Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

Número de respostas: 45
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Leila Curcino Alves -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023 de uma instituição de ensino é um documento estratégico que define as diretrizes, metas e objetivos da instituição para um período específico. Com base no PDI desse período, é possível fazer várias reflexões e análises:

Missão e Valores: O PDI geralmente começa definindo a missão, visão e valores da instituição. É importante refletir sobre como essas declarações se alinham com a realidade da instituição e como são percebidas pelos membros da comunidade acadêmica.

Metas e Objetivos: O PDI estabelece metas e objetivos estratégicos para a instituição. É importante avaliar se essas metas são relevantes, mensuráveis e alcançáveis e se a instituição está progredindo em direção a alcançá-las.

Políticas de Ensino: O PDI geralmente aborda políticas relacionadas ao ensino, como currículos, métodos de ensino, qualidade acadêmica e inovação pedagógica. É importante considerar como essas políticas afetam a qualidade do ensino na instituição.

Pesquisa e Extensão: Muitas instituições incluem metas relacionadas à pesquisa e extensão. É interessante analisar como a pesquisa e a extensão estão sendo promovidas e como estão contribuindo para a missão da instituição.

Inclusão e Diversidade: O PDI pode abordar questões de inclusão e diversidade na instituição. É importante refletir sobre como a instituição está promovendo a diversidade, a igualdade de oportunidades e a inclusão de grupos sub-representados.

Infraestrutura e Recursos: O documento também pode falar sobre planos de expansão, investimentos em infraestrutura e alocação de recursos. É importante considerar como esses recursos estão sendo utilizados para melhorar a qualidade da educação e da pesquisa.

Avaliação e Monitoramento: O PDI geralmente inclui indicadores de desempenho e mecanismos de avaliação para acompanhar o progresso em relação às metas estabelecidas. É importante refletir sobre como a instituição está monitorando seu próprio desempenho e fazendo ajustes quando necessário.

Em resumo, o PDI 2019/2023 é um guia estratégico que fornece uma visão geral das prioridades e objetivos da instituição. Analisar esse documento pode ajudar a compreender as intenções e direções da instituição e identificar áreas que podem exigir mais atenção ou ajustes para melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa.
Em resposta à Leila Curcino Alves

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Maria Alice Nascimento Santos -
Para alinhar satisfatoriamente a missão, visão e valores institucionais, a instituição pode implementar ações como desenvolvimento de programas de capacitação docente para promover uma educação de alta qualidade, promover a diversidade por meio de políticas inclusivas de recrutamento e oferecer suporte à pesquisa e extensão por meio de investimentos em laboratórios e parcerias externas.
Em resposta à Maria Alice Nascimento Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por João Paulo Rodrigues dos Santos -
Penso que as ações que você elencou, colega, podem colaborar, e muito, para efetivar a missão, a visão e/ou os valores institucionais.
Em resposta à Maria Alice Nascimento Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Jeciara Rodrigues Barbosa -
Foi muito bem elaborado e explicado a missão, a visão e/ou os valores institucionais, todavia as instituições são cada vez mais carentes de professores pois os mesmo não sao valorizados num pais que mais estuda mais desvalorizado é, então temos apenas cobrança de resultados para não haver evasão, mas e qualidade de seus docentes e gestores ?. um ponto a se pensar.
Em resposta à Jeciara Rodrigues Barbosa

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Layane Evelin Vieira Rodrigues -
Exatamente. Valorizar o profissional educador é um elemento muito importante que deve constar no PDI de uma instituição educacional. Além de políticas que promovam a capacitação contínua deste profissional.
Em resposta à Leila Curcino Alves

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Leandro Silva de Souza -
O PDI, se assemelha ao plano de negócio de uma empresa, um documento que contém os valores, missão e visão e também todo um roteiro a ser executado pelos membros da gestão.
Em resposta à Leila Curcino Alves

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Vagner Luiz da Fonseca -
Excelente resposta!
Deu uma visão bem abrangente. Eu associei logo ao PPP das nossas escolas do ensino regular, mas observando o PDI a gente começa a ter uma outra dimensão do que são os IFs.
Em resposta à Leila Curcino Alves

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Marcos Paulo Silva Pereira -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023 de uma instituição de ensino desempenha um papel fundamental na definição do rumo e das metas dessa instituição ao longo de um período específico. É um documento estratégico que merece nossa atenção e análise crítica, pois tem implicações diretas na qualidade da educação e da pesquisa oferecidas.

Primeiramente, o PDI inicia sua jornada definindo a missão, visão e valores da instituição. Estas declarações representam a essência da instituição e, portanto, é crucial avaliar se elas refletem de maneira precisa a realidade e a identidade da instituição. Além disso, é importante considerar como essas declarações são percebidas pelos membros da comunidade acadêmica, pois isso pode influenciar o engajamento e a coesão da comunidade.

