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Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 47

Prezados/as,

1) Compartilhe aqui no Fórum Temático as suas concepções das possíveis dificuldades e/ou desafios no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual.

2) Faça mais uma postagem autoral contribuindo com pelo menos uma das discussões levantadas pelos colegas no fórum.

Boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Felipe Henrique Morali Azarias -
Olá,

Em minha concepção, a principal dificuldade no processo de ensino e aprendizagem para estudantes com deficiência visual, é o fato de não sermos ensinados a lidarmos com deficiências de uma forma natural, sabemos que nesta pós graduação, várias são as pessoas que se preocupam com isto, porém, em uma realidade mais ampla nós não somos ensinados a lidarmos com isto, e muitos docentes podem acabar prejudicando o ensino de pessoas com deficiência visual, por não ter o conhecimento sobre como podemos ajuda-lá.

Onde trabalho, temos pessoas com deficiência visual, e devemos compreender que cada pessoa é única e pode gostar de aprender de formas diferentes, por esta razão, o ideal é perguntarmos a pessoa de qual forma podemos ajuda-lá, considerando suas particularidades. Em meu ambiente de trabalho, não encontramos muitas dificuldades para a inserção de pessoas com deficiência visual, considerando que já trabalhamos com diversas atitudes e valores que permitem a inclusão, possuímos regletes tanto positivas quanto negativas e possuímos também softwares nos notebooks e computadores da unidade que permitam que pessoas com deficiência visual utilizem, temos inclusive funcionárias que possuem deficiência visual e recebemos treinamento para lidarmos com estes estudantes.

Porém, observo em algumas outras unidades escolares da minha cidade uma extrema dificuldade em lidar com este público, principalmente por não terem recebido instruções e treinamentos adequados, ou ainda, por não possuírem recursos, como tecnologias assistivas que auxiliem na inserção destas pessoas em sala de aula, porém os regletes são considerados baratos se formos considerar os recursos que deveriam ser destinados a várias escolas, isto faz com que precisemos mudar nossa mentalidade para melhor atender todas as pessoas.
Em resposta à Felipe Henrique Morali Azarias

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá Felipe!
Uma experiência bem enriquecedora, pois, no meu caso em particular, nenhuma instituição quer seja pública ou privada que trabalhei ou estudei, encontrei pessoas com deficiência visual, quer fosse no ensino fundamental I, II ou superior. Estou numa instituição pública estadual atualmente, ensino fundamental II, a qual, não encontramos deficientes visuais. A SRE da SEE deve ter algum critério para essa ausência e certamente a infraestrutura de trabalho, a qual menciona, já proporciona uma capacitação e treinamento relevantes para o auxílio desse público alvo.
Abraços!
Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Thiago Antonio da Silva Camini -
Entendo que a ausência é uma realidade na maioria das escolas, algumas famílias, pela dificuldade, optam em deixar o filho fora da escola, vivenciei algo assim, os mecanismos de proteção (Conselho Tutelar, CRAS) e mesmo de saúde, não fizeram tanto esforço, ressalvo que o aluno estudou até o oitavo, ele tinha baixa visão, mas perderia o pouco que tinha, o diagnostico era de cegueira com poucos anos. É bem verdade que as condições para favorecer que o aluno seja incluído são muito complexos, a estrutura das escolas sejam físicas, ou mesmo, pedagógicas, deixam muito a desejar.
Em resposta à Thiago Antonio da Silva Camini

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Renata Rosetti Alves -
Concordo com sua colocação. As dificuldades enfrentadas por boa parte das famílias de alunos com deficiência os deixa fora da escola. Em inúmeras vezes presenciei casos (ainda enquanto aluna) de famílias que na ausência de uma escola inclusiva e na necessidade de levar os filhos a uma escola especial, optavam por deixar a criança fora da escola para poderem trabalhar pois também se tratavam de famílias carentes e que não podiam abrir mão da renda. É um contexto social, econômico e também político. Toda a cadeia deixa muito a desejar, não temos escolas devidamente equipadas, corpo docente devidamente preparado, nem políticas públicas eficazes que proporcionem a essas famílias o acompanhamento integral do aluno.
Em resposta à Felipe Henrique Morali Azarias

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Agatha Christie Rabelo Vieira -
Olá, Felipe!

