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Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 42

Prezados/as,

1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?

2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.

Boas discussões!

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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Olá a tod@s,

Conheço o leitor de tela Jaws que é inclusive um dos softwares de leitor de tela mais populares do mundo. Foi desenvolvido para usuários cegos e podem ser utilizados também para aqueles com baixa visão; ele realiza a leitura do que está aparecendo na tela do PC e oferece acesso eficaz aos aplicativos. Nesse sentido, o indivíduo pode, de forma mais independente, navegar na Internet, escrever um documento, ler seus emails, entre outros.

Outro recurso interessante é o TalkBack, um leitor de tela existente em nossos smartphones (no Android). Esse recurso de acessibilidade é voltado para pessoas com deficiência visual e permite controlar o dispositivo a partir de narração feita pelo sistema e gestos na tela.

É evidente que o uso de softwares para auxílio a alunos com alguma deficiência pode ser uma estratégia valiosa para promoção da inclusão e a acessibilidade nas nossas escolas. Contudo, são muitos os desafios que as escolas podem enfrentar ao implementar esses recursos, tais como: indisponibilidade de recursos financeiros para compra desses programas; falta de formação continuada de professores para o uso adequado desses softwares; cada aluno precisa ser orientado em suas necessidades específicas e isso pode ser complexo e requer tempo adicional; as escolas não devem apenas dispor dos softwares, mas devem tornar os conteúdos e seus materiais didáticos mais acessíveis (como a necessidade de versões em braille, áudio ou formatos eletrônicos compatíveis); pode ser ainda recorrente as barreiras atitudinais, resultando em resistência à utilização da tecnologia assistiva; como acontece com as novas tecnologias digitais da informação e comunicação atuais, é importante a manutenção regular dos softwares e a garantia de que eles estejam atualizados para funcionar em plataformas mais recentes, entre outros.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Olá Jaqueline e demais colegas!

Não conhecia o Jaws, gostei muito do software. Parabéns pela inidicação. pelo que vi, ele pode pode ser usado para acessar o Windows , assim como acessar conteúdo web. Realmente, algo que oportuniza o acesso ao ambiente on line.

Abraços
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fernanda Marcelle Miranda -
Boa noite!

Conheço o aplicativo "Lupa Terra", uma lupa eletrônica para pessoas com baixa visão. O APP “Lupa TERRA”, disponível gratuitamente para Android na Play Store, é o único que funciona com a câmera interna do celular ou com a “Lupa Bolinha” ligada ao USB OTG, possui controle de zoom, brilho e contraste em 10 níveis, função de congelamento de imagem para leitura rápida ou compartilhar. Salva todas as configurações, para que o usuário não precise reprogramar as suas escolhas preferidas a cada abertura do App, o menu é ativado e desativado por toque na tela, oferece acima de 10 modos de cor, para melhor adequação à aptidão visual do usuário.

Com relação aos desafios, a meu ver, as escolas e os professores não estão devidamente preparados para dar o suporte necessário em relação ao uso de tecnologias assistivas para alunos com deficiência visual. Como já foi mencionado por alguns colegas neste fórum, isso de deve ao fato de que muitas escolas não contam com laboratório de informática devidamente equipados, nem mesmo os professores que atuam com esse público-alvo possuem os conhecimentos necessários para garantir a esses alunos o acesso adequado aos recursos digitais e softwares computacionais que possam auxiliá-los quanto à aprendizagem.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
Olá a todos!

1. O BrailleBack é um Serviço de acessibilidade que ajuda os utilizadores invisuais a utilizar dispositivos de braille. Funciona juntamente com a aplicação TalkBack para fornecer uma experiência combinada de braille e de voz.
Esta aplicação permite-lhe ligar um ecrã em braille atualizável compatível ao seu dispositivo por Bluetooth. O conteúdo do ecrã será apresentado no ecrã em braille e pode navegar e interagir com o dispositivo ao utilizar as teclas no ecrã. É possível introduzir texto através do teclado de braille.

2. O uso de softwares computacionais para auxiliar alunos com deficiência visual nas escolas pode enfrentar diversos desafios, tais como:

Acessibilidade dos softwares: Garantir que os softwares sejam totalmente acessíveis para alunos com deficiência visual, incluindo a compatibilidade com leitores de tela e dispositivos Braille.

Formação de professores: Os educadores precisam ser treinados adequadamente para utilizar e apoiar o uso dessas ferramentas por parte dos alunos.