As metas e objetivos estabelecidos no PDI são a espinha dorsal da estratégia institucional. Devemos questionar se essas metas são realistas e mensuráveis, e se a instituição está realmente progredindo em direção a alcançá-las. Um PDI eficaz deve orientar a instituição na direção certa, motivando-a a buscar constantemente a excelência.

No que diz respeito às políticas de ensino, o PDI aborda questões cruciais como currículos, métodos de ensino, qualidade acadêmica e inovação pedagógica. Essas políticas têm um impacto direto na experiência dos alunos e na qualidade da educação. Portanto, é essencial analisar como essas políticas estão sendo implementadas e como estão afetando positivamente o aprendizado dos estudantes.

A pesquisa e a extensão são componentes vitais da missão de muitas instituições de ensino. É fundamental avaliar como o PDI está promovendo e apoiando essas atividades, e como elas estão contribuindo para a missão da instituição e para a produção de conhecimento relevante.

Outro aspecto importante é a inclusão e a diversidade. O PDI pode conter metas e estratégias para promover a igualdade de oportunidades e a inclusão de grupos sub-representados. A análise dessas políticas e a sua eficácia podem ajudar a determinar se a instituição está comprometida com a diversidade e a equidade.

A alocação de recursos e investimentos em infraestrutura também merecem escrutínio. Os recursos financeiros e físicos são essenciais para a realização das metas estabelecidas no PDI. Portanto, é necessário avaliar se esses recursos estão sendo utilizados de forma eficaz para melhorar a qualidade da educação e da pesquisa.

Por último, mas não menos importante, a avaliação e o monitoramento são essenciais. O PDI geralmente inclui indicadores de desempenho e mecanismos de avaliação para acompanhar o progresso em relação às metas estabelecidas. É importante que a instituição esteja comprometida com um ciclo contínuo de avaliação e ajustes, de modo a garantir que o PDI seja um documento dinâmico que guie o desenvolvimento institucional de forma eficaz.