Acho muito importante o que você traz sobre a necessidade de compreendermos que cada pessoa é única e, em sua individualidade, pode gostar de coisas diferentes a aprender de formas diferentes. Esse é um ponto de partida essencial para compreendermos que estudantes distintos, embora com o mesmo tipo de deficiência - nesse caso, a deficiência visual -, vão apresentar necessidades específicas justamente por conta de sua individualidade. Por exemplo, alguns estudantes com deficiência visual podem preferir aprender através de materiais em braille, enquanto outros podem se sentir mais confortáveis com recursos de áudio, como leitores de tela.
Assim, ao abraçarmos a singularidade de cada estudante, temos a oportunidade de criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo, no qual todos os alunos têm a chance de desenvolver seu potencial máximo e participar ativamente na construção do conhecimento.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Valeria Cordeiro da Silva -
Boa tarde!
Então, quando vivenciamos o dia-dia de uma criança com deficiência visual, isso nos leva a pensarmos ,o que posso fazer como posso ajudar? São perguntas que mexem comigo.
Digo isso pois desde de quando cursei o magistério sempre pedi para fazer estágio em sala,onde tivesse alguma criança com deficiência,me lembro bem,meu primeiro estágio foi em uma sala onde tinha um intérprete de libras,passei por salas de autista entre outros, porém o que me chamou a atenção foi quando fiz estágio na APAE,onde tudo é adaptado de acordo com a necessidade e individualidade do aluno.
Mas logo,fui para escola onde de fato deveria acontecer a inclusão e o que notei que tem muita diferença entre educação inclusiva e educação especial.Portanto tá aí a diferença entre teorias e práticas, e também a aceitação da família para com essa criança,uma vez que essa parceria é suma importância,uma sozinha não anda ,mas se escola família andarem juntos,sim,podem fazer a diferença.
Aos meus olhos a principal dificuldade em atender aos defecintes visuais no processo de ensino aprendizagem é a capacitação da parte pedagógica,do professor de apoio da escola ou CMEIS em geral,onde trabalho sinto essa escassez de qualificação,um vez que quem faz esse acompanhamento na rede municipal é simplesmente um monitor a nível do 3°ano do ensino médio ,então onde está a inclusão se estudando buscando em muitos casos ainda não estamos preparados,precisamos de atentarmos a esse ensino,pois deve ser de qualidade provendo todas necessidades e dificuldades encontradas pelo aluno.
Em resposta à Valeria Cordeiro da Silva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Felipe Henrique Morali Azarias -
Olá Valeria, tudo bem?

Concordo com você de que ainda é muito escasso, infelizmente, a realidade no Brasil como um todo. Onde trabalho, ainda bem que possuímos recursos e treinamento adequado, porém, essa não é a realidade da maioria dos locais em nosso país.

Ainda vejo a questão do preparo para atendermos a todas as pessoas caminhando a passos bem lentos, e isto é em todas as camadas, desde o preparo da escola em acolher e incluir estes estudantes, até mesmo a família em aceitar a condição do estudante. Acredito que não somos preparados para lidar, como exemplo, vejo muitos casos em sala de aula, estudantes com deficiência visual sendo simplesmente ignorados quando os professores resolvem passar uma imagem ou algo do tipo, sendo que uma descrição básica já ajudaria e muito nestes casos, em muitas ocasiões, tecnologias assistivas ajudariam em sala de aula, ou livros em braile, a depender da preferência da pessoa.

Acredito que ainda falte isto se tornar natural de todos entendermos que o mundo é diverso, e apoiar esta diversidade nos trará inúmeros benefícios. Acredito, que nós realizando essa pós graduação nos ajudará em muito a mudar, um pouco que seja, a realidade de muitas escolas.
Em resposta à Felipe Henrique Morali Azarias

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Souza de França -
Concordo com você Felipe, ainda muito precisa ser feito, tanto nas escolas, como na sociedade como um todo, é preciso compreender que as deficiências existem e precisamos saber lidar, e passar o mesmo conhecimento para todos, independente da deficiência, e precisamos estar informados e profissionalizados, para atendermos à todos.
Em resposta à Felipe Henrique Morali Azarias

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana dos Santos Moreira -
Seu comentário reflete uma visão realista e preocupada com a situação da inclusão de pessoas com deficiência no contexto educacional brasileiro. Infelizmente, as barreiras para a inclusão ainda são uma realidade em muitos lugares, e os desafios se estendem desde a infraestrutura das escolas até a conscientização e preparo dos professores e das famílias.

É encorajador saber que o local onde você trabalha está melhor preparado em termos de recursos e treinamento adequado para lidar com a inclusão de estudantes com deficiência. No entanto, como você mencionou, essa não é a realidade de muitos outros locais no Brasil.

A falta de preparo para lidar com a diversidade de necessidades dos estudantes, incluindo aqueles com deficiência visual, é um problema que afeta a qualidade da educação oferecida. Ignorar a necessidade de adaptações simples, como descrições verbais de imagens, é uma lacuna que pode excluir os estudantes com deficiência visual de oportunidades de aprendizado.

A conscientização sobre a diversidade e a importância da inclusão é fundamental para uma mudança significativa. Iniciativas como a realização de pós-graduações em educação inclusiva podem desempenhar um papel importante na formação de professores mais preparados para atender às necessidades de todos os alunos. À medida que mais educadores se tornam conscientes e capacitados, é possível criar um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo em todo o país.

A inclusão não é apenas um direito, mas também um fator enriquecedor para a sociedade como um todo. Ela promove o respeito à diversidade, o aprendizado mútuo e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Portanto, seu esforço em buscar mais conhecimento e capacitação na área da inclusão é uma contribuição valiosa para promover mudanças positivas na educação brasileira.
Em resposta à Valeria Cordeiro da Silva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luisa Coser Lima -
Ei, Valéria!

Concordo que a falta de capacitação adequada é o principal obstáculo para podermos proporcionar um ensino inclusivo para deficientes visuais. Me chamou a atenção seu comentário sobre a parceria família e escola, algo tão fundamental e que tem sido cada vez mais complexo nos tempos atuais. Nos casos de alunos com deficiência visual é fundamental essa parceria, para que a família também tente estimular em casa o que vem sendo trabalhado com o aluno e também se envolva com o aprendizado da leitura em Braille e outros recursos que colaborem com a aprendizagem. Sem dúvidas essa interação pode proporcionar o acolhimento e o desenvolvimento da autonomia.
Em resposta à Valeria Cordeiro da Silva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Henrique Liberato Moreira -
Concordo contigo, Valéria!