Infraestrutura tecnológica: A escola deve ter a infraestrutura necessária para suportar o uso desses softwares, como computadores atualizados, leitores de tela e outros dispositivos.

Aquisição de licenças: A compra de licenças para softwares específicos pode ser dispendiosa, o que pode ser um desafio financeiro para algumas escolas.

Personalização: Cada aluno com deficiência visual pode ter necessidades diferentes, portanto, adaptar os softwares para atender às necessidades individuais pode ser desafiador.

Atualizações e suporte técnico: Manter os softwares atualizados e garantir suporte técnico adequado é essencial para o sucesso a longo prazo.

Conscientização e aceitação: Alguns membros da comunidade escolar podem resistir à implementação dessas tecnologias, o que pode criar desafios adicionais.

Privacidade e segurança: Garantir a privacidade dos dados dos alunos ao usar esses softwares é uma preocupação importante.

Superar esses desafios requer um compromisso da escola em fornecer um ambiente inclusivo e acessível para todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Bom dia

Já ouvi falar de softwares, porém nunca os utilizei. O sistema operacional DOSVOX, por exemplo, permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas.
Como desafio, destaco a falta de equipamento, ciomputadores, nas escolas. Poucas escolas possuem sala de informática, e menoos ainda, posuem sala de informática com computadores que funcionem. Sendo que esse problema é para qualquer usod e tecnologias, não apenas de tecnologias de acessibilidade para deficientes.

Abraços
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -

1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?

Conheço o Live Transcribe, ou Transcrição Instantânea, um aplicativo de transcrição instantânea que pose ser instalado em celulares, e adicionado como extensão no navegador Google Chrome. E também o Orca, um leitor de telas para sistemas Linux, um aplicativo de uso livre, de código aberto, flexível, e extensível que fornece acesso ao ambiente de trabalho gráfico através de fala e braille atualizável. 

Mas nunca utilizei estes aplicativos nas aulas, porque em sete anos como docente tive apenas um estudante com baixa visão, e na época não conhecia nenhuma tecnologia assistiva. O estudante era acompanhado por uma professora de apoio que auxiliava na escrita em sala de aula, e propiciava auxilio ledor durante atividades avaliativas, as atividades eram impressas em papel azul com fonte ampliada.


2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.

Os desafios para uso de softwares computacionais são muitos. Em geral o uso de computador se restringe ao laboratório de informática, cujas aulas são agendadas, de forma que não é possível que todas as aulas sejam realizadas com o uso de computador. Outro desafio é que a viabilidade do software varia conforme o sistema operacional dos computadores, e também é necessário que a(o) professor(a) conheça o funcionamento do software.


Em resposta à Ana Gabriela Chaves Ferreira

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Olá Ana Gabriela e demais colegas!

Eu não conhecia o Live Transcribe. Usei aqui e adorei. Obrigado por compartilhar o recurso. Muito bom mesmo!

Abraços
Jozeildo
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Olá, minha gente!
Com exceção dos recursos de acessibilidade disponíveis nos celulares e computadores convencionais, eu não conhecia nenhum outro software para assistência a pessoas cegas.
Inclusive, a associação de softwares aos displays automatizados de braile me chamou bastante atenção por sua funcionalidade, permitindo o acesso de pessoas cegas às figuras. Ainda não tive a oportunidade de lecionar para esta classe de estudantes, mas tive a oportunidade de assistir uma palestra que demonstrava a utilização de gráficos em relevo (feitos com tiras de EVA em papel) para o ensino de cinética química, e creio que o acesso aos displays táteis automatizados tornaria o ensino deste e de outros conteúdos mais produtivo. Apesar da gratuidade de muitos softwares, creio que o alto custo para aquisição dos equipamentos de suporte deste tipo ainda é um fator limitante para sua implantação massiva, especialmente nas escolas públicas. Além disso, uma grande parcela das escolas públicas ainda carece do básico em termos de tecnologia, considerando o grande número de unidades que não dispõem de laboratório de informática em suas dependências.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
Sim, conheço o NVDA (NonVisual Desktop Access): É um leitor de tela gratuito e de código aberto para Windows, que permite que pessoas cegas ou com baixa visão acessem e interajam com o computador e o JAWS (Job Access With Speech): É um popular leitor de tela comercial para Windows, que oferece recursos avançados de acessibilidade, como navegar na web, usar aplicativos e acessar documentos.

