Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

Número de respostas: 26
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por José Rafael da Silva Dantas -
Para melhorar a terceira dimensão do SINAES numa instituição de educação profissional e tecnológica (EPT), deve ser fortalecido o compromisso social da instituição como prestadora de educação para o público em geral e como expressão de uma sociedade democrática e multiétnica. Abaixo destaco alguns pontos que podem vir a ser levado em consideração:

1 - Incorporar a responsabilidade social na missão e valores institucionais;
2 - Desenvolver políticas e diretrizes;
3 - Integração curricular;
4 - Programas de extensão e voluntariado;
5 - Parcerias com a comunidade;
Em resposta à José Rafael da Silva Dantas

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Marco Frühauf de Oliveira -
Perfeito José;
Adido as cinco proposições podemos incorporar ao quarto e quinto pontos programas de extensão que tenham como um de seus produtos sociais, despertar para o exercicio da responsabilidade social como ferramenta de transformação da sociedade, isso pode oportunizar a percepção de demandas reprimidas na comunidade em que a instituição de educação EPT está inserida.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Henrique Santiago Rocha -
Fortalecer o compromisso social da instituição de educação profissional e tecnológica (EPT) é fundamental para aprimorar a terceira dimensão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa dimensão, que se refere à responsabilidade social da instituição, desdobra-se em diversos aspectos que envolvem sua relação com a comunidade e a sociedade em geral.
Fortalecer o compromisso social da instituição como expressão de uma sociedade democrática e multiétnica não apenas contribui para o desenvolvimento sustentável, mas também para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, capazes de atuar de forma responsável na sociedade em que estão inseridos. Portanto, investir nessa dimensão do SINAES é essencial para a construção de uma educação profissional e tecnológica de qualidade e relevância social.
Em resposta à Henrique Santiago Rocha

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Christiane Luci Soares Nagasso -
O compromisso social de uma instituição de educação profissional e tecnológica (EPT) é fundamental no aprimoramento da terceira dimensão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa dimensão, que se concentra na responsabilidade social da instituição, é composta por uma série de aspectos que abrangem a relação da instituição com a comunidade e a sociedade em geral. Reforçando o compromisso social, não apenas como uma medida benéfica para o desenvolvimento sustentável, mas também para a formação de cidadãos conscientes e engajados. Em uma sociedade democrática e multicultural, promover a responsabilidade social de uma EPT é um passo essencial para capacitar os alunos a desempenhar papéis ativos e responsáveis na sociedade em que vivem.

Investir nessa dimensão do SINAES é de suma importância, uma vez que contribui para a construção de uma educação profissional e tecnológica de qualidade, que seja socialmente relevante. Isso não apenas enriquece a formação dos estudantes, mas também fortalece o compromisso da instituição com a comunidade, estabelecendo uma relação de parceria e benefício mútuo. Portanto, o fortalecimento do compromisso social das EPTs é um passo fundamental na busca por uma educação que seja verdadeiramente transformadora e conectada com as demandas da sociedade contemporânea.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Rodolfo Gonçalves de Aguiar -
Atividade 4.1: Acesse o “1º Fórum Obrigatório da Semana” e publique ideias sobre como contribuir para a melhora da terceira dimensão do SINAES em uma instituição de educação profissional e tecnológica: a responsabilidade social. Alternativamente, você pode enriquecer o debate contribuindo com a publicação de um colega.

R: A responsabilidade social de uma instituição de educação profissional e tecnológica, está muito além de cumprir com deveres e obrigações legais. A instuição deve ter um olha macro sobre seu papel, além de avaliar seu passado, presente e ter perspectivas futuras o seu impacto social deve-se estar ligado diretamente a ética e responsabilidade, tudo com vistas a atender as pessoas e ao meio ambiente.

As metas, compromissos, recursos, devem possuir de forma adstrita critérios de sustentabilidade.

