Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 67

Prezados/as,

1) Faça uma postagem acerca das tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos.

2) Faça mais uma postagem contribuindo com pelo menos uma das discussões levantadas pelos colegas no fórum.

Desejo-lhes boas discussões!

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Considerando os estudos realizados e minhas experiências cotidianas (meu companheiro possuía deficiência auditiva) e/ou na sala de aula, destaco algumas características dessas tecnologias assistivas: os aparelhos de amplificação sonora individual ou o implante coclear; o suíte VLibras de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais; o aplicativo Hand Talk (que é gratuito e está disponível para dispositivos móveis e pode ser utilizado na tradução de textos em português para Libras); entre outros.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
OI, Jaqueline.

Uso com frequência o app Hand Talk acho o app ótimo, além de ser gratuito, pode ser uma ferramenta complementar muito útil para intérpretes, para a comunidade surda e para os ouvintes nos mais variados ambientes e situações: Esse app tem como benefícios.

Meio de comunicação entre pais e filhos;
Como ferramenta em salas de aula por professores e alunos;
Pode ser utilizado como meio de estudo de Libras;
Em entrevistas de emprego para mediar a comunicação entre candidato e recrutador.
Contribui para a responsabilidade social e acessibilidade;
Você estará em boas mãos! A Hand Talk é uma empresa reconhecida e premiada internacionalmente.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS -
Olá, colega
É fato que essas ferramentas auxiliam o nosso trabalho em sala de aula, mas nenhuma delas substitui a presença do intérprete de libras em sala de aula. Infelizmente, nem todos os alunos contam com a ajuda desse profissional.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Carla Juliety Pinheiro da Silva -
Libras deveria ser uma formação continuadas aos professores.
Em resposta à Carla Juliety Pinheiro da Silva

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -
Oi, Carla!
Penso que a formação continuada em Libras e em educação especial na perspectiva inclusiva deveria ser obrigatória.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Olá Cristiano e demais colegas!

O VLibras é similar ao Hand Talk. Este conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas.

Abraços
Jozeildo
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Manoela da Silva Conceição -
Destaco o Ava é um aplicativo para dispositivos Android e iOS que fornece serviços de digitação para pessoas surdas e ouvintes. Ele usa tecnologia de reconhecimento de fala em tempo real para transcrever conversas em texto, permitindo que os usuários leiam suas conversas postadas em tempo real.
Em resposta à Bruna Manoela da Silva Conceição

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
Apesar de enfrentar alguns desafios em ambientes ruidosos, o aplicativo Ava é uma opção acessível e eficiente para melhorar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva.
Em resposta à Bruna Manoela da Silva Conceição

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Olá Bruna! Interessante seu destaque do aplicativo Ava  que oferece um sistema de legendagem rápida, usando tecnologias de identificação de fala e alto-falante para possibilitar conversas entre pessoas surdas e com deficiências auditivas e pessoas ouvintes. 
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fernanda Marcelle Miranda -
Boa noite!

Gostaria de destacar o uso de duas ferramentas que desempenham o papel de tecnologias assistivas para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva: o VLibras e o Live Transcribe.

Em relação à primeira ferramenta, VLibras, trata-se de um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz automaticamente conteúdos digitais, nos formatos de texto, áudio e vídeo, em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele torna a web mais acessível para as pessoas surdas e pode ser usado em computadores, smartphones e tablets. Dentre as ferramentas do VLibras, destaca-se a WikiLibras, plataforma colaborativa que permite aos usuários sugerir novos sinais da Libras, corrigir sinais existentes e revisar a tradução de frases. O VLibras é resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a participação do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).

A segunda ferramenta trata-se de um aplicativo de áudio transcrição, chamado Live Transcribe. O aplicativo tem uma interface simples que se concentra em exibir o conteúdo da fala logo após alguém dizer algo. Basta ativar o microfone quando quiser transcrever uma conversa em texto e o aplicativo fará o resto. Vale a pena notar que o Live Transcribe é compatível com mais de 70 idiomas, incluindo o português. Você também pode usar o suporte bilíngue para transcrição rápida entre idiomas. O aplicativo ainda conta com uma barra especial para separar as vozes do ruído de fundo, facilitando para que o aplicativo reconheça a voz que você deseja transcrever.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por CRISTIANO BATISTA -
O uso de tecnologias assistivas desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e melhoria da qualidade de vida de surdos e deficientes auditivos. Aqui estão algumas das principais razões para a importância dessas tecnologias:

Acesso à Comunicação: Tecnologias assistivas, como aparelhos auditivos, implantes cocleares e sistemas de amplificação sonora, possibilitam que pessoas com deficiência auditiva tenham acesso à comunicação oral. Isso é fundamental para a participação efetiva em contextos sociais, educacionais e profissionais.