As escolas enfrentam o desafio de adaptar o currículo para incluir o uso de softwares computacionais para auxiliar alunos com deficiência visual, é necessário fornecer treinamento adequado aos professores para que possam utilizar efetivamente os softwares computacionais e atender às necessidades dos alunos com deficiência, onde mesmas podem enfrentar desafios financeiros na aquisição de softwares e equipamentos necessários para o auxílio aos alunos com deficiência visual. Os softwares computacionais devem ser integrados com outros recursos de acessibilidade, como braille, ampliação de fonte e áudio. Isso requer coordenação e colaboração entre diferentes profissionais, como professores, especialistas em tecnologia assistiva e terapeutas ocupacionais.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elias José Mendes Conceição Junior -
Sobre softwares de auxilio não tinha conhecia dos que foram apresentados.
Dos desafios da escola, acredito que entre eles a falta de recursos ou infraestruturas para auxiliar os alunos é um problemática, pois há escolas que não possuem um sala de informática ou ate mesmo não disponibilizam de computador ou acesso a uma internet de qualidade. A falta de conhecimento por parte dos profissionais sobre a existente desses software ou até mesmo sabem da existência porem tem dificuldades em saber como funciona. Ou até mesmo o valor pra aquisição desses programas podem ter ser um problema, que dependendo da realidade muitas escolas não possuem condições de adquirir esses progrmas.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Franciele Soares de Souza -
Os softwares de acessibilidade Dosvox e Virtual Vision são programas chamados leitores de telas que através da tecnologia de síntese de vozes permitem a leitura das informações apresentadas na tela do computador, tornando possível seu uso pelas pessoas com cegueira.
Uns dos desafios encontrados, é a qualidade do equipamento ofertas pela instituição de ensino, na qual encontramos computadores usados e não tão boas as condições de uso e também a falta de investimento na compra de softwares pagos com um melhor desempenho e qualidade na acessibilidade do deficiente visual, já que esses programas citados deixam muito a desejar no que tangue a leituras de textos na internet, onde os anúncios dos sites prejudicam a interpretação de que está ouvindo e não sinaliza ao estudante o que fazer e como se direcionar quando se deparar com tal situação.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Manoela da Silva Conceição -
Sim, existem vários softwares desenvolvidos para auxiliar alunos com deficiência visual. Alguns deles incluem:

JAWS (Job Access With Speech) : É um leitor de tela popular usado por pessoas cegas ou com deficiência visual para acessar informações em computadores com sistemas operacionais Windows. Agora, quantos os desafios que as escolas podem enfrentar ao implementar e usar esses softwares para auxílio de alunos com deficiência visual, aqui estão algumas possibilidades: Custo : Alguns softwares de assistência podem ser caros, e as escolas podem ter restrições orçamentárias que dificultam a aquisição dessas ferramentas.

Treinamento e Capacitação : É necessário fornecer treinamento adequado para educadores e funcionários da escola sobre como usar eficazmente esses softwares. A curva de aprendizado pode ser acentuada, especialmente para aqueles que não têm experiência prévia com tecnologias assistivas.

Compatibilidade e Infraestrutura : A infraestrutura existente na escola, incluindo hardware e software, deve ser compatível com os requisitos dos softwares de assistência. Algumas escolas podem precisar atualizar seus sistemas para garantir a funcionalidade adequada.

Manutenção e Suporte Técnico : Garantir a manutenção e o suporte contínuo para os softwares é crucial para garantir que estejam sempre operacionais e que os alunos possam acessá-los quando necessário.

Incorporação no Currículo : Integrar esses softwares de maneira eficaz no currículo educacional pode ser um desafio. Os educadores precisam entender como incorporar essas ferramentas no ensino e nas atividades de sala de aula de forma a enriquecer a experiência educacional dos alunos com deficiência visual.

Avaliação da Eficácia : Avaliar a eficácia desses softwares e garantir que eles realmente melhorem a experiência de aprendizagem e a participação dos alunos com deficiência visual é fundamental.

Superar esses desafios exige um esforço coordenado e uma abordagem colaborativa entre educadores, administradores escolares, especialistas em tecnologia assistiva e, é claro, os próprios alunos com deficiência visual para garantir que as ferramentas sejam eficazes e benéficas.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriano da Silva e Silva -
1) Apenas tinha conhecimento dos próprios mecanismos do celular, devido a curiosidade de conhecer mais algumas funções e funcionamentos, acabei encontrando.

