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Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 70

Prezados/as,

1) Compartilhe aqui no Fórum Temático as suas concepções das possíveis dificuldades e/ou desafios no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual.

2) Faça mais uma postagem autoral contribuindo com pelo menos uma das discussões levantadas pelos colegas no fórum.

Boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
Alunos com deficiência visual podem enfrentar várias dificuldades e desafios no processo de ensino e aprendizagem, tais como:
    1. Acesso a materiais: A falta de materiais em formatos acessíveis, como braille ou versões digitais acessíveis, pode dificultar o acesso a livros, textos e recursos de aprendizado.
    2. Comunicação: A comunicação com professores e colegas pode ser um desafio, especialmente se os alunos não dominarem a linguagem de sinais ou não tiverem acesso a tecnologias assistivas.
    3. Aprendizado espacial: A compreensão de conceitos espaciais e visuais, como mapas ou gráficos, pode ser mais difícil para alunos com deficiência visual.
    4. Mobilidade: A locomoção dentro da escola, especialmente em ambientes desconhecidos, pode ser complicada, exigindo orientação e adaptações no ambiente.
    5. Acessibilidade digital: A acessibilidade de tecnologias e softwares usados na educação é crucial para garantir que os alunos com deficiência visual possam participar plenamente das aulas online e utilizar recursos digitais.
    6. Atitudes e estereótipos: Alunos com deficiência visual podem enfrentar atitudes e estereótipos negativos por parte de colegas, professores ou funcionários da escola, o que pode afetar sua autoestima e motivação.
    7. Necessidades individuais: Cada aluno com deficiência visual é único, e suas necessidades de aprendizado podem variar amplamente. É fundamental que os educadores estejam preparados para adaptar as estratégias de ensino de acordo com as necessidades individuais.
Superar esses desafios requer um ambiente inclusivo, tecnologias assistivas apropriadas e professores treinados em educação inclusiva, além de promover uma cultura de respeito e igualdade na escola.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Olá, Cristiano e demais colegas,
Justamente. Ainda existem as barreiras atitudinais, talvez seja uma das mais difíceis de transpor: o preconceito, a discriminação, a falta de conhecimento sobre como lidar com PcD podem afetar negativamente a autoestima e a motivação dos estudantes. Assim, os alunos também podem enfrentar desafios emocionais devido às dificuldades adicionais que enfrentam. Por isso, é importante que exista nas escolas, o apoio especializado com equipe multidisciplinar para ajudá-los a lidar com esses desafios.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Jaqueline, você tocou em um ponto muito importante: impacto emocional promovido no/na discente pelo preconceito e exclusão (ainda que de maneira velada).
Além da atenção a todos os aspectos pedagógicos, arquitetônicos, físicos, é importante voltar nosso olhar para os aspectos atitudinais, para garantir que a educação ofertada a este/esta estudante se alinhe ao máximo à proposta ideal de educação inclusiva.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Jaqueline, você tocou em um ponto muito importante: impacto emocional promovido no/na discente pelo preconceito e exclusão (ainda que de maneira velada).
Além da atenção a todos os aspectos pedagógicos, arquitetônicos, físicos, é importante voltar nosso olhar para os aspectos atitudinais, para garantir que a educação ofertada a este/esta estudante se alinhe ao máximo à proposta ideal de educação inclusiva.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
Oi, Jaqueline e colegas.
Acredito que o apoio especializado multidisciplinar seja mais uma ferramenta importante para que a inclusão aconteça, porém avalio, que esse é movimento deve ter a participação de toda sociedade, escola, agentes escolares, familiares para que os governos se sensibilize e promova o apoio especializado multidisciplinar em ambiente escolar.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Anna Carolinne Ferreira Bissoli -
Olá! Concordo com a colega. Creio que o AEE seja fundamental para o desenvolvimento do aluno com deficiência visual, pois ele será capaz de desenvolver os alunos dentro das suas especificidade.
Em resposta à Anna Carolinne Ferreira Bissoli

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Carla Juliety Pinheiro da Silva -
O AEE É SIM FUNDAMENTAL, PORÉM DEFENDO A IDÉIA DE QUE TODOS OS PROFESSORES DEVERIAM BUSCAR CONHECIMENTOS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA QUE POSSA DESENVOLVER AS HABILIDADES DOS ALUNOS DE ACORDO COM SUAS ESPEFICIDADES EM BUSCA DA APRENDIZAGEM.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Como professora de Matemática na Escola Estadual Helena Guerra, comentei com os estudantes sobre minha experiência no Instituto São Rafael e que alguns deficientes visuais conseguiam chegar até o final da prova da OBMEP. Aproveitei o período de inscrição da OBMEP para motivá-los e realizei uma dinâmica de "tampar" os olhos dos estudantes com tecido TNT com o objetivo de sensibilizá-los a participar da OBMEP. Foi uma ótima oportunidade de reflexão!
Em resposta à Eliana Antonia Demarques

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Clayton Torres Felizardo -
Oi, Eliana.

