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Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 39

Prezadxs,

Nesse último fórum da disciplina, discutam sobre a importância do diagnóstico precoce para promover estratégias de ensino adequadas para estudantes com altas habilidades/superdotação.

Lembre-se que o objetivo é dialogar e, portanto, um fórum é tanto mais produtivo quanto maior for a exposição de ideias e o debate respeitoso a partir destas.

Boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Valeria Cordeiro da Silva -
Boa noite!
Nem sempre se tem um diagnóstico precoce em muitos casos esses são demorados,o que acaba com a falta de interesse do alunos no que é proposto pois,tem facilidade de absorver os conteúdos ministrados,contudo o professor acabar por chamar mais a atenção,faz as tarefas rápido e atrapalha os demais alunos com conversas etc.
Com o diagnóstico precoce esse aluno com altas habilidades superdotação, poderá ser encaminhado para NAAHS, e salas devidamente preparadas para recebe -los e esse aluno terá um apoio pedagógico adequado,suporte psicológico e emocional sem que se perca o interesse pelos estudos e assim prossiga com os estudos.
Em resposta à Valeria Cordeiro da Silva

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Souza de França -
Concordo com você Valeria, a maior parte dos alunos com altas habilidades nem são disgnósticados precocemente como deveria ser, e acabam se evadindo das escolas, por não acharem que não se encaixam naquele espaço, e muitas vezes por sofrerem com o bullying, e perdem o total interesse em irem para escola, o que acaba atrapalhando todo seu desenvolvimento, e por isso e muitos outros motivos o diagnóstico precoce é tão importante.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá colegas!
A importância do diagnóstico precoce é fundamental para que o aluno, conforme a experiência mostrada, não se exclua, não perca o interesse e também para que consiga uma adaptação curricular a contento, dentro das áreas de interesse do aluno. Nesse aspecto, quando tratamos de deficiência intelectual, abordamos a defasagem cognitiva e são feitos, após o diagnóstico os ajustes necessários para o desenvolvimento de potencialidades. Contudo, quando se trata de altas habilidades, o preconceito, o que pode gerar outro problema no âmbito escolar, como o bullying e a inaptidão, por parte docente e/ou também da comunidade escolar em lidar com este perfil de estudantes, podem facilmente interferir na inclusão e para que desde as primeiras etapas da educação, elimine-se as barreiras impostas no processo ensino aprendizagem, o diagnóstico precoce é premente para a adequação de estratégias de ensino, direcionamento ao AEE e aprendizagens significativas, assim como, de um acompanhamento psicológico para lidar com a diferença e ter empatia também com as diferenças.
Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana dos Santos Moreira -
Você abordou pontos cruciais sobre a importância do diagnóstico precoce de altas habilidades e superdotação, destacando como a falta desse diagnóstico pode levar a problemas sérios no ambiente escolar. De fato, a falta de reconhecimento e apoio apropriado para alunos com altas habilidades pode resultar em desafios emocionais, acadêmicos e sociais, incluindo o risco de isolamento, bullying e falta de atendimento adequado.

Aqui estão algumas observações adicionais baseadas no que você destacou:

Inclusão e Diversidade: O diagnóstico precoce desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e da valorização da diversidade na educação. Ele permite que as escolas reconheçam e celebrem a diversidade de perfis de aprendizado, incluindo aqueles com altas habilidades.

Adequação do Currículo: Com um diagnóstico precoce, as escolas podem ajustar o currículo e as estratégias de ensino para atender às necessidades dos alunos superdotados. Isso pode envolver a oferta de tarefas desafiadoras, projetos independentes e oportunidades de aprofundamento.

Conscientização e Empatia: O diagnóstico precoce não beneficia apenas o aluno, mas também os educadores, colegas e a comunidade escolar como um todo. Ele promove a conscientização sobre a existência de altas habilidades e ajuda a construir empatia para lidar com esses alunos de maneira positiva e respeitosa.

Desenvolvimento Integral: O acompanhamento psicológico mencionado é crucial, não apenas para os alunos, mas também para suas famílias e educadores. Ajuda a lidar com desafios emocionais e a desenvolver um ambiente de apoio, pois o desenvolvimento integral dos alunos envolve tanto o aspecto acadêmico quanto o emocional.