2) acho que o maior desafio no âmbito escolar até o momento, é a formação, todavia, fora do âmbito escolar o maior desafio é vontade política para possibilitar os recursos e demais ações para uma efetiva ação nesse sentido.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabrícia de Lima Brito -
1 - Sim, o dosvox é um programa bem completo que auxilia o aluno em vários tópicos, através de voz e por comandos, desenvolvido na UFRJ e disponível de forma gratuita. Tive a oportunidade de testar e de cara achei complicado, mas depois ficou mais fácil.
2 - O primeiro desafio é o da compra dos softwares (nocaso dos pacos), a defasagem dos computadores nas instituições é outro. Existe a necessidade do aluno usar um notebook em sala para uso de software. Neste caso, o dosvox permite que o aluno digite em braille em uma velocidade maior do que usando o reglete e punção, além de já produzir um texto que pode ser lido pelo programa posteriormente, sendo assim, cada aluno teria que ter o seu próprio computador em sala (notebook).
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Diego Leite dos Santos -
Olá, pessoal!

Não conhecia nenhum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual até o presente momento.

A implementação de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual em escolas pode enfrentar diversos desafios. Entre eles: Acesso a Hardware e Software Adequados: Garantir que os alunos com deficiência visual tenham acesso a dispositivos e softwares apropriados pode ser um desafio financeiro para muitas escolas. A aquisição de leitores de tela, teclados especiais, programas de reconhecimento de voz e outras tecnologias assistivas pode ser cara; Treinamento de Professores: Os professores precisam ser treinados para usar eficazmente os softwares e dispositivos de assistência para atender às necessidades dos alunos com deficiência visual. Isso requer investimento em formação e desenvolvimento profissional; Infraestrutura Tecnológica: A infraestrutura de tecnologia nas escolas, incluindo a conectividade de internet, precisa ser robusta o suficiente para suportar o uso de softwares e dispositivos de assistência; Acessibilidade de Conteúdo: O conteúdo dos materiais didáticos, incluindo livros e recursos online, precisa ser acessível aos alunos com deficiência visual. Isso pode exigir a conversão de materiais em formatos acessíveis, como texto em áudio ou Braille; Manutenção e Suporte Técnico: Softwares e dispositivos assistivos podem exigir manutenção regular e suporte técnico para garantir que funcionem de maneira confiável e Inclusão Social: Além dos desafios tecnológicos e educacionais, as escolas também devem promover um ambiente inclusivo onde os alunos com deficiência visual se sintam bem-vindos e incluídos socialmente. Superar esses desafios requer um compromisso significativo das escolas, da administração, dos professores e de outros profissionais da educação. Além disso, parcerias com organizações e especialistas em acessibilidade podem ser valiosas para ajudar as escolas a implementar soluções eficazes para atender às necessidades dos alunos com deficiência visual.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Carla Juliety Pinheiro da Silva -
EU NÃO CONHECIA NENHUM RECURSO OU SOFTWERE PARA AUXILIO DE DEFICIENTES VISUAIS, PORÉM ACREDITO QUE ASSIM COMO EU EXISTAM PROFESSORES QUE NÃO CONHECEM E OS DESAFIOS JUSTAMENTES ESTÃO LIGADOS AO NÃO CONHECIMENTO E A FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DETERMINADO ASSUNTO ABORDADO.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Jésse Ray Mendes Costa -
Bom dia! Já havia escutado falar muito superficialmente sobre os leitores de tela, mas não saberia dizer o nome ou o funcionamento exato de nenhum software em específico. Após a leitura do material desta semana, passei a ter a curiosidade de entender melhor sobre as TA apresentadas e já de antemão, pude concluir que entre os principais desafios encontrados pelas instituições de ensino, quanto ao uso de softwares computacionais para auxilio de estudantes com deficiência visual, estão: custo financeiro para aquisição de computadores e dos softwares (quando pagos); treino dos profissionais da escola para uso destes recursos; internet de qualidade; profissional para a realizar a manutenção dos computadores; tempo e pessoal disponível para ensinar o aluno a utilizar este material e mais interação do professor de sala de aula com o educador da sala de recursos multifuncionais.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Anna Carolinne Ferreira Bissoli -
Olá! Infelizmente nunca tiva contato com software para pessoas com deficiência visual, a pós graduação está sendo o meu primeiro contato com esse tipo de tecnologia.
Acredito que o maior desafio seja a necessidade de profissionais capacitados para o lidar dessa tecnologia e que consiga auxiliar o aluno na utilização da mesma.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Erika Tatiane de Araujo Silva -

1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?