Medidas de ESG (Environmental, Social and Governance), em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança, não podem estar ligadas tão somente a grandes empresas. As instituições de ensino, como basilares a construção do saber, devem em seu cerne adminitrativo e educacional, propagar tais medidas, certamente este é um exemplo, que pode gerar impactos positivos não só aos alunos desta referida Instiuição, como a própria Instituição e a sociedade como um todo, enriquecendo-se, inclusive, a cultura social.
Em resposta à Rodolfo Gonçalves de Aguiar

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Ana Clara Souza Quaresma -
Concordo com você, mas tais atitudes não podem ficar limitadas a Programas de Extensão e sim fazer parte da Matriz Curricular dos cursos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por José Roberto Mendes Ferreira Filho -
Atividade 4.1: Acesse o “1º Fórum Obrigatório da Semana” e publique ideias sobre como contribuir para a melhora da terceira dimensão do SINAES em uma instituição de educação profissional e tecnológica: a responsabilidade social. Alternativamente, você pode enriquecer o debate contribuindo com a publicação de um colega.

Sobre a terceira dimensão do SINAES, em uma instituição de educação profissional e tecnológica: a responsabilidade social, é necessário pensar além do ambiente físico da universidade, é preciso analisar o contexto local e a sua população, respeitando a sua cultura, levando os trabalhos desenvolvidos na instituição, para que a comunidade possa conhecer.

A responsabilidade social, visa promover valores democráticos, respeito à diversidade e a expansão das suas atividades junto a comunidade, valorizando seus estudantes num processo contínuo de formação, para que o estudante, logo profissional formado, possa honrar o seu papel junto a comunidade, levando o seu conhecimento e prática profissional para atender as demandas da sociedade, com base no tripé: ensino, pesquisa e extensão.

É necessário firmar um compromisso entre universidade e sociedade, para que a responsabilidade social seja construída dia após dia, por meio de um diálogo contínuo, fortalecendo a sua missão, visão e valores, por meio de debates, constructos e ações que os sujeitos possam ser cada vez mais independentes e autônomos, para tomar as melhores decisões, mudando a realidade, para a construção de um futuro sólido e próspero.
Em resposta à José Roberto Mendes Ferreira Filho

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Fyllipe Felix Ferreira -
Compreender a responsabilidade social em instituições de ensino profissional e tecnológico é crucial. Para fortalecer essa dimensão, é essencial estabelecer parcerias com a comunidade local e promover a participação dos estudantes em projetos que beneficiem a sociedade. Essas ações capacitam os alunos e integram a instituição na comunidade.
Em resposta à José Roberto Mendes Ferreira Filho

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Cleydson Antonio Abreu Cardoso -
É realmente interessante ver como você ressaltou a importância de levar a responsabilidade social para além dos limites físicos da instituição de educação profissional e tecnológica. A conexão com a comunidade local e o respeito à sua cultura são fundamentais para que a instituição possa desempenhar um papel significativo na sociedade.
Em resposta à José Roberto Mendes Ferreira Filho

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Tatiane Aline Araújo da Silva -
Concordo com você e vou um pouco além os projetos das universidades relacionados a sociedade precisam ser implantados na sociedade e não só demonstrados
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Cláudia Regiane de Oliveira Sousa -
Conhecer a realidade da comunidade social, as necessidades e condições educacionais dos alunos ali inseridos, pode se apresentar como uma excelente alternativa complementar para promover o desenvolvimento da instituição de educação e potencializar o viés de educação profissional e tecnológica.
Em resposta à Cláudia Regiane de Oliveira Sousa