Achei a atividade bem legal. Esse movimento de se colocar no lugar do outro por meio de experiências sensoriais pode contribuir para uma melhoria das relações na escola e até para fora dela.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Manoela da Silva Conceição -
Olá, Cristiano e demais amigos....
Para superar os problemas no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, é necessária uma abordagem inclusiva, sensível e colaborativa por parte de educadores, administradores escolares, famílias e sociedade como um todo. A educação inclusiva é essencial para garantir que todos os alunos, independentemente da deficiência visual, tenham oportunidades iguais e possam atingir o seu pleno potencial.
Em resposta à Bruna Manoela da Silva Conceição

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
De fato, a inclusão requer ajuda e colaboração de todos os agentes escolares, comunidade e familiares, sem a ação conjunta desses agentes dificilmente a inclusão acontece.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá Cristiano!
Realmente, esses estudantes enfrentam inúmeras dificuldades não apenas nas instituições de ensino ...
Trabalhei no Instituto São Rafael que é uma referência em Minas Gerais e que enfrenta problemas relacionados a alta rotatividade de profissionais contratados e sobrecarga de trabalho para a produção de material didático ela Imprensa Braille. A demanda de serviços transcritos em Braille é cada vez maior, necessitando de capacitação de profissionais e formação continuada, principalmente considerando os novos compromissos com a múltipla deficiência e com a surdocegueira.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Olá a tod@s,
O processo ensino-aprendizagem para alunos com deficiência é desafiador; são muitas as barreiras que eles enfrentam e que devem ser transpostas para efetivação de uma educação inclusiva de fato. Dentre os maiores desafios podemos citar: dificuldade de acesso a informações em formato visual ou a materiais impressos sem a devida adaptação; falta de acesso à tecnologia assistiva adequada e de adaptações a infraestrutura para mobilidade; persistência de estigmas e falta de conscientização sobre suas necessidades que podem levar ao isolamento do aluno; falta de apoio individualizado / equipe do AEE; falta de adaptação de planejamento e avaliações para atender às necessidades dos alunos com deficiência visual; falta de recursos e/ou formação continuada de professores; entre outros.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá Jaqueline!
As tecnologias assistivas possibilitam a execução de tarefas e, no caso das pessoas com deficiência visual, facilitando a transmissão da informação e serviços adaptados que contribuem para ampliar as habilidades funcionais como por exemplo, a bengala longa, a máquina Braille e aplicativos acessíveis em smartphones e computadores. Pessoas com baixa visão também utilizam o resíduo visual mediante recursos que ampliam, aproximam e adaptam imagens e contrastes ou alteram a intensidade da luz, tais como: Vídeo ampliadores portáteis, Ampliadores de tela, Leitores de tela, Leitores de livros digitais.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Manoela da Silva Conceição -
O processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual apresenta desafios inovadores que exigem abordagens educacionais e recursos específicos para garantir uma experiência inclusiva e de qualidade. Aqui estão algumas das principais dificuldades e desafios que podem surgir: 1. Acesso a materiais: A falta de materiais de aprendizagem acessíveis, como livros em braille ou versões digitais compatíveis com leitores de tela, pode ser uma barreira inicial. Garantir a disponibilidade desses recursos é fundamental para que os alunos tenham acesso ao conteúdo educacional. 2. Desenvolvimento de habilidades de mobilidade: Alunos com deficiência visual muitas vezes precisam aprender.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Boa noite, minha gente!
Acredito que as principais dificuldades presentes no contexto da educação de deficientes visuais, assim como outras deficiências ou transtornos, reside na predominância de ambientes educacionais ainda pouco inclusivos. O que a maioria experiencia hoje se assemelha mais à integração do que à inclusão propriamente dita, por uma série de fatores intrínsecos ao sistema educacional brasileiro, especialmente, a dificuldade de articulação pedagógica entre docentes do ensino regular e do AEE.
Além disso, sob a perspectiva da minha área de atuação, ensino de ciências da natureza, seu pleno aprendizado está intimamente relacionado com o reconhecimento de modelos, fórmulas e gráficos. Porém, nem sempre a descrição por fala é suficiente para desenvolver neste/nesta estudante a capacidade de abstração necessária para a compreensão destes conceitos. Na realidade, esse já é um processo bastante difícil para os estudantes que têm o acesso à visualização imagens, vídeos etc. Então, quando se fala em educação de deficientes visuais, esse desafio se torna mais pronunciado. Felizmente, é possível deparar com inúmeros relatos de experiência e metodologias que envolvem modelos adaptados para o ensino das ciências, reforçando a importância da formação continuada de docentes nesse contexto desafiador (o que significa não apenas ofertar a os cursos, mas também condições e recursos para que os/as docentes consigam fazer um melhor aproveitamento e execução destas estratégias).
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Elias José Mendes Conceição Junior -
O ensino aprendizagem para alunos com deficiência visual é um processo com barreiras a serem superadas. Além disso devemos ter uma abordagem inclusiva, incentivar o aluno a participar do ambiente escolar, não somente das atividades em sala, e sim tudo que a escola realiza com os alunos.
Enquanto educadores devemos buscar meios de adaptar os recursos/materiais para que o alunos consiga aprender, sendo está uma das dificuldades que os professores encontram durante o caminho, mas com o uso de tecnologias assistivas e até mesmo metodologias ativas os objetivos devem ser alcançados.
Mas além de tudo isso os direitos de educação dos alunos devem ser garantidos, a presença de um professor de apoio em sala de aula e o acesso ao atendimento educacional especializado devem fazer parte de todo esse processo de ensino,
Em resposta à Elias José Mendes Conceição Junior

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
Olá, Elias!
Enquanto professor venho observando inúmeras barreiras no processo ensino-aprendizagem dos meus, uma delas é a minha própria formação e acredito que é um problema de currículo que o MEC e o conselho CNE deveriam debater essa questão para melhor preparar os professores na faculdade. Outra barreira é a questão da adaptabilidade de material, em escola privadas que não tem compromisso com a educação e principalmente com o aluno torna-se uma barreira enorme, essas escola engessam seus professores dificultando a inclusão dos mesmo, outro ponto que acho importante, e não menos importante é a falta de compromisso, responsabilidade e a má vontade de alguns colegas para que a inclusão aconteça, pois essa deveria ser a primeira coisa para que a inclusão pudesse acontecer.
Em resposta à Elias José Mendes Conceição Junior

