Ir para o conteúdo principal

Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

Número de respostas: 42

Leia o texto “Reflexões históricas e considerações teóricas em torno da educação à distância e da educação de adultos” da Meirelles (2020) (download).

Em seguida, assista ao documentário produzido pela UEMA: “A diferença que a EaD faz na vida das pessoas:

Associe esses dois materiais com sua experiência como aluno à distância e compartilhe no fórum obrigatório da semana sua opinião sobre essas questões: todo curso pode ser à distância? Se sim, por quê? Se não, quais podem e quais não podem? Justifique (sinta-se a vontade para argumentar segundo suas próprias concepções).

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Claudia Maria Soares Rossi -
Nossa...muito bom esse vídeo prof. Jefferson. O conhecimento e a partilha fazem toda diferença na vida das pessoas e a EaD favorece muito a oferta de uma educação para todos, sem distinção, veio realmente para transformar.
Em resposta à Claudia Maria Soares Rossi

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Jefferson Rodrigues-Silva -
Olá Profa Claudia, é comovente ver como a EaD possibilita o conhecimento chegar nos mais diversos lugares desse Brasil. Esse curso que você coordena é um exemplo disso, temos estudantes de todos os estados do nosso país. Forte abraço.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Jose Lazaro Pereira de Souza -
Certamente, a Educação à Distância é uma realidade cada vez mais presente no cenário educacional, uma vez que, devido às suas características, possibilita entre tantas outras coisas, a democratização do acesso ao processo de ensino. Isso é evidenciado no vídeo-documentário apresentado no material de estudo. Porém, em virtude de apresentar peculiaridades bem específicas quando comparada ao modelo regular, a EaD para atender ao propósito de uma formação qualificada demanda que todos os elementos nela envolvidos cumpram, de fato, com suas atribuições. Nesse cenário, é notória a responsabilidade principalmente do aluno, uma vez que precisa se tronar muito mais autônomo para executar o curso da melhor maneira possível.
Assim, no atual contexto, acredito que, com o avanço tecnológico, não devem haver objeções a realização de quaisquer cursos na modalidade EaD, já que se o curso estiver bem estruturado, com os atores envolvidos cumprindo com suas atribuições e, caso haja necessidade, com a realização de algumas aulas no formato presencial, utilizando assim, um modelo híbrido, a formação será de extrema qualidade e propiciará o acesso a muitas pessoas que, caso o curso seja disponibilizado apenas no formato presencial, não poderiam realizá-lo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Eloidi Santana Rocha -
O texto “Reflexões históricas e considerações teóricas em torno da educação à distância e da educação de adultos” da Meirelles (2020), entendi que a educação à distância foi introduzida inicialmente, com o objetivo de atender às demandas do mercado de trabalho, na qualificação de mão de obra para o atendimento às indústrias. Entretanto, a EAD no decorrer dos anos foi se modificando para atender uma outra demanda específica, de levar educação de qualidade àqueles considerados excluídos da educação tradicional, que por diversos motivos não tiveram acesso ao ensino presencial. O documentário produzido pela UEMA: “A diferença que a EaD faz na vida das pessoas” conta que uma jovem via suas colegas do Ensino Médio mudando de cidade para dar continuidade aos estudos e que ela não tinha dinheiro para fazer o mesmo. A Educação a Distância fez esse diferencial na vida dela e oportunizou cursar o ensino superior. Com o crescimento e o aperfeiçoamento dessa modalidade de ensino, a EAD possibilita o rompimento de fronteiras, de espaços e de tempo e propõe uma educação flexível e democrática com possibilidade de alcançar um maior número de pessoas, principalmente àquelas que moram em lugares longínquos. Acredito que todo curso (voltado para pessoas adultas) pode ser ofertado à distância, pois dispomos de recursos tecnológicos bastante interativos, além disso, a internet e o smartphone estão presentes na maior parte dos lares das diferentes regiões do país. Dessa forma, a EaD é uma maneira de democratizar o ensino, promover justiça social e disseminar o conhecimento de forma mais democrática.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Antônio Souza Pereira dos Santos -
Olá, professor, tutor e colegas.

Meu ponto de partida aqui é falar da importância do texto de Kelen Meirelles, muito bem escrito (como poucos lidos durante o curso), de leitura fluída e cuja grande contribuição – entre as que traz – é a do conceito de andragogia (totalmente novo para mim). Poderia até dizer que já ouvi e li, de certa maneira, algumas coisas pontuais a esse cuidado com a educação dos adultos (inseriria alguns jovens), mas não do jeito que a autora trouxe. Como ressalva, no texto, a mesma refere a todos envolvidos com a Educação à Distância ora como atores, ora como agentes. Gosto da segunda denominação porque acredito que ela traduz melhor o papel ativo de cada um dos envolvidos no processo educativo, especialmente o dos alunos. No que se refere ao vídeo produzido pela UEMA, ele corrobora o texto de Meirelles e demonstra que, mesmo com as desigualdades socioespaciais e as disparidades intra e inter-regionais que marcam o território brasileiro, a EaD tem conseguido superar as barreiras físicas e socioeconômicas impostas a grande parte da população. Cada depoimento tem a sua particularidade, mas há uma conexão geral e significativa – que é a da realização de um sonho e da possibilidade de crescimento pessoal e profissional.

Feitas essas considerações e partindo para o questionamento lançado, acredito que nenhum curso pode ser feito à distância – pois mesmos aqueles onde, num primeiro momento, poderíamos pensar que seria possível (especialmente aqueles que não os de nossa formação), existem demandas que um curso totalmente nesse formato não supriria – deixando uma lacuna de conhecimentos advindos de experiências presenciais no aluno. Citaria como exemplo um curso EaD em Matemática, História, Pedagogia ou Letras, mesmo que voltados para a licenciatura. Entretanto, o texto e o vídeo mostram que alguns cursos podem ser (e são) feitos à distância (total ou parcialmente), mas que certos cursos nem isso fazem – como na passagem em que Meirelles (2020, p. 72, grifos nossos), ao falar da EaD e a legislação em vigor no Brasil, mostra que “[...] a ampliação das disciplinas em EaD não se aplica aos cursos de graduação presenciais na área da saúde e nas engenharias, como posto no artigo 6º da referida portaria”. Nesta passagem penso que existe uma “valorização” dessas duas áreas, pois se há cursos parcialmente EaD, acredito que existe a possibilidade de que as disciplinas teóricas existentes possam ser feitas à distância. Entretanto, essas áreas, especialmente pelo prestígio que desfrutam, talvez não possam “abrir mão” do presencial mesmo nas disciplinas que seriam mais teóricas.
 