Em conclusão, o PDI 2019/2023 é mais do que um simples documento estratégico; é o mapa que orienta uma instituição de ensino em sua jornada de desenvolvimento e crescimento. A análise crítica desse documento é fundamental para garantir que a instituição esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos e proporcionar uma educação de qualidade. Portanto, é uma responsabilidade compartilhada de todos os membros da comunidade acadêmica entender, questionar e contribuir para o sucesso do PDI.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Rodiney Marcelo Braga dos Santos -
Olá!
Um dos objetivos estratégicos do plano de desenvolvimento do IFMG é "viabilizar o desenvolvimento e a adoção de metodologias inovadoras com foco no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, por meio do incentivo a projetos de ensino, pesquisa, extensão e capacitação docente". A exemplo, das ações consolidadas destaca-se "dar subsídio ao mapeamento situacional, aos setores de infraestrutura e gestão de pessoas quanto ao cumprimento das determinações de acessibilidade previstas em lei e quanto ao quadro funcional de profissionais destinados ao atendimento educacional especializado de alunos e servidores, conforme as demandas apresentadas pelos campi". Em consulta ao relatório de gestão institucional, verificou-se os seguintes resultados qualitativos em 2022: [1] redimensionamento periódico do quadro de estudantes acompanhados pelos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEEs), bem como da força de trabalho destinada ao atendimento educacional especializado, realizado após o resultado final dos processos seletivos de ingresso aos cursos de nível técnico e de graduação do IFMG e [2] continuidade do Programa de Atendimento Educacional Especializado do IFMG, possibilitando a seleção de bolsistas externos e monitores internos de inclusão e contratação de profissionais de nível superior especializado no atendimento a PCDs por meio de processo licitatório.
Em resposta à Rodiney Marcelo Braga dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Márcio Douglas de Carvalho e Silva -
Rodiney, é enriquecedora a forma como o seu texto está estruturado, apresentando o objetivo estratégico do plano de desenvolvimento do IFMG relacionado à melhoria do processo ensino-aprendizagem e à inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. Muito interessante também seria vermos como essas ações são executadas na prática, e os seus impactos reais na sociedade acadêmica.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Maria Dasdores dos Santos -
satisfatoriamente o que preveem a missão, a visão
e/ou os valores institucionais e quando todos tem um dialogo de crescimento para favorecer , contribuindo e acompanhando melhoras dificuldades físicas do espaço, e também dificuldade do estudante , vendo possibilidades de melhor em crescer em luta em classe.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Vanessa Coelho de Andrade -
É interessante notar como os Institutos Federais (IFs) têm desempenhado um papel fundamental na educação superior, oferecendo uma variedade de cursos que atendem às demandas regionais e nacionais. A alternativa que destaca a possibilidade de oferta de cursos de bacharelado em áreas diversas me chamou a atenção, mostrando que a diversificação das opções educacionais é uma das características marcantes dos IFs. Isso demonstra a importância de adaptar a oferta de cursos de acordo com as necessidades locais e regionais, em vez de seguir um padrão único e rígido. Assim, os IFs contribuem significativamente para a formação de profissionais qualificados em várias áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão inseridos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Wallison Brandão Vieira -
Considerando o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019/2023, em seus parâmetros norteadores, cabe refletir, antes de se estipular a aplicabilidade prática da missão, visão e valores, em que se situa o teor e as possíveis brechas semânticas e simbólicas que podem representar, uma vez que, um termo pode assumir significados distorcidos ou mesmo apresentar uma proposição negativa atrelada a ideais enviesados ideologicamente. É preciso se ter muito cuidado, quando se redige uma postura de uma entidade publica, pois mesmo que não intencionalmente, o descrito resume as intencionalidades da instituição, podendo assumir sentidos restritivos . Nesse sentido, frases como "articulada com as demandas da sociedade", e termos como "Empreendedorismo", transpostos no PDI 2019/2023, como focos da premissa de visão e valores respectivamente, remontam ou mesmo dão margem para interpretações equivocadas, visto que, a demanda social, repercute como uma direção verticalizada, que se mostra muito mais como uma conjuntura de compactação do que de formação e consciencialização. Já em relação ao mote de empreendedorismo, a relação ambígua e contraditória que esse formato apresenta denota, o incentivo ao prisma individualista, meritocratico como características centrais em contrate com o também proposto, sob a forma de formação humanitária e valorização das pessoas. Em suma, para além da preocupação concreta, a simbólica e semântica, precisa fazer parte da agenda desse plano, afim de se concretizar em sua efetividade plena.
Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por João Paulo Rodrigues dos Santos -
Colega, ao ler seu texto, eu fiquei me perguntando se se trata mesmo de uma possível visão 'equivocada', a partir dos termos citados por você (empreendorismo), encontrados no PDI 2019/2023. Isso porque, compreendo que há uma tendência de comportamento individualizado, que cria o espatalho da meritocracia, que serve apenas para ser alvo de crítica, quando, na verdade, todos sabem que não é possível valorizar as pessoas sem que se leve em conta a (lógica da) coletividade. Isto é, uma formação que integre, inclua e coletivize os saberes, deve ser o norte de um Plano de Desenvolvimento Institucional, sem que se perda de vista, claro, o bem-estar, por assim dizer, da própria instituição, e por bem-estar institucional, deve-se entender o bom acolhimento e boa formação dos discentes, posto que é para tal finalidade que as instituições de ensino (em âmbito municial, estadual ou federal) se destinam.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Rafaela Ribeiro da Silveira -
Para atender a missão, a visão e/ou os valores institucionais, os institutos federais podem trabalhar continuamente na busca pela melhoria continua de seus processos educacionais, como na qualidade do ensino que entregam, da estrutura física que é ofertada podendo ser melhorada e ampliada, valorizando a pesquisa e também todo trabalhador que atua nestas instituições.
Em resposta à Rafaela Ribeiro da Silveira

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Renata de Sousa Borges -
Concordo com o exposto colega! E por isso acredito ser também necessário ouvir as opiniões dos docentes, discentes e da própria comunidade, buscando sempre a melhoria contínua!
Em resposta à Rafaela Ribeiro da Silveira

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Jenniffer Cecília Noronha de Faria -
Concordo com o exposto pela colega. Ações diretas em todos os atores envolvidos nos Institutos Federais (discentes, docentes e técnicos) são fundamentais a fim de refletir melhoria na missão, visão e/ou valores institucionais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Karina Ribeiro Soares Reis -
Olá,
Seguem as minhas reflexões com base no PDI 2019/2023, sobre possíveis ações a serem desenvolvidas de forma a se atingir satisfatoriamente o que preveem a missão, a visão e os valores institucionais.