Durante os cursos de licenciatura, fui introduzida à teoria dos leitores de tela, com foco no software Dosvox. Durante o estágio do curso de educação do campo, tive uma experiência ao conhecer uma sala de SRM (sala de recursos multifuncionais) equipada com o Dosvox. Nesse ambiente, aprendi sobre as funcionalidades do software e como ele pode ser útil para alunos com deficiência visual. No entanto, desde então, infelizmente, não tive a oportunidade de aplicar esse conhecimento na prática. Deve ser interessante explorar e utilizar mais efetivamente os leitores de tela, a fim de promover a inclusão e a acessibilidade na educação.



2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.


 

São  muitos os desafios que a escola pode enfrentar com o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual, segue desafios:

Acessibilidade: Garantir que os softwares sejam acessíveis, seguindo padrões como o WCAG, para que os alunos com deficiência visual possam utilizá-los de maneira eficaz.

Capacitação de professores: É fundamental treinar os professores para que saibam utilizar os softwares de forma adequada e possam ensinar os alunos a usá-los.

Infraestrutura adequada: As escolas precisam dispor da necessidade de infraestrutura, como computadores e dispositivos de leitura de tela, para permitir o uso de softwares.

Custos: A aquisição e manutenção de softwares e equipamentos específicos podem ser onerosos, sendo um desafio para escolas com recursos limitados.

Personalização: Cada aluno com deficiência visual pode ter necessidades diferentes, portanto, é importante que os softwares sejam flexíveis e personalizáveis ​​para atender a essas variações.

Barreiras tecnológicas: Alunos e professores podem enfrentar desafios para se adaptarem a novas tecnologias, o que pode dificultar a implementação bem sucedida de softwares.

A superação desses desafios requer planejamento, investimento e comprometimento por parte das escolas para garantir que os alunos com deficiência visual tenham acesso igualitário à educação.




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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
Eu ainda não conhecia nenhum software, até começar a estudar essa disciplina.
Já com relação aos desafios, a capacitação adequada dos educadores é essencial para a eficaz utilização dos recursos tecnológicos de acessibilidade em sala de aula. A ausência de um treinamento apropriado pode culminar na subutilização ou no uso ineficiente dessas valiosas ferramentas. Além disso, a questão financeira representa um obstáculo significativo, uma vez que alguns programas de acessibilidade podem ser dispendiosos e demandar licenças individuais para cada estudante. Aquisição e manutenção dessas licenças podem gerar desafios financeiros para as instituições de ensino, que buscam atender a todas as demandas dos alunos com deficiência visual.
Para superar essas complexidades, é imprescindível que as escolas adotem um compromisso contínuo com a promoção da inclusão e acessibilidade para os estudantes com deficiência visual. Esse compromisso deve abranger a alocação de recursos, a oferta de treinamento especializado, a disseminação de conscientização e a promoção da colaboração entre professores, alunos e especialistas em tecnologia assistiva. Além disso, a atualização constante em relação às melhores práticas e soluções tecnológicas é fundamental para garantir o êxito no apoio aos estudantes com deficiência visual. Através dessa abordagem abrangente, as escolas podem efetivamente enfrentar os desafios
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kátia Alves Bernardino Ujvari -
Eu não conhecia nenhum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual
Dentre os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso dos softwares computacionais voltados para o auxílio de alunos com deficiência visual temos:

- recursos para adquirir as licenças pagas.

- autonomia para instalar os programas, gratuitos ou pagos, nos equipamentos de informática das unidades escolares; considerando que em algumas redes de ensino essas instalações seguem normas específicas.

- formação e capacitação do corpo docente, para que tenham condições de utilizar os recursos disponíveis ou competências para selecionar outros mais adequados para o público em questão.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Karine da Silveira -
1- Não conhecia
2- A implementação de softwares computacionais para auxiliar alunos com deficiência visual em escolas pode ser um processo desafiador. Temos desafios como: Acessibilidade do software: Encontrar softwares que sejam verdadeiramente acessíveis para alunos com deficiência visual pode ser complicado. Nem todos os programas são desenvolvidos com considerações de acessibilidade em mente, o que pode limitar as opções disponíveis. Custos: Muitos softwares específicos para pessoas com deficiência visual podem ser caros. As escolas podem enfrentar desafios orçamentários ao tentar adquirir e implementar essas soluções. Treinamento de professores: A equipe docente pode precisar de treinamento especializado para utilizar eficazmente os softwares e garantir que os alunos com deficiência visual se beneficiem deles. Isso requer tempo e recursos adicionais.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?
Sim. Conheço mais os softwares gratuitos NVDA , Dosvox e DSpeech. Algumas pessoas cegas elogiam muito o JAWS.