Assim, suspeito que é justamente essa característica de ter disciplinas teóricas que faz com que alguns cursos sejam ofertados totalmente (ou parcialmente) à distância – evidenciado pelo fato de que as duas primeiras participantes do vídeo da UEMA tenham graduação em Pedagogia (Silmara Lindoso) e Filosofia (Mária de Fátima). O outro aspecto que coloca a possibilidade somente do acesso aos cursos EaD é a realidade socioeconômica e espacial de quem busca esses cursos – mais uma vez evidenciada pelas participantes. Timbiras é, provavelmente, uma cidade pequena – daí ela não oferta cursos de nível superior presenciais. Logo, o acesso a esses cursos só se dará em cidades médias ou na capital do Estado (ou, quem sabe, numa outra cidade pequena melhor estruturada) e aqueles que não podem deslocar-se ficam impedidos de avançar em sua formação. Por isso que a EaD cumpre o importante papel destacado no texto de Meirelles e representa, como na fala emocionada de Silmara, oportunidade!

Claro, isso é um pensamento meu, que pode ter vários equívocos. Os cursos EaD vêm cumprindo um importante papel de inclusão em diversas áreas e muitas pessoas estão totalmente adaptadas a eles. Meu posicionamento vem do fato de eu gostar do presencial, de estar fisicamente nos lugares, interagindo frente a frente, ouvindo, reagindo às falas. Jamais faria uma graduação em Geografia totalmente EaD (talvez nem parcialmente), mesmo a licenciatura, pois a materialidade que algumas disciplinas carregam só é possível de ser experimentada na imersão espacial - por exemplo, falar de Geografia Urbana sem nunca ter ido (ou poder ir) a uma metrópole, para mim, seria marcado pela incompletude (mas para alguns é possível, sim, tanto que tem pessoas formando-se em Geografia). Não esqueço que falo isso considerando a minha realidade socioespacial, pois moro em Salvador. Então, posso ter essa escolha. Talvez, se morasse numa cidade pequena no interior baiano, essa realidade se imporia e a Geografia ou qualquer outro curso possível seria feito EaD.
Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Leila Marques Elias -
Olá colega Antônio;

Gostei muito da sua apresentação neste fórum, uma reflexão muito bem escrita, parabéns.
Em resposta à Antônio Souza Pereira dos Santos

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Jefferson Rodrigues-Silva -
Antônio, interessante a sua reflexão e se agradece muito a sinceridade na postagem. Para nós é importante observar que existe um ambiente seguro que os alunos se sintam livres para se expressarem. Sua predileção pela modalidade presencial foi bem balanceada no final pela indicação da sua localização privilegiada de estar em uma capital que te dá inumeras possibilidades de formação. Você ressalva isso apontando que para pessoas do interior a EaD possa ser uma solução. Realmente a democratização do conhecimento é um ponto central da EaD.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por GEOVANO SOARES DOS SANTOS -
Todo o curso pode ser a distância sim. O que deve ser levado em consideração é a autonomia do aluno em busca do seu aprendizado, quebrando com estereótipos e mostrando que a aprendizagem não se limita a presencialidade (em termos geográficos). Levando em evidencia o vídeo apresentado, via-me muito dentro dessa produção, pois cursei 4 anos na EaD, e rotineiramente sofríamos preconceito até mesmo por parte da reitoria e alguns docentes da instituição. Resumo o meu curso dentro da poesia de Drummond: "No meio do caminho tinha uma pedra"...
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Agder Shirlei Oliveira dos Santos -
Bom dia a todos!
Em uma rotina cada vez mais corrida e agitada, os que querem estudar e se especializar na sua profissão acabam escolhendo cursos EaD. A modalidade permite o estudante assistir às aulas de forma remota e no horário que quiser. Acredito que sim, é possível, certificando que existem suas vantagens e desvantagens. O ensino à distância possui ótimas vantagens para quem tem a rotina corrida, mas é organizado e disciplinado, vejamos alguns benefícios: Flexibilidade e praticidade para estudar; qualidade de vida;
diploma com mesmo valor que o presencial; professores altamente qualificados; grande variedade de cursos; inclusão social de pessoas com deficiência; menor custo que o presencial. Também notório suas desvantagens. É claro que nenhum modelo de ensino é perfeito, mas sempre tem um que vai se adaptar melhor a rotina de cada aluno. vejamos algumas desvantagens: Falta de contato presencial; dificuldade de concentração; necessidade de disciplina e entre outros.
De modo geral, podemos dizer que o ensino a distância é importante na sociedade atual, sobretudo no Brasil, por trazer melhores oportunidades aos estudantes. Por isso, quando falamos da importância do ensino a distância na sociedade atual, uma das suas vantagens mais explícitas é tornar o acesso à educação de qualidade uma realidade para pessoas que, por qualquer que seja a razão, não podem cursar a modalidade presencial.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Roberto dos Reis Cruz -
A Educação a Distância faz uma grande diferença na vida das pessoas. É interessante assistir aos vídeos e perceber a transformação que a educação promove ao cidadão. O que seria de milhares de pessoas se não houve a EaD? Talvez não tivéssemos tantas pessoas qualificadas e preparadas para encararem o mercado de trabalho e as demandas sociais. Contudo, não poderemos, jamais, limitar o processo educativo apenas numa modalidade EaD. Embora este ensino apresente várias possibilidades de aprender e ensinar, acredito que o ensino precisa ser mediado pelo professor e mediado também pelas tecnologias, tanto no presencial quanto à distância . Penso que a educação pode atender às realidades, inclusive a da distancia geográfica, da acessibilidade e ou dificuldade, como por exemplo, no caso das pessoas que moram em lugares bem distante das instituições de ensino superior. Nesse sentido, tanto o ensino à distancia quanto o ensino presencial apresentam barreiras. Para os que estudam na modalidade EaD, acredito que poderia ser híbrido em alguns momentos, pois o contato com os demais colegas e o professor contribui para uma melhor interação, diálogo, troca de saberes, compartilhamento de ideias. Outro ponto importante sobre a presença física de estudante nas aulas é que eles não teriam dificuldade de acesso à internet, a aparelhos tecnológicos para estudo ou dificuldade de manuseio. Entretanto, a EaD é uma oportunidade de acessar à educação, à informação, já que possibilita a flexibilidade de horário que se adéqua o acesso às aulas, aos materiais didáticos, exigindo disciplina, dedicação, comprometimento, bem como é uma maneira de superar as barreiras e os limites em meio à dificuldade apresentada no percurso de formação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Leila Marques Elias -
Olá colegas e professores;

