As possíveis dificuldades na inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez
A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é um desafio que ainda enfrenta muitos obstáculos no Brasil. Embora a legislação brasileira garanta o direito à educação inclusiva para todos os alunos, na prática, ainda há muitas dificuldades a serem superadas. Algumas das principais dificuldades para a inclusão desses estudantes com deficiência auditiva, surdez e/ou com surdocegueira sabe-se que:
A principal é a falta de informação e conhecimento sobre a deficiência. Muitas vezes, os professores e demais profissionais da escola não possuem conhecimento suficiente sobre a deficiência auditiva e a surdez. Isso pode dificultar a compreensão das necessidades específicas desses alunos e a adequação do ensino às suas características individuais.
A falta de recursos e profissionais de apoio, o cuidador, a equipe multiprofissional, o acompanhamento a outros profissionais fora da escola como o oftalmologista, nos casos de baixa visão e do aparelho coclear para os alunos com perda auditiva os quais são recursos e apoio específicos. Assim como, a contratação de intérpretes de Libras, a disponibilização de materiais didáticos adaptados e o desenvolvimento de programas de formação para professores.
As barreiras das atitudes preconceituosas que infelizmente, ainda existem em relação às pessoas com deficiência auditiva ou surdez e outras deficiências, tornando difícil a aceitação e a inclusão desses alunos na escola. Entretanto, algumas estratégias podem ajudar a superar ou minimizar essas dificuldades como: Formação de professores. É fundamental que os professores e demais profissionais da escola recebam capacitação sobre a deficiência auditiva e a surdez, como também sobre o Autismo, TDAH, altas habilidades/superdotação. Isso os ajudará a entender as necessidades específicas desses alunos e a adequar o ensino às suas características no processo de aprendizagem.
É importante que as escolas disponibilizem recursos e apoio específicos para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva ou surdez. Isso inclui, por exemplo, a contratação de intérpretes de Libras, ledor, transcritor, a disponibilização de materiais didáticos adaptados e o desenvolvimento de programas de formação para esses profissionais. Essencial o professor AEE para atender cada aluno em sua necessidade específica. Uma função específica, mas um trabalho conjunto/colaborativo.
Requer acessibilidade física no espaço educacional, adaptar sua infraestrutura para garantir a acessibilidade física a todos os alunos, e/ou servidores com deficiência incluindo estudantes e professores cegos. Isso inclui a construção de rampas, a instalação de banheiros adaptados e a disponibilização de equipamentos adaptados, como lupas e aparelhos auditivos. Assim como, livros em Braille, materiais em áudio e softwares de acessibilidade.
A inclusão escolar de estudantes com deficiência auditiva ou surdez é um processo desafiador, mas é possível. Requer o envolvimento de todos os envolvidos no processo educacional, incluindo professores, alunos, famílias e comunidade. Com o envolvimento de todos os envolvidos, é possível garantir que esses alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva.
Um caminho pode ser feito por meio de campanhas de conscientização, rodas de conversa e outras atividades que visem a valorização da diversidade.