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Marcus Vinícius Silveira -
Concordo Cláudia, trazendo não somente um desenvolvimento profissional e pedagógico, mas também estreitando relações e permitindo um desenvolvimento humano gigantesco.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Lélio Natal Teodoro Júnior -
A Responsabilidade Social do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), contempla o compromisso social da instituição na qualidade de portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES. Diante dessa ótica, uma forma importante para melhorar a terceira dimensão do SINAES é a interação da sociedade com a instituição de ensino. É necessário que as duas se entendam e ande lado a lado, crescendo juntas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Ana Leticia Santos Abrão -
Contribuir para a melhoria da terceira dimensão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em uma instituição de educação profissional e tecnológica desempenha um papel crucial na promoção de um ambiente educacional mais inclusivo e dedicado ao progresso da sociedade. Segue algumas sugestões para tal melhoria:
• Promoção da diversidade e inclusão - Desenvolver políticas e práticas que promovam ativamente a diversidade e a inclusão na instituição.
• Integração com a comunidade local - Estabelecer parcerias com organizações locais, empresas e ONGs com o objetivo de promover colaborações que beneficiem a comunidade local.
• Eventos e campanhas de sensibilização - Organizar eventos, workshops e campanhas de sensibilização sobre temas sociais importantes, como inclusão de pessoas com deficiência e preservação ambiental.
• Fomento ao voluntariado - Encorajar tanto estudantes quanto professores a participarem ativamente de programas de voluntariado.
• Promoção da pesquisa aplicada - Incentivar a pesquisa aplicada que se dedique a abordar problemas sociais relevantes.
• Programas de conscientização e capacitação - Implementar programas de conscientização e treinamento para alunos e funcionários sobre questões sociais e sustentabilidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Ana Lourdes dos Reis Silva -
Ideias como contribuir para a melhora da terceira dimensão do SINAES em uma instituição de educação profissional e tecnológica: a responsabilidade social.
a) A defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural:
Estas ações poderão ser fortalecidas na relação, por exemplo, com cursos na área de Artes, Teatro, Educação do Campo, Música, entre outros, valorizando tanto o saber das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão quanto os saberes populares. Neste sentido, ações pontuais podem ser fomentadas, por meio de práticas dentro do ambiente acadêmico, resultando em produtos culturais, por exemplo, em uma peça teatral, show musical, entre outros.

b) A inclusão social:
A proposta prevê ações mediadoras com instituições parceiras que garantam o atendimento jurídico e psicológico, sendo o atendimento social e antropológico efetuado pelos docentes participantes do Programa, com o intuito de instrumentalizar os indivíduos atendidos para que reivindiquem seus direitos e que possam conquistar a autonomia. O programa tem como meta superar a mera prestação de serviços à comunidade, proporcionando o desenvolvimento de um Programa que se relacione com a investigação científica e com a produção de conhecimentos voltados para a qualificação do ensino a partir da realidade sociocultural, missão e valores da instituição de ensino superior.

c) O desenvolvimento econômico e social:
A responsabilidade social universitária considerando a sua contribuição para o desenvolvimento econômico em articulação com os setores produtivos da sociedade pode contribuir para o fortalecimento da extensão universitária. Neste sentido, muitas universidades implantaram programas que se referem ao comprometimento da universidade com a reparação das distorções histórias que afastam a maior parte da população brasileira da graduação em instituições públicas de ensino, onde incialmente preparam os candidatos com perfis de vulnerabilidade socioeconômica para que posteriormente eles possam ingressar na universidade.

A responsabilidade social universitária na avaliação institucional representa um reforço para a sociedade por ser a universidade o lugar de elevada produção e formação de seus cidadãos para a vida e para o mercado de trabalho, influenciando nas suas condições de vida, oferecendo um retorno à sociedade produzindo conhecimentos diversos, próprio de um lócus reflexivo, crítico e inventivo, que garanta uma docência da educação superior com capacidade para formar sujeitos socialmente e politicamente comprometidos e motivados pelo conhecimento.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Rodrigo de Paula Fonseca -
A terceira dimensão do SINAES:

III) a responsabilidade social da IES;

Contribuir para a responsabilidade social de uma Instituição de Ensino Superior (IES) é uma maneira importante de promover a cidadania, o engajamento com a comunidade e o desenvolvimento sustentável. Existem várias maneiras para contribuir para a responsabilidade social de uma IES:

-Participação em Projetos de Extensão;
-Promoção de Inclusão;
-Campanhas de Sensibilização e Educação;
-Desenvolvimento de Parcerias;
-Pesquisa e Inovação Social;
-Responsabilidade Ambiental;
-Apoio a Grupos Vulneráveis;
-Participação Cívica;
-Transparência e Responsabilidade Financeira;
-Avaliação e Melhoria Contínua;
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Fernando Leite de Almeida -
A responsabilidade social está entrelaçada com atitudes com impactam na comunidade. Esse desenvolvimento não depende de ações e estratégias, mas do que cada um faz para tornar o mundo melhor.
Em resposta à Fernando Leite de Almeida

