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Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

Número de respostas: 56

Considerando os estudos realizados até esta segunda semana, discutam com os seus colegas sobre como o professor regente da classe pode contribuir com a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas.

Boas discussões!

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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rejane Maria da Silva Teixeira -
O professor regente tem papel essencial na inclusão do aluno com deficiência, uma das atribuições que o professor regente precisa ter para ser inclusivo é ter conhecimento sobre a deficiência do seu aluno, aceitar que esse aluno tem limitações, mas que ele precisa ser estimulado a superar ou aprender a lidar com suas limitações.
Em resposta à Rejane Maria da Silva Teixeira

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Com certeza, Rejane! O papel do professor regente é essencial neste processo e contribui para a diminuição da desigualdade e dos preconceitos contra as pessoas com doenças genéticas.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
Os professores regentes das classes desempenham um papel crucial na inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas, e podem contribuir de diversas maneiras, dentre elas:

Buscando conhecimento e tendo sensibilidade para entender as necessidades específicas e quando necessário adaptando o currículo e as estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos estudantes, garantindo que eles tenham acesso ao conteúdo educacional.
Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
Acho que uma das grandes alternativas para a evolução da prática pedagógica inclusiva é a busca por conhecimentos. Uma vez que as licenciaturas não dão conta de capacitar os futuros professores com a realidade quanto à educação especial.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Dasdores dos Santos -
Sim o papel do professor é responsável por guiar e orientar as atividades dos alunos durante o processo de aprendizagem. É ele quem media o processo de aquisição dos saberes e competências essenciais para cada nível de ensino. sem contar que ele e quem estar diretamente enfrentando diariamente todo o desempenho da criança e fundamental a colocação do professor em contribuir para o avanço do aprendizado também responsável por guiar e orientar as atividades dos alunos durante o processo de aprendizagem. É quem media o processo de aquisição dos saberes e competências essenciais para cada nível de ensino. Ou seja cabe também aqui o professor ter preparação para ajuda o bom desempenho deste aluno.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Layse Américo Santos -
Bom dia. Com base nas leitura do material, nas vídeo-aula e na vivencia enquanto professora concursada, posso dizer que o primeiro passo e conhecer a sindrome genetica do estudantes, buscando saber através da família e os médicos, métodos pedagógicos que busquem desenvolver o estudantes.
A inclusão apenas acontece quando compreendemos o outros e todas as suas particularidades.
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Pois bem, Layse. Você traz à baila importante informação sobre a participação da família, instituição primaz na iniciação à educação, bem como o apoio de profissionais da área de saúde, principalmente os médicos, que podem fornecer uma orientação mais sólida sobre como os professores e demais profissionais da educação podem propiciar um adequado ensino e aprendizado às pessoas com deficiências oriundas de síndromes genéticas, como a Síndrome de Down (trissomia 21).
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Adorei Layse. Com certeza você tem razão: inclusão acontece quando compreendemos o outro em todas as suas particularidades. Disse tudo amiga. Abraço!!!
Em resposta à Layse Américo Santos

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -
Sim Layse, trabalhar em conjunto com especialistas, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, para fornecer o suporte necessário.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rejane Maria da Silva Teixeira -
O professor regente tem papel essencial na inclusão do aluno com deficiência, uma das atribuições que o professor regente precisa ter para ser inclusivo é ter conhecimento sobre a deficiência do seu aluno, aceitar que esse aluno tem limitações, mas que ele precisa ser estimulado a superar ou aprender a lidar com suas limitações.
Em resposta à Rejane Maria da Silva Teixeira

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mirele Araujo Machado -
Proporcionar um ambiente inclusivo onde todos os estudantes possam aprender de forma eficaz. Para isso, é necessário coletar dados sobre as necessidades e habilidades dos alunos, como por meio de observações, avaliações formais e informais, e registros do processo
Em resposta à Mirele Araujo Machado

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
As observações são muito importantes no processo de inclusão, como você disse, Mirele. O diagnóstico de uma síndrome deve servir como um apoio para melhorar a condição de vida da pessoal, e não como um fator limitante.
Em resposta à Mirele Araujo Machado