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
Olá, Elias José! Concordo com você. O ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual é, indiscutivelmente, um processo repleto de desafios. A chave para superar essas barreiras reside em adotar uma abordagem inclusiva e holística. Além de oferecer suporte em sala de aula, é fundamental incentivar a participação dos alunos em todas as facetas do ambiente escolar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -

É considerado pessoa com deficiência visual quem apresenta quadro de baixa visão ou cegueira, há nestas duas condições subdivisões relativas ao comprometimento da visão, que compõem um quadro geral variado de pessoas com deficiência visual. Conforme o Censo de 2010 há pouco mais de 35 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil.


Por lei este conjunto significativo de pessoas tem direito a educação especial inclusiva, contudo há uma série de barreiras que limitam o acesso destas pessoas à educação voltada a suas necessidades e potencialidades, comprometendo assim a conquista da autonomia da pessoa com deficiência visual e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, conforme direitos assegurando em lei.


No que toca a educação institucional as barreiras com as quais as pessoas com deficiência visual tem que lidar são as arquitetônicas dado que a arquitetura das escolas não foi projetada com a acessibilidade necessária às pessoas com deficiência visual, de maneira geral não há acessibilidade nos caminhos, como placas sinalizadoras, barras de apoio, mapa tátil, dentre outros. A comunicação também é uma barreira porque não há formação para os profissionais da educação quando as adaptações necessárias e razoáveis para que a comunicação e o processo de ensino e aprendizagem ocorra sem obstáculos, com atitudes e comportamento que auxiliem a expressão e o recebimento das informações pelas pessoas com deficiência visual. O que nos leva às barreiras atitudinais que se tornam um entrave à participação e ao desenvolvimento com autonomia das pessoas com deficiência visual, em igualdade de condições e oportunidades com os demais estudantes. Ademais, há a barreira tecnológica, uma vez que os recursos de tecnologia assistiva não são difundidos nas escolas, é seguro dizer que a maioria dos docentes desconhece as tecnologias assistivas que poderiam ser adotadas nas práticas didáticas.


Considerando as barreiras citadas é possível afirmar que o processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual não ocorrem considerando o direito a inclusão em todos os níveis de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem, conforme estabelece o Art. 27 da Lei 13146/15. Portanto, assegurar o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento das pessoas com deficiência visual passa pela elaboração de políticas públicas transversais que modifiquem de forma significativa e estrutural a oferta da educação escolar em escolas públicas e privadas, para que de fato a educação especial ocorra na perspectiva inclusiva.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -
Colegas e profº Dandara, acredito que todas as dificuldades e barreira apontadas aqui no fórum só serão superadas com mobilização para que sejam elaboradas políticas públicas que efetivem o acesso aos direitos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei 13146/15, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão. Porque sem a devida formação e mudança estrutural não é possível oferta educação inclusiva.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
A abordagem de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual tem algumas carências, contudo, estas podem ser superadas com um esforço conjunto. É fundamental que os educadores, as escolas, as famílias e a sociedade em geral estejam comprometidos em garantir que esses estudantes sejam incluídos e tenham as mesmas oportunidades. Isso implica ajudar as pessoas a se tornarem independentes, garantir que os recursos digitais estejam disponíveis, permitir que as aulas sejam adaptadas às suas necessidades, e incentivar a interação social. Desta forma, podemos construir um sistema educacional verdadeiramente inclusivo ao lidar com esses problemas. Esse sistema permitirá que todos os alunos se desenvolvam independentemente de suas deficiências.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Diego Leite dos Santos -
As dificuldades e desafios no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência visual são significativos e requerem abordagens específicas para garantir a inclusão e o sucesso educacional. Algumas dessas dificuldades e desafios incluem:
Acesso a materiais educacionais: A falta de materiais em formatos acessíveis, como Braille, áudio ou formatos digitais compatíveis com leitores de tela, pode dificultar o acesso dos alunos com deficiência visual ao conteúdo do currículo.
Acessibilidade digital: Muitos recursos educacionais e plataformas online não são desenvolvidos com a acessibilidade em mente, o que pode limitar a participação dos alunos com deficiência visual em atividades online.
Aprendizado prático: Disciplinas que envolvem atividades práticas, como ciências e educação física, podem ser desafiadoras para alunos com deficiência visual, pois exigem adaptações específicas e suporte adicional.
Atitudes e estigma: O estigma social e as atitudes negativas em relação à deficiência visual podem afetar a autoestima e a motivação dos alunos, tornando-os mais suscetíveis a problemas emocionais e sociais.
Treinamento insuficiente de professores: Muitos professores podem não estar adequadamente preparados para ensinar alunos com deficiência visual, o que pode resultar em estratégias de ensino inadequadas e falta de apoio.
Comunicação e interação social: Alunos com deficiência visual podem enfrentar dificuldades na comunicação e na interação social, especialmente se não houver um ambiente inclusivo que promova a compreensão e a aceitação de suas necessidades.
Avaliações inadequadas: A elaboração de avaliações justas e acessíveis para alunos com deficiência visual é um desafio, pois requer considerações especiais para garantir que sua aprendizagem seja devidamente avaliada.
Disponibilidade de tecnologia assistiva: Embora a tecnologia assistiva seja valiosa, a falta de acesso a dispositivos e software adequados pode ser um grande obstáculo para o aprendizado eficaz.
Apoio emocional: Alunos com deficiência visual podem enfrentar desafios emocionais, como frustração e ansiedade, relacionados às dificuldades de aprendizado e à necessidade de superar obstáculos adicionais.
Falta de conscientização: A falta de conscientização sobre as necessidades e capacidades dos alunos com deficiência visual pode levar à falta de adaptação do ambiente escolar e das práticas de ensino.
Barreiras físicas: A acessibilidade física na escola, como rampas, corrimãos e sinalização tátil, também é crucial para garantir que os alunos com deficiência visual possam se movimentar e participar plenamente no ambiente escolar.
Para enfrentar esses desafios, é fundamental adotar uma abordagem inclusiva e centrada no aluno, que inclua o uso de tecnologia assistiva, adaptação de materiais e treinamento adequado para educadores. Além disso, promover uma cultura de respeito, empatia e aceitação da diversidade é essencial para criar um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo para todos os alunos.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Anna Carolinne Ferreira Bissoli -
Olá! Em minha experiência como discente não trabalhei como alunos que possuíam deficiência visual, mas acredito que sem o professor de AEE o processo de escolarização no caso de deficiência visual seja extremamente difícil, pois para o desenvolvimento deste aluno é necessário que tenha um atendimento personalizado de acordo com as suas necessidades.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
Alguns dos principais desafios que os alunos com deficiência visual podem enfrentar incluem:
A falta de acesso a materiais em formatos acessíveis, como livros em braille, materiais em áudio ou em formatos digitais acessíveis, pode ser uma grande barreira para a aprendizagem desses alunos. A falta de recursos e adaptações adequadas pode impedir a compreensão do conteúdo e limitar sua participação efetiva nas aulas. A deficiência visual pode dificultar a comunicação e a interação social, especialmente em situações de grupo. Alunos com deficiência visual podem enfrentar barreiras na comunicação com colegas de classe e professores, o que pode levar ao isolamento e à falta de participação ativa nas atividades escolares. Os professores podem enfrentar desafios ao atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência visual, especialmente se não tiverem recebido uma formação adequada sobre como adaptar o currículo, utilizar recursos de ensino acessíveis e aplicar estratégias de ensino inclusivas para esses alunos.
Em resposta à Ellem Mara Ramos Barbosa