2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.
Conforme o estudante Glaucio Matos mencionou no vídeo, o maior desafio por parte das escolas é oferece material didático transcrito em Braille para os deficientes visuais. Porém se este estudante não possui deficiência auditiva, os softwares de tecnologias assistivas favorecem a leitura de arquivos, entre outros recursos.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Diane Santos de Almeida -
Em 2014 realizei um estágio obrigatório de curso e trabalhei com uma aluna de baixa visão. Fiz um estudo de quais softwares poderiam ser usados para a deficiência visual. Dosvox já era uma opção de uso, porém adaptar o programa para atender as particularidades do aluno foi um desafio, pois é necessário personalizar as configurações.
Entendo que as escolas podem enfrentar dificuldades relacionados à disponibilidade de tecnologia adequada, como computadores, tablets, conexão à internet e dispositivos de entrada/saída acessíveis, para garantir o uso eficaz dos softwares.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elane Manuelle Felix da Silva -
Não conhecia ate assistir aos vídeo e perceber a importância desse software.

Com relação aos desafios que as escolas enfrentar é principalmente de estrutura pois nem toda as escolas possui internet disponível para uso dos alunos. Muitas escolas não fornece o acesso de compartilhamento de senhas de internet as vezes possui o laboratório de informática mais a internet não fica disponível em todos os computadores.
Acredito que o primeiro desafio a ser vencido é ter profissionais capacitados para instruir os alunos como manusear esses softwares.
Como também possuir uma estrutura tecnológica de internet,que seja capaz de ser fornecida para o trabalho das atividades escolares como também para dar esse suporte aos alunos que necessita utilizar os recursos de software .
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Antonio Flávio dos Santos Silva -

Não conhecia nenhum aplicativo para auxiliar estudantes com deficiência visual até o momento. A disciplina fomentou a pesquisa por esses aplicativos. Gostei muito do Seeing AI, que usa a câmera do celular para identificar e descrever textos, cores, objetos e pessoas, facilitando a vida das pessoas por meio da Inteligência Artificial (AI). Nas escolas, mesmo que haja boa vontade da parte da gestão e de muitos professores, ainda enfrentam dificuldades como a falta de recursos para a aquisição de equipamentos e muitas vezes a ausência de profissional para a manutenção dos equipamentos.


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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Crislaine Santana de Jesus Cruz -
Não conhecia até o momento, mas adorei conhecer o JAWS. Essa tecnologia narra o que aparece na tela do computador, o que é muito útil para deficientes visuais. Se falando dos desafios por parte das escolas, vejo que são muitos, a começar pelo custo para aquisição e manutenção de softwares computacionais. Acredito que a solução esteja na luta por inclusão, sabendo que não é fácil, mas lutar, cobrar mudanças são as armas que temos.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Alessandra Marques de Paiva -
Em sala de aula não tive a oportunidade de atender aluno com deficiência visual e até este momento não conhecia softwares que auxiliam pessoas com deficiência visual.
Com certeza os desafios dentro do ambiente escolar para atender este público seriam enormes, podemos citar: profissionais capacitados para se comunicar com o aluno e auxiliar a comunicação do aluno com deficiência visual com os outros alunos; profissionais preparados para utilizar  ferramentas tecnológicas adequadas;  laboratórios  e computadores disponíveis;  material didático adaptado; falta de recursos financeiros  e ambiente escolar com acessibilidade que facilite a locomoção deste aluno.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cláudia Marques Eleres -
Olá. Conhecia o DSpeech e o Dosvox, mas nunca cheguei a utilizar, apenas vídeos de apresentação.
Acredito que um dos maiores desafios em implantar esses softwares em escolas (principalmente pensando nas escolas públicas), seja a falta de infraestrutura para adquirir esses TICs, já que é necessário primeiramente uma sala refrigerada para abrigar os computadores e os próprios computadores. Outro impasse é a falta de qualificação do corpo docente para lidar com esses softwares e ainda ensinar aos alunos como utilizar.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Clayton Torres Felizardo -
Olá.