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -
Mirele

Esse ambiente favorável a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas traz benefícios para todos os alunos, inclusive para os alunos com ou sem deficiência. A convivência entre alunos com diferentes condições promove a tolerância, o respeito e a compreensão da diversidade. Assim como, para cada estudante, a inclusão escolar oferece a oportunidade de aprender e se desenvolver ao lado de outros estudantes, sem serem discriminados ou segregados. Isso contribui para a sua autoestima, autonomia equidade e participação social.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mirele Araujo Machado -
O professor é responsável por guiar e orientar as atividades dos alunos durante o processo de aprendizagem, se preocupando sempre em estimular os alunos a interagirem com os colegas e a terem para com eles atitudes respeitosas e colaborativas.
Em resposta à Mirele Araujo Machado

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Suzana dos Santos Matos -
Merele, concordo com você. E não podemos nos esquecer da afetividade que deve permear todo o processo. Partindo do professor, esse comportamento pode impregnar toda a turma e gerar um ambiente acolhedor.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Willians dos Santos Lúcio -
É importante também que o professor proporcione um apoio individualizado, como tempo adicional para tarefas, recursos visuais ou auxílio de um profissional de apoio, quando necessário.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
O professor da classe regular precisa do apoio especializado educacional, aos alunos com síndromes genéticas para que ambos tornem possível a inclusão desse aluno no contexto social, cultural e educacional. O êxito da integração escolar depende do atendimento a diversidade escolar, dum olhar diferenciado de acordo com as metodologias do professor de sala de aula com o professor especialista da Educação Especial.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Marta
Para Queiroz (2019), uma das melhores formas de promover a interação é através do lúdico. Sugere-se que o docente apresente atividades que tenham relação psicomotora e sensório motora a fim de estimular a coordenação do estudante com SD. Além disso, todas as formas de estímulos são importantes, em qualquer nível de ensino, e atividades que utilizam recursos como a música, desenhos, histórias, jogos atrativos e materiais que despertam a atenção dos alunos, são de grande importância (QUEIROZ, 2019)
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mayra Silva dos Santos -
A inclusão escolar acontece realmente quando todo o sistema está empregado para tal ação. Quando nos atentamos ao papel do professor percebe-se que ele pode contribuir na medida que conhece a real necessidade do aluno, ou seja, as necessidades educativas que vão levar ao aprendizado do aluno e por fim, a intencionalidade no trabalho pedagógico com o discente. Isso porque, alinhando o conhecimento das necessidades e a intencionalidade do professor, muito já pode ser feito. É importante considerar também, os recursos pedagógicos.
Em resposta à Mayra Silva dos Santos

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Mayra Silva
Segundo Costa e Reis (2013), professores devem utilizar metodologias que estimulem as
habilidades dos estudantes com SXF e um dos aspectos mais defasados para esses
estudantes é a comunicação, devido às alterações físicas e cognitivas.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paula Fernanda Teixeira da Silva -
A inclusão escolar bem-sucedida de estudantes com síndromes genéticas depende de um ambiente de apoio e da colaboração de toda a equipe educacional. O professor regente da classe desempenha um papel essencial na criação desse ambiente e no fornecimento de oportunidades educacionais significativas para esses estudantes.
Vale ressaltar que é preciso ter um ambiente favorável para isso. Isto inclui um olhar sensível ao profissional também, pois muitas vezes não há recursos e/ ou ações para que este profissional consiga atender tamanha demanda dentro de uma sala de aula. O professor é capaz? Não tenho dúvidas disso. Há uma rede de apoio efetiva para que possa atender com eficiência todas as demandas de uma sala de aula? Acredito que em poucas escolas há isso. Vale a reflexão para que não romantizemos um profissional sobrecarregado que faz além de consegue, para suprir a precarização da Educação, sobretudo pública.
Em resposta à Paula Fernanda Teixeira da Silva

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Bom dia Paula Fernanda Teixeira
A inclusão escolar é um processo que exige, além de teoria e prática, boa vontade,
aceitação e respeito ao próximo. É necessário conhecer e considerar as limitações do
estudante sejam elas de ordem comportamental, física, intelectual, social ou emocional.
Este precisa ser visto como um ser que pensa, sofre, sente, deseja, e, quer estar naquele
espaço, espaço que precisa ser de acolhimento e respeito à diversidade.
Em resposta à Paula Fernanda Teixeira da Silva