Infelizmente, a realidade observada nas escolas públicas brasileiras está muito distante da teoria para a prática de uma educação inclusiva. Precisamos de formações para saber atuar diante um aluno(a) portador de deficiência. Enquanto profissional preocupado com a educação, fico me sentindo péssimo quando recebo um aluno com deficiência auditiva em sala de aula e não consigo abordar o conteúdo da mesma maneira que faço para os alunos normais. Fora a questão da formação, tem a questão do ambiente escolar estar preparado para receber este público. Infelizmente, muitas escolas ainda não dotam de adaptações em sua estrutura física e materiais didáticos adequados para que ocorra o processo de ensino-aprendizagem.
Em resposta à Valeria Cordeiro da Silva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bárbara Carneiro Maciel -
ola Valeria
Concordo com você principalmente na parte em que a família também tem que fazer parte do processo de ensino aprendizagem dos estudantes e quando estamos falando de pessoas com deficiência visual a participação da família é crucial para que esse ´processo ocorra de uma forma menos prejudicial ao estudante.
Em resposta à Valeria Cordeiro da Silva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayara Braga dos Santos -
Concordo, Valéria. A formação continuada seria capaz de destruir barreiras se levada a serio pelos governantes e pelos gestores. O que sempre escutamos (e dizemos) é que não fomos preparados para atender esse público, o que é verdade. A graduação e a formação inicial de professores peca muito nesse sentido, e as vezes, cursos de curta duração não conseguem suprir essa necessidade para conseguirmos atender de fato os alunos com deficiência dando o suporte que eles precisam. Uma formação continuada pensada no aluno, mas não apenas no aluno tido como padrão, poderia ser capaz de mudar e muito a configuração da situação de sala de aula.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá, professores e colegas!
As concepções sobre as possíveis dificuldades e/ou desafios inerentes no processo ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual é uma discussão muito pertinente, tendo em vista, que nossa formação docente não nos prepara para lidar com a diversidade do perfil alunado, ao contrário, tendo os resquícios da educação tradicional, se vê a coletividade como um todo homogêneo, uma massa unificada, grande parte das vezes, desprovida de quaisquer peculiaridades, conforme o entendimento de Frigotto (1999). E nesse contexto, todos nós temos desafios para uma aprendizagem exitosa no que tange ao deficiente visual em qualquer etapa ou modalidade de ensino.
As principais dificuldades dos professores estão vinculadas a conhecer e ensinar os fenômenos da natureza, conforme o pesquisador Éder Camargo, o qual, também é deficiente visual e remete, como alternativas possíveis, a elaboração de estratégias metodológicas de ensino dialógicas/participativas, o que não necessariamente pode ser assertivo para todo o perfil de estudantes. Acrescido a isso, também se evoca a dificuldade na elaboração dos planos, como também, identificar junto aos educadores as prioridades educacionais, as estratégias para superarem as dificuldades, suas metodologias de ensino e seus critérios de avaliação. Nesse sentido, particularmente, na educação fundamental, anos iniciais sou muito incipiente em lidar com as prioridades educacionais dos deficientes visuais, além do requisito básico de aprendizagem do sistema Braile, é realmente desafiador, pois, as dificuldades apresentadas podem estar centradas no desconhecimento das potencialidades e limitações que caracterizam de fato uma pessoa com deficiência visual.
Abraços!
Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nathaly Alves dos Santos -
Pois bem, temos muitas dificuldades mesmo, as vezes os recursos dispostos na escola que trabalhamos nos limita muito, e temos que nos reinventar a todo momento e muitas vezes, em um contexto de sala de aula pública com muitos alunos, complica mais ainda a ação do professor.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Souza de França -
Ao meu olhar e assim como os demais colegas, vejo grande dificuldade em ensinar alunos com deficiência visual, porque não temos conhecimento sobre como ensinar, pois não temos formação pata este tipo de ensino do Braille, percebo que muitas escolas estão despreparadas quanto a isso, sem recursos de tecnologia assistida, e qualquer apoio para o ensino aprendizagem desses alunos. Mas aí está a pós graduação pata trazer conhecimento e aprendizagem, e que a nossa formação deve ser sempre contínua para crescermos cada vez mais como profissionais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luisa Coser Lima -
Olá, colegas! Espero que estejam bem.