Acessibilidade Digital: Legendas em vídeos, intérpretes de Libras em transmissões online e aplicativos de mensagens são exemplos de tecnologias que tornam o mundo digital mais acessível para surdos e deficientes auditivos. Isso amplia suas oportunidades de aprender, trabalhar e se comunicar online.

Facilitação da Educação: Tecnologias assistivas, como softwares de tradução de texto para voz e vice-versa, permitem que estudantes surdos acessem o conteúdo educacional de maneira mais eficaz. Isso promove a igualdade de oportunidades no ambiente escolar.

Independência: Dispositivos como alarmes vibratórios e sistemas de alerta visual permitem que pessoas com deficiência auditiva sejam independentes em suas rotinas diárias, alertando-os para eventos importantes, como chamadas telefônicas ou alarmes de incêndio.

Maior Segurança: Os sistemas de alerta de emergência com sinais visuais ou táteis garantem que as pessoas com deficiência auditiva estejam cientes de situações de risco, como incêndios ou desastres naturais.

Integração Social: Tecnologias de comunicação, como videofonemas e aplicativos de mensagens, permitem que surdos se comuniquem de maneira eficaz com familiares, amigos e colegas, promovendo sua integração social.

Apoio à Língua de Sinais: Aplicativos e recursos digitais podem ser usados para ensinar e praticar a língua de sinais, facilitando o aprendizado e o uso dessa língua essencial para a comunicação entre surdos.

Oportunidades de Emprego: Com a ajuda de tecnologias assistivas, os surdos têm a capacidade de competir em igualdade de condições no mercado de trabalho, acessando oportunidades de emprego que antes poderiam ser limitadas.

Promoção da Autonomia: Tecnologias como aplicativos de tradução de texto em tempo real podem ser usadas em situações cotidianas, como em consultas médicas, proporcionando maior autonomia na comunicação.

Em resumo, as tecnologias assistivas desempenham um papel fundamental na quebra de barreiras de comunicação e acesso que surdos e deficientes auditivos enfrentam. Elas capacitam essas pessoas a participar plenamente na sociedade, aprimorando sua qualidade de vida e promovendo a inclusão em todas as áreas da vida.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Caroline Lôbo dos Santos -
Muito bem colocado. As tecnologias assistivas podem ajudar as pessoas não somente a ouvir melhor, como a compreender melhor a fala e, principalmente, a se comunicar com mais facilidade. Essas tecnologias podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas com deficiência auditiva, melhorando sua qualidade de vida, permitindo que elas sejam mais independentes, sendo fundamentais para a inclusão social.
Em resposta à Ana Caroline Lôbo dos Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -
Sim Caroline. O uso de Tecnologias Assistivas (TA) possibilita grande diferença na qualidade de vida de pessoas surdas e deficientes auditivos. Os avanços no reconhecimento automático de fala na Inteligência Artificial abriram mais opções de comunicação para essas pessoas nos últimos anos.
Em resposta à CRISTIANO BATISTA

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Íria Talita do Couto -
Concordo plenamente com a descrição das tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos apresentadas. Estas tecnologias desempenham um papel essencial na promoção da inclusão e na superação das barreiras de comunicação que as pessoas com deficiência auditiva enfrentam. A variedade de soluções, desde aparelhos auditivos até aplicativos de tradução em tempo real e sistemas de alerta visual, destaca a diversidade e a eficácia dessas ferramentas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Bom dia

Sobre as tecnologias assitivas para deficientes auditivos, destaco o VLibras. Um conjunto de ferramentas gratuitas providas pelo Ministério da Economia e outras instituições que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em português para Libras, tornando os ambientes no computadores mais acessíveis para as pessoas surdas.
O principal propósito das ferramentas VLibras é a tradução de conteúdos online em português para Libras. Com isso, o ambiente online como sites, vídeos que não possuem legendas se tornaram mais acessíveis para o público com deficiência auditiva. Além disso, a tecnologia também está disponível para dispositivos móveis.

Abraços
Jozeildo
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabrícia de Lima Brito -
Eu já tive a oportunidade de fazer uso dessa ferramenta em alguns testes e achei fantástica, com todas as limitações que podem ter. Já tem outros baseados em IA que são muito úteis e bem completos, aprendendo com os feedbacks e melhorando o serviço prestado.
Em resposta à JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fernanda Marcelle Miranda -
Muito interessante essa ferramenta para a inclusão das pessoas que não conseguem se comunicar pela escrita, tendo a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como a primeira língua.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Bruna Manoela da Silva Conceição -
As tecnologias assistivas externas para surdos e deficientes auditivos desempenham um papel fundamental na quebra de barreiras e na promoção da inclusão. Essas inovações promoveram um acesso mais equitativo à comunicação, informação e educação, permitindo que essas pessoas participem ativamente na sociedade.