É muito interessante estarmos em curso de educação à distância e fazendo uma disciplina sobre esta modalidade discutindo aspectos importantes da história, teoria e a legislação sobre. Gostei muito da leitura do texto, dando destaque para a figura central do aluno no processo do ensino à distância. Ao longo da leitura a autora nos apresenta que alguns cursos não podem serem feitos nessa modalidade, no caso, os cursos de graduação na área da saúde e das engenharias.
Muito interessante também o vídeo da UEMA, com os relatos das alunas de graduação que através da modalidade conseguiram realizar seus sonhos de cursarem o ensino superior, os cursos as distâncias estão cada vez mais presente na realidade brasileira a medida que a internet avança, é possivel chegar a lugares que o presencial não chega considerando as diferentes realidades do país, além disso, o avanço da internet possibilita também o uso de recursos e aulas cada vez mais interativas e de qualidade avançada.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Rian Lucas da Silva -
Boa tarde, colegas e professores.
Não tenho ainda uma ideia definida quanto à possibilidade de que todo curso possa ocorrer à distância. Pensando em contextos nos quais as instituições consigam atender 100% do alunado, então sim, há essa possibilidade. Todavia, sabendo da realidade de nosso país e levando em consideração as desigualdades tecnológicas ainda existentes, então não, não haveria a possibilidade de cursos totalmente EaD. Em outras palavras, defendo a ideia, sempre, de (re)pensar o contexto em que vivenciamos para, com isso em mente, traçarmos e pensarmos em melhores formas de agir.
Em resposta à Rian Lucas da Silva

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Silmara Elias de Souza -
Olá, professor, tutor e colegas!!!


O texto da Kelen Meirelles( 2020) aborda questões relativas à educação de adultos, com foco nos alunos inseridos na EaD das universidades brasileiras privadas e públicas. Como o texto nos traz, a EaD foi criada para atender às demandas profissionais, mas que na década de 1990 assumiu também um viés mais democrático e social. Conforme também aponta o texto, ao se inserir a educação à distância, além de se tornar possível atender às demandas do mercado, promove- se justiça social.

De fato, a educação à distância tem esse inerente viés social, que torna possível uma educação democrática, um diferencial na vida daqueles que tem acesso a essa forma de ensino e que por alguma barreira, não podem fazer um curso superior de forma presencial.

Fazendo um paralelo com o documentário produzido pela UEMA, podemos atestar esse valor social e diferencial da EaD na vida das pessoas, referidos no texto da Meirelles. Os emocionantes depoimentos de Maria de Fátima e de Silmara Lindoso, ambas da cidade de Timbiras - MA nos mostrou como a oportunidade de acesso à educação através da EaD na vida de quem se vê impossibilitado de cursar de forma presencial é transformador. No depoimento da Silmara Lindoso, ela diz que do Ensino Médio para o Superior foram 10 anos esperando uma OPORTUNIDADE.

Assistindo aos depoimentos, comprovamos o valor da EaD e a forma como cada uma buscou vencer suas limitações para concluir seus respectivos cursos nos mostra as diferentes facetas que essa modalidade de ensino assume, ora tem um caráter acessível , ora pode ser limitadora( pensando, por exemplo em que tem/ ou teve dificuldades em manusear as diferentes tecnologias). Mas, diante da oportunidade de se cursar à distância, o que devemos fazer mesmo é buscar vencer nossas limitações e suprir as possíveis lacunas que venham a ser deixadas pelo curso.

Em relação a todos os cursos poderem ser feitos à distância, ou não, prezo muito pelo ensino presencial e tanto mais possível for, melhor. Não obstante, pensando nas questões que levam uma pessoa a cursar EaD, o que os cursos devem buscar é se estruturar da melhor forma para capacitar o aluno com qualidade na área em estudo, buscando colocá-lo em face aos conhecimentos práticos, estes indispensáveis seja o ensino presencial ou à distância.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Walef Paulo Quintiliano -
Não, alguns curso não tem como ser a distância! Exemplos de curso que pode ser a distância, Curso da área da educação, cursos na área tecnológicas, cursos na área da engenharia ( porém tem alguns ser na forma hibrida), área da comunicação. Alguns curso como na área da saúde não tem como ser todo de forma EaD, porque o curso em si precisa da prática em sala de aula e também precisa orientação mais adequadas, esse cursos as dúvidas são maiores mais pertinentes. Agora, os curso da área da educação ele conseguem abranger de forma a distancia e aluno consegue desenvolver bem nessa modalidade. Com avanço da tecnologias praticamente daqui alguns anos, as faculdades vai aderir de forma hibridas alguns cursos e outros de forma total presencial.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Domingos Aparecido dos Reis -
Boa Tarde

Todo curso pode ser à distância, porque tem a possibilidade de flexibilidade de horário e acesso aos conteúdos como a aulas assincrônicas, desenvolvimento seu protagonismo de estudar sozinho com apoio dos materiais, chat e fóruns de cada disciplina, ou seja, desenvolvimento de habilidades de aprendizado autodirigido, pois os alunos são responsáveis por gerenciar seu próprio progresso. Isso pode ajudar a cultivar a independência intelectual e a autodisciplina.

Em resumo, os cursos a distância desempenham um papel crucial na ampliação do acesso à educação, na promoção da flexibilidade e na adaptação às necessidades educacionais em constante mudança da sociedade moderna. Eles são uma ferramenta valiosa para a educação ao longo da vida e para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Ampelia de Jesus Ramos do Rosario -
O Texto da Meirelles (2020) Mostra que Inicialmente o proposito da Educação a Distancia era prover o mercado de trabalho, capacitar a mão de obra técnica na revolução industrial, mas com o avançar das tecnologias e das possibilidades, foram se observando que também poderiam se estender á Educação e criar oportunidades de chegar á lugares mais distantes e ampliar o conhecimento que até então estava sugestionado a um ambiente acadêmico presencial.
A Importância de todo este avanço foi visto no vídeo documentário A Diferença que a Ead faz o quanto é foi importante para aquelas pessoas terem oportunidade de realizar sonhos, claro que precisou ter muita perseverança e determinação para romper barreiras, principalmente as barreiras do estudo, a busca pelo conhecimento, a distancia traz muitas dúvidas e inseguranças, mas que em momento algum fizeram com aquelas pessoas desistissem de seus objetivos e sonhos.
Quanto a todo curso ser a distancia penso eu que desde que os cursos ofereçam possibilidade de laboratório e estágios dentro do município que aquela pessoa mora, não há objeção, mas lembrando que a pratica médica, por exemplo, uma cirurgia até mesmo uma cirurgia dentária é necessária ser assistida e vivida antes mesmo da formação. Então alguns cursos irão necessitar mais recursos e conexões necessárias para que o mesmo aconteça, expandindo assim oportunidades. Penso no privilégio que é poder estar aqui agora sentada dentro da minha casa, refletindo sobre essas várias questões, levantadas nesta, pós-graduação a distancia, então porque não outras pessoas não podem usufruir deste mesmo privilégio?
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Damião Benilson Gomes de Melo -
Em primeiro lugar, quero agradecer mais uma vez aos professores por disponibilizar materiais tão enriquecedores e que nos levam à reflexão diária sobre a formação docente e as práticas integrativas de ensino, mesmo quando desafiados pelas complexidades tecnológicas do mundo contemporâneo.