Concordo com todos os comentários que já citaram que uma das maiores dificuldades para o ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual é a falta de capacitação adequada para os docentes e demais profissionais da escola. Pensando na minha área (sou professora de Química), penso que um grande desafio seja a escassez de recursos educacionais acessíveis. Materiais didáticos e laboratórios de Química nem sempre estão equipados com recursos acessíveis, como tabelas periódicas em Braille, software de leitura de tela ou ferramentas táteis. Além disso, a maioria das atividades experimentais em laboratório possuem resultados que são visuais, como por exemplo a mudança de cor de alguma substância. Isso é uma limitação que atinge não somente pessoas cegas ou com baixa visão, mas também daltônicos. Nesse sentido, cabe a nós professores desenvolvermos estratégias e explorarmos materiais, softwares e metodologias que possam auxiliar nossas aulas.
Em resposta à Luisa Coser Lima

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Aguiar Correia Rodrigues -
Concordo com a falta de recursos para trabalhar com alunos em segmentos mais avançados. Temos mais acesso para recursos genéricos e quase não se vê, ou é pouco divulgado, recursos que contemplem outras disciplinas, para que a inclusão seja garantida ao aluno.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Agatha Christie Rabelo Vieira -
Olá, pessoal!

Acredito que ao falar das possíveis dificuldades e desafios no processo de ensino e aprendizagem para estudantes com deficiência visual, destaca-se o fato de vivermos em uma sociedade profundamente visocentrada. Assim, a maior parte das informações e das experiências é transmitida por meio da visão, desde as expressões de linguagem que utilizamos no nosso cotidiano (por exemplo: "veja bem"). Acredito que isso pode criar barreiras significativas para os estudantes com deficiência visual, tornando o acesso ao conhecimento mais complexo para essas pessoas.
Além disso, muitas vezes, nós educadores temos muita dificuldade em pensar em possibilidades de adaptações para esse público justamente por falta de um contato anterior com discussões relacionadas às pessoas com deficiência visual.
No entanto, é importante destacar que os educandos com deficiência visual não diferem dos colegas que enxergam em relação aos direitos, às normas escolares e à disposição para aprender e se relacionar com o conhecimento na sala de aula. Dessa maneira, é importante considerarmos esses estudantes, buscando recursos e metodologias para auxiliá-los em seu processo de inclusão escolar.
Em resposta à Agatha Christie Rabelo Vieira

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayara Braga dos Santos -
Eu confesso que nunca havia pensado nisso, porém, agora com o seu comentário, é absurdo como o preconceito e as rotulações já estão enraizados na nossa sociedade ao ponto de não serem detectados. Essas barreiras atrapalham o desenvolvimento de uma educação inclusiva e seguem o caminho oposto da empatia, da comunicação aberta e da inclusão social. Além disso, alunos com deficiência visual podem acabar enfrentando questões emocionais e psicológicas, como a falta de moticação e a falta de confiança por conta dessas barreiras.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Carolina Diniz Barbosa -
Os alunos com deficiência visual enfrentam inúmeras dificuldades ao longo de suas vidas, e o ambiente escolar não é uma exceção. Para mim, a principal dificuldade enfrentada por esse público está nas atividades escolares que frequentemente, não sofrem adaptações necessárias, deixando os alunos sem recursos dentro da sala de aula. Desse modo eles acabam sem compreender o que está sendo abordado durante a aula, ficando desamparados nesse processo educativo. Acredito que os profissionais da educação necessitam sempre de uma formação continuada para conseguirem realizar a verdadeira inclusão assim garantindo que os alunos com deficiência visual possam participar plenamente das aulas e compreender o conteúdo.
Em resposta à Maria Carolina Diniz Barbosa

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Marisa dos Santos Amaral -
Oi, Maria Carolina! Tudo bem???
Concordo com você em relação à adaptação de materiais adequados aos educandos com deficiência visual e também para outros tipos de deficiência. Neste quesito, creio que a formação continuada abre várias janelas que podem auxiliar os professores em suas aulas e principalmente aos alunos que se beneficiam dos estudos realizados por seus professores.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Henrique Liberato Moreira -
Boa tarde a todos!

Visto a minha breve experiência com alunos portadores de deficiência visual em sala de aula, a principal dificuldade enfrentada por estes no processo de ensino e aprendizagem, diz respeito a falta de formação para os professores do ensino regular normal para saber lhe dar com, Além disso, a carência de material adequado para a explanação dos conteúdos para este público alvo, é outra barreira a ser enfrentada.

Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nathaly Alves dos Santos -
No início deste ano tive uma aluna com deficiência visual, ela possuía baixa visão e não identificava as cores pois via tecnicamente tudo em escalas de cinza. Quando recebi a notícia que teria esta aluna comigo tive muito receio de como faria para ensinar sistemas do corpo humano, identificação de mapas e gráficos e muitos outros conteúdos que o material trazia em tamanho pequeno, coloridos e com legendas que ela não compreenderia. Comecei a "quebrar a cabeça" e assim consegui adaptar minhas aulas para que ela se sentisse incluída e que esta mudança não alcançasse apenas ela, mas toda a turma. Assim, troquei os mapas do corpo humano apresentados na lousa por vídeos bem grandes no projetor, as aulas de geografia agora teriam slides ao invés de mapas mentais na lousa, fizemos atividades com uso de massinha onde seria lápis de cor, troquei enunciados onde pedia para pintar determinada cor para tracejar, sublinhar ou circular. Enfim, inúmeras são as possibilidades para alcançarmos nossos alunos, mas o primeiro impacto da notícia nos abala e tenta nos deixar a sensação de incapacidade, mas não, somos sim capazes de propor o melhor para nossos alunos.
Em resposta à Nathaly Alves dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Caique Pedro Augusto -
Cara colega Nathaly, espero encontrá-la bem! Em seu comentário, fica muito claro que, apesar dos desafios cotidianos, é sempre possível atuar de forma potente a favor da inclusão de todos. Quando você afirma que conseguiu adaptar suas aulas "para que ela [a aluna com deficiência visual] se sentisse incluída e que esta mudança não alcançasse apenas ela, mas toda a turma", demonstra a utilização de estratégias significativas de ensino que remetem à consecução do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Nesse sentido, de acordo com o pesquisador Eladio Sebastián-Heredero (2020, p. 735 - 736):