A evolução dos aplicativos de tradução de língua de sinais, aparelhos auditivos avançados e sistemas de amplificação de som tem revolucionado a forma como os surdos se comunicam e interagem com o mundo ao seu redor. Além disso, a disponibilidade de legendas, audiodescrição e recursos educacionais acessíveis tem ampliado o acesso a informações específicas e ao aprendizado.

No entanto, ainda existem desafios a serem superados, como a disponibilidade universal dessas tecnologias, a conscientização sobre sua existência e a garantia de que sejam acessíveis financeiramente para todos. A pesquisa e o desenvolvimento contínuos nesse campo são cruciais para garantir que cada vez mais surdos e deficientes auditivos possam desfrutar de uma vida plena, com igualdade de oportunidades e participação ativa na sociedade. A tecnologia está, sem dúvida, desempenhando um papel significativo na construção de um mundo mais inclusivo e acessível para todos
Em resposta à Bruna Manoela da Silva Conceição

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Alessandra Marques de Paiva -
Bom dia Bruna,
Concordo com você sobre a necessidade de tornar acessível essas tecnologias assistivas, pois existem locais que não possuem acesso a internet e consequentemente não terão acesso a aplicativos. Além disso, acho importante disponibilizar suporte multidisciplinar (fonoaudiólogo, psicólogo, etc) aos alunos e empregados surdos ou deficientes auditivos para que eles consigam cuidar da saúde física e mental e com isso superar os desafios diário com mais tranquilidade.
Em resposta à Alessandra Marques de Paiva

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Cláudia Marques Eleres -
Concordo com sua colocação Alessandra, principalmente sobre a questão de disponibilizar suporte qualificado para esse público, pois não adianta haver as TA's e não ter apoio para a utilização, já que esses servem para ajudar na comunicação dessas pessoas com a sociedade e o mundo.
Em resposta à Bruna Manoela da Silva Conceição

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento -
Concordo com você, Bruna.
Hoje contamos com aplicativos mais atrativos e de mais fácil acesso e utilização. Porém, ainda esbarramos, principalmente, na falta de equipamentos nas escolas regulares, e também na falta de recursos humanos para auxiliar estudantes surdos ou com deficiência auditiva em seu processo de ensino e aprendizagem.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Caroline Lôbo dos Santos -
Uma das principais ferramentas de tecnologia assistiva para pessoas surdas ou com deficiência auditiva são os softwares de reconhecimento de fala. O programa transcreve automaticamente a fala em texto, fazendo assim com que os surdos possam acompanhar conversas.
É possível encontrar alguns softwares de reconhecimento de fala populares que incluam o Google Transcribe, por exemplo, estes usam tecnologias de processamento de linguagem natural para analisar o som e reconhecer a fala, que é então exibida em tempo real na tela do dispositivo.
Os surdos e pessoas com deficiência auditiva podem ler a transcrição e, assim, acompanhar a conversa ou palestra. É importante lembrar que a precisão da transcrição depende da qualidade do áudio e da clareza da fala.
Em resposta à Ana Caroline Lôbo dos Santos

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Anna Carolinne Ferreira Bissoli -
Os softwares voltados para a inclusão, são importantes ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do indivíduo, pensando na inclusão de pessoas com deficiências auditivas, esses softwares possuem o importante papel de auxilia-los em sua comunicação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ellem Mara Ramos Barbosa -
É importante destacar que as tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos são apenas parte da solução para a inclusão plena dessas pessoas. A conscientização e a acessibilidade em diferentes ambientes também são fundamentais para que elas se sintam acolhidas e integradas socialmente, as tecnologias assistivas têm o poder de romper as barreiras sonoras enfrentadas por surdos e deficientes auditivos, proporcionando-lhes novas oportunidades de comunicação e interação. É um grande avanço em direção a uma sociedade mais inclusiva, na qual todos possam participar ativamente e se conectar com o mundo ao seu redor. Vamos valorizar e apoiar essas tecnologias, para que o alcance da inclusão seja cada vez maior e mais efetivo!
Em resposta à Ellem Mara Ramos Barbosa

