Estamos caminhando em direção a um mundo cada vez mais interligado, onde as tecnologias digitais desempenham um papel fundamental em conectar pessoas, informações e conhecimentos. Isso pode ser percebido em muitos aspectos de nossas vidas, como redes sociais, comunicações instantâneas, acesso constante à internet e na inserção desses mecanismos no contexto escolar.
Contudo, em vez de aproveitarmos os benefícios da tecnologia para nos conectarmos, obtermos mais conhecimentos, expandirmos nossas habilidades e melhorarmos nossas vidas, estamos, na verdade, nos tornando dependentes e, de certa forma, "prisioneiros" de nossos dispositivos eletrônicos. Isso pode ser visto em situações em que as pessoas estão constantemente distraídas por seus dispositivos, tornando-se menos presentes em suas interações pessoais ou até mesmo prejudicando sua saúde mental devido ao uso excessivo da tecnologia.
No contexto escolar, essa dependência pode ser ainda maior e mais problemática, pois o uso de tecnologias digitais não pode se dar em um vazio pedagógico. Tampouco deve substituir completamente o contato pessoal e o desenvolvimento de habilidades como, por exemplo, a escrita manual (habilidade motora) que, atualmente, compete com as digitações em dispositivos como smartphones, tablets e computadores, munidos de seus corretores ortográficos, previsão e sugestão de palavras, etc.