Desenvolvimento de Talentos: O diagnóstico precoce pode ajudar a identificar talentos excepcionais e paixões em jovens alunos superdotados, permitindo que eles explorem e desenvolvam essas áreas de interesse desde cedo.

O diagnóstico precoce desempenha um papel crucial na promoção de uma educação inclusiva e na maximização do potencial de alunos com altas habilidades/superdotação. Ele não apenas beneficia os alunos diretamente, mas também contribui para a construção de um ambiente escolar mais enriquecedor, empático e inclusivo, onde a diferença é valorizada e celebrada.
Em resposta à Fabiana dos Santos Moreira

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá Fabiana!
Realmente, você elencou de maneira esplêndida as abordagens necessárias para promover estratégias de ensino adequadas a este perfil alunado. Eu vi uma entrevista de uma aluna do curso médico da USP, classificada nos primeiros lugares do curso, sendo que, com apenas 15 anos havia concluído o ensino médio e seu comportamento não diferenciava muito de outros perfis com necessidades especiais, porque o isolacionismo social preocupava até mesmo os pais, docentes da mesma instituição de ensino, a qual, a filha estuda medicina. E foi questionado porque ela não tinha amizades com os demais, mesmo do curso de medicina, e ela alegou que sabia que era "diferente" e que a excluíam por isso.
Neste sentido, além de competências de letramento e aprendizagem, muitos desses jovens, como qualquer outro jovem, precisam desenvolver competências emocionais e afetivas.
Abraços!
Em resposta à Luciene Gomes da Silva Ferreira

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Thiago Antonio da Silva Camini -
Minha reflexão caminha muito nessa direção, mas agrego a questão social, minha vivencia na rede publica e em área de vulnerabilidade reforça muito a necessidade de uma visão mais especifica com essas regiões, sempre que dialoga com as famílias a esse respeito encontra-se dificuldades pois o preconceito fica evidenciado, soma-se também as dificuldades de acesso para obtenção segura de diágnosticos, a saúde pública tem grandes virtudes, mas também grandes desafios, principalmente no que tange especialidades menos comuns.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Felipe Henrique Morali Azarias -
Olá,

A importância do diagnóstico precoce para estudantes com altas habilidades/superdotação é fundamental para garantir que recebam um ambiente de aprendizagem que atenda às suas necessidades específicas. Esse reconhecimento oportuno é crucial para identificar suas capacidades excepcionais e proporcionar desafios intelectuais adequados desde cedo, evitando que eles se sintam subestimados ou desinteressados pelas atividades acadêmicas convencionais.

Ao reconhecer esses estudantes precocemente, os educadores podem personalizar o currículo de várias maneiras para atender às suas necessidades singulares. Isso pode incluir a oferta de projetos de pesquisa mais aprofundados, atividades de resolução de problemas desafiadoras e oportunidades de aprendizado acelerado.

Além disso, estratégias de ensino diferenciadas podem ser implementadas para garantir que esses estudantes recebam o apoio e a orientação necessários para explorar todo o seu potencial intelectual, tais como projetos de pesquisa individualizados, onde esses estudantes possam realizar pesquisas mais aprofundadas sobre tópicos de seu interesse, incentivando a busca autônoma de conhecimento e a exploração de conceitos complexos além do currículo regular, desafios adicionais e tarefas de pensamento crítico, onde devemos apresentar aos estudantes problemas desafiadores que incentivem o pensamento crítico e a resolução de problemas complexos, ajudando os estudantes a aplicar seu pensamento analítico e habilidades de resolução de problemas em contextos do mundo real, a participação em competições acadêmicas, buscando incentivar a participação em competições acadêmicas locais, regionais ou nacionais, bem como a inscrição em programas de enriquecimento que ofereçam oportunidades adicionais de aprendizado fora do ambiente escolar tradicional.

