Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

Número de respostas: 29
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Henrique Santiago Rocha -
Com certeza! A disciplina de Estrutura e Gestão da Rede Federal de Ensino é fundamental para compreender o funcionamento e a organização desse sistema educacional. Ela proporciona uma visão abrangente dos elementos que compõem a rede, permitindo aos estudantes e profissionais da área de educação entenderem os seus propósitos sociais, pedagógicos e históricos.

Ao estudar essa disciplina, os alunos têm a oportunidade de analisar os diferentes níveis hierárquicos que compõem a rede, bem como compreender o organograma que a estrutura. Isso inclui desde a esfera central, com órgãos responsáveis pela formulação de políticas educacionais, até as instituições de ensino propriamente ditas, cada uma com suas particularidades e responsabilidades específicas.

Além disso, a disciplina também pode abordar temas como a legislação que rege a educação federal, as estratégias de gestão adotadas para atingir os objetivos estabelecidos e a interação entre os diversos órgãos e instituições que compõem a rede.

Ao compreender todos esses aspectos, os profissionais e estudantes estarão melhor preparados para atuação na rede técnico e profissional.
Em resposta à Henrique Santiago Rocha

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Cleydson Antonio Abreu Cardoso -
Verdade! A disciplina de Estrutura e Gestão da Rede Federal de Ensino é realmente fundamental para compreendermos o funcionamento e a organização da rede, bem como para entendermos a importância da gestão democrática na Educação Profissional e Tecnológica.

Através dessa disciplina, podemos compreender como a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica pode contribuir para uma gestão mais transparente e eficiente, além de promover a construção coletiva e verificar se esses pontos sao realmente colocados em prática e respeitado
Em resposta à Henrique Santiago Rocha

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Wanessa Ribeiro Santos -
achei excelente, eu que sou de Goiás, sempre confundia os IF'-goiano e os IF'-Goiás me ajudou a entender melhor, estou achando excelente
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por José Rafael da Silva Dantas -
A composição do conselho do IFMG é dividida em partes iguais entre diretores gerais, discentes, docentes e tecnicos administrativos, apenas não compõe partes iguais representantes egressos da instituição e também empresas do terceiro setor entre outras instituições públicas da união e do estado de Minas Gerais. Sim, no site do IFMG as atas estão disponíveis para download.

fonte: . Acesso em 16/09/2023.
Em resposta à José Rafael da Silva Dantas

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Rodrigo de Paula Fonseca -
No caso da UNIFEI, os representantes de membros indicados e diregentes (reitor e pró-reitores) formam a grande maioria dos representantes do conselho.
Em resposta à José Rafael da Silva Dantas

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Marco Frühauf de Oliveira -
Excelente José;
Essas informações indicam que o IFMG vem celebrando a Lei 11.892/2008, bem como sua regulamentação no Decreto 6.986/2009.
Creio que a participação de entidades externas possa variar ao longo do tempo devido a associação com projetos e o envolvimento das mesmas com os integrantes da comunidade acadêmica.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Hadrellia Dardânia Soares Catarina -
A disciplina "Estrutura e Gestão da Rede Federal" é importante por nos oferece conhecimentos sobre a organização e funcionamento da rede federal de ensino profissionalizante, científico e tecnológico no Brasil, permitindo compreender como essa rede contribui para o desenvolvimento socioeconômico do país.
O estudo da estrutura e gestão da rede federal de EPT também proporciona uma visão abrangente das diferentes instituições de ensino e seus papéis, assim como dos desafios enfrentados na gestão desse sistema. Nos possibilita compreender as estratégias de gestão e as práticas adotadas na rede federal permitindo uma análise crítica e uma melhor compreensão dos processos de tomada de decisão e implementação de políticas educacionais.
Em resposta à Hadrellia Dardânia Soares Catarina

