A paralisia cerebral e a epilepsia são distúrbios neurológicos que muitas vezes coexistem.
O professor regente tem um papel fundamental na inclusão escolar de estudantes com paralisia cerebral e epilepsia. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o professor regente pode contribuir para a inclusão escolar desses estudantes:
Identificar as necessidades individuais dos alunos: Cada aluno é único e pode ter necessidades diferentes. O professor regente deve identificar essas necessidades e criar um plano de ensino que se adapte a elas.
Fornecer recursos adequados: O professor regente deve fornecer recursos que ajudem os alunos a aprender e participar das atividades da sala de aula.
Adaptar as situações de aprendizagem: O professor regente deve adaptar as situações de aprendizagem para que sejam acessíveis e significativas para todos os alunos.
Promover a inclusão social: Além da inclusão acadêmica, o professor regente também deve promover a inclusão social dos alunos, preparando-os para participar da sociedade.
Trabalhar em colaboração com outros profissionais: O professor regente deve trabalhar em colaboração com outros profissionais, como professores de apoio, para garantir que o aluno com deficiência intelectual receba o suporte necessário.
Educar os outros alunos: O professor regente pode educar os outros alunos sobre paralisia cerebral e epilepsia, promovendo a compreensão e a aceitação.
Referências:
GOMES, C. BARBOSA, A. J. G. Inclusão escolar do portador de paralisia cerebral: atitudes
de professores do ensino fundamental. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.12, n.1, p.85-100,
2006.
LEITE, J. M.R.S.; PRADO, G. F. Paralisia cerebral: Aspectos Fisioterapêuticos e Clínicos.
Revista Neurociências, v. 12, n. 1, p. 41-45, 2004.