É crucial notar que a personalização do currículo para estudantes com altas habilidades/superdotação não deve, de forma alguma, prejudicar a experiência educacional dos outros estudantes. Na verdade, a diversificação do currículo pode enriquecer a experiência de aprendizagem de toda a classe, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e inclusivo. Os educadores podem empregar métodos de ensino colaborativos que incentivem a troca de conhecimento entre todos os estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem baseado na colaboração e na troca de ideias.

Ao reconhecer a importância do diagnóstico precoce para estudantes com altas habilidades/superdotação, não apenas garantimos um ambiente de aprendizagem mais enriquecedor para esses indivíduos excepcionais, mas também cultivamos uma cultura de respeito e compreensão pela diversidade de habilidades e talentos dentro da sala de aula, beneficiando, assim, todos os estudantes envolvidos no processo educacional.
Em resposta à Felipe Henrique Morali Azarias

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luciene Gomes da Silva Ferreira -
Olá Felipe!
A comparação com os demais alunos não deve ser jamais explorada e a experiência educacional dos demais alunos não deve ser tolhida pelo dinamismo, por assim dizer, dos que estão num processo mais acelerado de aprendizagem. Questões bem pertinentes que você abordou.
Abraços!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana dos Santos Moreira -

O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação em estudantes é de extrema importância para promover estratégias de ensino adequadas e proporcionar uma educação enriquecedora e desafiadora. Aqui estão algumas razões pelas quais o diagnóstico precoce é fundamental:


 ---> Atendimento Especializado: Quando identificado precocemente, os estudantes com altas habilidades/superdotação podem receber atendimento educacional adequado desde cedo. Isso significa que suas necessidades específicas podem ser atendidas, e eles podem se beneficiar de um currículo mais desafiador e enriquecedor.


 ---> Prevenção de Desafios Sociais e Emocionais: Alunos superdotados podem enfrentar desafios sociais e emocionais, como o tédio na sala de aula ou problemas de ajuste com os colegas. O diagnóstico precoce permite que escolas e educadores ofereçam apoio emocional e social apropriado e estratégias para lidar com esses desafios.


 ---> Desenvolvimento de Talentos: Alunos com altas habilidades muitas vezes possuem talentos e paixões específicas. Identificá-los precocemente permite que as escolas e famílias incentivem o desenvolvimento desses talentos, que podem levar a realizações excepcionais.


 ---> Prevenção do Tédio e Desinteresse: Estudantes superdotados podem perder o interesse na escola se não forem desafiados intelectualmente. O diagnóstico precoce ajuda a evitar o tédio na sala de aula, proporcionando um ambiente de aprendizado mais estimulante.


 ---> Apoio às Famílias: As famílias também se beneficiam do diagnóstico precoce, pois podem receber orientações e recursos para apoiar seus filhos superdotados em casa. Isso ajuda a criar um ambiente de apoio tanto na escola quanto em casa.


 ---> Preparação para o Futuro: Identificar estudantes superdotados precocemente permite que as escolas e os educadores ajudem a prepará-los para oportunidades futuras, como programas avançados, competições acadêmicas e ingresso em instituições de ensino superior.


 ---> Equidade na Educação: O diagnóstico precoce ajuda a garantir que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades, tenham acesso a uma educação que atenda às suas necessidades. Isso promove a equidade na educação, reconhecendo que os alunos superdotados também têm direito a uma educação de qualidade.


 ---> Maximização do Potencial: Identificar estudantes com altas habilidades/superdotação precocemente permite que eles maximizem seu potencial e alcancem realizações significativas ao longo de suas vidas.


O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação é crucial para garantir que esses estudantes recebam a educação que merecem e que suas necessidades únicas sejam atendidas. Isso contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, promove a equidade na educação e ajuda a prepará-los para um futuro de sucesso acadêmico e pessoal.