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Isabela Ariane Bujato -
Perfeito, Hadrellia! Conhecer a estrutura e seus processos democráticos é muito importante, visto que as estratégias e os caminhos práticos só são possíveis a partir das tomadas de decisão destes gestores e representantes. Cabe a nós entender a estrutura e também investigar se a mesma, em cada caso, respeita o proposto democrático. É importante entender também que estes atores têm um papel crucial no desenvolvimento da educação, seus projetos e políticas. Mesmo que seja um movimento organizado de maneira "top down", as decisões perpassarão por pessoas e infraestruturas que demarcam relações horizontalidades, do docente até o discente, incluindo também os pilares da educação: pesquisa, ensino e extensão. Diversidade e acessibilidade são pautas que, não menos importante, também precisam transpassar as decisões e os espaços como estes.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Lélio Natal Teodoro Júnior -
A disciplina de Estrutura e Gestão da Rede federal nos capacita a compreender a estrutura, o funcionamento e a gestão da rede, além de entender os processos que podem levar à plena formação e aprendizagem dos estudantes, objetivo principal de uma instituição de
ensino.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Carina Aparecida Antunes -
Bem interessante. Acabei de descobrir que todas as atas são públicas e estão disponíveis na página da Instituição. Isso é importante para garantir a socialização das informação e a transparência do processo. Não é paritário, sendo formado, em sua maioria, por representação docente. As pautas são enviadas previamente, juntamente com a convocação para as reuniões.
Em resposta à Carina Aparecida Antunes

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Nicia Maria de Souza -
Boa noite!
Bem lembrado, Parabéns! pela sua pesquisa isso mostra que a Instituição respeita o principio da publicidade conforme a Constituição preconiza, vi que as pautas são disponibilizadas previamente para a consulta publica, e as Atas são disponibilizadas posteriormente, isso demonstra a responsabilidade e transparência que a Instituição tem.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por José Roberto Mendes Ferreira Filho -
A disciplina de Estrutura e Gestão Federal de EPT é muito importante para entendermos o funcionamento do IFMG e dos demais institutos. É interessante como é organizado, entre os campi, a divisão e atribuições para cada pessoa.

Essa disciplina será muito importante para nós alunos, pois ela estrutura a sua rede, de forma organizada e hierarquizada, para melhor distribuir a função de cada um responsável pelo ensino num Instituto Federal.

Percebe-se que o IFMG é distribuído em vários campi, em diversas cidades, dando autonomia para criação de cursos e como será oferecido, se presencial ou EAD. Dessa forma, consegue melhor democratizar o ensino, dando oportunidades para os que moram mais distantes, como eu, por exemplo, que sou do Ceará e estou tendo a oportunidade de cursar uma especialização.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Samile Magalhães Pereira -
Selecionei o IFAM (Instituto Federal do Amazonas), visto que sou do Norte e esta disciplina tem servido para que eu comece a compreender melhor a estrutura do If onde resido.

De acordo com a página do IFAM, a composição do Conselho Superior é esta:
O Reitor, como presidente;
• 02 (dois) representantes dos servidores docentes, eleitos por seus pares;
• 02 (dois) representantes do corpo discente, eleitos por seus pares;
• 02 (dois) representantes dos servidores técnico-administrativos, eleitos por seus pares;
• 02 (dois) representantes dos egressos da instituição, eleitos por seus pares;
• 06 (seis) representantes da sociedade civil, sendo 02 (dois) indicados por entidades patronais, 02 (dois) indicados por entidades dos trabalhadores, 01 (um) representante de organizações etnoculturais, 01 (um) representantes do setor público e/ou empresas estatais;
• 01 (um) representante do Ministério da Educação, designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e
• 02 (dois) representantes do Colégio de Dirigentes ou seja, por dois diretores-gerais, já que o Reitor que é presidente desse Conselho e também presidente do Conselho de Dirigentes;
Vale lembrar que: o Colegiado de Dirigentes é composto da seguinte forma: O Reitor, como presidente;
• Os Pró-Reitores; e
• Os Diretores-Gerais dos Campi.
(Fonte: http://www2.ifam.edu.br/instituicao/colegiados)