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Concordo, Paula. O professor tem papel fundamental na inclusão escolar de alunos com síndromes genéticas, porém sozinho o trabalho se torna árduo além de dificultar que atividades sejam desenvolvidas de forma a obter resultados satisfatórios. Porém, de forma individual, o professor deve buscar conhecimentos científicos sobre a síndrome apresentada por seu aluno, contudo, a busca de informações com a família e o convívio com tal aluno supera qualquer informação médica que possa obter em livros ou artigos. Como todo ser humano, cada aluno com síndrome genética possui peculiaridades individuais e essa relação ajuda muito a reconhecer o que de fato pode fazer aquele aluno aprender. Além dos fatos citados, acredito que a busca por sensibilização dos outros alunos é fundamental para a harmonia da sala de aula de forma geral,
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
As síndromes genéticas são caracterizadas como alterações da herança genética, “o que
abrange todas as alterações gênicas presentes no indivíduo que podem ser transmitidas a
gerações futuras, bem como o aumento ou diminuição da quantidade de DNA” (ALVES et. al, 2011, p. 285). Estudos sobre as metodologias específicas de ensino e aprendizagem voltadas a estudantes com síndromes genéticas são de grande importância e, além de contribuir com o exercício docente, promovem a inclusão destes estudantes no ambiente escolar.
O professor regente tem um papel fundamental na inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas. Aqui estão algumas maneiras pelas quais eles podem contribuir:
Conhecimento e Compreensão: O professor deve ter um entendimento claro das necessidades específicas do aluno e como elas podem afetar sua aprendizagem e participação na sala de aula.
Adaptação do Currículo: O professor pode adaptar o currículo para atender às necessidades individuais do aluno, garantindo que ele possa participar plenamente das atividades da sala de aula.
Ambiente Inclusivo: Criar um ambiente de sala de aula que promova a inclusão e aceitação de todos os alunos, independentemente de suas diferenças.
Colaboração: Trabalhar em estreita colaboração com outros profissionais, como terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, para garantir que o aluno receba o apoio necessário.
Formação Contínua: O professor deve buscar continuamente oportunidades de formação profissional para se manter atualizado sobre as melhores práticas em educação inclusiva.
Comunicação com os Pais: Manter uma comunicação aberta e regular com os pais é crucial para entender melhor as necessidades do aluno e para garantir que ele esteja recebendo o apoio adequado em casa e na escola.
Identificar a necessidade de cada aluno: Criar e articular um plano de ensino dentro do ensino comum, fornecendo recursos para esses alunos, adaptando as situações.
Referências:
KOZMA, C. O que é a síndrome de Down? Crianças com síndrome de Down: guia para
os pais e educadores. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007, p.15-42
SILVA, R. N. A. A educação especial da criança com Síndrome de Down. Pedagogia em
foco, Rio de Janeiro, 2002
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Priscila Lima Gonçalves -
Um professor regente, precisa ter o olhar observador e atento para tudo que acontece dentro da sala de aula e ser um professor estratégico para a formação de todos os alunos. Incluindo a todos, assim estudantes com síndromes genéticas também estarão participando do que é proposto em sala de aula para que assim contribua na vida de cada aluno, mesmo que algumas práticas pedagógicas sejam diferentes.
Vejo assim, na contribuição do professor regente, ensinar, instruir e ter uma formação pensando num todo.
Em resposta à Priscila Lima Gonçalves

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Suzana dos Santos Matos -
O olhar observador do professor realmente é de suma importância, além da busca por conhecimento para melhor atender os alunos que são tão diversos. Mas a afetividade deve ser sempre parte desse trabalho.
Em resposta à Priscila Lima Gonçalves