Em resposta à Fabiana dos Santos Moreira

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Souza de França -
Ótimas pontualidades Fabiana, só dessa maneira é possível que o aluno com altas habilidades se desenvolva de maneira eficaz e tenha sucesso na carreira que escolher.
Em resposta à Fabiana dos Santos Moreira

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marisa dos Santos Amaral -
Oi, Fabiana! Tudo bem?
Você elencou pontos muito importantes ao trabalho com alunos com altas habilidades/superdotação, pontos esses que ultrapassam a sala de aula e chegam a políticas públicas que visam melhorias para que o cotidiano seja facilitado tanto para os estudantes quanto para os professores que atuam com esse público.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Souza de França -
Boa noite!
Há uma grande importância do diagnóstico precoce de alunos com altas habilidade/superdotação, pois diante desse diagnóstico é que vai ser possível auxiliar esse aluno da melhor forma, despertando interesse, definindo suas preferências, sabendo quais suas especificidades, para fazer com que esse aluno se desenvolva cada vez mais, tornando o mesmo independente para saber lidar com suas habilidades, facilitando sua convivência social, não deixando que esse aluno seja excluído ou perca o interesse pela escola, pelos seus interesses, assim como faz com que nós professores possamos pensar e trabalhar com metodologias que atendam a todos e não só alguns, pense em trabalhos e atividades que despertem o interesse e diversão durante a aprendizagem.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luisa Coser Lima -
Olá, pessoal! Espero que estejam bem.

O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação em estudantes é fundamental para promover estratégias de ensino adequadas e maximizar seu potencial. Identificar esses alunos precocemente permite que escolas e educadores adaptem o currículo para atender às suas necessidades específicas, proporcionando desafios que motivem o aprendizado, promovendo o engajamento desses estudantes. Isso não apenas ajuda os alunos a se envolverem e progredirem em um ritmo compatível com suas habilidades, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. É muito importante não negligenciar as demandas desses estudantes, pois existe uma ideia de que somente os alunos que possuem dificuldades de aprendizado precisam de mais apoio, e isso é uma mentira.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Carolina Diniz Barbosa -
O diagnóstico precoce de Altas Habilidades e Superdotação é fundamental para que o aluno tenha um ambiente adequado e desafiador de acordo com as suas necessidades individuais, para que tenha estimulo ao seu potencial prevenindo um desinteresse no ambiente escolar. E para o professor é importante ter o diagnóstico precoce dos seus alunos, pois facilita o planejamento escolar mais eficiente.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriana da Silva Ramalho -
Um diagnóstico precoce do superdotado contribuiu na organização de um sistema de educação para ele, na preparação de pessoal especializado para atender adequadamente as necessidades.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Henrique Liberato Moreira -
Olá colegas e demais professores,

Esse é um tópico muito delicado e de grande importância para a comunidade escolar, pois é uma situação recorrente e que gera grandes discursões entre pais e professores. Na escola que trabalho, muitos dos pais se recusam a realizar um diagnóstico e informar para a escola. Quando não realizado ou negado o aluno sofre com a exclusão, perdendo o total interesse de ir para a escola. Além disso, não contribui para o andamento das atividades pedagógicas do professor, pois muitas vezes este já sente dificuldades para lhe dar com tal situação e conta com o apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Em resposta à Luiz Henrique Liberato Moreira

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Rayane Moreira Candido -
Boa tarde, Luiz!
Compreendo as dificuldades que você mencionou, pois, enfrentamos desafios semelhantes na escola que leciono. A recusa dos pais em buscar um diagnóstico concreto pode impactar significativamente o bem-estar e o desempenho dos alunos. Além disso, a burocracia para obter professores de apoio é uma realidade que vivenciamos, o que exige intervenção judicial. Apesar dos desafios, estamos todos comprometidos em superar essas barreiras para garantir um ambiente educacional inclusivo e de apoio a todos os alunos.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Nathaly Alves dos Santos -
Olá!