------------
Então, vemos que a distribuição de vagas é praticamente igual, no entanto, percebo que há apenas um (01) representante de organização etnocultural e isto se configura uma falha, visto que o Amazonas tem uma diversidade de grupos étnicos e que estão muito distantes do chão das instituições superiores de educação. Logo, seria ideal colocar um integrante a mais nessa categoria para que os interesses de populações tradicionais, quilombolas, ribeirinhos fosse lembrado na hora da tomada de decisão.
Outra falha e que pode ter como consequência uma disputa de interesses: 01 (um) representantes do setor público e/ou empresas estatais. Poderia ser um representante de cada segmento, visto que os interesses são distintos e as práticas estratégias, bem como suas finalidades também.
------------
Portanto, esse é um desenho da composição e distribuição de cargos e categorias que compõem a estrutura do IFAM.
Em resposta à Samile Magalhães Pereira

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Marcus Vinícius Silveira -
Com as reflexões propostas pela semana, podemos compreender como a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica podem contribuir para uma gestão mais transparente e eficiente, além de promover a construção coletiva e verificar se esses pontos sao realmente colocados em prática e respeitado, com isso chamo a atençaõ para o ponto em questão levantado e acredito fazer parte da maioria dos Conselhos, lutar para que ocorra uma representatividade mais diversa e completa possível,
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Rodrigo de Paula Fonseca -
Instituição: UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
Link: https://conselhos.unifei.edu.br/cepead/

Os Conselhos Superiores da UNIFEI são constituídos pelo Conselho Universitário (CONSUNI), Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (CEPEAD) e Conselho Curador (CoC). Esses Conselhos são órgãos superiores de deliberação coletiva, responsáveis pelas ações estratégicas, normativas e administrativas no âmbito do Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração.

MISSÃO: Assegurar uma gestão ágil e de qualidade para as atividades da UNIFEI

O CEPEAD é o órgão encarregado de estabelecer normas e políticas específicas e deliberar sobre temas de sua competência. Este órgão possui câmaras e comitês que tratam de temas específicos de sua competência, envolvendo Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, atuando de forma consultiva, normativa e deliberativa.

As pautas são disponibilizadas previamente para consulta pública, mostrando os temas que serão debatidos. As atas das reuniões também são disponibilizadas posteriormente. No entanto, as reuniões não são gravadas e o conteúdo de relatórios e documentos internos não são mostrados ao público "facilmente".
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Cláudia Regiane de Oliveira Sousa -
Boa tarde a todos,
Averiguei que a composição do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília, é representados pela comunidade interna (docentes, técnico-administrativos e discentes, diretores gerais), sendo 4 docentes, 4 técnico-administrativos, 4 discentes e 4 diretores gerais, cada grupos com seus respectivos suplentes, no qual formam a grande maioria do conselho, e que os representantes externos são representados por 9 titulares e 9 suplentes.
Pelo que estudei na apostila, o IFB atingiu o número máximos de membros no Conselho Superior.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Bruna Rayelle Freitas Lira -
A disciplina Estrutura e Gestão da Rede Federal é de suma importância, pois nos ensina e nos faz questionar sobre como funciona a organização dos IF. É interessante aprendermos para que possamos estar diretamente atentos a cada ação que acontece dentro das instituições a qual fazemos parte, e com isso compreender todos os cargos que estão sendo ocupados e ter uma maior transparência possível.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Mário Junior dos Santos Bonifacio -
Verifiquei o Conselho do Superior do Instituto Federal do Espirito Santo Mandato 2020 – 2022

Número total de membros indicados e dirigentes:
- Dirigentes (1 reitor)
- Corpo Discente (3 membros)
- Corpo Docente (5 membros)
- Corpo Técnico-administrativo (5 membros)
- Colégio de Dirigentes (5 membros)
- Representantes da sociedade civil e dos alunos egressos (6 membros)

Total de membros indicados e dirigentes: 25 membros

Número de representantes eleitos pelos segmentos docentes, discentes e técnico-administrativos:**
- Corpo Discente (3 membros)
- Corpo Docente (5 membros)
- Corpo Técnico-administrativo (5 membros)