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Jésse Ray Mendes Costa -
Concordo com você Ellem Mara, inclusive respondi algo bem semelhante. Creio que realizar adaptações de atividades para atender qualquer tipo de dificuldade de aprendizagem, requer tempo, dedicação e busca de conhecimentos, porém algumas situações envolvem recursos que vão além das possibilidades do professor, que deveriam partir dos órgãos superiores como as secretarias de educação dos municípios, por exemplo, destinando valores para compra de materiais, bem como para investir em formação continuada para gestores, coordenadores pedagógicos e docentes.
Em resposta à Ellem Mara Ramos Barbosa

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Íria Talita do Couto -
Abordar esses desafios requer um esforço coletivo para garantir que os alunos com deficiência visual tenham acesso igualitário à educação, o que envolve a disponibilidade de materiais acessíveis, apoio na comunicação e interação social, bem como o desenvolvimento de competências pedagógicas para os professores lidarem com as necessidades específicas desses alunos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Jésse Ray Mendes Costa -
Em linhas bem gerais, acredito que entre as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes com deficiência visual estão as relacionadas à falta de acesso a materiais adaptados, as carências encontradas na questão de mobilidade como a existência de poucos pisos táteis, falta de corrimãos e a insuficiência de recursos financeiros nas instituições que recebem estes alunos e que não conseguem comprar uma máquina de impressão em braille, por exemplo.
Quanto ao processo de ensino e aprendizagem, temos as dificuldades do docente em trabalhar com esse estudante, sendo que na formação durante a graduação não há quase nada específico sobre o braille ou outras tecnologias assistivas e o professor se vê perdido na hora de auxiliar este educando na leitura e na escrita, ficando assim limitado a ser apenas um ouvinte nas aulas, alheio aos outros recursos que facilitariam seu aprendizado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Franciele Soares de Souza -
Hoje, em muitas escolas encontramos dificuldades que o professor regente possui com relação ao trabalho desenvolvido com os alunos deficientes visuais, devido a entrave à falta de cursos, material adaptado e a turma que não é reduzida o número de alunos por conta do aluno DV.
A escola deve sempre que possível buscar de recursos e ferramentas que viabilizam o desenvolvimento das potencialidades do aluno, sendo assim deve facilitar a utilização de recursos tecnológicos por parte dos professores, e na medida do possível adquirir materiais tecnológicos necessários a aprendizagem, proporcionando cursos de preparação e utilização desses, uma vez que colaboram na aprendizagem e autonomia do aluno com deficiência visual, inserido no ensino regular.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Franciele Soares de Souza -
Hoje, em muitas escolas encontramos dificuldades que o professor regente possui com relação ao trabalho desenvolvido com os alunos deficientes visuais, devido a entrave à falta de cursos, material adaptado e a turma que não é reduzida o número de alunos por conta do aluno DV.