Bom, um diagnóstico precoce pode nortear tanto a equipe pedagógica quanto a família do educando. Tive um aluno com altas habilidades e para a família, compreender o que acontecia com ele foi muito importante. Quando o aluno foi matriculado em nossa instituição tivemos uma dia com a equipe multidisciplinar que o acompanhava para compreender como agir e trabalhar com ele. De início pensamos que seria um trabalho muito difícil, mas com conhecimento da situação se tornou mais simples do que imaginávamos.
Em resposta à Nathaly Alves dos Santos

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Barrocas dos Santos -
Olá, Nathaly. O diagnóstico precoce e a aceitação da família são fundamentais para o desenvolvimento de alunos com altas habilidades/superdotação. A escola só poderá realizar seu trabalho se a família buscar ajuda e informar a instituição, para a partir daí iniciar os processos necessários para melhor atender este indivíduo. Em minha vivência familiar percebi que há pessoas com características de altas habilidades/superdotação na família, mas devido a falta de conhecimento da época e dos familiares, não houve a busca por auxílio e houve muita dificuldade de seguir com os estudos. Sendo assim, compreendo como vital o diagnóstico na infância, para que essas dificuldades sociais e escolares sejam resolvidas e tenhamos adultos mais preparados, confiantes e conscientes de suas habilidades,
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marisa dos Santos Amaral -
Oi, Pessoal! tudo bem?
O diagnóstico precoce é de suma importância pois pode auxiliar no direcionamento que será dado ao aluno com altas habilidades/superdotação. Além disso, a partir do diagnóstico há a possibilidade de direcionamento desses estudantes para núcleos especializados e que possam em trabalho em horário oposto ao da sala regular direcionar tanto as crianças e adolescentes quanto o próprio professor regente a partir de um trabalho cooperativo.
Outro ponto positivo em relação ao diagnóstico precoce trata-se das relações humanas que se estabelecem em uma sala de aula e na qual esses estudantes em muitos casos podem se sentir afastados por não conseguirem se encaixar em um padrão que muitas vezes é esperado. É necessário que o professor junto a sua sala realizem um trabalho de inclusão e de sensibilização de todos os envolvidos de modo que o aluno se sinta incluído.
Em resposta à Marisa dos Santos Amaral

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Rayane Moreira Candido -
Boa tarde, Marisa!
Concordo plenamente! O diagnóstico precoce não só orienta o direcionamento adequado para alunos com altas habilidades, mas também possibilita a criação de ambientes inclusivos e cooperativos, promovendo relações humanas mais enriquecedoras e acolhedoras na sala de aula. Essa abordagem colaborativa é fundamental para o desenvolvimento pleno desses estudantes.
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Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Rayane Moreira Candido -
O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação, é fundamental para a implementação de estratégias de ensino adequadas e na promoção do desenvolvimento e autoconhecimento do potencial desses alunos. Ao identificar as altas habilidades de um estudante, os profissionais da educação podem orientar a personalização do ambiente de aprendizado para atender às suas necessidades específicas. Isso inclui a adaptação do currículo escolar e o desafio intelectual do aluno, proporcionando oportunidades enriquecedoras que estimulam seu interesse e curiosidade.
Além disso, o diagnóstico precoce permite uma intervenção mais eficaz, prevenindo possíveis desafios emocionais ou comportamentais. A ausência de desafios adequados pode levar ao tédio, desinteresse ou mesmo frustração, prejudicando o desenvolvimento do aluno. Portanto, ao reconhecer as altas habilidades desde cedo, os profissionais da educação podem criar um ambiente educacional que estimula e apoia plenamente o potencial desses discentes, promovendo o desenvolvimento e inclusão escolar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Leila Moraes Santos -
Olá, Colegas!
Ainda existe um olhar equivocado sobre as pessoas com alta habilidade e superdotação, influenciado por filmes e programas de TV. Ao deixar esse olhar mistificado, podemos colaborar muito com o desenvolvimento desse aluno. Ao identificar um aluno com altas habilidades ou superdotação, torna-se necessário que a escola continue a ser um lugar de interesse para esse aluno, pois, devido ao seu ritmo, a escola pode tornar-se um lugar tedioso e pouco desafiador. Como vimos nesta semana, é preciso que busquemos estratégias específicas para esse aluno, criando um ambiente de aprendizagem e interação com os demais colegas.

