Olá, turma e professor!
Como uma professora de Língua Portuguesa recém-graduada, estou muito feliz em participar deste fórum. Eu sempre tive interesse pelo tema da Educação Inclusiva, pois acredito que a escola deve ser um espaço de diversidade e de respeito às diferenças. Por isso, eu gostei muito das leituras propostas para essa segunda semana da disciplina, pois elas me fizeram refletir sobre os avanços e os desafios da educação inclusiva e especial no Brasil, que é um direito de todos os estudantes, mas que ainda enfrentam muitas dificuldades para se concretizar nas escolas. Então, eu quero compartilhar com vocês algumas impressões que eu tive.
Primeiramente, eu achei muito esclarecedor o vídeo da Dra. Vera Capellini, uma renomada especialista no assunto, que nos mostrou um panorama histórico e legal da educação inclusiva e especial no Brasil. Ela nos explicou como o país evoluiu em termos de políticas públicas, como o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência, o PNE, e o decreto 10.195/2019, que reorganizou a estrutura educacional para atender às necessidades dos estudantes com deficiências. Eu penso que essas medidas são muito significativas para assegurar o acesso e a permanência dos estudantes com deficiências nas escolas regulares, respeitando suas características e capacidades.
Em segundo lugar, eu concordo que a inclusão plena ainda é um desafio, pois existem muitos obstáculos que dificultam a aprendizagem dos estudantes com deficiências, como a adequação do ambiente físico, a formação de professores e a disponibilidade de recursos tecnológicos e de apoio. Eu creio que esses fatores são essenciais para uma inclusão efetiva, pois permitem que os estudantes com deficiências se sintam acolhidos, valorizados e estimulados na escola. Também acho que é imprescindível que haja uma integração entre a educação especial e a educação comum, como propôs a professora Capellini, para que os professores possam trabalhar em equipe e planejar atividades cooperativas que envolvam todos os estudantes na sala de aula.
Por fim, eu gostaria de sugerir quais seriam os próximos passos na direção de uma escola inclusiva. Eu acredito que é preciso investir mais na formação continuada dos professores, para que eles possam se atualizar sobre as novas metodologias e tecnologias voltadas para a educação inclusiva. Além disso, é preciso fortalecer o diálogo entre a escola, a família e a comunidade, para que todos possam contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes com deficiências. E também é preciso promover uma cultura de valorização da diversidade e de combate ao preconceito e à discriminação na escola, para que todos possam conviver em harmonia e aprender uns com os outros.
Eu espero que o meu post tenha contribuído para o nosso debate sobre esse tema tão importante. Um abraço!