A escola deve sempre que possível buscar de recursos e ferramentas que viabilizam o desenvolvimento das potencialidades do aluno, sendo assim deve facilitar a utilização de recursos tecnológicos por parte dos professores, e na medida do possível adquirir materiais tecnológicos necessários a aprendizagem, proporcionando cursos de preparação e utilização desses, uma vez que colaboram na aprendizagem e autonomia do aluno com deficiência visual, inserido no ensino regular.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Elane Manuelle Felix da Silva -
Uma das grandes dificuldades de pessoas com deficiência visual é a adaptação ao ambiente e aos recursos disponíveis. Além disso, não só o indivíduo, mas toda a família também deve se adaptar.
A importância da capacitação docente e de todos que fazem parte da escola, visto que a inclusão adequada possibilita o desenvolvimento escolar dos estudantes com deficiência visual.
Em resposta à Elane Manuelle Felix da Silva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Bom dia

Penso que dentre as várias dificuldades de se trabalhar com alunos com dificência visual em sala de aula, destaca-se as falta de formação de nós, professores, para o uso das tecnologias assistivas que podem oportunizar, com maior exito, a inclusão desse alunos. Também não encontramos nas escolas reglete e livros em Braille, fundamental para assegurar o direito desses alunos a educação.

Abraços
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Caroline Lôbo dos Santos -
Olá!

Concordo com suas colocações. A formação profissional adequada é fundamental.
Em resposta à Elane Manuelle Felix da Silva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Olá Elane e demais colegas!

Concordo com você, pois o uso de recursos da tecnologia assitiva são fundamentais para a inlcusão dos alunos com dificiência visual é fundamental

Abraços
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Íria Talita do Couto -
Alunos com deficiência visual podem enfrentar diversos desafios no processo de ensino e aprendizagem, incluindo:

1: Acesso a informações visuais: Dificuldade em compreender informações apresentadas visualmente, como gráficos, imagens e diagramas.
2: Leitura e escrita: Dificuldades na leitura de textos impressos e na caligrafia devido à falta de visão.
3: Mobilidade e orientação: Obstáculos na locomoção e dificuldades em navegar em ambientes escolares não adaptados.
4: Acesso a recursos educacionais: Limitações na disponibilidade de materiais educacionais em formatos acessíveis, como Braille ou áudio.
5: Participação em atividades práticas: Desafios para participar de atividades práticas, como laboratórios de ciências ou educação física, sem adaptações adequadas.
6: Interação social: Possíveis dificuldades na formação de amizades e na comunicação com colegas devido à deficiência visual.
7: Apoio especializado: Necessidade de apoio adicional, como tutores ou intérpretes, pode ser um desafio logístico.
8: Atitudes e estereótipos: Enfrentar atitudes negativas e estereótipos por parte de colegas e professores, afetando a autoestima e motivação.
9: Avaliação e testes: Adaptação de avaliações e testes para acomodar as necessidades dos alunos com deficiência visual pode ser complexa.
10: Transição para o ensino superior e o mercado de trabalho: Desafios na transição para o ensino superior e no mercado de trabalho devido à necessidade contínua de acessibilidade e apoio.

Abordar esses desafios exige práticas inclusivas, fornecimento de recursos adequados e uma cultura de respeito e apoio para alunos com deficiência visual, garantindo que eles tenham igualdade de oportunidades no processo educacional e na vida cotidiana.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriano da Silva e Silva -
São diversas as dificuldades que um aluno com deficiência visual (DV) pode encontrar no processo de ensino e aprendizagem, principalmente devido a condição de que nossa sociedade é estruturada nos termos visual-auditivo, logo, muitos processos que ocorrem na escola e nos processos de aprendizagem, exigem simultaneamente o uso da visão para maior compreensão e associação do que esta sendo dito/ensinado. Portanto, é uma questão estrutural da nossa sociedade organizada sob um modelo homogêneo, que exclui, dificulta, inviabiliza, cessa, qualquer possibilidade daqueles que são "diversos" ascender ou construir autonomia. Assim, elenco abaixo, três dificuldades existentes dentre as muitas diversas, para um aluno com DV. exemplo:
*Obstáculos na locomoção e dificuldades em navegar em ambientes escolares não adaptados e até adaptados, pois não só o ambiente mas as pessoas também devem adaptar-se através do conhecimento, para que não torne um local adaptado em um local de extrema dificuldade de mobilidade/locomoção pelos alunos com DV.
*Dificuldade em compreender informações apresentadas visualmente, como gráficos, imagens e diagramas, o que acontece com muita frequência devido a falta de recursos/tecnologias assistivas (TA), bem como, de uma formação especifica e de qualidade para os professores, lidarem na prática, com ações efetivas e concretas.
*Dificuldades na leitura de textos impressos e na caligrafia devido à falta de visão, remetendo-nos ao mesmo comentário realizado na dificuldade anterior.
Em resposta à Adriano da Silva e Silva

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Cláudia Marques Eleres -
Concordo, Adriano. Principalmente com as questões de locomoção dentro dos ambientes escolares, visto que esses não foram construídos para o público especial, e mesmo os que possuem certa acessibilidade, geralmente não supre as necessidades, isso quando os demais respeitam e preservam esses espaços, principalmente dentro das escolas públlicas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Caroline Lôbo dos Santos -
Infelizmente são inúmeras as dificuldades encontradas durante o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual no ensino regular, dentre elas a ausência de formação adequada de professores para atender as demandas das inclusão escolar; infraestrutura imprópria com poucos recursos e materiais pedagógicos; número desproporcional de alunos e de professores em classe; dificuldade de compreender atividades cujo uso da visão é obrigatório; falta de conscientização dos colegas sem deficiência e preconceito, muitos alunos com dificuldades são vítimas de bullying; dificuldades de aprendizagem devido a entrada tardia na escola regular; necessidade de outro profissional em sala de aula; ausência de diálogo entre os professores, a preparação adequada desses profissionais e a inclusão das familiar (orientação) no processo educacional.
Em resposta à Ana Caroline Lôbo dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Crislaine Santana de Jesus Cruz -
Concordo plenamente com a colega. São inúmeras as dificuldades para se promover a inclusão e ultrapassam o processo de ensino e aprendizagem. A meu ver as barreiras atitudinais são as mais difíceis de se vencer. A questão é não desistir de tentar, é dar visibilidade a esse grupo e lutar por mais políticas públicas que assegurem seus direitos dentro e fora da escola.
Em resposta à Ana Caroline Lôbo dos Santos