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -
Concordo Priscila! As vezes a falta desse olhar estratégico pode comprometer o aprendizado desse estudante que tem potencial mais que não foi devidamente estimulado.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -
O foco da escola deve ser sempre o de dotar os jovens de múltiplas ferramentas para a vida em sociedade. No caso de estudantes com síndromes genéticas, é muito importante que os professores regentes busquem atividades adaptadas que promovam autonomia, independência e criatividade buscando dessa maneira desenvolver as habilidades de interação e socialização desses jovens. Não existe uma única forma de ensinar a todos. Portanto é fundamental que o professor proponha a cada estudante possibilidades que estimulem suas potencialidades e auxilie o desenvolvimento de suas dificuldades de aprendizagem.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayane Araújo Gonçalves -
O professor regente da classe pode contribuir para a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas ao compreender as características das síndromes genéticas, para adaptar o currículo e estratégias de ensino às necessidades individuais dos alunos. Além disso, deve utilizar abordagens pedagógicas que reúnam materiais lúdicos e atividades estimulantes para desenvolver habilidades específicas de cada um. Acredito também que essa não é uma obrigação somente do professor - que já possui muitas atribuições-, mas um trabalho conjunto entre professor, pais e toda a escola.
Em resposta à Rayane Araújo Gonçalves

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
Sim, a chave fundamental para o professor, é conseguir mais conhecimento e ter sensibilidade para utilização dele, tendo em vista que na vida prática da sala de aula, muitos são os desafios para além do conteúdo adquirido na graduação. Conhecimento, sensibilidade e articulação da metodologia, das estratégias e da comunidade escolar são essenciais.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Sanábio Freesz Rezende -
O professor regente deve, antes de tudo, compreender as características, desafios e necessidades associadas às síndromes de seus alunos. Através da comunicação e da colaboração, ele precisa desenvolver estratégias inclusivas, juntamente com profissionais especializados e com terapeutas.

É importante que o professor modifique materiais didáticos, atividades e avaliações conforme necessário, disponibilizando mais tempo para a realização de tarefas e garantindo que o ambiente de sala de aula seja acessível. Também é fundamental que o regente promova a interação entre o aluno com síndrome genética e seus colegas, criando um ambiente respeitoso e compreensivo.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Prezados, a tarefa de promover inclusão escolar e social de alunos com síndromes genéticas sempre foi e sempre será um enorme desafio ao Estado, à família e à escola. Sabe-se o quanto já é desafiador promover a inclusão escolar junto aos alunos sem deficiência e, mais ainda quando temos a responsabilidade de preparar caminhos, romper barreiras para que alunos especiais, com alguma síndrome genética, tenha o direito a ecercer o seu direito à educação, em especial a inclusiva. O professor regente, antes de qualquer salto, deve buscar conhecer as limitações e potenciais de seus alunos especiais; compreender e promover ações que sejam capazes de ir ao encontro das especificidades, das particularidades e dos ritmos de cada aluno. Nesse sentido, a interatividade, nas Salas de Recursos Multifuncionais, professores da educação especial, em conjunto com os professores do ensino comum, podem mitigar a dificuldade de aprendizagem de alunos com deficiência.
Em resposta à Luiz Roberto Bomfim Lima

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -

Gostei muito do seu comentário, Luiz Roberto. Realmente a questão da adaptação do currículo e da inclusão para alunos sem deficiência já é um desafio. A questão das diferentes formas que os seres humanos no geral aprendem com relação a educação guiou nosso curso desde a primeira disciplina, e para além das deficiências, há questões cotidianas como políticas e etc que requerem ação do professor para que haja inclusão e equidade entre os alunos. Logo, não são ações reservadas apenas ao caso de encontrarmos alunos com alguma deficiência ou com sídromes genéticas, mas o conhecimento das necessidades individuais dos alunos deve ser um movimento constante do professor. O quê pode ser um desafio, dependendo do contexto em que este está inserido, já que em escolas muito afastadas há a questão do deslocamento exaustivo, por exemplo; ou, algo que ocorria bastante na minha cidade, turmas superlotadas com 40/50 alunos para cada docente, principalmente no Fundamental 2. Deixo no fórum como reflexão como esses docentes podem alcançar essa prática tão necessária em condições tão difíceis enquanto a estruturação correta das instituições não ocorre. 

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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Na minha opinião, o professor regente da classe pode contribuir com a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas conhecendo o estudante e as suas necessidades específicas. Sobre essas questões, defendo que devemos ter um pouco de cuidado para não correr o risco de padronizar as pessoas pelas características da sua deficiência, já que cada indivíduo é único e possui a sua trajetória de vida que o constitui como tal.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO -

Como o professor regente da classe pode contribuir com a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas.

A inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas é uma questão importante e desafiadora que envolve a criação de ambientes educacionais que atenda às necessidades individuais de cada aluno, promovendo ao mesmo tempo a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade e deve ser orientada pelos princípios da educação inclusiva. As síndromes genéticas (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefeiter, Síndrome de Turner), são condições médicas que podem afetar o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Para que a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas seja bem sucedida, é necessário que a escola esteja preparada para atender às suas necessidades específicas. Isso inclui: escolas acessíveis, recursos e serviços de apoio, professores qualificados, apoio da família entre outros.

O professor regente da classe pode contribuir com a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas, pois pode contribuir de diversas formas, sendo receptivo a diversidade, valorizando as diferenças individuais, procurando conhecer as características das síndromes para poder adaptar o ensino de acordo com as necessidades dos alunos. Oferecer apoio individualizado, promover a participação em todas as atividades em sala de aula assim como nas atividades extracurriculares.

Como mencionado anteriormente, que o professor regente, tem um papel fundamental, ao criar um ambiente que promova a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os estudantes, incluindo aqueles com síndromes genéticas, mas não pode atuar sozinho, uma vez que a inclusão escolar é um processo contínuo que requer esforço, colaboração e comprometimento de todos, incluindo o professor, a família, a equipe escolar e a comunidade.

 

Em resposta à MARIA LUCILENE DE CARVALHO

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Muto boa a sua intervenção, Maria Lucilene. Você abordou a criação de ambientes que devem atender às necessidades peculiares dos aunos com deficiência genética, oportunizando, dessa forma, a educação inclusiva, ao considerar aspectos como acessibilidade aos alunos deficientes, recursos e serviços de apoio à inclusão e, principalmente, o acolhimento familiar como base de estímulo ao aluno com síndrome genética.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -

A inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas é um desafio importante que requer a participação ativa e o comprometimento de toda a comunidade escolar, incluindo o professor. Temos sempre que considerar que o perfil de atendimento desses alunos pode variar significativamente, em suas características e impactos, para isso, se faz necessário em primeiro lugar que o professor tenha/busque conhecimento e sensibilização, para estar bem informado sobre as características da síndrome genética específica do aluno, bem como suas necessidades e desafios individuais. Isso ajuda a criar um ambiente de sala de aula mais acolhedor e compreensivo. Em consonância, é crucial desenvolver planos de ensino e aprendizado personalizados para atender às suas necessidades. Isso pode envolver a adaptação de materiais, métodos de ensino e estratégias de avaliação para garantir que o aluno tenha a oportunidade de ter sucesso, mas sem excluir ele das atividades gerais com os colegas. As peculiaridades de cada condição genética nos aponta e enfatiza a relevância da colaboração de profissionais de apoio como: terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos ou especialistas em educação especial. O professor regente deve trabalhar em estreita colaboração com esses profissionais para garantir que o aluno receba o suporte necessário.

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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
O professor regente é essencial na inclusão dos estudantes com síndromes genéticas. Para tanto, é necessário que ele busque conhecimento sobre a síndrome, as estratégias existentes para lidar com elas, na verdade a melhor metodologia a ser aplicada em cada caso, tratando individualmente do estudante, mesmo que seja em um ambiente coletivo. Logo, há que se ter sensibilidade e fazer o melhor trabalho possível.
Em resposta à Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Kelly Marques dos Santos -
A sua colocação é muito pertinente, Rayssa! Enquanto profissionais da educação é de suma importância reconhecermos as especificidades e as necessidades educativas de nossos alunos. A partir de um olhar sensível e analítico somos capazes de promover estratégias de ensino que potencializam a efetividade da inclusão educativa em nossas unidades escolares. Em outras palavras, a assertividade do trabalho docente se exponencia na medida em que mobilizamos saberes e atitudes que contemple as demandas do contexto em que estamos circunstanciados.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Suzana dos Santos Matos -
Para melhor atender os estudantes com síndromes genéticas, os professores podem pesquisar as melhores estratégias de ensino desenvolvidas para esses estudantes e colocá-las em prática. Procurar conversar com o estudante e descobrir seus gostos e motivações, bem como manter o diálogo com a família e com o docente do AEE só trará benefícios. Agir de forma carinhosa e paciente também é muito importante no trato com esses estudantes, além de oferecer um ótimo exemplo para os colegas de classe.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -
O professor regente deve propor atividades de argumentação e leitura de textos para potencializar a comunicação.
Os desenhos, pinturas e brincadeiras em grupo são muito importantes para desenvolver a coordenação motora dos alunos com síndromes genéticas.
Outra abordagem muito importante são feitas com os jogos de estratégia, pois trabalham com a abstração e raciocínio do estudante.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Raquel de Fátima Feitosa da Silva -
O professor pode contribuir diretamente com o desenvolvimento em sala de aula de estudantes com síndrome genética, a partir do momento que entende que seus estudantes apresentam necessidades distintas e que estas precisam ser levadas em consideração desde o planejamento da aula, ao escolher determinadas estratégias metodológicas até a sua aplicação, tomando consciência que nem sempre o que serve para um estudante, irá servir para outro.
Em resposta à Raquel de Fátima Feitosa da Silva