Devemos nos atentar que existem várias características específicas de um aluno com altas habilidades e superdotação. Proporcionar que esse aluno desenvolva suas potencialidades, seja esta artística, acadêmica, motora, etc. Dessa maneira, o quão precoce for o diagnóstico, será um direcionamento para a escola e família contribuírem com o desenvolvimento do aluno
Em resposta à Leila Moraes Santos

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Solivan Sousa Morais -
E eu acrescentaria mais um equivoco em relação a esse público, infelizmente as escolas costumam ignorar esses alunos, pelo menos aqui na cidade que moro, uma pequena cidade do interior nordestino, não há nenhum política educacional voltada para os estudantes superdotados, é como se para a secretaria municipal de educação ignorasse completamente esse tópico, as salas de AEE e seus profissionais são preparados apenas para os estudantes com deficiência.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bianca Barrocas dos Santos -
A identificação da superdotação ou altas habilidades logo na infância é essencial para o melhor desempenho do aluno tanto escolar quanto social. Sem a identificação das altas habilidades o indivíduo se sente incompreendido, desencadeando muitos outros problemas, principalmente de convívio social. Para melhorar esses fatores negativos, a escola entra com a inclusão do aluno através da adequação curricular, a conscientização dos alunos e a aplicação de atividades que desenvolvam todas as habilidades deste aluno. É importante identificar qual a área de maior interesse do indivíduo, mas também trabalhar as demais áreas que são menos interessantes para ele.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Aguiar Correia Rodrigues -
Bom dia,

Penso que seja de grande importância falarmos sobre o diagnóstico precoce para pessoas com AH/S, assim como nas deficiências, nos deparamos com a falta de formação do professor para fazer um bom trabalho de inclusão dessas pessoas, me arrisco em dizer que a falta de preparo no caso de alunos com AH/S é ainda maior, esses alunos por falta de estímulos adequados, acabam apresentando mais "problemas" socioemocionais. Na rede municipal da minha cidade não há mapeamento de quantos são e quais são, assim como tem das deficiências. Essa falta de dados, por si só já mostra que a rede municipal não tem preparo e estrurura para trabalhar com esses alunos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Juliana Roberta Parada -
Olá, pessoal!
Acredito que o diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação em estudantes é fundamental para proporcionar um ambiente educacional adaptado às suas necessidades específicas desde os estágios iniciais. Isso permite que educadores personalizem estratégias de ensino, ofereçam desafios adequados e promovam o desenvolvimento pleno das potencialidades, evitando desafios sociais e emocionais. Além disso, possibilita a criação de planos educacionais personalizados, estimula o interesse pelo aprendizado e prepara os alunos para desafios futuros, reduzindo o risco de abandono escolar. O diagnóstico precoce é crucial para cultivar um ambiente educacional inclusivo e estimulante que promova o sucesso pedagógico e pessoal ao longo do tempo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Solivan Sousa Morais -
O diagnóstico é o ponto de partida para que os estudantes com altas habilidades/superdotação recebam a atenção devida para suprir suas especificidades o que possibilita aos professores promoverem estratégias de ensino adequadas para estimular o desenvolvimento potencial desse aluno, portanto o diagnóstico precoce é essencial para a inclusão desse estudante no ambiente escolar de forma prazerosa e satisfatória para esse público, além de prevenir desafios sociais e emocionais como o bullying muitas vezes sofridos por esses alunos, assim como o planejamento educacional adequado de acordo com a sua potencialidade para estimular suas aptidões acadêmicas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Barbara Tecia de Castro De Andrade -
Olá Colegas!
Presumo que o diagnóstico precoce é crucial para identificar estudantes com altas habilidades/superdotação e propiciar estratégias de ensino adequadas a suas necessidades. Essa especificação  permite o desenvolvimento de um plano educacional personalizado, desafiador e estimulante, que potencializa o aprendizado e favorece o pleno desenvolvimento desses estudantes. Além disso, o diagnóstico precoce contribui para evitar possíveis frustrações e desmotivações causadas pela falta de estímulo adequado, permitindo que esses alunos atinjam seu máximo potencial acadêmico e pessoal. É imprescindível investir na identificação precoce desses talentos e oferecer-lhes oportunidades enriquecedoras no ambiente escolar, visando uma educação inclusiva e de qualidade para todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Agatha Christie Rabelo Vieira -
Olá, pessoal!