Um conjunto de ações que podem ser implementados é a realização de pesquisas sobre a comunidade escolar para entender as suas necessidades nas pautas da cidadania que contempla a inclusão e a diversidade, a partir dessas pesquisas formular um ensino de acordo e ações de extensão após o ensino para que os educandos possam por em prática oque aprenderam.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Vitória Régia Lopes dos Santos -
Para cumprir sua missão de ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional o IFMG pode elaborar um plano estratégico que envolva aprimorar a qualidade do ensino, promover a pesquisa, fomentar a extensão universitária, fortalecer a formação cidadã, desenvolver parcerias locais, avaliar e medir resultados, promover a internacionalização, garantir acessibilidade e inclusão, comunicar e engajar a comunidade. Nesse sentido, algumas ações que podem ser promovidas seriam a Participar de iniciativas regionais que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade, criar programas de incubação tecnológica de pequenas empresas, Introduzir disciplinas ou programas que promovam valores cidadãos, éticos e sociais. Incentivar o voluntariado e a participação dos estudantes em atividades comunitárias. Realizar eventos e palestras sobre temas relacionados à cidadania e responsabilidade social. Realizar eventos abertos à comunidade para divulgar o trabalho da instituição.
Em resposta à Vitória Régia Lopes dos Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Leonardo Pena Testasicca -
Prezados colegas e professor.

É bastante importante que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) seja amplamente divulgado e que envolva ativamente todas as partes interessadas na sua implementação. Um PDI transparente e participativo não apenas define a direção estratégica de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, mas também cria um senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada. Quando todos os membros da comunidade acadêmica têm a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do plano e compreendem claramente suas metas e prioridades, isso promove um compromisso coletivo em direção à excelência educacional e à promoção da pesquisa e extensão. O PDI torna-se, assim, não apenas um documento, mas uma bússola que orienta a instituição a atingir seus objetivos de forma eficaz, adaptando-se às necessidades em constante evolução da sociedade e do ambiente acadêmico.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Marcel Souza Castro de Abreu -
As alterações propostas na missão, visão e valores do PDI do IFMG 2014/2018 para o de 2019/2023 demonstraram um amadurecimento da instituição em relação às experiências vivenciadas no quinquênio anterior, promovendo a melhoria contínua nos principais elementos que norteiam as ações do IFMG nos próximos anos, acompanhando a evolução tecnológica e social que acontece constantemente decorrente da globalização.
Para efetivação da missão proposta no PDI é importante primeiramente pensar na valorização profissional e formação continuada dos educadores para que estejam qualificados para a oferta de um ensino de qualidade, com metodologias inovadoras, que consiga engajar os alunos para a participação nas atividades educacionais promovendo um processo de ensino-aprendizagem que transcenda a didática tradicional, despertando no aluno o interesse de prosseguir na instituição para cursar os próximos níveis de formação, efetivando dessa forma a verticalização do ensino. Para que haja melhorias na qualidade do ensino, os investimentos na área educacional devem ser proporcionais às ações planejadas no PDI da instituição, garantindo o acesso e permanência dos estudantes e qualificação contínua dos profissionais da educação.
Em relação à visão descrita no PDI 2019/2023, é importante a instituição estar alinhada com as práticas de uma gestão que valoriza os conceitos de ESG (ambiental, social e governança) com práticas sustentáveis que começam na instituição e gere uma cultura sustentável para toda a comunidade como por exemplo coleta seletiva dentro dos diferentes campi, programas de reciclagem de resíduos sólidos da instituição, programas de reflorestamento do entorno de todos os campi e na comunidade local, programas sociais para atendimento das demandas da comunidade pelos profissionais e estudantes da instituição como prestação de serviços jurídicos, atendimentos psicológicos, acompanhamento médico, práticas esportivas para a comunidade, eventos culturais abertos à comunidade tais como: teatro, atrações musicais, sarau literário, biblioteca comunitária, criação de um núcleo de diversidade na instituição para dar voz e visibilidade aos estudantes que são constantemente oprimidos pela sociedade, investir em acessibilidade na infraestrutura da instituição para permitir o acesso, permanência e inclusão de pessoas com deficiência nos campi. A visão no PDI está intimamente ligada aos valores da instituição, que adotando na prática o ESG com uma governança corporativa comprometida com a ética e transparência em suas decisões que impactam tanto na comunidade acadêmica quanto na comunidade geral, promovendo a inclusão e a diversidade nos campi além de uma formação de qualidade, com preocupação com as demandas sociais e ambientais, promovendo a sustentabilidade trazendo benefícios para toda a sociedade.
Em resposta à Marcel Souza Castro de Abreu