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
Raquel,

Também penso que o professor regente de classe deve estar preparado para atender às demandas educacionais específicas dos estudantes com síndromes genéticas. E uma das melhores formas de se preparar para essa missão é procurar conhecer as particularidades de cada síndrome e suas implicações para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, uma vez esse conhecimento ajuda o professor a planejar e adaptar as atividades pedagógicas de acordo com as necessidades e potencialidades de cada estudante.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Weslley Maycon Araújo Silva -
O primeiro passo deve ser o professor entender a especificidade dos seus alunos e trabalhar voltado mais sua atenção para as diferenças, por meio de estratégias que supra essas necessidades.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Luiza Lima Pereira -
Após as leituras dessa semana, além dos conhecimentos que venho acumulando ao longo desta pós-graduação, acredito que a melhor forma de um professor regente trabalhar com alunos com síndromes genéticas como as estudas no texto da semana 2, é entender as peculiaridades de cada síndrome e suas implicações para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Isso porque cada síndrome tem suas próprias características, que podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, também é preciso aplicar metodologias e recursos pedagógicos que se adequem às potencialidades e dificuldades dos alunos, planejando atividades que levem em consideração os objetivos de aprendizagem, os interesses e as características dos alunos.

No entanto, o que eu acredito ser realmente indispensável para o trabalho com esses alunos é incentivar a interação e cooperação na sala de aula, promovendo um ambiente de respeito, acolhimento e valorização da diversidade. Isso inclui estimular a participação e colaboração de todos os alunos nas atividades propostas, bem como a autonomia e autoestima dos alunos com síndromes genéticas. O professor pode fazer isso criando oportunidades para que os alunos expressem suas opiniões, sentimentos e ideias; elogiando os esforços e conquistas dos alunos; reconhecendo as diferenças individuais como fontes de riqueza e aprendizagem; mediando os conflitos que possam surgir entre os alunos; combatendo qualquer forma de discriminação ou preconceito.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por SARAH machado -
O professor desempenha um dos maiores papeis no processo inclusivo e para ter êxito ele precisa buscar conhecer seu aluno, conhecer quais métodos mais se adequa para o ensino e aprendizagem do seu aluno.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
O professor regente da sala de aula regular tem um grande desafio em suas mãos no que se refere ao processo de inclusão. Tal desafio não é algo impossível, mas sim algo necessário para que a educação cumpra o seu papel de ser para todos. Quanto aos alunos com síndromes genéticas cabe ao professor regente tanto da sala de aula regular, como da sala de aula do AEE, buscar formação adequada sempre. O processo prático de inclusão começa começa com um bom conhecimento teórico, observando as práticas exitosas e, desta forma, fomentando nos espaços escolares a acolhida, o respeito e atenção, sem diferenças, para com todos os alunos.
Em resposta à Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Roberto Ferreira Sena Filho -
Isso mesmo, Pablo! A inclusão de estudantes com síndromes genéticas, assim como de todos os estudantes com necessidades especiais, requer um compromisso contínuo por parte dos professores, incluindo os professores regentes de sala de aula. A formação adequada desempenha um papel crucial nesse processo, pois prepara os professores para entender as necessidades específicas dos alunos e desenvolver estratégias de ensino que sejam eficazes e inclusivas.