O DUA considera a variabilidade/diversidade dos estudantes ao sugerir flexibilidade de objetivos, métodos, materiais e avaliações, permitindo aos educadores satisfazer carências diversas. O currículo que se cria seguindo a referência do DUA é planejado desde o princípio para atender às necessidades de todos os alunos, fazendo com que mudanças posteriores, assim como o esforço e o tempo vinculados a elas, sejam dispensáveis. A referência do DUA estimula a criação de propostas flexíveis desde o início, apresentando opções personalizáveis que permitem a todos os estudantes progredir a partir de onde eles estão, e não de onde nós imaginamos que estejam. As opções para atingi-los são variadas e suficientemente fortes para proporcionar uma educação efetiva para todos os estudantes.

Penso que a colocação que você faz neste fórum dialoga diretamente com a descrição supracitada sobre Desenho Universal para a Aprendizagem -- de modo que a flexibilização do currículo e das estratégias didáticas favoreçam o bem-estar de todos, ou seja, que todas as diferenças sejam efetivamente respeitadas e incluídas no cenário das possibilidades/potencialidades de aprendizagem!

REFERÊNCIA
SEBASTIÁN-HEREDERO, E.. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, n. 4, p. 733–768, out. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155>. Acesso em: 17 set. 2023.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bárbara Carneiro Maciel -
BOM DIA,
A maior dificuldade é a falta de informações e conhecimento sobre como realizar o processo de ensino e aprendizagem para estudantes com deficiência visual, a maioria dos profissionais da educação não tem habilidades e conhecimento para realizar o processo, é necessário fazem uma formação em todas as escolas com todos os profissionais, não só com os professores mas, com toda equipe escolar. A falta de materiais e tecnologias assistivas também são desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência visual.
Em resposta à Bárbara Carneiro Maciel

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Rayane Moreira Candido -
Boa tarde! Bárbara.
Compartilhamos da mesma visão de que a formação de todos os profissionais da educação, não apenas dos professores, é essencial para garantir que estudantes com deficiência visual tenham a melhor experiência de aprendizado possível. A disponibilidade de materiais e tecnologias assistivas desempenha um papel fundamental nesse processo, e é fundamental que trabalhemos juntos para superar esses desafios.
Em resposta à Bárbara Carneiro Maciel

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriana da Silva Ramalho -
Boa tarde!
Comecei a trabalhar como transcritora de uma aluna com baixa visão, há muita dificuldade em relação a cursos como também materiais a respeito do assunto. Além disso, alguns professores não tem conhecimento a respeito ou esquecem de adaptar os materiais para a aluna.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Rayane Moreira Candido -
Boa tarde!
Em minha concepção, os alunos com deficiência visual enfrentam vários desafios significativos, e um que foi pouco citado é a questão da convivência com os colegas de sala, durante o processo de ensino e aprendizagem. Sendo um dos principais obstáculos é a falta de consciência e sensibilidade por parte dos colegas, o que pode levar a situações de desconforto, preconceito ou isolamento. Além disso, a acessibilidade física também é crucial, dado que barreiras nas instalações da escola podem dificultar a locomoção dos alunos com deficiência visual. Atividades em grupo e a promoção de um ambiente escolar inclusivo são outros pontos importantes a serem considerados, já que requerem coordenação e sensibilização para evitar o bullying. E concordo com meus colegas, muitas vezes não temos uma capacitação adequada e recursos disponíveis, o que dificulta cada vez mais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Aguiar Correia Rodrigues -
Olá professores e colegas,