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Isso, Ellem. Devemos continuar valorizando e apoiando essas tecnologias, ao mesmo tempo em que promovemos a educação e a sensibilização em nossas comunidades. Somente assim poderemos avançar em direção a uma sociedade verdadeiramente inclusiva, onde todo mundo tenha a oportunidade de se conectar integralamente com o mundo ao seu redor (e participar ativamente dele, claro).
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Carla Juliety Pinheiro da Silva -
Os aplicativos são ferramentas digitais muito usuais, práticas e que não conseguimos viver sem atualmente. Seja para enviar um e-mail, fazer compras, conversar com a pessoa querida ou para se divertir com um jogo, a diversidade desses programas é muito grande. Dentre essas possibilidades, temos aplicativos de Comunicação Alternativa, essas soluções contribuem muito para a garantia da expressão e interações de pessoas que possuem a capacidade de fala comprometida.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Aleff Cruz de Castro -
Olá, minha gente!
Infelizmente, o acesso à língua brasileira de sinais ainda é muito limitado, e é importante reconhecer isso para que haja investimentos na introdução da Libras na educação básica. Além da aprendizagem da língua, há uma série de valores sociais que podem ser implementados ainda na escola, através do reconhecimento das particularidades e, principalmente, das necessidades das PCDs. Nesse contexto, as tecnologias assistivas se mostram importantes tanto para REMEDIAR essas limitações de comunicação (e consequentemente, limitações sociais) mencionadas, quanto para ACELERAR o processo de inclusão de pessoas surdas na sociedade através dessa variedade de ferramentas.
Em resposta à Aleff Cruz de Castro

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Barradas dos Reis -
Concordo com sua fala, pois, mesmo já existindo o decreto à favor da Libras, o acesso ainda é muito restrito e quase inexistente. Por isso, é importante o investimento em políticas públicas que busquem garantir o direito das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, dando acesso à Língua de Sinais Brasileira (Libras) em todo o território nacional.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabrícia de Lima Brito -
O uso de tecnologias assistivas permite que a pessoa com deficiência tenha mais liberdade e independência nas suas atividades cotidianas, sem essas tecnologias, muitos são isolados da sociedade, sendo considerados inaptos para geris sua própria vida e participar da sociedade. Algumas dessas tecnologias assistivas podem ser úteis para vários tipos de deficiência ao mesmo tempo, como por exemplo a criação de projetos arquitetônicos para acessibilidade. Outras podem ser específicas como leitores de tela, avatares que traduzem textos e áudios para a língua brasileira de sinais para surdos e deficientes auditivos. O surgimento da inteligência artificial, apesar de gerar muita comoção na educação, pois se tem num mal uso por partes dos alunos, possibilitou que os avatares que traduzem para libras possam aprender e se adequar à necessidade das pessoas que a usa.
Em resposta à Fabrícia de Lima Brito

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Geneci Couto da Silva Filho -
Fabrícia, boa noite.
Penso que a tecnologia da Inteligêcia Artificial pode trazer novas possibilidades para o uso das TA. Atualmente ainda estamos na discussão se ela será paga ou não, apesar de podermos usufluir alguns momentos gratuitos. Também precisamos cobrar que nossas salas de aulas e escolas sejam devidamente atualizadas tecnologicamente para podermos atender aos alunos. Muitas vezes os alunos PcD ficam apenas nas salas de aulas sem receberem as devidas atenções para a construção do seu conhecimento porque o professor não tem condições de prestar o devido atendimento em função do grande número de alunos em sala de aula.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Elem Mariane da Costa Soares -
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Elane Manuelle Felix da Silva -
Com relação as tecnologias assistivas com as pesquisas realizadas e o aprofundamento da disciplina esse aplicativo TV Louder é um dos muitos apps que prometem ajudar quem tem deficiência auditiva e adora assistir à televisão. Ele funciona como um amplificador pessoal, aumentando o som da TV apenas nos fones de ouvido do usuário.Acredito que esse aplicativo vem ajudar bastante as pessoas idosas,que ficam em suas residências e gosta de assistir a televisão. Entre outros aplicativos que contribui para indepêndia e autonomia da pessoa surda.
Em resposta à Elane Manuelle Felix da Silva

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Jésse Ray Mendes Costa -
Legal Elane, ainda não conheço o TV Louder. Realmente deve ser muito bom para os idosos que costumam ir perdendo a capacidade auditiva ao longo dos anos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Jésse Ray Mendes Costa -
Todas as tecnologias assistivas são recursos que tendem a facilitar a vida de seus usuários, seja acelerando seu aprendizado ou atuando como facilitadoras deste processo. No caso dos surdos e deficientes auditivos, a TA pode ser a ferramenta crucial para que haja interação do estudante com o professor e com o currículo proposto. Testando o Vlibras, percebi que ele é uma ferramenta maravilhosa para a tradução de textos da língua portuguesa para a linguagem de sinais e que pode ser utilizada tanto por surdos como por ouvintes e por ser gratuito possibilita a utilização nas escolas públicas que são tão carentes de recursos financeiros.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Anna Carolinne Ferreira Bissoli -
Acredito que as tecnologias assistivas para surdos e pessoas com deficiência auditiva, voltadas ao contexto educacional, são importantes para o pleno desenvolvimento do indivíduo, sendo um facilitador no processo de aquisição de conhecimento e no aprimoramento das suas habilidades sociais. Ter a possibilidade de se comunicar de uma modo mais abrangente, permite que o indivíduo consiga desenvolver o seu senso crítico e torna-se capaz de opinar e ter voz ativa nas tomadas de decisões que influenciam na dinâmica social.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Barradas dos Reis -
As tecnologias vêm evoluindo significativamente, grandes avanços acontecem, garantindo à acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e surdos. Novas oportunidades surgem, tornando a aprendizagem significativa, tanto para estas pessoas quanto para a sociedade em geral.
Em resposta à Ana Paula Barradas dos Reis