Em segundo, quero ressaltar que o debate em torno da possibilidade ou não de um ou outro curso ser ministrado à distância depende de uma análise multifatorial. É uma discussão complexa, pois envolve: o tipo de conteúdo que será trabalhado remotamente, a metodologia, a infraestrutura, o público-alvo e, principalmente, a legislação educacional.

Quando se trata de um curso teórico, em que serão trabalhados aspectos conceituais ou abstrações, em tese, é mais fácil formatá-lo para uma aplicabilidade à distância, pois os recursos telemáticos serão suficientes para a compreensão do conteúdo (videoaulas, apostilas, fóruns, quizzes etc.), como é o caso do nosso curso de especialização lato sensu em Docência, aqui no IFMG (Campus Avançado Arcos).

Agora quando o curso exige pela sua própria natureza práticas presenciais a serem realizadas em laboratório, oficinas ou mediante estágios prático-profissionais, como é o caso das engenharias, Medicina e do Direito, apenas para citar alguns exemplos, há uma certa dificuldade para adaptá-los a um modelo virtual de ensino, pois dependem de interações sociais, debates, testes empíricos, dinâmicas e simulações de casos reais. Transformar esse conteúdo, que exige um tratamento muito específico, em um ensino à distância compromete a qualidade do curso e a própria formação do sujeito aprendiz.

Dessa forma, nem todo curso poderá ser feito à distância, mas há aqueles que admitem um modelo de ensino híbrido, enquanto outros só podem ser realizados presencialmente devido às necessidades muito específicas e que não podem ser suprimidas ou reduzidas para caber no formato à distância.

De modo geral, o ensino à distância é bem recepcionado pelo mercado e pelas pessoas que o consomem. Muito disso está relacionado a uma equação que envolve tempo, necessidade e interesse. Aqueles que têm tempo não se interessam e nem necessitam de um ensino à distância. Por outro lado, há quem se interesse, mas não tenha tempo para suprir a necessidade que tenha por uma formação ou qualificação realizada on-line. E há aqueles que tem a necessidade, mas devido à falta de tempo não demonstram qualquer interesse pelo ensino virtual.

Devemos lembrar que a facilidade de acesso ao mundo do conhecimento por meio do ensino à distância não deve ser confundida com desleixo e precariedade, abrindo um fosso entre um curso presencial e outro virtual na formação profissional do indivíduo.

Sabemos que o ensino à distância forma milhares de profissionais competentes todos os anos, pois, assim como no ensino presencial, o aluno é o grande responsável pela qualidade que dará a sua formação. Implica dizer que o fato de não estar em um ambiente físico não impede nem desqualifica a formação daquele que aprende à distância.

É claro que não temos como ignorar a exploração econômica das gigantescas universidades privadas, mas é justamente para regulamentá-las e fiscalizá-las que existe o MEC. Essa é a garantia de que o aluno terá acesso ao mínimo que é necessário para uma boa formação. O restante depende dele, da mesma forma como acontece em um ensino presencial. O aluno pode estar na sala de aula todos os dias fisicamente e ainda assim ter uma formação precária. O que não se pode é estigmatizar uma formação somente porque ela se deu totalmente à distância.

No passado, muitas pessoas se qualificaram pelo Instituto Universal Brasileiro e essa formação, para mim, foi uma das principais formas de democratização do ensino para quem não tinha condições de acesso físico a uma sala de aula, assim como o Telecurso 2000 cumpria até pouco tempo um papel fundamental na vida daqueles que não tinham uma escola perto de casa. Estes são alguns exemplos que justificam a relevância do ensino à distância na vida de milhares de pessoas todos os dias pelo País afora.

Agradeço mais uma vez pela oportunidade do debate.