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Marcel Souza
O documento PDI 2019/2023 é fruto do trabalho, dos anseios e das discussões de gestores, servidores, alunos e comunidade externa. Deve possibilitar a orientação das atividades desenvolvidas na Instituição durante os próximos cinco anos. Sua construção conjunta e democrática engloba desde a avaliação da situação atual até a constituição das diretrizes para promover o desenvolvimento acadêmico, organizacional e estrutural do IFMG.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Renata Lima Cremasco -
Acredito que, para o IFMG atingir seu plano de maneira satisfatória, a instituição deve estar envolvida de forma participativa com a comunidade acadêmica; estar atentas às mudanças no cenário político, econômico e social, bem como às tendências educacionais e tecnológicas; manter uma comunicação transparente com todas as partes, incluindo relatórios regulares sobre o progresso do PDI e a promoção de canais de comunicação abertos para feedback e sugestões e investir na capacitação e desenvolvimento de pessoal.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Viviana Patricia Kozlowski Lucyk -
Com relação ao PDI 2019/2023 do IFMG, um ponto que me chamou a atenção foi a abrangência do aspecto democrático atingido pelo recurso da gamificação, o qual possibilitou ampla participação da comunidade da instituição. Participação está que contribuiu para identificar as reais necessidades da instituição. Na apostila cita-se que o PDI 2019/2023 “revela uma instituição mais concentrada em aspectos humanos como a inclusão social, a sustentabilidade e a articulação com as demandas locais, e não somente com a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, como o documento anterior.” Pensando nestes aspectos mais humanos evidenciados pelo novo PDI sugiro como possíveis ações:
- Buscar redes de relacionamento para atendimento de pessoas da comunidade acadêmica que necessitam de tratamento psicológico e/ou orientação jurídica.
- Realizar levantamento e monitoramento dos estudantes com necessidades especiais no campus.
Em resposta à Viviana Patricia Kozlowski Lucyk

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Viviana
O IFMG propõe que a organização curricular de seus cursos seja estruturada sob a perspectiva da indissociabilidade entre teoria e prática, viabilizando a oferta de um ensino que possibilite a integração dos conhecimentos, numa concepção interdisciplinar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por João Vitor Caldas Santos -
Primeiramente, no meu entendimento, precisa-se conceituar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) não apenas como um requisito básico ou documento obrigatório, burocrático e imutável, mas também como um instrumento de planejamento e de gestão da missão, da visão, dos valores, dos objetivos, das estratégias e dos rumos da instituição. Para mais, como qualquer documento norteador de uma instituição organizacional, o PDI precisa, além do ponto de vista acadêmico, com relação às políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão, do ponto de vista prático, funcional, estrutural, financeiro e sustentável da instituição. Nesse sentido, como instrumento orgânico, mutável, flexível e representativo, o PDI precisa ser construído com base em discussões amplas, consultando todos os segmentos envolvidos (discentes, docentes, servidores, sociedade, regiões, empresas), gerando o sentimento de pertencimento, com o objetivo maior de fortalecer o perfil, a atuação e a repercussão da instituição. Todos esses conceitos vão ao encontro do conteúdo da disciplina e das publicações dos colegas.

Quanto às reflexões sobre o PDI 2019/2023 do IFMG, entende-se que houve um amadurecimento geral da instituição, englobando: a tríade ensino, pesquisa e extensão na missão; aspectos sociais, ambientais e culturais, para além dos educacionais, na visão; e de valores mais amplos, abrangentes e atuais. No que diz respeito às possíveis ações para atingir todos esses objetivos, uma sugestão é criar várias frentes, formadas por grupos de discentes, docentes, servidores, sociedade, que atuem em projetos direcionados para cada missão, visão e/ou valor da instituição. De forma prática, seria criar um grupo com o objetivo de realizar algum projeto (simpósio, palestra, semana prática, concurso, dinâmica, competição...) para cumprimento de determinado objetivo dentro do aspecto “Empreendedorismo” dos valores da instituição. De maneira análoga, para o aspecto “Sustentável” da visão da instituição. Esses grupos, sendo rígidos ou flexíveis, grandes ou pequenos, precisam traçar metas alcançáveis e passíveis de verificações qualitativas e quantitativas. Em termos práticos, para a análise qualitativa, seria uma avaliação antes e após uma palestra acerca da visão “Inclusão”; e para a análise quantitativa, uma quantidade mínima de palestras , bem como de participantes e ouvintes. Obviamente, seriam ações iniciadas e ampliadas paulatinamente, sendo analisadas e aperfeiçoadas com o progresso contínuo dos projetos, sendo sempre consultados todos os envolvidos.
Em resposta à João Vitor Caldas Santos