Total de representantes eleitos: 13 membros

Podemos concluir que o número de membros indicados e dirigentes (25 membros) é maior do que o número de representantes eleitos pelos segmentos docentes, discentes e técnico-administrativos (13 membros). Isso significa que a representação dos membros indicados e dirigentes é mais numerosa do que a representação eleita, o que pode ter implicações na dinâmica de tomada de decisões e na governança democrática do Conselho Superior do IFES
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Tatiane Aline Araújo da Silva -
Pesquisei o atual conselho superior do IFMG – Gestão 2021-2023 e pude consultar no site que além dos cargos existe a relação de os nomes e representações de cada que compõem o conselho, também temos a aba da apresentação, resoluções e Atas, demonstrando assim a transparência do conselho.

- Gestão 2021-2023 é composta por:

• 1 Reitor – Presidente do Conselho;
• 5 Diretor-geral – Titular;
• 1 Diretor-geral – Titular;

• 2 Egresso – Titular;
• 1 Fecomércio – Titular;
• 1 Setec/MEC – Titular.
• 1 Sindifes – Titular;
• 1 Sinasefe/Bambuí – Titular;

• 5 Discente – Titular
• 5 Docente – Titular;
• 5 Técnico – administrativo – Titular;

• 1 FIEMG – Titular;
• 1 CGU – Titular;
• 1 Secretaria Educação BH – Titular;
Observando o descritivo dos representantes acima fica claro que IFMG – Belo Horizonte atende ao requisito referente a soma dos membros indicados (MEC, egressos e sociedade civil) e de dirigentes (reitor e diretores-gerais) não ser maior que o número de representantes eleitos pelos segmentos docentes, discentes e técnico-administrativos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Fernando Leite de Almeida -
Interessante nesse fórum a busca pela transparência dentro da Instituição, afinal, tanto conselho superior e conselho acadêmico são consultivos e deliberativos, tendo as diversas representatividades desde os técnicos-administrativos até numa esfera maior e vemos que as pautas podem ser apresentadas assuntos e que as mesmas devem ser disponibilizadas com antecedência para que todos possam ser ouvidos e assim possam consultar os seus pares, sendo que após as reuniões as atas devem ser divulgadas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Ana Leticia Santos Abrão -
Promover a inclusão e equidade são princípios fundamentais para estabelecer uma sociedade justa e igualitária. A gestão democrática desempenha um papel de transformação significativo no campo da educação e deve conter os pilares de uma sociedade com igualdade de oportunidades. Quando todas as partes envolvidas têm a oportunidade de expressar seus pontos de vista, debatê-los e desfrutar de participação ativa, a dinâmica dentro da instituição se modifica substancialmente. E assim, faz com que a educação seja desenvolvida nos pilares da igualdade com processo de tomada de decisões ativo em todos os âmbitos e participação ativa da comunidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Marina Silva Batista -
A gestão democrática em conselhos acadêmicos e superiores geralmente envolve a representação de diferentes partes interessadas, incluindo professores, estudantes, técnicos administrativos e membros da comunidade externa. Em analise da lista apresentada no site da IFMG (https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/conselho-superior/composicao), dispõe-se menos diretores-gerais e o reitor, do que docentes, discentes, técnicos-administrativos, etc... Refletindo assim que os processos ocorrem de maneira coesa e democrática. A gestão democrática não é um processo estático; ela deve evoluir e se adaptar às necessidades em constante mudança da instituição e da comunidade. Isso significa que os procedimentos e as estruturas dos Conselhos devem ser periodicamente revisados e aprimorados para garantir que continuem a representar eficazmente os interesses de todos os envolvidos. Em suma quando implementada eficazmente, a gestão democrática contribui para o funcionamento eficiente e justo das instituições de ensino superior.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Ana Lourdes dos Reis Silva -
INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ (IFPI)

https://www.ifpi.edu.br/noticias/RESULTADODAAPURAODAELEIOCONSUP2022.pdf

O Conselho Superior e Acadêmico (BIÊNIO 2022/2024) dessa instituição possui:
SEGMENTO(DOCENTE): 5 TITULAR/ SUPLENTE
SEGMENTO: TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS (TAEs): 5 TITULAR/ SUPLENTE
SEGMENTO: DISCENTES: 5 TITULAR/ SUPLENTE