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Erika Tatiane de Araujo Silva -
Ana, bom dia,

Realmente todos esses pontos levantados são as barreiras para uma educação inclusiva mais efetiva. Em resumo, a educação inclusiva busca garantir que todos os alunos, independentemente de suas capacidades ou limitações, tenham a oportunidade de aprender e se desenvolverem plenamente. Para alunos com deficiência visual, superar as dificuldades e desafios requer uma abordagem abrangente que inclui a adaptação de materiais, treinamento de professores, apoio especializado e a criação de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Crislaine Santana de Jesus Cruz -
A prática mostra que as principais dificuldades no ensino em sala de aula com estudantes com deficiência visual se referem grande parte a deficiências na formação de professores, contudo, temos que pensar que este não é um fator exclusivo, existe um conjunto de fatores e que o principal se refere ao acesso desse grupo na instituição de ensino regular. De fato, os professores passam muitas vezes por formações aligeiradas nas quais quase não são levadas em conta questões como, métodos de ensino e produção de material para trabalhar com esse específico. Mas e as barreiras até chegar ao local de ensino? E a garantia de permanência nesse local? E os recursos como equipamentos , mobiliário e Tecnologias Assistivas? Embora o processo de ensino e aprendizagem se restrinja a relação professor/estudantes, fatores externos interfere muitas vezes nesse processo.
Em resposta à Crislaine Santana de Jesus Cruz

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fernanda Marcelle Miranda -
Isso mesmo, Crislaine! As reflexões trazidas por você reforçam que a inclusão educacional da pessoa com deficiência visual deve se realizar em sua plenitude, não bastando à mera inserção desta pessoa no grupo. É preciso conceder a/ao deficiente visual meios efetivos e adequados para sua permanência. Os meios referem-se à condutas condizentes com as necessidades de aprendizagem desses estudantes, não limitando-se apenas a oferecer o ensino, mas também consagrar a inclusão, a integração desse aluno(a) ao meio.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Erika Tatiane de Araujo Silva -
Na educação inclusiva, alunos com deficiência visual enfrentam desafios como acesso a materiais adaptados, barreiras de comunicação, treinamento insuficiente de professores, necessidade de adaptação do ambiente escolar, apoio especializado, falta de conscientização, avaliações justas e uso adequado de tecnologia assistiva. Superar essas dificuldades requer esforços coordenados para garantir igualdade de oportunidades e acesso ao aprendizado.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Antonio Flávio dos Santos Silva -

Infelizmente, esses desafios ainda representam a realidade; por isso família, estado e a escola devem trabalhar juntos para garantir que os recursos necessários para o aprendizado das pessoas com deficiência sejam disponibilizados e, assim, assegurar uma educação de qualidade.


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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Cláudia Marques Eleres -
O ensino e a aprendizagem para alunos com deficiência visual podem apresentar diversos desafios e dificuldades devido à natureza da condição. É importante que educadores, famílias e profissionais estejam cientes desses desafios e implementem estratégias adequadas para apoiar esses alunos. Inicialmente, uma das maiores dificuldades é o acesso à informação visual, ou seja, alunos com deficiência visual enfrentam dificuldades em acessar informações visuais, como gráficos, tabelas, imagens e vídeos, que são comuns no currículo escolar. Isso pode exigir a adaptação de materiais e o uso de tecnologias assistivas, como leitores de tela, para tornar essas informações acessíveis. Há também a dificuldade com leitura e escrita, onde a leitura e a escrita em braille podem ser desafiantes para alunos e professores que não estão familiarizados com esse sistema. Além disso, a escrita em braille pode ser mais demorada do que a escrita tradicional, o que pode afetar o ritmo de aprendizagem. Se tratando de infraestrutura, alunos com deficiência visual muitas vezes dependem da bengala branca ou de cães-guia para se locomoverem.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Alessandra Marques de Paiva -
Concordo com a Cláudia! Acessar as informações como gráficos e tabelas são com certeza uma barreira para os alunos com deficiência visual. Para minimizar esta situação os modelos táteis também podem ser utilizados, porém, nas escolas públicas, as dificuldade financeiras prejudicam a produção destes modelos.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Antonio Flávio dos Santos Silva -

A educação inclusiva ainda é um desafio a ser superado em muitas escolas e universidades. Ainda nos deparamos com escolas com estrutura física que apresentem barreiras à inclusão de pessoas com deficiência visual, a ausência de ledores para auxiliar alunos com baixa visão, a falta de instrumentos para escrita em Braille são algumas dificuldades enfrentadas por estudantes com necessidades especiais.  


