Possíveis dificuldades e/ou desafios no processo ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual
As dificuldades são muitas, assim como para os demais alunos com outras deficiências. Entre tantas, as mais comuns são as barreiras até a sala de aula como, a inadequação arquitetônica, falta de rampa, piso tátil, sinalizações, espaços adaptados, informações tátil e olfativa.
No processo ensino-aprendizagem, é comum a problemática da falta de professores qualificados na área da Educação Especial/Inclusiva (sala comum), mais especificamente, educadores com ênfase no aluno cego, do professor do AEE para o atendimento Educacional Especializado. A Sala de Recursos Multifuncional com o aparato necessário para atender a todos os alunos com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas. Junto ainda, a falta de programas governamentais, projetos estaduais e ações institucionais para a formação dos demais servidores (não somente o professor), que convivem com esses alunos no espaço educacional. São desafios para a inclusão na área da educação. A perspectiva de trabalhar esses desafios também está presente nas organizações que tem como meta contribuir com a sociedade de forma geral, nos pilares Diversidade, Equidade e Inclusão.
No espaço escolar os professores contam com os recursos pedagógicos para as aulas com os alunos com baixa visão, visão monocular e a cegueira. São recursos já conhecidos como o soroban, a máquina braile, a lupa. Para alunos surdos-cegos, ou baixa visão, podem utilizar recursos de acessibilidade como o sintetizador de voz, a audiodescrição, o telescópio, leitor de tela aumentada, assim como contar com o profissional de apoio, o intérprete de libras.
As tecnologias assistivas, vem auxiliar a vida diária das pessoas com deficiência e trazer mais independência aos estudantes. Ferramentas tecnológicas para a promoção da inclusão social a recursos pedagógicos escolares acessíveis como, o programa DOSVOX, o leitor de tela ampliada, o virtual vision, o tradutor libras em software livre, promovendo oportunidades e visando a autonomia das pessoas em um mundo cada vez mais diverso.