O processo de inclusão vai além da teoria e exige uma prática contínua e consciente. Isso envolve criar ambientes escolares acolhedores, onde todos os alunos são respeitados e recebem a atenção e o apoio de que precisam. A conscientização, a empatia e o compromisso com a inclusão são fundamentais para o sucesso desse processo.

Além disso, a troca de experiências e a observação de práticas bem-sucedidas são valiosas. Os professores podem aprender com colegas que têm experiência em lidar com estudantes com síndromes genéticas e outras necessidades especiais.

A inclusão escolar é um princípio fundamental da educação e um direito de todos os alunos. Ela não apenas beneficia os alunos com necessidades especiais, mas também enriquece a experiência educacional de todos os alunos ao promover a diversidade e a compreensão mútua. É um desafio, mas é um desafio necessário e gratificante para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Mailson Santos Pereira -
Para a devida inclusão escola de estudantes com síndromes genéticas faz-se necessário que o professor regente busque formação continuada para compreender as especificidades das síndromes genéticas que o estudante de sua classe possui, bem como tenha diálogo constante com os profissionais responsável pelo AEE.
Obviamente que, para que o professor regente possa fazer isso é necessário que haja capacitação em serviço, formação continuada em horário do trabalho, pois o processo de investimento formativo está diretamente relacionado a qualificação e melhoria do fazer profissional que o docente exerce, devendo assim, que as secretarias de educação deem esta garantia devida.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Marcelo Wünsch -
Acredito que o professor regente deve se ater do público alvo que irá atender. Assim pode ter um planejamento assertivo do que pode propor, adaptações, tecnologias assistivas e recursos para que os estudantes possam acessar o conhecimento. Entender que os estudantes têm limitações, porém essas não são impecilhos para que o que deve ser desenvolvido possa ser alcançado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Sam Alves Sousa -
Eu já tive a oportunidade de ter alunas com síndrome de Down em sala. Infelizmente não tinha estruturas físicas nem mentais (minhas) suficientes para lidar com essa situação.
Tive duas alunas de forma simultânea numa turma de 7 º ano, turma de 7º ano tem alunos que estão na raiz da adolescência com 12 anos de idade. Contudo, uma aluna tinha 16 e outra 20, eram situações muito específicas e muito difíceis de lidar. Embora a escola fosse privada e as meninas tivessem uma tutora para as duas, a sala de aula tinha mais de 60 alunos!
Era muito difícil, principalmente pra mim que não me sinto a vontade sendo muito rígido. Enfim , a aluna de 16 ainda tinha um comportamento mais infantil, ainda dava para nivelar em comportamento com os outros adolescentes. Contudo, ela tinha uma grande dificuldade de escrita e leitura. Já a outra de 20 anos era uma adulta numa turma de criança, andava pela escola, saia da sala a qualquer momento e com ela não tinha como ser a figura de autoridade adulta pois ela era uma adulta infatilizada numa sala de crianças.
Enfim, com sinceridade ainda não sei quais contribuições poderia ter em sala sem uma estrutura adequada para trabalhar e com prazos a cumprir,
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Roberto Ferreira Sena Filho -

A inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas é uma tarefa importante que envolve a colaboração de toda a equipe escolar. O professor regente da classe desempenha um papel fundamental nesse processo. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o professor regente pode contribuir para a inclusão escolar de estudantes com síndromes genéticas:


---> Conhecimento e Consciência: O primeiro passo é se informar sobre a síndrome genética específica do aluno em questão. Isso inclui entender as características, desafios e necessidades associadas à síndrome. Consciência e conhecimento são fundamentais para fornecer um ambiente de apoio.

---> Colaboração com Profissionais de Educação Especial: Trabalhe em estreita colaboração com professores de educação especial e outros profissionais, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos. Eles podem oferecer orientação, estratégias e recursos específicos para atender às necessidades do aluno.