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Erika Tatiane de Araujo Silva -
Olá, Ana Paula, sem dúvida, as tecnologias assisitvas tem tido um avanço consideravel, cada vez maior para pessoas com deficiência auditiva e surdas. Esses avanços abrem novas oportunidades, enriquecendo a aprendizagem tanto para essas pessoas quanto para a sociedade em geral.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Geneci Couto da Silva Filho -
Boa noite.
É mais que evidente que o ensino aos alunos surdos e deficientes auditivos deve ser realizado com qualidade e isto inclui a qualidade na comunicação. A TA é um dos recursos necessário para que o professor possa realizar o processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos apresentando uma qualidade de trabalho e, principalmente, uma qualidade humana.
As diverasas leis sobre inclusão, em especial a Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Ao longo dos anos, com o avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação, as TA também tem avançado e oferecido diversos recursos com estímulos visuais e auditivos que contribuem para o processo de aprendizagem e para o processo de interação com a sociedade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Gabriela Chaves Ferreira -
Trabalho numa escola da rede pública, que atende comunidades rurais e de periferia. Com base neste contexto acredito que as desigualdades são considerável obstáculo ao acesso as tecnologias assistivas por estudantes surdos ou com deficiência auditiva.
Em resposta à Ana Gabriela Chaves Ferreira

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Crislaine Santana de Jesus Cruz -
Verdade, Ana. Embora as tecnologias assistivas sejam de grande relevância para a vida de surdos e deficientes auditivos, as enormes desigualdades do nosso país não permitem que todos tenham acesso a essas ferramentas de forma justa.
Em resposta à Ana Gabriela Chaves Ferreira

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
Excelente colocação, como fica onde não tem muita tecnologia?
Mesmo tendo grandes possibilidades de agregar nesse aprendizado e nessa inclusão, dependemos de outros fatores para que possamos de fato desenvolver essa comunicação e aprendizado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Erika Tatiane de Araujo Silva -
As Tecnologias Assistivas (TAs) desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva ou surdez. Elas proporcionam maior autonomia e segurança nas atividades diárias, especialmente na comunicação. Essas tecnologias têm como objetivo suprir as necessidades das pessoas surdas, tornando tarefas simples do dia a dia mais acessíveis No entanto, é fundamental aumentar a consciência sobre essas tecnologias, incluindo aplicações de fácil utilização, para garantir que todos os beneficiários tenham acesso a esses recursos.
Em resposta à Erika Tatiane de Araujo Silva

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Diane Santos de Almeida -
Olá Erika, concordo plenamente quando coloca que as aplicações devem ser de fácil utilização, pois ao simplificar a operação e minimizar a curva de aprendizado, as pessoas podem se concentrar nas funcionalidades que realmente beneficiam sua comunicação, aprendizado e interação social, promovendo uma experiência mais gratificante e eficaz.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Eliana Antonia Demarques -

As Tecnologias Assistivas (TA) englobam recursos a fim de promover a autonomia e independência de pessoas com deficiência, oferecendo produtos, metodologias, estratégias, práticas e serviços. As TA auxiliam na qualidade de vida para inclusão social dessas pessoas com recursos inovadores como por exemplo o Icom Libras que é uma ferramenta gratuita de chamadas de vídeo para mediar a conversa entre ouvinte e surdo.