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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Alessandra Marques de Paiva -
Na escola que trabalho não possui alunos com deficiência visual e também não possui profissionais com especialização ou capacitação e nem estrutura tecnológica para atender este grupo. Todos os alunos com deficiência visual da região são matriculados em uma escola específica (um polo) que na teoria possui profissionais capacitados e estrutura, porém é sabido que a realidade geralmente não condiz com a teoria. Este tipo de organização faz com que o polo fique sobrecarregado e não consiga atender adequadamente os alunos e com isso o processo de ensino e aprendizagem fica comprometido.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá colegas! Gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência como professora de educação básica desde 1992 na região metropolitana de Belo Horizonte:
Na perspectiva de uma educação mais inclusiva e empreendedora, desenvolvo um Modelo de Biblioteca Pública Escolar denominado Biblioteca Interativa da Educação Financeira e Inclusiva (BIEI) desde meu Mestrado na UFMG. Fundamentada na Teoria da Análise Facetada de Ranganathan e na Teoria do Conceito apresentada por Dahlberg, a BIEI busca organizar os termos da Educação Financeira em uma ontologia de domínio da área de Inteligência Artificial, exigindo um cuidadoso trabalho multidisciplinar de vocabulário controlado. As ações iniciadas em 2016 com o Projeto Educação Financeira na Escola Estadual Helena Guerra contribuíram para avanços no protótipo BIEI no meu Doutorado (2019 a 2022). Assista o vídeo abaixo: 

A BIEI visa oferecer acesso a Objetos de Aprendizagem (OA) que integram os Temas Contemporâneos Transversais para reuso na Educação Básica que podem funcionar em qualquer Biblioteca Pública Municipal. Em 2022, o protótipo da BIEI foi implementado no município de Contagem como plano piloto na FUNEC, recebendo o prêmio nacional de Tecnologia em Educação com o Projeto Empreendedorismo com Responsabilidade Socioambiental e Fiscal. Vislumbra-se ampliar o acesso aos recursos da BIEI para docentes e discentes no ensino híbrido em formato de videoaulas em LIBRAS com materiais didáticos transcritos em BRAILLE, seguindo a mesma qualidade do Programa Se Liga Na Educação na TV Minas que participo desde 2020. Por isso, busco parcerias entre Governo Federal e Estadual para melhorar a qualidade da educação pública com videoaulas interativas de cidadania, acessibilidade em qualquer idioma, traduzidas em LIBRAS e transcritas em BRAILLE através do acervo da BIEI.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
São muitas as dificuldades e barreiras enfrentadas nesse processo de ensino e aprendizagem para os alunos com deficiência visual.
Eu acredito que, a falta de preparo dos professores seja uma das principais dificuldades, mesmo com todas as outras dificultardes, é necessário que o professor faça a adaptação dos materiais didáticos, e é preciso ter materiais específicos para que haja um aprendizado significativo.
Eu mesma, ainda não tive essa experiência de dar aula para uma aluno com deficiência visual, teria bastante dificuldade e teria que buscar muita orientação.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Karine da Silveira -
O ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência visual podem enfrentar uma série de desafios e dificuldades, que podem variar dependendo do grau e da natureza da deficiência, bem como do ambiente educacional em que estão inseridos. Alguns dos desafios mais comuns incluem: Acesso a materiais impressos: Alunos com deficiência visual podem ter dificuldades em acessar materiais impressos, como livros didáticos, folhas de trabalho e quadros de giz ou branco. Isso pode exigir a transcrição de materiais para formatos acessíveis, como Braille ou áudio. Apoio adequado: Alunos com deficiência visual podem precisar de apoio adicional, como tutores ou assistentes de sala de aula, para ajudá-los a navegar no ambiente escolar e a acessar materiais educacionais. Garantir que esse apoio esteja disponível pode ser um desafio logístico e financeiro. Adaptação de atividades práticas: Em disciplinas que envolvem atividades práticas, como ciências ou educação física, adaptar as atividades para alunos com deficiência visual pode ser complexo, exigindo criatividade e recursos adicionais.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Kátia Alves Bernardino Ujvari -
Boa noite Ana! Concordo com suas colocações, por isso o acolhimento e a sondagem inicial é de suma importância; para que o professor conheça a condição do estudante e tenha condições de iniciar um planejamento que venha a atender as suas necessidades individuais dentro do coletivo, para que tenha o suporte necessário para avançar no processo de ensino e aprendizagem.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Karine da Silveira -
Certamente, a inclusão depende da assistência e da colaboração de todos os envolvidos na escola, incluindo a comunidade e as famílias. Sem a cooperação conjunta desses participantes, a inclusão dificilmente se concretiza.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento -
É verdade, Ana Karine.
E, além disso, é muito importante também que os(as) docentes envolvidos possam participar de cursos de formação continuada voltados para o atendimento adequado a esses estudantes, e tenham também materiais nas escolas para a elaboração de recursos e adaptação de conteúdos.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Clayton Torres Felizardo -
Olá,