E respondendo a primeira questão digo que sim. Já conhecia o Dosvox.
Sobre os desafios, encontramos na falta dos recursos disponíveis um entrave. Muitas escolas ainda não possuem um laboratório de informática, com computadores e acesso a rede mundial de computadores. E alguns dos recursos são dependentes das TDIcs. Então, isso acaba dificultando um pouco o trabalho docente nesse cenário.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
Não conhecia.
E através dos vídeos, percebo que, a tecnologia vem como uma forte aliada nesse processo de aprendizagem para pessoas com deficiência visual. Nos mostra a acessibilidade, possibilita autonomia para a realização de certas atividades, como uma simples pesquisa ou no simples ato de se comunicar, através de aplicativos de mensagens.
Portanto, a tecnologia na educação para alunos com deficiência visual, é necessária e deve ser incluída para que haja um melhor aproveitamento e quebra de barreiras.

Já começamos com o desafio dos professores, por falta de preparo, onde será necessária uma atenção e cuidado com a didática adequada desses alunos, em sequencia a ausência de infraestrutura por parte das escolas, que será mais uma das dificuldades desses professores, isso sem contar com a carência de tecnologia, onde, professores e alunos à margem por não terem acesso à tecnologia e às competências digitais suficientes para se obter esse auxílio no aprendizado de alunos com deficiência visual.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Íria Talita do Couto -
1) Conheço o JAWS (Job Access With Speech) é um dos leitores de tela mais conhecidos e amplamente utilizados por pessoas com deficiência visual. Desenvolvido pela Freedom Scientific, o JAWS é um software de acessibilidade que desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão digital e na acessibilidade de computadores com sistema operacional Windows. O JAWS converte o conteúdo exibido na tela do computador em discurso de síntese de voz, permitindo que os usuários com deficiência visual ouçam e interajam com o conteúdo, oferece suporte para exibições em Braille, permitindo que os usuários leiam e interajam com o conteúdo em Braille. Permite que os usuários naveguem por aplicativos, documentos, páginas da web e menus usando comandos de teclado específicos. Isso é essencial para tornar a experiência de computação mais eficiente para pessoas com deficiência visual.

Outro recurso interessante é o NVDA (NonVisual Desktop Access) um leitor de tela de código aberto e gratuito para Windows. O NVDA fornece resumos de voz para ler o conteúdo exibido na tela, assim como o JAWS, o NVDA é compatível com dispositivos Braille. Os usuários podem personalizar muitos aspectos do NVDA, desde a voz e o idioma até as configurações de navegação do teclado.

2) A implementação de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual em escolas pode enfrentar vários desafios. Muitos softwares de acessibilidade, como leitores de tela e programas de ampliação de tela, podem ser caros. As escolas enfrentam dificuldades financeiras ao adquirir licenças para todos os computadores e dispositivos usados ​​por alunos com deficiência visual. Para que os softwares de acessibilidade sejam eficazes, os educadores e técnicos de suporte de TI precisam estar bem treinados, isso pode ser um desafio, pois requer tempo e recursos para treinar pessoal em todas as escolas. Garantir que os softwares de acessibilidade sejam compatíveis com todos os sistemas operacionais, dispositivos e aplicativos usados ​​na escola podem ser complicados. Softwares de acessibilidade podem exigir manutenção técnica regular para garantir que funcionem corretamente, isso pode incluir atualizações de software, correção de bugs e solução de problemas técnicos. As escolas precisam garantir que todo o conteúdo digital, como sites, materiais didáticos digitais e documentos, seja acessível para alunos com deficiência visual, isso pode exigir esforços adicionais de criação e adaptação de conteúdo. Os softwares de acessibilidade podem ser necessários, computadores e dispositivos com especificações técnicas adequadas para funcionar corretamente, além disso, a infraestrutura da rede escolar deve ser robusta o suficiente para suportar o uso desses softwares. Professores e alunos podem precisar de conscientização e treinamento sobre como usar os softwares de acessibilidade de maneira eficaz, os educadores também devem aprender a adaptar seu ensino para atender às necessidades dos alunos com deficiência visual As escolas devem ter políticas claras de aquisição que incentivem a compra de tecnologias e softwares acessíveis, também devem adotar políticas de acessibilidade para garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à educação. Cada aluno com deficiência visual pode ter necessidades diferentes em relação a softwares de acessibilidade, as escolas devem realizar avaliações individuais para determinar quais soluções são mais adequadas para cada aluno.

Superar esses desafios requer um compromisso institucional com acessibilidade e inclusão, bem como recursos financeiros, treinamento adequado e uma abordagem centrada no aluno. É fundamental que as escolas estejam dispostas a investir tempo e esforço para garantir que os alunos com deficiência visual tenham igualdade de oportunidades na educação.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Camila Oliveira Colares -
1) Software de deficiência visual não conhecia nenhum, porém para outras deficiências sim.