A plataforma Icom possui compatibilidade com todos os sistemas operacionais, podendo ser utilizada em tablets, notebooks, desktops e celulares Android ou iOS e pode ser acessada pela internet via aplicativo, link e QR Code. Algumas empresas utilizam a ferramenta como uma maneira de aperfeiçoar e pluralizar o atendimento que é  intermediado por um dos diversos intérpretes de Libras disponíveis online. Saiba mais no vídeo abaixo:

 

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Crislaine Santana de Jesus Cruz -
As tecnologias assistivas são importantes para a comunicação e inclusão das pessoas surdas e deficientes auditivos, ajudando-as a desenvolver suas atividades diárias com mais autonomia, independência e qualidade. É muito bom saber que existem diversas ferramentas de acessibilidade disponíveis, direcionadas para as mais variadas situações da vida como trabalho, lazer, estudos, etc.
Em resposta à Crislaine Santana de Jesus Cruz

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
Crislaine, estou completamente de acordo. As tecnologias assistivas desempenham um papel vital na promoção da inclusão e na melhoria da qualidade de vida das pessoas surdas e deficientes auditivos. Essas ferramentas não apenas facilitam a comunicação, mas também capacitam essas pessoas a participar ativamente em todas as esferas da vida cotidiana. A variedade de ferramentas de acessibilidade disponíveis é um grande avanço, pois atende às diversas necessidades e situações que podem surgir, desde a educação até o emprego, o lazer e muitas outras áreas. É fundamental continuarmos a apoiar e promover o desenvolvimento e o acesso a essas tecnologias para garantir a inclusão plena e a igualdade de oportunidades para a comunidade surda e com deficiência auditiva.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Alessandra Marques de Paiva -
Apesar das tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos serem previstas em lei, muitas empresas não fornecem acessibilidade para este grupo e não são penalizados por isso. Alguns exemplos de tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos são: aplicativo Jornal semanal bilíngue Primeira mão, Hand Talk, Live Transcribe (Transcrição instantânea), etc.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ingrid Carla Aldiceia Oliveira do Nascimento -
Como professora de sala de recursos, onde atendo também estudantes surdos que estão matriculados na escola onde trabalho, vejo as dificuldades e necessidades constantes enfrentadas por meus alunos. As barreiras comunicacionais por vezes tornam o espaço escolar um ambiente estressante e pouco inclusivo para eles. Além disso, não contamos com instrutores de Libras, e eu mesma não falo/compreendo Libras ou possuo equipamentos adequados para uso de tecnologia assistiva com esses estudantes.

Ainda assim, acredito que apesar de todas as falhas de nosso sistema de ensino na inclusão de estudantes com deficiência (seja ela qual for), não seria justo contribuir com práticas excludentes sem explorar todas as possibilidades para que esses sujeitos tenham assegurados seus direitos educacionais.

Atualmente contamos com diferentes aplicativos de tecnologia assistiva que ajudam na tradução de palavras e frases em Libras. E, associados ao uso de tecnologias assistivas de baixo custo, podemos elaborar práticas e estratégias de ensino que atendam esses estudantes em suas necessidades. No meu caso, particular, faço uso do aplicativo Hand Talk no meu celular e, por atender também estudantes com TEA com quem faço uso de comunicação alternativa ampliada (com trocas de cartões com imagens de objetos, fotos de pessoas e ações). O uso de ambas tecnologias assistivas vem auxiliando nos processos de ensino-aprendizagem no espaço escolar (meu e de meus estudantes).

E, apesar de ter consciência de que ainda não são os processos mais adequados - pois não sou instrutora de Libras, sequer falo a língua com fluência e tenho ainda muito a aprender - as tecnologias assistivas têm auxiliado nos processos de ensino-aprendizagem, onde aprendo para e com meus alunos, oportunizando ainda a inclusão com maior qualidade para esses estudantes no espaço escolar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Adriano da Silva e Silva -
As tecnologias assistivias vem transformando a vida da comunidade surda, essa é uma questão indiscutível, todavia, ainda carecemos muitos de que estas mesmas tecnologias se tornem acessíveis a publicos das mais diversas regiões e localidades, de modo que, todos possam acessá-la e se sentirem incluídos nos mais diversos ambientes.
Em resposta à Adriano da Silva e Silva

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Cristianele Lima Cardoso -
Verdade Adriano. Ainda remos que percorrer um longo caminho para que estas tecnologias estejam disponíveis para o público de diversas regiões, principalmente aquelas remotas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Paula Dias Frazão -
Tecnologias assistivas desempenham um papel transformador na vida de pessoas surdas e com deficiência auditiva, capacitando-as a superar barreiras de comunicação e participar ativamente na sociedade. Desde aparelhos auditivos avançados que amplificam o som e aprimoram a audição até sistemas de comunicação baseados em língua de sinais para dispositivos móveis e softwares de reconhecimento de voz que traduzem a fala em texto, essas tecnologias fornecem ferramentas essenciais para a comunicação eficaz, o acesso à educação e ao mercado de trabalho, e a participação plena em todas as esferas da vida cotidiana. Além disso, dispositivos como implantes cocleares têm revolucionado a vida de muitos, permitindo que aqueles com perda auditiva severa ou profunda recuperem parte de sua audição e experimentem uma maior integração na comunidade auditiva. Assim, as tecnologias assistivas continuam a desempenhar um papel vital na promoção da inclusão e na melhoria da qualidade de vida para surdos e deficientes auditivos.
Em resposta à Ana Paula Dias Frazão