Penso que o maior desafio, ao menos que tenho como experiência é trabalhar com aluno com deficiência visual e intelectual. Dependendo do nível de comprometimento cognitivo, restringe muito os recursos para que agregue autonomia. Normalmente há um comprometimento para entender e executar os comandos dos recursos, limitando assim, a aquisição do conhecimento do aluno.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Marisa dos Santos Amaral -
Atuo na Educação há 13 anos e tive uma única oportunidade de trabalhar com um aluno cego por um curto período de tempo. No entanto, eu era oficinista na escola, não era a professora regente e o estudante faltava bastante. O aluno ficou pouquíssimo tempo na escola e logo mudou de unidade pois a que nos encontrávamos era uma escola rural e com isso havia uma grande mobilidade dos alunos que constantemente mudavam de casa e consequentemente de escola.
Sinto que uma das maiores dificuldades de realização do trabalho com crianças e alunos com deficiência seja elaborar uma metodologia com materiais acessíveis que possam chegar no aluno. Quando digo materiais acessíveis, realmente é necessário que sejam materiais que temos em nosso dia a dia na creche ou escola, já que nem sempre haverá a possibilidade de contarmos com materiais mais caros ou elaborados e com isso a criança e o aluno não podem esperar. É necessário realizar o trabalho com o que temos hoje disponível. Outro ponto que trago é a adaptação da linguagem do educador para que possa tornar o conteúdo acessível à pessoa com deficiência, pensando em como facilitar a informação para o educando.
Mais um ponto que já tive uma experiência negativa na educação e que precisamos estar atentos, trata-se da questão da baixa visão, que também afeta e muito a vida não só dos educandos, mas também dos profissionais. Já trabalhei com uma colega com baixa visão e é um ponto que ainda precisa ser muito conversado e orientado para todos os profissionais da unidade escolar. Em uma oportunidade outra funcionária da creche enviou uma "piadinha" no grupo de whatsApp sobre uma pessoa que era considerada cega e havia entrado em um ônibus e ligou o celular, com isso foi julgada no vídeo. Nossa colega com baixa visão na creche também utilizava celular com letras em padrão grande para conseguir enxergar. É necessário nesse sentido realizar formações não só com professores, mas com todos os profissionais da unidade escolar sensibilizando a todas e todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Thiago Antonio da Silva Camini -
Tudo o que diz respeito a inclusão é desafiador, mas quando se trata da deficiência visual, acirra ainda mais. A formação nos cursos de licenciatura são limitadas a esse respeito, a estrutura das escolas também são limitadas, acessibilidade quase sempre são frágeis, tanto na rede particular quanto na rede pública, a rotina escolar é outro limitador, a garantia de 1/3 da carga horária não possibilita um planejamento tão amplo, ir além de preparar e corrigir atividades, planejar, fazer projeto, preencher diários, fazer atividades planejadas se torna um desafio, no entanto, ao deparar com um aluno cego, é necessário incluí-lo, sendo assim, ter a família como apoio é essencial, gestão e coordenação pedagógica de igual modo. Os desafios geram necessidade de reorganização das estruturas postas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Caique Pedro Augusto -
Acredito que os principais desafios no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual são os seguintes:
1º - O desafio da formação continuada: Todo educador precisa se dedicar permanentemente aos estudos sobre educação inclusiva, educação especial e diversidade, de maneira que seja capaz de ampliar seu repertório de conhecimentos, buscando os instrumentos necessários à melhoria do seu fazer, com autonomia, autoria, criatividade e respeito às diferenças.
2º - O desafio do fortalecimento das redes de apoio, para que o estudante seja integralmente acolhido, inclusive no que tange à dinâmica familiar e à articulação com os serviços de saúde: Não é possível encetar boas práticas de educação inclusiva sem que se estabeleçam, também, redes de apoio bem consolidadas, que ultrapassem os muros da escola e constituam parcerias e diálogos importantes na interlocução escola - sociedade. Portanto, é premente a realização de trabalhos colaborativos que articulem família, escola, serviços de saúde, assistência social, entre outros, a fim de assegurar plena dignidade humana e atenção integral ao educando.
3º - O desafio relativo à ampliação dos investimentos e políticas públicas de excelência, com vistas à garantia dos recursos de acessibilidade mais adequados a esse público-alvo da educação especial: Para além de esforços a níveis local e regional, é indispensável que se planejem e implementem políticas públicas de excelência a nível nacional, com vistas a legitimar e potencializar a aplicação dos recursos e tecnologias assistivas visando à inclusão qualificada e respeitosa dos estudantes com deficiência visual.
Em resposta à Caique Pedro Augusto

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Danilde Carvalho dos Anjos Baia -
O maior desafio para um professor na formação continuada são a adaptação na Tecnologias digitais, pois a maioria dos professores não manuseam essas ferramentas, apriori os professores conservadores são os que mais tem dificuldades que maior desafio de todos é os sensibilizando e mostrando a eles que como profissionais da educação , que com habilidades poderá desenvolver competências.
E Que a formação continuada é muito importante para sua real identidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Renata Rosetti Alves -
Dentre as inúmeras dificuldades percebidas no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual, o mais perceptível pra mim é como os materiais didáticos são feitos para serem visuais.
Textos, imagens, figuras, escrita no quadro, são práticas voltadas para pessoas sem deficiência visual, o que coloca pessoas cegas na desvantagem durante o processo de apreender um conteúdo.
A diferença não é naturalizada e o ensino não é democrático. Apesar das leis e resoluções, ainda fazemos educação de forma pouco Inclusiva e tanto alunos quanto professores não sabem lidar com diferenças no ambiente de aprendizagem.
As escolas não estão preparadas para atender pessoas com deficiência, seja em estrutura arquitetônica, seja em processos e corpo docente, ainda temos muito a caminhar.
Em resposta à Renata Rosetti Alves

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Isis Benevides Maia Ribeiro -
Eu concordo, infelizmente é outra realidade e é difícil se adaptar à ela, tanto a pessoa com deficiência, quanto o profissional educador. Se eu recebesse um aluno com deficiência visual, não saberia como agir, como ajudar, nem como ensinar, já que gosto de usar slides e materiais mais visuais. Seria um real desafio, acho que teria que utilizar modelos didáticos mostrando como é a estrutura biológica, como plantas, por exemplo. Comprar um modelo para mostrar quais são as partes de um fruto, como se fosse um modelo de partes de um planeta, e em cada parte teria o nome em Braille ou o relevo diferente... E uma abordagem bem diferente mesmo, tudo tem que ser feito com bastante cuidado e atenção aos detalhes.
Em resposta à Renata Rosetti Alves