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Ulisses dos Santos Gonçalves -
Boa tarde a todos. João, concordo contigo. É importante que o documento construído seja de fato algo participativo e que seja de fato norteador dos processos que envolvam o campus, e não apenas um documento "pro forma" para atender burocracias, como acontece com os PPP's das escolas, que são copiados e colados de um ano pro outro. É importante consultar e manter a comunidade acadêmica em constante diálogo sobre o documento, para que possa ser sempre atualizado de acordo com os anseios. Outro ponto que me chama a atenção é o ponto "inclusão", que sequer deveria constar do documento como algo "desejável" ou "opcional", entende? Deve ser algo inerente ao processo educacional seja em qualquer instância administrativa.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Victor Lucas Caldeira -
O escopo do PDI remeteu diretamente um documento chamado PPP (projeto político pedagógico) que existe na rede estadual de educação onde atuo. Esse documento serve como identidade norteadora da instituição e que deve ser constituído através da gestão democrática. Achei pertinente a utilização da gamificação para impulsionar a participação da comunidade como um todo. Acredito que a variabilidade de formato seja positiva nesses processos. Em relação as ações a serem desenvolvidas de forma a se atingir satisfatoriamente o que preveem a visão e o reconhecimento externo, acredito que além do ensino, a pesquisa e extensão sejam núcleos essenciais para isso. A extensão como ação colaborativa com a comunidade, é uma forma de compartilhar conhecimentos com o público externo. (sociedade). E o tripé da pesquisa pode elevar elevar o nível de cultura geral e estimular a pesquisa científica nas áreas do conhecimento. Acredito que o caminho seja esse. Outra forma de atingir satisfatoriamente o que preveem a missão, a visão e/ou os valores institucionais é colocando ações que sejam plausíveis e realizáveis.
Em resposta à Victor Lucas Caldeira

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Victor
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é uma ferramenta estratégica de planejamento e gestão adotada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais para nortear sua filosofia de trabalho, partindo da definição da missão a que se propõe, de seus valores e de sua visão para o futuro.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Roberto Marques Rodrigues -
Considerando o PDI 2029/2023 do IFMG, ser uma instituição que atende a missão, a visão e os valores que estão no seu PDI é sem dúvidas requisito essencial para uma isntituição de qualidade. Nesse sentindo, penso em algumas ações que podem ser utilizadas pelas isntituições a fim de atender aos tópicos citados anteriormente.
missão: Proporcionar cursos que atendam as demandas regionais, além de trabalhar em parceria com empresas e orgãos públicos a fim de ofertar oportunidades para os estudantes se desenvolverem e desenvolverem papéis importantes junto a eles. Além disso, focar num ensino mais verticalizado, a fim de proporcionar uma formação mais completa, flexível e que capacite mais os estudantes.
Visão: Apresentar políticas de insclusão e sustentabilidade. As instituições de ensino são pequenos "Recortes" da sociedade em que estão inseridas, sendo assim, nada mais justo que proporcionar oportunidades de ensino para todos com equidade. Além disso, desnvolver ações de sustentabilidade na insituição e na comunidade.
Valores: Prezar pela qualidade dos profissionais e ambientes da instituição é um tópico importante na busca pela qualidade de ensino. Destaco também os valores éticos e a transparência da instituição.
Em resposta à Roberto Marques Rodrigues

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa noite Roberto
A definição da missão, visão e valores é indispensável para a construção de uma identidade que impacta na estratégia organizacional, já que instrui o planejamento estratégico e serve de referência para a mensuração dos resultados.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Com base no PDI 2019/2023, acesse o Fórum Obrigatório da semana e publique suas reflexões sobre possíveis ações a serem desenvolvidas de forma a se atingir
satisfatoriamente o que preveem a missão, a visão e/ou os valores institucionais.

Para atingir satisfatoriamente a missão, visão e valores institucionais, aqui estão algumas possíveis ações que podem ser desenvolvidas como definir metas e objetivos claros e mensuráveis que estejam alinhados com a missão, visão e valores da instituição.
O PDI é essencial para o credenciamento ou o recredenciamento das instituições de ensino junto ao MEC, bem como para que a instituição obtenha autorização para ofertar cursos de graduação e de pós-graduação. Nele devem ser explicitados, dentre outros aspectos, a missão, os objetivos e as metas da instituição, o projeto pedagógico e sua organização didático- pedagógica, o cronograma de implantação e desenvolvimento de cada curso, a oferta de cursos e programas de pós-graduação, o perfil do corpo docente e dos tutores que atuam na modalidade de educação à distância, sua organização administrativa e suas políticas de gestão, projeto de acervo acadêmico em meio digital, sua infraestrutura física e instalações acadêmicas, demonstrativo de sustentabilidade financeira e as especificações sobre a oferta de educação à distância.
A elaboração e atualização do PDI deve ser feita periodicamente seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, da Presidência da República, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.
Referências:
https://www.ifmg.edu.br/portal/pdi/o-que-e-o-pdi
PACHECO, Eliezer. Fundamentos Político-Pedagógicos dos Institutos Federais: Diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Editora IFRN: Natal, 2015.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Michael Santos Duarte -
O Plano de Desenvolvimento Institucional 2019/2023 norteia o planejamento, as ações e o diálogo com a sociedade, sempre com o intuito de atender às demandas relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão nas regiões em que a instituição atua e no IFMG foi construído a partir de três textos fundamentais apresentados através da missão, a visão e os valores institucionais da instituição.