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Armstrong Pereira de Almeida -
Concordo que as tecnologias têm um bom papel na inclusão. Contudo, as vejo apenas como potencializadoras, e não como a promotora em si da inclusão. Vejo que as ferramentas tecnológicas por si só não podem assumir este papel inclusivo que cabe a cada um de nós. Pode servir como ponte, instrumento facilitador, mas penso que o papel social não pode ser colocado em segundo plano. Então entendo que precisamos fazer nossa parte, aprender algumas palavras como cumprimentos, bom dia, boa noite porque penso que são comunicações mínimas que poderia ser usada em uma comunicação rápida, simples ao passarmos por um surdo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Kátia Alves Bernardino Ujvari -
As Tecnologias Assistiva (TA) na atualidade representam um grande avanço para garantir a acessibilidade para surdos e deficientes auditivos.

Temos muitos aplicativos de celular e softwares para equipamentos de informática de forma geral, como: tablet,notebook e computador
Temos empresas que desenvolvem esses programas com fins lucrativos e outras entregam de forma gratuita, mas lucram com propagandas e captação de dados.
Em contrapartida, as Universidades Públicas estão contribuindo com os resultados de suas pesquisas e dentre eles temos produtos educacionais, softwares e produções científicas confiáveis e de qualidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Clayton Torres Felizardo -
Olá,

as Tecnologias Assistivas (TA) constituem um meio pelo qual as pessoas com deficiência podem fazer uso para mitigar ou extinguir as barreiras que surgem nos seus cotidianos. Essas barreiras são de diversas naturezas, e podem restringir ou limitar a participação da pessoa com deficiência em diversas esferas sociais. Precisamos também pensar dentro do recorte da população com deficiência, a respeito do uso das TA, e para quais camadas sociais elas estariam disponíveis. Uma vez que temos pessoas com deficiência também em vulnerabilidades socioeconômica, e algumas das TA não estariam a sua disposição. É preciso também repensarmos as políticas públicas nesse sentido, a fim de promover a adoção das TA também a esse grupo social excluído dentro de um grupo que originalmente sofre uma exclusão histórica-social em razão da sua deficiência. Ou seja, não podemos fomentar as práticas de exclusão dentro de uma exclusão já existente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
De extremamente importância para auxiliar pessoas com deficiência auditiva para que possam viver em um mundo majoritariamente ouvinte e ainda assim realizar suas funções com liberdade. Oferecem mais independência, qualidade de vida e inclusão social.
As tecnologias assistivas tornam-se um meio facilitador na construção da aprendizagem promovendo a inclusão por meio da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidade de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Diane Santos de Almeida -
Escolher a melhor tecnologia assistiva para surdos e deficientes auditivos envolve um processo cuidadoso e personalizado por parte do professor. Primeiramente, é essencial compreender as necessidades individuais de cada aluno, avaliando o grau de perda auditiva, as habilidades de comunicação, e as metas educacionais. Em seguida, o professor deve pesquisar e explorar uma variedade de tecnologias disponíveis, como aparelhos auditivos, implantes cocleares, amplificadores sonoros, sistemas de FM e aplicativos de tradução de texto para língua de sinais. É crucial considerar a facilidade de uso, a eficácia, a compatibilidade com o ambiente educacional e a aceitação do aluno. Além disso, é importante envolver o aluno no processo de seleção, permitindo que expressem suas preferências e necessidades para garantir uma escolha que promova sua participação ativa e inclusão no ambiente educacional.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Armstrong Pereira de Almeida -
Vejo nas tecnologias assistivas uma boa oportunidade de inclusão e respeito para com os deficientes auditivos. É uma forma de incluir aquele que não escuta na sociedade dos ouvintes, não no sentido de homogeneizar, mas de oferecer opções de melhorar a comunicação, principalmente de pensarmos que no passado não muito distante o deficiente teria auditivo teria que ficar fazendo leitura labial ou pedir papel e caneta para ficar escrevendo o que precisava comunicar. Enta as tecnologias assistivas a partir de smartfones é uma possibilidade a mais para este público. Vejo nestas tecnologias a possibilidade de morar a qualidade de vida dos deficientes de proporcionar um ambiente cada vez mais adequado ao desenvolvimento da pessoa pessoal, profissional e em aspectos gerais como lazer e convivência social
Em resposta à Armstrong Pereira de Almeida