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Leila Moraes Santos -
Muito bom o ponto sobre o livro didático, o que me trouxe curiosidade sobre a adaptação do mesmo. Decidi pesquisar um pouco e encontrei o Programa Nacional do Livro Didático Acessível (PNLD/Acessível), que desempenha um papel fundamental na inclusão de alunos com necessidades especiais na educação. Vou deixar o link do MEC, que fala um pouco sobre o programa.
Link: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/205-1349433645/88051-conheca-o-programa-de-livros-didaticos-para-estudantes-com-deficiencias-visuais#:~:text=Uma%20das%20principais%20a%C3%A7%C3%B5es%20para,e%20letras%20ampliadas%20em%20portugu%C3%AAs.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Isis Benevides Maia Ribeiro -
O processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual é desafiador, visto que é necessário superar várias barreiras e implementar estratégias específicas para garantir uma educação inclusiva e eficaz, fomentando também a prática de interação entre os alunos e reforçando seu lado social e comunicativo. Para que isso aconteça com sucesso, é necessário paciência e determinação, pois nem sempre o material pedagógico é adequado para estas pessoas, já que a maioria dos materiais educacionais é projetada para alunos que podem ver, o que torna difícil para os alunos com deficiência visual acessar informações em livros didáticos, documentos impressos e recursos visuais. É necessário adaptar esses materiais para formatos acessíveis, como braille, áudio ou texto digital com tecnologia de leitura de tela. Além destes materiais, o próprio aprendizado da alfabetização é um desafio, já que além de aprender as letras, o aluno precisará desenvolver o tato, a ordem de contagem dos pontos e o uso da punção e da reglete.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Barrocas dos Santos -
Olá, Isis. Concordo com seu pensamento e acrescento que seria muito interessante para nós professores utilizarmos essas TAs que você citou na rotina de suas aulas. Aulas com texto em áudio e materiais mais táteis desafiariam os estudantes a utilizar seus outros sentidos e se tornaria uma rotina para o professor desenvolver aulas com TAs.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayara Braga dos Santos -
Olá, pessoal!
Ao tentar responder a nossa primeira tarefa me deparei com o fato de que faço uso de imagens para praticamente tudo durante as minhas aulas e isso foi um grande desafio durante a criação do meu plano de aula. O acesso à informações visuais, acredito eu, juntamente com o acesso aos materiais didáticos deve ser o maior empecilho quando pensamos numa educação de fato inclusiva para alunos com alguma deficiência visual.
A utilização de gráficos, imagens e diagramas é comum para conceituar tópicos e alunos com deficiência visual podem ter dificuldade em compreender sem as adaptações necessárias, se faz necessário oferecer descrições verbais ou táteis dos materiais. Além disso, a produção de versões de materiais didáticos e até mesmo de informações como notas e anotações em braille, áudio ou formatos digitais acessíveis é precária, porém, fundamental para superar esse desafio. Tive a oportunidade de visitar a Bienal do Livro deste ano e só me recordo de um stand com livros em Braille, e a maioria dos títulos era próprio da editora em questão.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Barrocas dos Santos -
A maior dificuldade da pessoa com deficiência visual é encontrar professores que entendam suas necessidades, sejam aptos para adaptar suas aulas e tenham proatividade em fazer seu melhor para seus alunos. Em outras disciplinas tivemos acesso a artigos explicando que pessoas com deficiência progrediram na educação devido aos professores que utilizavam recursos adaptados para atender a necessidade de seus alunos. Quando estes alunos se deparavam com professores inflexíveis, tinham muitas dificuldades que desenvolver habilidades daquela disciplina e, em algumas situações, eram reprovados. Portanto, encontrar professores cientes de sua responsabilidade em derrubar as barreiras que limitam seus alunos de aprender, é um dos maiores desafios de pessoas com deficiência visual.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Danilde Carvalho dos Anjos Baia -
Boa noite!
Gostaria de compartilhar com vocês o que eu tenho vivenciado a anos, eu moro em uma cidade aqui no pará que infelizmente a dificuldade pelo ensino inclusivo é bastante desafiador, as escolas não tem nem um processo pelo ensino e prendizagem para aluno com qualquer tipo de deficiência, principalmente para alunos cegos, conversando com uma amiga perguntei à ela se na escola que ela lenciona tem algum aluno com deficiência visual ou qualquer outro tipo de deficiência ela respondeu que não, então eu pergunto a vocês é justo isso? até quando nós país de alunos inclusivo vamos ter quer passar por isso? será que é preconceito que nossos filhos vivem? e o que temos que fazer para que isso tudo mude?
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Solivan Sousa Morais -
Também observo a mesma situação na cidade onde moro, cidade pequena do interior do Maranhão onde infelizmente a inclusão não chega a todos, quando se trata de deficiente visual percebe-se que os desafios são astronômicos, não tem professor qualificado, não tem material didático nem de apoio.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Leila Moraes Santos -
O primeiro momento seria um grande desafio, que daria aquela ansiedade e logo vem à cabeça o “não estou preparado”. Partindo do princípio de conhecer esse aluno e suas necessidades, seria imprescindível conversar com ele e ver suas preferências, seus feedbacks em relação ao material pedagógico, quais alternativas podemos buscar, etc. Seria um momento de se reinventar, já que usamos muitos recursos visuais. Ao pensar sobre a temática me faz lembrar da escola quando uma aluna cega chegou; ela era de uma série inferior à minha e foi uma mobilização geral entre os professores, a turma e posteriormente os outros alunos. Ainda me lembro da minha professora de português chegando na sala toda animada porque a escola iria conseguir uma máquina de escrever para ela. Me formei no ano em que ela entrou, e durante esse período, pude ver algumas das adaptações que a escola, os professores e principalmente a turma passaram.
A imprevisibilidade faz parte da nossa profissão; nunca estaremos preparados para todas as situações que surgem no dia a dia escolar. Como destacado pelos colegas, é importante uma formação contínua. Nós, professores, nunca deixamos de aprender e buscar o conhecimento, por mais que seja exaustivo. Com o apoio necessário, o engajamento e o trabalho colaborativo de toda a comunidade escolar, sem dúvida, é possível desempenhar um bom trabalho.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Solivan Sousa Morais -
Como destacado pela maioria dos colegas aqui no fórum os principais desafios estão relacionados a formação dos professores para atender esse público, assim como a ausência de materiais didáticos e de apoio específico para esses alunos, até mesmo na sala de atendimentos multifuncionais não são acessíveis o uso desses materiais. Muito relevante o destaque de Danilde Carvalho quanto a exclusão que ainda ocorre principalmente dos deficientes visuais nas pequenas cidades do interior, infelizmente é um fato, as escolas não estão preparadas para incluir de fato o deficiente visual.