---> Plano Individualizado de Ensino: Desenvolva um Plano Individualizado de Ensino (PIE) ou Plano de Educação Individual (PEI) que leve em consideração as metas de aprendizado e as adaptações necessárias para o aluno com síndrome genética. O PIE é um guia que define como o aluno será apoiado em sua educação.

---> Adaptação do Currículo: Faça adaptações no currículo para atender às necessidades do aluno. Isso pode incluir a simplificação de tarefas, o uso de materiais educacionais específicos e a definição de metas de aprendizado individuais.

---> Flexibilidade e Variedade de Ensino: Adote estratégias de ensino flexíveis e diferenciadas. Use uma variedade de métodos de ensino, como aprendizado prático, aprendizado baseado em projetos e multimídia, para atender às diferentes habilidades e estilos de aprendizado do aluno.

---> Apoio Individualizado: Ofereça apoio individualizado ao aluno conforme necessário. Isso pode envolver a atribuição de um auxiliar de educação especial, quando apropriado, para fornecer assistência direta.

---> Inclusão no Ambiente da Sala de Aula: Crie um ambiente de sala de aula inclusivo onde todos os alunos se sintam bem-vindos e valorizados. Promova a conscientização sobre as diferenças e a importância da empatia entre os alunos.

---> Comunicação Efetiva: Estabeleça canais abertos de comunicação com a família do aluno. Os pais podem fornecer informações valiosas sobre o aluno e colaborar na definição de metas e estratégias de apoio.

---> Promoção da Autonomia: Incentive a independência e a autonomia do aluno sempre que possível. Isso pode envolver o ensino de habilidades de autocuidado e autogestão.

---> Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Ajude o aluno a desenvolver habilidades sociais, como a interação com os colegas e a resolução de conflitos. Isso contribui para o bem-estar emocional e social do aluno.

---> Acompanhamento e Avaliação: Monitore o progresso do aluno de forma regular e forneça feedback construtivo. A avaliação contínua ajuda a ajustar as estratégias de ensino conforme necessário.

---> Formação Continuada: Esteja disposto a buscar formação contínua e atualizações sobre estratégias de ensino inclusivas e sobre a síndrome genética do aluno.

A inclusão bem-sucedida de estudantes com síndromes genéticas requer uma abordagem colaborativa e centrada no aluno. O professor regente desempenha um papel-chave na criação de um ambiente de apoio que promove o sucesso e o bem-estar do aluno com síndrome genética.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Sandra Maria da Silva Pereira -
O professor regente é essencial no papel da inclusão, para isso acontecer é necessário que ele tenha conhecimento sobre a síndrome genética que o aluno possui, pois assim saberá lidar melhor com o estudante e também qual a melhor forma de fazer com que ele tenha um bom desenvolvimento.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -
O professor deve buscar informações sobre a síndrome genética específica do aluno, compreender suas necessidades e desafios, e promover a sensibilização entre os colegas de classe. Desenvolver um Plano de Atendimento Individualizado (PAI) que atenda às necessidades do aluno, incluindo adaptações curriculares, recursos e estratégias de ensino específicas. Modificar atividades e materiais de ensino para atender às necessidades do aluno, garantindo que ele tenha acesso ao currículo.
Promover um ambiente de sala de aula inclusivo, conscientizando os outros alunos sobre a síndrome do colega e incentivando a empatia e a aceitação.
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Re: Atividade 2.1 - Fórum Temático Obrigatório

por Maria Helenice Ribeiro de Lima -
Muitos são os desafios encontrados no campo da educação. Os problemas enfrentados pelos educadores ultrapassam os muros da escola e vão desde os problemas financeiros do estado, aparecem em forma de desigualdade social e acaba por refletir em todas as áreas da vida dos indivíduos envolvidos com a escola.
Quando se trata de pessoas com deficiência o problema muitas vezes não está na limitação, mas sim nos espaços físicos e no despreparo das pessoas, que não estão prontas para lidar com esta situação, que muitas vezes passa a ser visto
como desafio. A exclusão, podemos dizer de forma simples, começa quando uma escola não está preparada para receber um aluno, cadeirante que precisa de medidas simples, como áreas de acesso com rapas e portas mais largas, por
exemplo. Mas o problema não é tão simples assim. O Brasil e um país marcado por desigualdades de classe, gênero e raça.