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Nicia Maria de Souza -
Contribuindo aqui com o caro colega penso que , na avaliação institucional externa, esta dimensão apresenta indicadores que ao serem aplicados deverão ser verificados trabalhos, ações, atividades, projetos e programas desenvolvidos com e para a comunidade, objetivando a inclusão social, o desenvolvimento econômico, a melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura urbana/local e a inovação social. Desta forma, percebe-se que o instrumento de avaliação evidencia indicadores com critérios de análise subjetivos, porém, as instituições são levadas a organizar as informações e os documentos para atender de forma objetiva os indicadores.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Ariana Batista Rocha -
A responsabilidade social de uma IES é algo além do assistencialismo, portanto para melhorar esta dimensão a instituição deve ´promover formas de garantir a equidade social. Esta ação pode ser realizada através de projetos de extensão criados pelos próprios alunos da IES, uma vez que estes muitas vezes convivem com as diferenças de oportunidades entre as pessoas, seja por etnia ou por classe social. Para conhecer em que ponto está havendo a falta de equidade, a IES pode propiciar debates sobre esta dimensão do SINAES para os discentes terem consciência do seu papel social, depois, os discentes podem usar seus conhecimentos para orientar os cidadãos e consequentemente proporcionar equidade a quem precisa.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Henrique Santiago Rocha -
Sobre a terceira dimensão do SINAES, em uma instituição de educação profissional e tecnológica: a responsabilidade social, é necessário pensar além do ambiente físico da universidade, é preciso analisar o contexto local e a sua população, respeitando a sua cultura, levando os trabalhos desenvolvidos na instituição, para que a comunidade possa conhecer.

A responsabilidade social, visa promover valores democráticos, respeito à diversidade e a expansão das suas atividades junto a comunidade, valorizando seus estudantes num processo contínuo de formação, para que o estudante, logo profissional formado, possa honrar o seu papel junto a comunidade, levando o seu conhecimento e prática profissional para atender as demandas da sociedade, com base no tripé: ensino, pesquisa e extensão.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Mário Junior dos Santos Bonifacio -
Para aprimorar a responsabilidade social em uma instituição de educação profissional e tecnológica, é fundamental começar desenvolvendo projetos sociais voltados para a comunidade local. Esses projetos podem abordar questões como educação básica, saúde e inclusão social, estabelecendo uma conexão mais profunda entre a instituição e a sociedade. Além disso, é importante promover a integração da instituição com a comunidade por meio de parcerias estratégicas, eventos abertos à comunidade e serviços que atendam às necessidades locais.
Incentivar o voluntariado entre estudantes, professores e funcionários também é essencial para promover a responsabilidade social. O envolvimento em atividades de voluntariado não apenas ajuda a comunidade, mas também amplia a conscientização sobre questões sociais e proporciona experiências de aprendizado significativas. Além disso, é crucial promover a ética e a responsabilidade social por meio de educação e exemplos, realizando palestras, workshops e cursos sobre ética, cidadania e responsabilidade social.
Finalmente, avaliar e monitorar constantemente o impacto social da instituição, buscar parcerias com organizações externas e integrar a responsabilidade social na grade curricular são passos adicionais para fortalecer a dimensão de responsabilidade social do SINAES. Essas estratégias não apenas beneficiam a instituição, mas também contribuem para uma sociedade mais justa e engajada.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Bruna Rayelle Freitas Lira -
É importante que ideias como inclusão, defesa dos direitos da humanidade, sejam sempre pautadas como princípios para a melhoria da terceira dimensão do SINAES. Além do mais, seria interessante ter um maior contato com a comunidade interna e externa, através de programas e projetos de extensão, para assim despertar o desejo de uma maior responsabilidade social.
Em resposta à Bruna Rayelle Freitas Lira

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Tatiane Aline Araújo da Silva -
Concordo com você principalmente com relação a Responsabilidade Social acredito que este pode ser o principio de una mudança
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - 1º Fórum obrigatório

por Wanessa Ribeiro Santos -
com uma gestão eficiente por exemplo, capaz de se adaptar às mudanças nas demandas dos estudantes e nas tendências educacionais. Envolvendo a introdução de novas metodologias de ensino, a oferta de cursos online ou a expansão de programas de tutoria, seria uma das formas