Até a próxima!
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Vanessa Rosa de Oliveira -
Olá caros colegas, professor e tutor. A partir das leituras e questionamentos norteadores, trazidos pelo professor, deixo uma pequena reflexão a respeito da educação a distância.
A educação a distância por muito tempo, foi vista como algo negativo, e ainda hoje ainda encontramos muitas pessoas que a criticam, todavia, ela é mais uma chance que o trabalhador tem para se profissionalizar e/ou se aperfeiçoar, sem se deslocar de sua residência, obviamente, ela precisa de metodologias adequadas, uma vez que a cobrança diária e pessoal por parte do professor, não está presente, além de metodologias adequadas e compreensão dos tutores, uma vez que estão lidando com pessoas que tem um tempo reduzido em sua rotina. Sobre a possibilidade de qualquer curso ser ofertado a distância, é fato que muitos cursos conseguem ser executados a distância, todavia existem aqueles que precisam de muita prática, então atualmente não vejo uma outra forma que não seja presencialmente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Suelen Ferreira de Freitas -
Ao ler o texto Reflexões histórica e considerações teóricas em torno da educação a distância e da educação de adultos, e assistindo o testemunho de pessoas que através da educação a distância, puderam dar continuidade aos seus estudo, isso mostra o quão é importante a educação a distância, que seu alcance chega nos interiores em que não há faculdades, também a educação EaD, traz uma acessibilidade maior a todos, pois se formos levar em conta que grande parte de estudantes de graduação, pós- graduação, trabalha, e poder chegar em casa, estudar no conforto de seu lar, sem pegar ônibus, isso é um ganho de tempo e qualidade, acredito que muitos cursos podem sim ser neste formato, agora cursos de enfermagem, onde precisa manusear agulhas, e outros acessórios, aprender como colocar um acesso para soro e medicamentos, ainda tenha que ser no formato híbrido, parte do curso a distância , parte presencial, acredito muito que a qualidade do ensino a distância é até melhor do que a presencial quando se leva em conta que dá a oportunidade do aluno estudar no seu ritmo, podendo rever a material quando desejar, tem videos, que ajudam, o feedback do que esta aprendendo é mais rápido, quando se faz um trabalho pouco tempo se sabe se atingiu o objetivo, ou, se ainda precisa melhorar e no que precisa melhorar, todos temos a ganhar com a educação a distância, principalmente, quando é ofertado um material de qualidade, quando têm- se uma equipe bem formada, com um programa bem estruturado, acredito que com a pandemia que acelerou o pensamento da sociedade em relação aos de cursos a distância, pois foi um período que somente pode-se dar continuidade aos estudo de milhares de alunos através da tecnologia, isso fez até com que as salas de informáticas possam ser vista como um grande apoio para o público interno e externo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Lucas Mateus dos Santos -
Segundo o texto “Reflexões históricas e considerações teóricas em torno da educação à distância e da educação de adultos” de Kelen Meirelles (2020) e o documentário intitulado "A Diferença que a EaD Faz na Vida das Pessoas", a modalidade de ensino a distância representa um avanço significativo na área educacional. Inicialmente concebida para atender às necessidades do mercado de trabalho, fornecendo qualificação de mão de obra para as indústrias, ao longo dos anos, a EAD evoluiu para atender a uma demanda distinta: proporcionar educação de alta qualidade a indivíduos que tradicionalmente ficaram excluídos do sistema educacional convencional, seja por motivos variados que limitaram seu acesso ao ensino presencial. Conforme evidenciado no documentário, a educação a distância abre portas para a realização de nossos sonhos, especialmente em um contexto brasileiro marcado pela desigualdade no acesso à educação. Portanto, é fundamental valorizar essa modalidade de ensino, embora seja verdade que algumas instituições de ensino a distância possam oferecer cursos de graduação precarizada, isso não deve diminuir o mérito dos profissionais que dedicaram esforço e empenho para alcançar seus objetivos educacionais. Eu mesmo sou um exemplo, pois obtive meu diploma em uma instituição de ensino a distância. A educação a distância me proporcionou a flexibilidade de horário que eu precisava, uma opção que a educação presencial não oferecia e como eu tinha que trabalhar para sobreviver, recorri à educação a distância e estou imensamente orgulhoso dessa realização pessoal. Foi graças a essa oportunidade que consegui conquistar meu diploma e avançar em minha carreira profissional.
Apesar de defender a educação a distância, é importante ressaltar que nem todos os cursos são adequados para essa modalidade, especialmente aqueles que exigem prática constante, como medicina, fisioterapia, biomedicina e enfermagem. Em tais áreas, onde a vida humana está em jogo, a ausência de experiência prática pode resultar em profissionais não qualificados. Por outro lado, para cursos na área da educação, é mais viável facilitar a experiência prática, uma vez que o acesso às escolas pode ocorrer de forma independente e a orientação pode ser fornecida a distância, assim como as reuniões entre professores e instituições de ensino superior.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Cícera Ericênia Alves Pereira -
Bom dia! Emocionante a experiência e relatos do documentário indicado. Sim, o curso inteiro pode ser à distância. Isso em nenhum momento corresponderá a uma formação menos significativa ou eficaz do que a educação presencial. Conforme visto no texto indicado, o principal ator da educação à distância é o aluno. Este sendo adolescente ou adulto, já sendo uma pessoa mais madura, com objetivos melhor definidos, consciente de que sua dedicação e responsabilidade são fundamentais para alcançar a meta por ele escolhida. Compreende a necessidade de comprometimento com o curso à distância para sua necessária formação. Como visto no documentário, onde duas alunas relatam as dificuldades enfrentadas e o quanto a determinação que tinham em concluir o curso e adquirir a formação pretendida foram fundamentais para vencer os obstáculos. Há ainda o cuidado e formação diferenciada entre os educadores, baseado na andragogia, onde professores e tutores se dedicam a abrir espaços e ajudar adultos e adolescentes a construírem seu conhecimento.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Alice Duarte Torres -
Acredito que nem todo curso pode ser oferecido nessa modalidade. Existem cursos que exigem um alto nível de interação entre alunos e professores, como é o caso de cursos de ciências exatas ou que envolvem atividades práticas. Nesses casos, a EAD pode ser um desafio, pois a comunicação e a colaboração entre os participantes podem ser dificultadas pela distância. No entanto, acredito que a EAD pode ser uma excelente opção para cursos que não exigem um alto nível de interação, como é o caso de cursos de humanas, administração ou direito. Esses cursos podem ser oferecidos a distância com qualidade, desde que sejam bem planejados e executados. A EAD também pode ser uma excelente opção para cursos de educação de adultos. Essa modalidade oferece flexibilidade e autonomia aos alunos, o que pode ser um fator importante para a aprendizagem de adultos que têm outras responsabilidades, como trabalho, família ou cuidados com a casa.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Francisco Diétima da Silva Bezerra -
Olá, a tod@s.

Acredito que a educação à distância é uma realidade, a qual não podemos ignorar. Existem regiões do Brasil que, em virtude das enormes distâncias geográficas, a educação presencial ainda é um desafio. Nesse sentido, a EaD desempenha um papel importante. A despeito disso, acredito que existem áreas que é necessário pelo menos uma combinação do ensino presencial com a EaD, principalmente áreas da saúde, engenharias, etc.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Erykles Natanael de Lima Vieira -
Muito bom vê a possibilidade que a EaD acaba proporcionando na vida das pessoas, o cerne tanto do vídeo quanto do artigo ao meu vê a justamente isso, como a educação a distancia possibilita a transformação de vidas, várias vezes no artigo o autor fala na necessidade de interiorizar, democratizar e incluir as pessoas que não tinham a oportunidade de ter acesso a educação, principalmente na graduação. E isso fica muito evidente na entrevista dos ex alunos da UEMA, onde elas expõe algumas dificuldades ainda também no acesso ao EaD, mas expõem também o quanto essa modalidade de ensino foi importante na sua vida e na sua formação profissional.