A missão proposta é "ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional". Uma possível ação a ser desenvolvida de forma a se atingir satisfatoriamente o que prevê a missão é realizar a qualificação dos docentes e técnicos administrativos focando em estratégias que potencializem a formação cidadã dos estudantes e alinhadas com os arranjos produtivos locais de cada campi.

A visão proposta é "ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade". Uma possível ação a ser desenvolvida de forma a se atingir satisfatoriamente o que prevê a visão é promover programas institucionais através da disponibilização de recursos em editais internos para promoção da inovação, sustentabilidade e inclusão social.

Enquanto os valores institucionais propostos são "ética, transparência, inovação e empreendedorismo, diversidade, inclusão, qualidade do ensino, respeito, sustentabilidade,
formação profissional e humanitária, valorização das pessoas". Uma possível ação a ser desenvolvida de forma a se atingir satisfatoriamente o que preveem os valores institucionais é a criação de um calendário institucional de eventos que promovam a difusão de cada um dos valores.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Vicente de Paula Cruz -
Resumidamente podemos dizer que, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) cumpre um requisito legal previsto pela Lei N° 10.861/2004 [26] e também previsto pelo Decreto N° 5.773/2006 [27]. Posteriormente, o Decreto N° 5.773/2006 foi revogado pelo Decreto N° 9.235/2017 [28]. A Lei n° 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) O PDI é de implementação obrigatória e constitui um requisito básico no processo de credenciamento ou de recredenciamento das instituições de ensino junto ao Ministério da Educação. Sem ele a instituição não cumpre os requisitos essenciais para obtenção de autorização de oferta de cursos de graduação e de pós-graduação. Assim, o Plano de Desenvolvimento Institucional é um importante instrumento de planejamento e de gestão, e auxilia nas tomadas de decisões. Nele são apresentados os objetivos estratégicos da instituição, bem como as metas e as ações propostas para um período de cinco anos. É o PDI que norteia o planejamento, as ações e o diálogo com a sociedade, sempre com o intuito de atender às demandas relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão nas regiões em que a instituição atua. Para que seja de fato representativo, o PDI é construído com base em discussões de caráter amplo realizadas com todos os seguimentos acadêmicos, de forma a definir e fortalecer o perfil da instituição. Quando construído dessa forma participativa e democrática, o instrumento abarca visões e contribuições de toda a comunidade, possibilitando que haja uma mobilização e empenho para atender os objetivos e anseios de todas as partes integrantes do meio escolar. Sua construção conjunta envolve desde a avaliação da situação atual da instituição até a constituição das diretrizes para possibilitar o desenvolvimento acadêmico, organizacional e estrutural, e deve conter, no mínimo, os seguintes elementos:
I – missão; II - projeto pedagógico da instituição; III - cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição; IV - organização didático-pedagógica da instituição; V - oferta de cursos e programas de pós-graduação lato e stricto sensu; VI - perfil do corpo docente e de tutores de educação a distância; VII - organização administrativa da instituição e políticas de gestão; VIII - projeto de acervo acadêmico em meio digital; IX - infraestrutura física e instalações acadêmicas; X - demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras; XI - oferta de educação a distância;
Construído como descrito acima, esse documento oferece um diagnóstico detalhado da situação, bem como os passos a serem seguidos para o cumprimento satisfatório da sua missão, dos seus objetivos e das suas metas.
Em resposta à Vicente de Paula Cruz

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Mauri Jorge de Freitas Junior -
De acordo com as explanações dos colegas. As ações diretas quando envolvem todos os atores que fazem parte dos Institutos Federais, são a diferença na qual o desenvolvimento da instituição acontece de forma contínua. As áreas início, meio e fim são interligadas, e quando envolvem a sociedade, envolve transparência em busca de mais qualidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Rosiane Vilaça de Melo -
Para que o PDI atinja de forma profícua os objetivos que propõe a visão, missão e assim abarcando os valores institucionais, elementos já mencionados nesse fórum como incentivo e acolhimento aos profissionais docentes, infraestrutura e espaços adequados para o processo de ensino aprendizagem e efetivar medidas que combatam com as desigualdades, promovendo a democratização e a permanência nas instituições.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Lucas Montiel Martins Cunha -
Boa tarde, colegas e professor!