Infelizmente, ainda hoje a temática das altas habilidades/superdotação é muito pouco discutida. Assim, é necessário que falemos mais sobre isso, visando proporcionar melhores estratégias de ensino para os nossos estudantes.
Nesse sentido, acredito que o diagnóstico precoce é de suma importância pois permite à escola e professores que identifiquem os estudantes com altas habilidades/superdotação, compreendendo suas necessidades educacionais específicas. Assim, é possível implementar estratégias de ensino mais adequadas e personalizadas.
Outro ponto importante do diagnóstico precoce é a promoção da autoestima dos alunos com altas habilidades, haja vista que esses estudantes podem enfrentar dificuldades relacionadas à autoimagem e habilidades sociais.
Em resumo, o diagnóstico precoce é fundamental na promoção de estratégias de ensino adequadas para estudantes com altas habilidades/superdotação. Ele permite a identificação, adaptação do currículo e a personalização da aprendizagem, promovendo ainda o desenvolvimento emocional saudável e ajudando a superar possíveis dificuldades.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Renata Rosetti Alves -
O diagnóstico precoce nem sempre é viável, seja pela não aceitação dos tutores, seja por falta de orientação profissional, e isso quando falamos de deficiências intelectuais, atrasados cognitivos ou características associadas a síndromes genéticas. Em se tratando de altas habilidades e Superdotação o diagnóstico precoce se torna ainda mais difícil já que indivíduos que apresentam tais características são vistos como crianças e alunos super inteligentes que, por apresentarem uma inteligência acima da média, não precisam de suporte e acompanhamento.
A falta de diagnóstico causa um déficit no desenvolvimento da criança com altas habilidades ou Superdotação que, na falta do diagnóstico, não recebe atividades adequadas as suas necessidades o que pode levar ao desinteresse e ao não envolvimento deste aluno com a turma e as demandas coletivas, além é claro, de as características manifestadas ainda poderem ser motivos de bullying ou hostilidade dos colegas de classe.
O diagnóstico precoce vai proporcionar ao aluno com altas habilidades ou Superdotação desenvolvimento cognitivo adequado a suas habilidades, maior interesse pelas demandas e atividades propostas em sala, além de mostrar ao aluno que ele é valorizado, atitude que interfere diretamente no comportamento do aluno. O encaminhamento do aluno, após o diagnóstico, a um NAAHS, é crucial ao correto desenvolvimento cognitivo do aluno, além de proporcionar a este um acompanhamento psicológico adequado para que lide com o ambiente escolar de forma saudável.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Danilde Carvalho dos Anjos Baia -
Olá boa noite!
quando mais precoce for o diagnóstico, mas cedo essas crianças serão atendidas para evitar que elas sofram, sendo muito importante diagnósticar cedo para evitar grandes problemas futuros na escolas, pois as crianças com superdotação podem enfrentar bastante dificuldadev na escola por não ter um acompamhamento especializado.
(Oliveira,2007). Algumas vezes alunos com superdotação acabam sendo menos sucedido na escolarização, podendo
inclusive apresentar dificuldades não esperadas no seu comportamento, desenvolvimento e adaptação psicossocial.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Jade Rodrigues Schimith de Assis -
Quanto antes o aluno e os responsáveis junto dos professores possuirem algum diagnóstico mais rapido poderão pensar nas adaptações necessárias e evitar os diversos traumas que podem surgir ao longo de uma educação neglicenciada e sem inclusão, desde desinteresse a evasão escolar. O diagnóstico tras segurança burocrática para os pais, alunos e a escola, mas pensando na pedagogia tras um norte por onde iniciar a adaptação
Em resposta à Jade Rodrigues Schimith de Assis