Sobre a pergunta da atividade, na minha opinião, a modalidade EaD é mais uma possibilidade de ensino, porém o que se deve investir em universidade com polos descentralizados, onde todos os cidadãos brasileiros tenham a oportunidade de fazer uma faculdade. Nisto, creio que o presencial é essencial, assim como à distância, mas em alguns cursos como medicina, fisioterapia, que precisam de aulas práticas acabam sendo prejudicadas com o ensino à distância, pela própria necessidade de uma educação presencial.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Priscila de Souza Nascimento -
Conforme os vídeos e o texto da semana mostraram, a Educação à distância permite que cidadãos em regiões longínquas tenham acesso ao ensino. Este fato, demostra a relevância da EaD no processo de democratização do ensino. Refletindo sobre se todo o curso pode realizado na modalidade EaD, em minhas lembranças recordei que há pouco tempo eu acreditava que os cursos na área da saúde fossem impossíveis serem realizados à distância, até que fui informada sobre a primeira cirurgia realizada à distância. A primeira experiência de sucesso foi em 2001, com uma telecirurgia, a chamada Operação Lindbergh, que permitiu a um médico de Nova York (EUA) fazer um procedimento em um paciente em Estrasburgo, na França. Tal fato me fez repensar até que ponto é possível a formação acadêmica e profissional de pessoas na modalidade EaD. Ainda com o sucesso que tem sido as cirurgias realizadas à distância, acredito que sejam necessários critérios, rigor e muita cautela, pois penso que para formar profissionais peritos na área médica é fundamental as vivências presenciais e experiências trocadas antes mesmo de realizarem a residência médica. Reflito que se médicos formados no ensino presencial cometem irreparáveis erros, me questiono se estes podem tender a aumentar se o ensino for ofertado à distância.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Darlene de Faria Silva -
Boa noite!
Após a leitura e o vídeo e, principalmente embasado em vivências, acredito que nem todo curso pode ser a distância. Pois o aluno de Ead, precisa ser um aluno diferenciado, que tem uma autonomia e uma disciplina maior do que um aluno do presencial. Temos aí o exemplo da pandemia, mesmo com acesso a tecnologias, aplicativos e ferramentas, não atingimos nem a metade de nossos alunos. E eu nem coloco a responsabilidade ao desnível de acesso a internet e a tecnologias, pois fizemos levantamentos e 95% dos alunos tinham celular com acesso a internet. O fato é que eles não tinham a maturidade necessária para fazer uso dessas tecnologias e nem mesmo gostaram dessa distância do presencial. Desta maneira, para que um curso seja realmente efetivo à distância, é preciso que o aluno tenha as características de buscar o conhecimento e aproveitar tudo aquilo que lhe é oferecido.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Francisca Roselia da Conceicao Miranda -
Boa noite colegas.
A educação a distância tem ganhado espaço cada vez mais,por acessível e por proporcionar oportunidades para pessoas que não tem como ingressar em uma universidade presencial por conta distância.Minha experiência com a EAD é muito boa, agradeço a oportunidade de estudar com pessoas de vários estados diferentes, compartilhar conhecimentos e adquirir cada vez mais capacitação profissional para minha profissão.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Wellington Lopes de Sousa Filho -
Boa noite,
Durante a pandemia pensei com os meus botões que enquanto professor de alunos do ensino médio que estão sempre por dentro da tecnologia pensei que o ensino a distancia fosse ser algo muito solidificado, mas me enganei e fiquei pensando em quanto pra maior parte dos alunos isso é desestimulante.
Ao perguntar a eles as respostas foram as mais váriadas mas a que mais ouvi foi de que tem um vídeo dessa aula no youtube que com tudo o que o senhor falou mas em 5 minutos. Creio que muitos cursos podem sim ser em EAD mas vai muito da maturidade do público, por exemplo ensino básico em EAD acho que seria um desastre
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Krishna Kelly Bastos Ferreira -
Sim, acredito no método EaD e na sua efetividade no processo de aprendizagem para cursos e pessoas que se adequem a estes modos de trabalho. No que tange a educação é sem dúvidas um importante mecanismo para promover a formação continuada de docentes que não dispõem por algum motivo, acesso as formações presenciais.
A modalidade EaD facilita o acesso à educação e conhecimentos acadêmicos pela possibilidade de acesso em horários de disponibilidade (fugindo da concepção presencial de horários pré-estabelecidos) e a comodidade do estudo. Por sua vez, acredito que a necessidade de interação e troca de experiências seja fundamental em alguns cursos como os da área de saúde, as quais é necessário a prática e o aprendizado por experiência e por isso também tenho minhas ressalvas em relação as possibilidades do EaD enquanto método de formação em alguns cursos e casos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Edival Jeronimo Portela Neto -
Através da leitura do texto "Reflexões históricas e considerações teóricas em torno da educação à distância e da educação de adultos", escrito por Meirelles (2020), pude compreender que a educação à distância teve seu início com o objetivo de suprir as necessidades do mercado de trabalho, oferecendo qualificação profissional para atender às demandas das indústrias. No entanto, ao longo dos anos, a EAD passou a atender a uma demanda específica: proporcionar educação de qualidade para aqueles que foram excluídos do sistema educacional tradicional, seja por diferentes motivos que impossibilitaram o acesso ao ensino presencial.
Um documentário produzido pela UEMA intitulado "A diferença que a EaD faz na vida das pessoas" relata a história de uma jovem que testemunhava suas colegas de Ensino Médio se mudando para outras cidades para continuar seus estudos, enquanto ela não dispunha de recursos financeiros para fazer o mesmo. A Educação a Distância foi uma oportunidade que transformou sua vida, permitindo que ela cursasse o ensino superior. Com o crescimento e aprimoramento dessa modalidade de ensino, a EAD possibilita a quebra de barreiras geográficas, temporais e físicas, oferecendo uma educação flexível e democrática que consegue alcançar um número maior de pessoas, especialmente aquelas que vivem em regiões remotas.
Acredito que todos os cursos voltados para adultos podem ser oferecidos à distância, uma vez que dispomos de recursos tecnológicos altamente interativos. Além disso, a internet e os smartphones estão presentes na maioria dos lares em diferentes regiões do país. Dessa forma, a EaD se apresenta como uma maneira de democratizar o ensino, promover a justiça social e disseminar o conhecimento de forma mais acessível e inclusiva.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Kamila Ribeiro da Silva -
Olá, pessoal. Após a leitura do artigo, do vídeo e da minha experiência pessoal, pude refletir sobre o tamanho benefício da EAD para a formação de tantas pessoas que vivem em regiões afastadas e com poucos recursos. Acredito que todos os cursos podem ter sua formação teórica na modalidade EAD, porém, acho necessário a experiência prática para completar a teoria e reforçar o que já foi aprendido.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Débora Gonçalves Barbosa -
Olá, pessoal! Boa noite!