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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Rodrigo Ferreira Cavalcante -
Na minha concepção a respeito do ensino para alunos com deficiência visual, eu gostaria de ser mais positivo, mas preciso reconhecer minhas limitações e também as adversidades encontradas nas escolas públicas. Entrei neste curso a partir do momento que reconheci que dentro de um público geral (sala de aula) existem outros públicos com mais especificidades. Além de me sentir despreparado para essa prática com um público mais especifico por não estar familiarizado, ainda existem as limitações físicas das escolas públicas, como a falta de materiais didáticos em braille, recursos tecnológicos limitados ou ausentes. Algo que percebi em alguns dos comentários dos colegas, é a dificuldade dos pais conseguirem manter seus filhos nas escolas, pois podem existir fatores que não sejam favoraveis a permanência deste estudante, seja pela familia ou pela escola. Devo reconhecer que em minha vivência, como estudante e também como professor, nunca me deparei com a realidade de encontrar estudantes nas escolas com deficiência visual. Infelizmente são duras as realidades que encontramos, e por isso nós professores temos que fazer essa ponte para a inclusão desses estudantes, garantindo o direito deles.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana dos Santos Moreira -
O processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual pode ser desafiador, exigindo adaptações e estratégias específicas para garantir uma educação inclusiva e de qualidade. Algumas das possíveis dificuldades e desafios que esses alunos podem enfrentar incluem:

---> Acesso a materiais didáticos: Os alunos com deficiência visual muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar materiais impressos ou visuais, como livros, gráficos e slides. Isso requer a disponibilidade de versões em Braille, áudio ou formatos digitais acessíveis.

---> Comunicação visual: Muitas informações são transmitidas visualmente na sala de aula, como gestos, expressões faciais e demonstrações na lousa. Alunos com deficiência visual podem perder essas informações importantes.

---> Independência: Alguns alunos com deficiência visual podem enfrentar desafios em se deslocar de forma independente na escola, o que pode afetar sua participação em atividades fora da sala de aula.

---> Ferramentas e tecnologia assistiva: A aprendizagem pode ser dificultada se os alunos não tiverem acesso a ferramentas e tecnologia assistiva adequadas, como leitores de tela, ampliadores de tela e dispositivos de reconhecimento de voz.

---> Falta de conscientização: Professores e colegas de classe podem não estar cientes das necessidades específicas dos alunos com deficiência visual, o que pode levar à falta de apoio adequado e compreensão.

---> Adaptação de currículo: O currículo padrão pode precisar ser adaptado para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência visual, o que pode ser desafiador para os educadores.

---> Atividades práticas: Atividades práticas, como laboratórios de ciências ou aulas de educação física, podem exigir adaptações para garantir a participação plena dos alunos com deficiência visual.

---> Apoio emocional: Alunos com deficiência visual podem enfrentar desafios emocionais devido à sua condição, como isolamento social, baixa autoestima e ansiedade.

---> Treinamento de professores: Professores podem não estar adequadamente treinados para atender às necessidades específicas de alunos com deficiência visual, o que pode afetar negativamente o processo de ensino.

---> Acessibilidade digital: A falta de acessibilidade em plataformas e recursos digitais pode limitar a participação dos alunos com deficiência visual em atividades online.

É importante abordar essas dificuldades e desafios por meio de estratégias de ensino inclusivas, adaptações curriculares, suporte tecnológico e treinamento adequado para professores. A inclusão efetiva de alunos com deficiência visual promove um ambiente educacional mais equitativo e diversificado, beneficiando todos os estudantes.