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayara Braga dos Santos -
Exatamente, um diagnóstico tardio pode influenciar na criação de uma barreira ou ainda de uma aversão por parte do aluno por não se encaixar naquele conteúdo. Além disso, pode ocasionar uma má impressão por parte dos professores que poderão pensar que esse estudante está desmotivado e desinteressado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayara Braga dos Santos -
O diagnóstico precoce de altas habilidades/superdotação em estudantes é essencial para que as estratégias de ensino mais adequadas sejam pensadas de modo a garantir que o suporte e o apoio necessários para o desenvolvimento pedagógico desses estudantes seja de fato alcançado. Assim, eles poderão ter acesso às ferramentas necessárias para praticar e desenvolver as suas habilidades. Além disso, com o diagnóstico precoce, o currículo pode ser adaptado para incluí-lo, buscando incentivar suas habilidades e ajudá-lo a identificar os talentos e a área que possui maior aptidão. Outro ponto importante que o diagnóstico precoce influencia é na interação com os demais, o suporte emocional e social poderá ser diferenciado caso o professor e os gestores educacionais saibam como lidar com estudantes com altas habilidades/superdotação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Bárbara Carneiro Maciel -
Os estudantes com altas habilidades/superdotação tem dificuldade com o diagnostico precoce, para que diagnóstico aconteça de forma precoce é necessário que a família e a equipe escolar estejam atentos no estudantes. É preciso um olhar atento e assim que buscar um equipe multidisciplinar para o diagnóstico, o acompanhamento é fundamental para que os estudantes com altas habilidades/superdotação possam ter apoio, não sofrerem preconceito, e buscar as melhores estrategias para utilizar essas habilidades e métodos de ensino adequadas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Isis Benevides Maia Ribeiro -
Boa noite! Este assunto é tão importante, mas tão subestimado pela família dos alunos... Com o diagnóstico nós, professores, podemos planejar nossa estratégia para melhor adaptação e aprendizado do aluno, focando em suas qualidades e interesses, assim como treinando sua habilidade social com os colegas, já que estimular o lado artístico, por exemplo, sempre desperta muita conversa e admiração.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Caique Pedro Augusto -
Acho muito interessante essa discussão acerca da (in)visibilidade dos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Na maioria das vezes, esses estudantes permanecem em situação de quase transparência, pois, diante do incontável número de situações complexas presentes no universo escolar -- em especial no que diz respeito às expressivas defasagens educacionais e vulnerabilidades as mais diversas --, perceber e reconhecer o indivíduo que se diferencia por causa das altas habilidades que possui não costuma ser uma tarefa a qual dedicamos suficiente atenção!
Via de regra, nosso olhar se direciona àquelas pessoas com elevadas dificuldades, com deficiências de ordem intelectual ou física, perante as quais buscamos complementar os esforços em prol da diminuição de barreiras que atrapalham a aprendizagem. Mas, e quanto aos alunos com destacadas habilidades gerais ou específicas? Será que não deveríamos prestar mais atenção neles? Será que não deveríamos aprender a reconhecer os sinais apresentados, encaminhando as situações da melhor forma possível, a fim de que tais estudantes não se sintam desestimulados, excluídos e dispersos, isolando-se do contato com os colegas e das próprias dinâmicas escolares que são propostas?
Precisamos exercitar nosso olhar, por meio de bons programas de formação continuada, de maneira que sejamos capazes de identificar precocemente os sinais de AH/SD, oferecendo aos estudantes estratégias de ensino adequadas às suas características específicas, inclusive atividades suplementares na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Nesse sentido, o vídeo "Mentes Superdotadas - documentário sobre Altas Habilidades/Superdotação” nos oferece reflexões muito importantes que ressaltam o quão fundamental é a realização de um diagnóstico precoce, para que o estudante desenvolva amplamente suas potencialidades, tendo acesso ao suporte necessário para que não se sinta desnorteado, e de forma que consiga identificar suas áreas de maior interesse, para aprofundamento e desenvolvimento de projetos específicos a elas articuladas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rodrigo Ferreira Cavalcante -
Como vimos durante as leituras e também com as colocações de todos os colegas aqui no forum, o diagnóstico precoce é de suma importância para o professor conseguir adaptar as estratégias de ensino, propiciar a inclusão e fornecer estímulo para os alunos de altas habilidades/superdotação, evitando problemas futuros que venham a ser maléficos para o desempenho destes estudantes. No entanto, um ponto que considero importante nesse processo é a participação da família, pois estes convivem no dia a dia com o estudante, então podem compartilhar informações preciosas com o professor e a equipe pedagogica da escola.