pedagógico da escola.
É importante observarmos que a colaboração entre esses professores é um grande desafio. O que muita das vezes é visto como uma articulação entre as áreas é, na verdade, apenas uma justaposição, o que não promove a verdadeira integração entre a educação comum e a educação especial.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kátia Alves Bernardino Ujvari -
O trabalho conjunto dos professores da sala de Recursos Multifuncionais e da Sala comum é de fundamental importância para que tenhamos sucesso no trabalho pedagógico e inclusivo. Apesar de ser uma tarefa muitas vezes desafiadora, quando realizada em prol do atendimento amplo do estudante, em busca de uma educação com mais equidade; podemos alcançar bons resultados. A formação continuada dos profissionais envolvidos, em busca de melhor qualificação; e o trabalho colaborativo também são fatores que podem contribuir para uma educação de maior qualidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Barradas dos Reis -
A sala de recursos multifuncionais possui uma diversidade de recursos para o atendimento especializado, juntamente com ações pedagógicas elaboradas, tem como objetivo auxiliar, complementar ou suplementar à aprendizagem dos alunos, para oportunizar o atendimento necessário, que desenvolvam e estimulem as habilidades destes alunos. É importante ressaltar que a interação entre os profissionais do AEE e os das salas regulares, tenham esse feedback entre si, para desenvolverem métodos de ensino, proporcionando a escola inclusiva para todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Caroline Lôbo dos Santos -
O Atendimento Educacional Especializado - AEE é um serviço paralelo à escolarização do estudante, onde o professor especialista dispõe de atividades que venham desenvolver a base para construção do conhecimento proposto no ensino regular. Dessa forma, o atendimento deve ser pensado de acordo com a necessidade de cada criança, e através de estímulos físicos, psicomotores, sociais, entre outros, facilitando a real inclusão dos alunos. Desta maneira para que o AEE responda a suas expectativas no espaço
escolar é necessário a implantação de uma cultura colaborativa no qual os profissionais envolvidos desenvolvam em conjunto suas atividades e visualizem a
educação especial como transversal em seu cotidiano. É um trabalho que exige colaboração mútua entre os professores para que os objetivos relacionados ao desenvolvimento do aluno sejam realmente alcançados.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fernanda Marcelle Miranda -
Para que o processo de inclusão do estudante público-alvo da Educação Especial seja realizado com efetividade, se faz necessário e pertinente o trabalho conjunto entre professores da classe comum e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O trabalho colaborativo destes profissionais não deve sobrepor-se um ao outro, mas sim dialogar com o intuito de que sejam complementares, buscando a garantia do acesso ao currículo e contribuindo para a aprendizagem e autonomia desses estudantes.