Observando a missão, visão e valores no PDI da instituição, acredito que:

A missão de levar ensino de qualidade em diferentes níveis e modalidades está sendo alcançada, visto que o IFMG possui cursos que contemplam diversas regiões e áreas do conhecimento. Como sugestão para melhoria nessa missão, acredito que seria interessante a organização de um congresso, virtual mesmo, que contemplasse os cursos EAD da instituição.

Na Visão do PDI, percebo de forma mais presente, visto que destaca o “socialmente inclusiva”, sendo eu mesmo um contemplado dessa inclusão.

E nós Valores, percebi que, comparado ao PDI anterior, ficou mais “enxuto”, o que exergo de forma positiva, pois é melhor fazer algo bem feito do que apenas colocar valores que podem estar longe da realidade.

Gosto da organização da instituição, sinto segurança e transparência e, acredito, que possa servir de modelo para outras instituições que buscam fazer a diferença em suas instituições.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Laís Rocha Vale -
Para atender a missão e visão da instituição, que prevê ações que fomentem educação, pesquisa e extensão, mas fortalecendo a participação da instituição na comunidade, é preciso primeiramente entender as demandas sociais, tanto do ponto de vista do arranjo produtivo, quanto do ponto de vista socioambiental. Desta forma será possível alinhar ações de educação, pesquisa e extensão com aquilo que irá, de fato, gerar impacto na comunidade situada no entorno da instituição.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Melissa Diniz Lopes -
Como a Missão do IFMG é "Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional", para o Campus de SJE eu recomendaria um curso Técnico em Administração visto que, o curso seria uma demanda da cidades próximas e os alunos poderiam finalizar o curso e continuar seguindo a Graduação em Administração. Quanto à extensão eu recomendaria mais projetos em parceria com as prefeituras das cidades da região.

Quanto a visão "Ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade", no segundo semestre de 2023 acontecerá a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG cuja temática Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. O evento institucional está dentro da proposta da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), esta foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004, realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Outro ponto é que de acordo com a missão e a visão e buscando abarcar uma grande demanda de alunos de outras regiões que apresentavam dificuldades de deslocamento ao IFMG São João Evangelista, o corpo docente elaborou essa nova proposta do curso com características específicas para ser ofertado a distância, propiciando uma maior abrangência local e regional como previsto no PDI 2019-2023.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Luana Cristina Camargos Gomes -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para um período de cinco anos, é um instrumento de planejamento estratégico e gestão que contêm a missão, visão valores, estratégias e ações para atingir metas e objetivos planejados pelas instituições de ensino. Ele serve para orientar a instituição no alcance de suas metas e objetivos planejados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e desenvolvimento institucional, além de servir como referência para os processos de avaliação, credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior junto ao ministério de educação (MEC) e conselho nacional de educação (CNE). Impacta diretamente no dia a dia de servidores e estudantes, pois todos os recursos necessários para manter o instituto funcionando devem ser planejados no PDI. Mediante a todos os objetivos, um planejamento estratégico orientará a elaboração dos Planos de Ação para durante o período de execução do PDI.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Raissa Nuala Feitosa -
Lendo o PDI 2014/2018 e 2019/2023, entre as modificações, a que mais chamou a minha atenção foi o termo "sustentabilidade ou sustentável" que foi acrescentado na Visão e Valores. Sugestão de ações sobre sustentabilidade: diminuir em tantos % a quantidade de papel e copo descartável no dia a dia, Incentivar o uso de garrafinhas e canecas, podendo a própria instituição doar, pelo menos aos funcionários. Possuir um ponto de coleta seletiva para os alunos ou comunidade(podendo estar na calçada do prédio).
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 3.1 - Fórum obrigatório

por Maria Verônica França Dantas -
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023 do IFMG apresenta a missão, a visão e os valores institucionais, buscando "articulação institucional entre as áreas e
os campi, a fim de fortalecer a identidade institucional e a otimização no uso de recursos". A partir da leitura do documento proposto, uma questão destacada foi o tópico sobre ética, inclusão e diversidade", pois acredito que é um ponto a ser considerado em todas as instituições de nível superior, uma vez que percebemos uma enorme defasagem de pessoas com deficiência ocupando esses espaços, por exemplo. Ainda nesse tópico, uma das diretrizes pensadas para promover " inclusão de discentes
em vulnerabilidade social nas atividades de pesquisa por meio da criação de Programa de Bolsas PIBIC", porém os valores concedidos aos estudantes a partir dessas bolsas precisam considerar as demandas da vida real. Em geral, percebo que é uma ajuda de custo que não ajuda muito.