Olá,
Eu já conheço alguns softwares capazes de auxiliar estudantes com deficiência visual, porém não tenho total conhecimento a respeito do funcionamento desses softwares e nem conheço muitos outros, já cheguei a acompanhar o NVDA e já cheguei a instalar para testar o Dosvox, mas sem ir muito a fundo nele.
Acredito que os possíveis desafios por parte das escolas no uso destes softwares computacionais, não seja o software em si, considerando que são leves e de certa forma são intuitivos quanto a seu uso, mas vejo um grande problema em termos a disponibilidade em fornecer computadores ou notebooks para estas pessoas a depender da escola em que estão inseridas, em meu local de trabalho, no momento não possuímos nenhum estudantes com deficiência visual, mas já tivemos e possuímos pessoas que trabalham conosco que possuem e utilizar estes softwares, diante disto, acredito que para nós seria tranquilo aplicarmos em sala de aula.
Porém, temos que verificar que em muitas escolas, estas pessoas não conseguem um notebook e ou um computador para seu uso sempre, e em muitos casos, quem deveria realizar a inclusão destas pessoas também não sabe como faze-la de forma adequada, deixando de lado em muitas aulas, principalmente ao passar vídeos, demonstrar imagens, que deveria se ter uma descrição do que está sendo passado.
É importante, conscientizarmos a todas as pessoas sobre o uso correto da tecnologia a nosso favor, e que utilizar notebooks, computadores ou tablets em sala de aula, desde que sejam da escola, (para não excluirmos os que não tem condições de comprar) tem diversos fatores positivos, desde incluir digitalmente os estudantes, quanto o de dar a oportunidades dos estudantes com deficiência visual, poderem contar com estas tecnologias assistivas que são tão acessíveis.