De fato, é uma questão polêmica. A EaD proporcionou e segue proporcionando a inclusão - principalmente quando se fala de ensino superior e qualificação profissional - de várias pessoas que, por diversos fatores, não teriam condições de realizar um curso presencial. Contudo, como qualquer outra modalidade de ensino, a EaD possui vantagens e desvantagens (ou dificuldades). É exigido um grau elevado de disciplina, dedicação, autonomia, organização e motivação para conseguir concluir um curso neste formato e, geralmente, com a correria do dia a dia os estudos acabam sendo "jogados" para segundo plano. Por isso, acredito que ser disciplinado, apesar das adversidades, é uma virtude que pessoas adultas conseguem desenvolver com uma maior responsabilidade que crianças e adolescentes, por exemplo. Diante disso, é inviável que alunos da educação básica realizem sua formação utilizando essa modalidade. Porém, quanto ao ensino superior, disciplinas teóricas podem ser realizadas nesse formato sem maiores prejuízos para a formação acadêmica. No entanto, é necessário que esses cursos sejam formulados de maneira eficaz, seguindo os padrões de qualidade indicados pelos Ministério da Educação, visto que não é porque o ensino é a distância que é realizado de qualquer forma, muito pelo contrário, deve-se existir investimentos para adequar cada aluno e suas particularidades.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Alcivan Lima dos Santos -
O texto “Reflexões históricas e considerações teóricas em torno da educação à distância e da educação de adultos”
A modalidade de ensino a distância está cada vez mais evoluída e esse processo de evolução vem acompanhado de avanço da microeletrônica e das telecomunicações, o que impulsiona o desenvolvimento da tecnologia da informação e a globalização do estilo de vida.
Mesmo que Diálogo Educacional que trata do diálogo que é desenvolvido entre professores e alunos ao longo das interações que ocorrem quando alguém ensina e os demais reagem. Os conceitos de diálogo e interação são muito parecidos, e de fato são por vezes usados como sinônimos. No entanto, uma distinção importante pode ser feita.
As transformações em direção à educação à distância, em estágio avançado, constituem uma tendência dominante e define um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa à essência da presente transformação tecnológica em suas relações com a economia e a sociedade.
Se comunicar e educar à distância deve gerar um elo com as tecnologias que se desenvolvem para permitir o homem atuar sobre a informação propriamente dita, ao contrário do passado quando o objetivo dominante era utilizar informação para agir sobre as tecnologias, criando implementos novos ou adaptando-os a novos usos.
O documentário produzido pela UEMA: “A diferença que a EaD faz na vida das pessoas, demonstra ainda o poder de transformação e impactos do ead na vida de muitos alunos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Joao Francisco Barreto Caiafa Balbi -
Existe um "desencaixe" entre as ideias. Quando falamos de educação a distância como forma de auxiliar os que tem mais dificuldades materiais para a educação, desconsideramos que a formação do indivíduo não se dá apenas por elas. Os alunos que não tem oportunidades também são aqueles que mais precisam desse modelo de ensino, por isso, tem mais dificuldade também com o EaD. É só imaginar um aluno que não tem acesso a internet ao longo de toda a educação básica e vai fazer um curso superior a distância. Seria necessário inserir no ensino médio uma disciplina como "introdução ao ensino a distância" para que os alunos possam começar a se interessar e ter as condições primárias para estudar assim.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Michella Rita Santos Fonseca -
Acredito que nem todos os cursos podem ser à distância, considerando que atualmente muitos cursos podem ser realizados no formato a distância. Com o avanço da tecnologia, o ensino online tem se tornado uma opção cada vez mais popular e acessível. Existem plataformas especializadas, como universidades virtuais e plataformas de ensino à distância, que oferecem uma ampla variedade de cursos, desde graduações até cursos livres.
No entanto, é importante destacar que nem todos os cursos são adequados para serem realizados totalmente a distância. Algumas áreas do conhecimento exigem aulas práticas e contato direto com equipamentos específicos ou laboratórios, por exemplo. Nesses casos, é comum que haja uma combinação de aulas presenciais e conteúdo online, em movimento síncronos e assíncronos.
É fundamental pesquisar e verificar as opções disponíveis para cada curso desejado, levando em consideração a reputação da instituição e as metodologias de ensino utilizadas. Além disso, é importante estar ciente de que o estudo a distância exige disciplina, organização e autonomia do aluno para acompanhar o conteúdo e cumprir prazos.
No geral, a modalidade a distância tem proporcionado flexibilidade para que mais pessoas possam acessar a educação de qualidade, independentemente de sua localização geográfica ou disponibilidade de tempo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Patrick Osorio de Melo dos Santos -
Olá professores e colegas;

Gostaria de ressaltar inicialmente o texto da Meirelles, que é muito bem elaborado e nos esclarece sobre a Educação a Distância(EaD) e Educação de Adultos(EA), nos seus aspectos fundamentais, normativos e metodológicos. A autora ainda faz uma ótima análise da andragogia sob a ótica de Lindeman, Knowles e Paulo Freire, e vemos que realmente a relação ensino-aprendizado tem de ser diferente quando os alunos(as) são adultos, para um melhor engajamento e aproveitamento.
Na minha concepção de vida a principal possibilitadora de ascensão social é a educação, assim conforme o vídeo e o texto a EaD pode realmente ser uma ferramenta valiosa para se combater a desigualdade social, levando possibilidades a lugares onde a implementação de uma escola técnica ou faculdade se mostre difícil ou inviável. Entendo que a EaD, com todo o potencial que tem, não pode ser utilizada como justificativa para a diminuição da assistência estudantil, haja vista que as duas são complementares e não excludentes entre si.
Embora eu more em um grande centro a possibilidade de estudar à distância foi muito providencial, pois me permitiu ter acesso a uma educação de qualidade com a possibilidade de poder estudar conforme a minha possibilidade de horários. E confesso que fique positivamente surpreendido com a qualidade oferecida pelo curso que fazemos, pois as minhas experiências anteriores com EaD foram muito ruins. Mas confesso que ainda olho com desconfiança para a EaD, pois diversas instituições privadas utilizam essa modalidade como forma de baratear seus custos e aumentar os lucros.
Acredito por fim que a EaD não possa ser aplicada a todos os cursos. Pois não podem ser à distância cursos que necessitem de desenvolver a técnica manual, ou de aulas laboratoriais a exemplo de cursos da área da saúde, química, biologia dentre outros.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Maira Monica Guimaraes de Faria -
Segundo o texto não apresenta uma resposta definitiva para essa pergunta. No entanto, ele discute os diferentes contextos em que a educação à distância pode ou não ser aplicada. A educação à distância tem suas raízes na educação de adultos, que muitas vezes não têm a disponibilidade ou os recursos para frequentar aulas presenciais. Portanto, nesse sentido, a educação à distância é uma alternativa viável para esses indivíduos.
No entanto, o texto também destaca que há certas áreas do conhecimento que requerem interação presencial e prática, como as profissões da área de saúde, da engenharia, entre outras. Nessas áreas, é necessário o contato direto com pacientes, a realização de procedimentos práticos e a supervisão dos professores. Portanto, cursos nessas áreas não podem ser totalmente realizados à distância.
Sabemos que nem todo curso pode ser à distância. É necessário analisar as características do campo de estudo e as demandas práticas do curso para determinar se a educação à distância é uma opção válida. No entanto, é importante ressaltar que o desenvolvimento tecnológico tem ampliado as possibilidades de ensino à distância, permitindo a simulação de experiências práticas e a interação virtual entre estudantes e professores, o que pode tornar cursos antes considerados impraticáveis à distância em uma realidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Aretha Beatriz Brito da Rocha -
Não concordo com a premissa de que todo curso pode ser EAD. Defendo a opinião de que cursos à distância podem atender, em alguns contextos, à demandas socioeconômicas, permitindo a democratização do acesso à educação, principalmente para àqueles que se encontram em locais remotos e de difícil acesso. Ainda assim, é preciso pensarmos nas possibilidades de acesso tecnológico desses grupos que, por vezes, se encontram ainda sem tal aparato por razões diversas. Acredito e ainda defendo uma primeira formação acadêmica feita 100% presencialmente, salvo exceções descritas acima e outras que porventura possam surgir, como o caso que já presenciei de uma jovem autista que por restrições de sociabilidade, encontrou maior conforto realizando uma graduação EAD. É preciso analisar caso a caso e problematizar os impactos negativos desse formato educacional, bem como os positivos em situações que o indivíduo já possui uma formação acadêmica consolidada e busca aprimorar os seus conhecimentos, encontrando facilidade de local e acesso na opção remota, sem precisar se limitar a um espaço geográfico específico. É um debate ainda em construção no cenário educacional.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Jonas Clevison Pereira de Melo Junior -
Saudações,