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Karine da Silveira -
Concordo Armstrong, é um caminho difícil e longo, mas devemos lutar cada dia mais para dar qualidade de vida e acessibilidade a todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Cristianele Lima Cardoso -
As tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos são ferramentas de acessibilidade desenvolvidas para facilitar o dia a dia dessas pessoas, promovendo mais autonomia para a realização de suas atividades. São várias as tecnologias e o seu uso deve ser de acordo com cada especificidade. Os usos das tecnologias assistivas na educação são de fundamental importância, pois é capaz de possibilitar o processo de aprendizagem otimizando as potencialidades de cada aluno não somente na escola como também no cotidiano.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Íria Talita do Couto -
As tecnologias assistivas desempenham um papel crucial na promoção da inclusão e melhoria da qualidade de vida para pessoas surdas e deficientes auditivos. Essas tecnologias visam superar as barreiras de comunicação e proporcionar acesso a informações de maneira mais eficaz. Algumas das tecnologias assistivas disponíveis para esse público são:

Aparelhos Auditivos: Aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos que amplificam os sons para pessoas com perda auditiva. Eles vêm em diferentes estilos e podem ser personalizados para atender às necessidades específicas do usuário.
Implantes Cocleares: Implantes cocleares são dispositivos médicos implantados cirurgicamente que estimulam eletricamente o nervo auditivo. Eles são projetados para pessoas com perda auditiva grave a profunda, proporcionando uma melhor compreensão da fala.
Sistemas de Frequência Modulada (FM): Sistemas FM consistem em um microfone usado pelo falante e um receptor utilizado pelo ouvinte. Eles ajudam a superar problemas de distância e ruído, transmitindo o som diretamente aos aparelhos auditivos ou implantes cocleares.
Aplicativos de Tradução em Tempo Real (RTT): Aplicativos como Google Live Transcribe e Ava convertem a fala em texto em tempo real. Esses aplicativos são úteis para permitir que pessoas surdas acompanhem conversas e interajam mais eficientemente em ambientes auditivos.
Tradutores de Língua de Sinais em Tempo Real: Alguns aplicativos e dispositivos oferecem tradução automática de texto para língua de sinais, tornando a comunicação mais acessível em situações em que a língua de sinais é preferida.
Despertadores Vibratórios: Esses despertadores emitem vibrações em vez de sons para acordar pessoas com deficiência auditiva. São úteis para garantir que não haja dependência de alarmes sonoros.
Sistemas de Alerta Visual: Luzes ou sinais visuais são usados para alertar sobre eventos sonoros, como campainhas, alarmes de incêndio ou chamadas telefônicas. Isso é essencial para garantir que as pessoas com deficiência auditiva estejam cientes de situações de emergência.
Aplicativos de Educação em Libras: Existem aplicativos educacionais que ensinam Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo a comunicação eficaz entre surdos e ouvintes.
Comunicação por Texto e Mensagens Instantâneas: Ferramentas como SMS, WhatsApp e outras plataformas de mensagens instantâneas facilitam a comunicação por texto, proporcionando uma maneira eficiente de interação.
Tecnologias de Reconhecimento de Som Ambiente: Alguns dispositivos são capazes de reconhecer sons ambientais importantes, como alarmes de incêndio, e enviar alertas visuais ou vibratórios.

Essas tecnologias assistivas desempenham um papel vital na promoção da independência, comunicação e participação ativa na sociedade para pessoas surdas e deficientes auditivos. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que novas inovações contribuam ainda mais para a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Cláudia Marques Eleres -
Meu contato com tecnologias assistivas para surdos e deficientes auditivos é pequena, pois não possuo pessoas no meu círculo com essa necessidade, e nas escolas que trabalho não há esse suporte, porém, sabemos é importantíssimo para a qualidade de vida de uma pessoa surda essas tecnologias, haja vista que elas vem para contribuir com a independência dessas pessoas. Há vários softwares e aplicativos que facilitam essa comunicação, como o próprio Close Caption do controle da tv, que permite que um deficiente auditivo acompanhe a programação através das legendas formadas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Ana Karine da Silveira -
1) Aparelhos auditivos: Os aparelhos auditivos são dispositivos amplamente utilizados que podem melhorar a audição de pessoas com deficiência auditiva leve a moderada. Eles funcionam amplificando os sons para que o usuário possa ouvi-los melhor.
Sistemas de alerta visual: Estes sistemas emitem sinais visuais, como luzes piscando ou vibrações, para alertar sobre eventos importantes, como chamadas telefônicas, alarmes de incêndio ou batidas na porta. Isso ajuda as pessoas surdas ou com deficiência auditiva a ficarem cientes de situações críticas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 4.2 - Fórum Temático Obrigatório

por Denisson da Silva Santos -
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma tecnologia assistiva essencial para surdos e deficientes auditivos. É amplamente trabalhada nos cursos de licenciatura como disciplina obrigatória e nos demais cursos superiores como disciplina optativa, conforme estabelecido por leis.