2) Acredito que o principal desafio seria referente a aquisição desses recursos e mantê-los na escola, pensando que isso gira em torno de investimentos e verbas. Além disso temos as condições dos computadores, formação de professores e preparação da equipe.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Geneci Couto da Silva Filho -
Boa tarde,

1) Você já conhecia algum software capaz de auxiliar alunos com deficiência visual? Se sim, qual (is)?
Resposta: Eu já conheço o DosVox, o NVDA e o Virtual Vision

2) Mencione os possíveis desafios, por parte das escolas, sobre o uso de softwares computacionais para auxílio de alunos com deficiência visual.
Penso que os principais desafios sejam:
--> Financeiro: a aquisição de computadores tem elevado custo, bem como os softwares básicos do sistema operacional, embora alguns softares leitores sejam gratuitos;
--> Formação continuada: é preciso que professores e demais profissionais da escola tenham formação para o uso do software e, ainda, formação teórico-pratico para Atendimento Educacional Especializado;
--> Estrutura da Escola: A escola, bem como o seu entorno, deve apresentar toda a estrutura de sinalização e de acesso que possibilite ao PcD cego autonomia.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Armstrong Pereira de Almeida -
Sim eu conhecia o programa Braille Fácil que permite a criação de impressão Braille de forma rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille. Através do Braille Fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais. O texto pode ser digitado diretamente no Braille Fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional. O programa é gratuito, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Um grande desafio para as escolas é na questão dos equipamentos, notebooks, PCs de mesa etc. Quando tem, muita das vezes não se pensa em manutenções nestes equipamentos.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Caroline Lôbo dos Santos -
1. Ainda não tenho conhecimento sobre nenhum software usado no auxílio de pessoas com deficiência visual.

2. Alguns dos passiveis desafios é ausência de adequada formação de professores para atender às demandas tecnológicas voltadas para alunos com deficiência visual; estrutura inadequada com poucos equipamentos ou nenhum recurso especifico, além da manutenção para o uso dessas tecnologias.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Cristianele Lima Cardoso -
Nunca lecionei para um aluno com deficiência visual. Conhecia alguns softwares, entretanto nunca os utilizei na minha prática docente.
Desafios: falta de recursos, falta de capacitação docente, inexistência em muitas escolas de estrutura física (laboratório e computadores), falta de profissional capacitado na área de tecnologia da informação.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Barradas dos Reis -
Ainda não havia tido conhecimento ou contato com algum software. Os desafios são muitos, há a ausência de recursos tecnológicos nas escolas, formação adequada de profissionais e professores que saibam utilizar essas ferramentas, habilidades para atender às demandas do processo de inclusão, políticas públicas para pessoas com deficiência visual e infraestrutura. Não basta apenas instalar esses softwares, mas dar todo o suporte, assistência para que saibam utilizá-los corretamente e que facilite na aprendizagem destes alunos.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento -
1) Conhecia somente o aplicativo @Voice para leitura de arquivos em PDF pelo celular.
2) O uso de softwares nas escolas pode ser um grande desafio devido a falta de equipamentos, ou equipamentos que necessitem de manutenção e até mesmo obsoletos para os softwares mais novos. A falta de conhecimento das equipes escolares sobre o uso desses programas também pode ser um desafio muito grande.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Elem Mariane da Costa Soares -
1- Para deficiência visual não tinha conhecimento.
2-Alguns dos desafios são há ausência de formação adequada aos professores para atender às demandas tecnológicas voltadas para alunos com deficiência visual; estrutura com poucos equipamentos ou nenhum recurso especifico, além da manutenção para o uso dessas tecnologias.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Denisson da Silva Santos -
1° Pelo nome, não. Observo que nas graduações o foco acaba sendo deficiência auditiva e intelectual. Quando eu era criança na escola, fomos visitar um projeto que a instituição estava realizando com alunos deficientes visuais da comunidade. Ficamos impressionados. Isso aconteceu em 2003 e é uma lembrança que permanece até hoje. Observar os estudantes cegos encantados com um sistema que lia os textos foi marcante.
2° Os desafios estão na divulgação do conhecimento sobre a área, pois são tecnologias pouco difundidas no meio educacional. Além da questão estrutural, diversas instituições de ensino não oferecem o básico para estudantes que não utilizam a Tecnologia Assistiva (TA) Para aqueles que necessitam utilizá-la, representa um desafio muito grande para as escolas.