O artigo intitulado “reflexões históricas e considerações teóricas em torno da educação à distância e da educação de adultos”, bem como o vídeo intitulado “A diferença que a EaD faz na vida das pessoas”, trazem considerações importantes acerca da Educação à distância no Brasil. De modo geral demonstram o impacto social que a EaD vem causando na vida de pessoas que residem em lugares mais afastados das capitais brasileiras, oportunizando dessa forma um acesso democrático a educação pública ou privada no nível superior, e possibilitando a profissionalização de um número maior de cidadãos. Em relação ao questionamento se todo curso pode ser ofertado de modo EaD a reposta depende do objetivo do curso.
Deste modo algumas pontuo três questões a serem discutidas diante da proposta de oferta de um curso EaD estão A necessidade de Experiências Práticas e Laboratoriais, em cursos como medicina, odontologia, engenharia e outras ciências naturais, que acabam por trazer a necessidade de um maior número de encontros, impossibilitando desta forma a oferta de um curso totalmente EaD, por exemplo.
Outra questão refere-se ao Estilo de Aprendizagem, importante na definição do público alvo para o qual o curso se destina, tendo em vista que alunos de uma mesma sala apresentam diferentes estilos de aprendizagem, e algumas pessoas aprendem melhor em um ambiente presencial com interações diretas. Desta forma, muitas vezes um curso EaD não é capas de atender a diversidade nos estilos de aprendizagem, sendo importante oferecer opções que incluam aulas presencial.
Uma terceira questão refere-se aos recursos tecnológicos e conectividades, tendo em vista que nem todos os estudantes têm acesso diário à internet e aos dispositivos necessários para cursos à distância. Deste modo, a oferta de um curso EaD pode criar desigualdades no acesso à educação, o que é uma preocupação importante.
Entretanto, como já mencionado, cabe estabelecer qual o objetivo na oferta de um curso em determinado contexto social e se a proposta atende a diferentes setores da sociedade a qual está sendo ofertado. No entanto, muitos cursos podem ser adaptados para o ensino a distância, especialmente com o uso de tecnologias educacionais avançadas e estratégias pedagógicas apropriadas, trazendo inúmeros benefícios como apresentado no texto e no vídeo acima citados.

Jonas Clevison Pereira de Melo Júnior
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Anesio Marcilio dos Santos Pereira -
Levando em consideração os materiais deixado para estudos, penso que todo curso pode ser a distancia, desde que seja estruturado pensando na autonomia do aluno. O ensino-aprendizagem de um indivíduo não se efetiva somente através de um ensino presencial, o ensino EAD contribui significativamente igual o ensino presencial. Nesse sentido, para que um curso seja ofertado a distancia, é necessário que seja pensado sob uma perspectiva que o professor e aluno dialoguem em uma comunicação de mão dupla, para que o aluno não se torne um receptor de informações, mas sim um aluno ativo e critico, protagonista da sua própria formação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Juliano Costa dos Santos -
Comecei na experiência da EA em um curso de qualificação profissional na plantaforma moodle, de início entranhei e achei que não era possível ter ensino desta forma, pois poderíamos concluir de forma rápida com auxilia da internet pesquisando respostas e trabalhos prontos para no final obter boa nota, mas ao longo do curso aprendi algo muito importante que não devia esperar pelo meu tutor/professor para organizar e realizar as atividades e sim eu deveria ter autonômia e me organizar se programar para construir uma boa qualidade na educação da formação. É muito bom saber que EA pode proporcionar isso em nosso ensino e aprendizagem. Em relação ao questionamento, é possível sim que todos os curso sejam realizado a distância, porém em um futuro não muito distante onde os simuladores para cursos que necessitam de muita prática, neste sentido a educação ganha força conforme aumenta a tecnologia e da maneira que assistimos o vídeo e lemos o texto fica evidente a importância de investimos na área da EA, onde o ensino possa chegar a lugares com pouca disponibilidade de educação profissional. Por fim, todos os curso em licenciatura podem ser oferecidos dessa forma sem prejudicar a qualificação profissional, não é curso que proprociona o ensino de qualidade e sim o próprio aluno.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.2 (Fórum obrigatório)

por Andressa da Silva Nascimento -
Acredito que possuam cursos que sendo a distancia não teria a mesma qualidade que um curso presencial, como cursos que demandam de aulas praticas, como por exemplo, na área da saúde. Cursos mais teóricos não vejo problema em terem também a distancia, porém, sempre prezando a qualidade do curso, sem perder nada.