Em todos os seguimentos as quantidades de titular/docente foram 1 para cada campus.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Ariana Batista Rocha -
O Conselho Superior e Conselho Acadêmico do IFAM é composto pelo reitor, 2 representantes dos servidores docentes, 02 do discente, 02 do técnico administrativo e 02 de alunos egressos. A sociedade civil tem 06 representantes dos quais 02 são indicados por entidades patronais, 02 indicados por entidades dos trabalhadores, 01 representante de organizações etnoculturais, 01 representante do setor público e/ou empresas estatais; 01 representante do Ministério da Educação designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e 02 representantes do Colégio de Dirigentes. As atas de reuniões destes conselhos estão disponíveis no site da instituição. A gestão democrática na representação dos conselhos, apesar de desafiadora, se mostra compatível com o esperado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Ana Clara Souza Quaresma -
A composição do conselho vem sendo discutida por um projeto em andamento no IFMG que prevê atualização da Estrutura Organizacional, do Regimento Geral e dos Regimentos Internos dos campi. No que tange especificamente o Campus Arcos, em 2020 através da Resolução nº20 de 10 de dezembro de 2020 que dispõe sobre a aprovação da Estrutura organizacional do IFMG, Campus Avançados Arcos o Presidente do Conselho Superior aprovou a estrutura organizacional que compreende: Um diretor do Campus, um Diretor de Ensino, um chefe de Seção de Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e um chefe de Seção de Administração e Planejamento.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Rodolfo Gonçalves de Aguiar -
...comente sobre a gestão democrática na representação desses Conselhos.

A gestão democrática nos Conselhos dos Institutos Federais, é de suma importância. Isso porque, resguardada a competência de cada Conselho, permite a interação de Docentes, discentes e Comunidade externa, o que reverbera na maneira individual e participativa de cada um desses grupos enxergar os problemas e propor soluções, notadamente para melhorar não só os Institutos Federais, mas todo sistema Educacional. A miscigenação de ideias provindas de cada grupo reafirmam a importância democrática participativa.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Henrique De Carli Dadalto -
Grande conhecimento e possibilidade de analisar diversos eventos com outros olhos, fazendo com que os intemperes do dia-a-dia seja resolvido de formas mais elaboradas
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Arthur Fernandes Bettencourt -
O IFMG disponibiliza, em seu site, as atas para que o download possa ser feito. Além disso, a composição do conselho desta instituição é democraticamente dividida em partes iguais, abrangendo diretores gerais, discentes, docentes e técnicos administrativos. Apenas os egressos da instituição, empresas do terceiro setor e demais instituições públicas federais e estaduais que possuem menor percentual de participação.

Quanto mais distribuído for a participação de diferentes grupos nos conselhos de quaisquer instituição, mais democráticas tendem a ser as tomadas de decisão.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - 1º Fórum obrigatório

por Christiane Luci Soares Nagasso -
Sem dúvida, a disciplina de Estrutura e Gestão da Rede Federal de Ensino é de suma importância para aqueles que desejam obter uma compreensão profunda sobre o funcionamento e a organização desse sistema educacional, fornecendo elementos que constituem essa rede, permitindo que estudantes e profissionais da área da educação compreendam seus propósitos sociais, pedagógicos e históricos de maneira abrangente.
Com ela, os alunos têm a oportunidade de analisar os diversos níveis hierárquicos que compõem a rede e compreender a estrutura organizacional em detalhes, abrangendo desde a esfera central, onde são formuladas as políticas educacionais, até as próprias instituições de ensino.

Além disso, a disciplina pode abordar tópicos como a legislação que regulamenta a educação federal, as estratégias de gestão implementadas para alcançar os objetivos estabelecidos e a interação entre as várias entidades e instituições que fazem parte dessa rede. E ao adquirir um entendimento profundo desses aspectos, profissionais e estudantes estarão mais bem preparados para desempenhar papéis eficazes na rede de ensino técnico e profissional.