creio que uma dificuldade encontrada pelos alunos com deficiência visual, reside no fato dos recursos pedagógicos serem pensados e desenvolvidos prioritariamente para os alunos videntes. Vivemos em um mundo imagético. Onde a visão é muito privilegiada em relação aos outros sentidos, como o tato, por exemplo.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Kátia Alves Bernardino Ujvari -
Esta disciplina, na primeira semana, já me trouxe muitas reflexões e desejo de aprender e aprimorar minha prática pedagógica para trabalhar com o público com deficiência visual e auditiva. Sei que, assim como para grande parte dos meus colegas, é uma prática nova e desafiadora; mas só através de formação e desenvolvimento de novas práticas é que iremos romper as barreiras e conseguir incluir de fato estes estudantes.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento -
A principal dificuldade que já enfrentei e acredito que muitos docentes também enfrentem é com relação à acessibilidade nos espaços de ensino. Pois, nas escolas públicas, principalmente, temos salas muito lotadas, com pouco espaço para que os estudantes com deficiência visual possam se locomover em segurança.
Outro desafio que também já presenciei é com relação ao material didático, que não é acessível aos estudantes. Nem mesmo àqueles com baixa visão. O fluxo de conteúdos e a falta de recursos faz com que muitas adaptações não sejam feitas adequadamente em tempo hábil, pois não temos escolas com salas de recursos de referência para atender esses estudantes, uma vez que as salas precisam atender estudantes com diferentes deficiências, adaptando materiais e elaborando recursos acessíveis para o público da Educação Especial.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Barradas dos Reis -
As dificuldades são muitas a serem enfrentadas pelos os alunos com deficiência visual, inclusive o próprio sistema ainda não tem condições para atender às diferenças nas salas de aula, sem discriminar, sem recursos adequados de acessibilidade, para desenvolver as habilidades destes alunos. A qualificação profissional, elemento de extrema importância, ainda é muito restrita para dar assistência à pessoas com deficiência visual. Devemos ressaltar que a Instituição escolar ainda é precária, continua a dividir, a segregar, a fragmentar, o que a escola deve unificar, para se fortalecer e tornar-se justa e democrática, valorizando às diferenças.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Denisson da Silva Santos -
Concordo colega, a falta de estrutura e suporte nas escolas é um grande entrave na oferta de uma educação de qualidade que é direito de todos.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Carla Juliety Pinheiro da Silva -
UMA DAS POSSIVEIS DIFICULDAES DOS ALUNOS QUE POSSO APONTAR É O ACESSO A ESCOLAS ADAPTADAS EM SUA ESTRUTURA FÍSICA E SALAS COM RECURSOS ESPECIFICOS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Elem Mariane da Costa Soares -
Dificuldades encontradas durante o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual no ensino médio regula, ausência de adequada formação de professores para atender às demandas da inclusão escolar; infraestrutura inadequada são os principais fatores.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Diane Santos de Almeida -
Realmente Elem, em todo os anos em que atuo como docente, nunca recebi uma formação especifica para a deficiência visual, precisei sempre buscar por conta própria.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fernanda Marcelle Miranda -
A inclusão de estudantes com deficiência visual em escolas regulares merece um olhar mais atento e mais minucioso em face da possível rejeição do grupo para com esses alunos, e assim, não podemos imaginar uma inclusão meramente ilusória, isto é, apenas colocar esses discentes em meio aos outros e deixar fluir naturalmente sua interação.

Possivelmente, um dos maiores desafios dos docentes para trabalar com alunos que apresentam necessidades especiais como cegueira ou baixa visual seja a falta de capacitação e formação adequada para lidar com este público-alvo. Se faz necessário, portanto, além do incentivo à formação continuada docente, que professores da classe comum e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) trabalhem em conjunto e de forma colaborativa, contribuindo assim para o desenvolvimento cognitivo destes estudantes. Além disso, o aluno com necessidades especiais de cegueira ou visão subnormal deve ser matriculado em sala de recurso, em horário distinto do seu horário de estudo em sala regular de ensino, visto que na sala recurso o aluno recebe recursos específicos e materiais pedagógicos adequados ao seu processo ensino-aprendizagem, adequado ao nível de desenvolvimento em que se encontra, a fim de superar as dificuldades de integração na classe comum.

O professor da sala de recursos assume o papel de efetuar a avaliação funcional da visão e o desenvolvimento do educando; participar do planejamento da escola, solicitando junto à direção da escola materiais específicos para o bom desempenho da sala; adaptar a proposta da sala comum ao nível de desenvolvimento e necessidades do(s) aluno(s); adaptar os conteúdos curriculares em face do desenvolvimento do aluno; favorecer a integração das funções tátil-cinestésica-auditiva-olfativa e visão perceptiva no caso da visão subnormal; adaptar o material de leitura e escrita à capacidade visual ao aluno com visão subnormal; contribuir para a introdução dos recursos específicos à aprendizagem do Sistema Braille (reglete, máquina braile) e uso do Sorobã; ensinar o código Braille aos alunos, familiares e professor da classe regular; elaborar com o aluno e seus familiares um programa de atividades da vida diária e orientação e mobilidade.

Nesse contexto deve estar disponível ao aluno com deficiência visual a prancheta com reglete para escrita em Braille, a máquina de escrever em Braille e a ferramenta de maior destaque na interação do deficiente visual com o mundo, o computador, que deve ser acoplado ao Dosvox, um programa totalmente brasileiro, de baixo custo que, por meio de um scanner, faz a leitura de qualquer material, o que facilita a interação do deficiente visual com o mundo.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Denisson da Silva Santos -
As dificuldades e desafios encontrados são referentes ao conhecimento, acesso e uso correto da Tecnologia Assistiva. Além desse grade desafio, observamos nas escolas a falta de estrutura adequada para o recebimento dos estudantes com deficiência visual e profissionais que precisam de qualificação.
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Re: Atividade 1.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Diane Santos de Almeida -
Atualmente os alunos com deficiência visual muitas vezes requerem suporte adicional e individualizado para entender o material, aprender estratégias adaptativas e realizar suas tarefas acadêmicas. Além disso, alguns conceitos podem ser mais desafiadores de serem compreendidos sem uma representação física ou visual. Tarefas práticas em ciências, matemática e outras disciplinas podem apresentar obstáculos para alunos com deficiência visual.