Ir para o conteúdo principal

Metodologia de Produção de Materiais Didáticos para EaD - CREAD/IFMG

METODOLOGIA CREAD DE PRODUÇÃO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 Uma das fases mais importantes da estruturação de propostas pedagógicas para a Educação a Distância é justamente a etapa de tratamento dos conteúdos para o encaminhamento da produção de materiais de estudo. Esse processo, que explora concepções como a mediação pedagógicatransposição didática e desing instrucional, sempre referenciados nos mais diversos estilos de aprendizagem, permite que as instituições de ensino, em função dos seus recursos disponíveis, elaborem diferentes materiais pedagógicos, nos mais diversos suportes de informação.

Os processos de produção também contam com o apoio de áreas técnicas de base, que contribuem com o aprimoramento das formas dos objetos em construção. No IFMG, esse processo é estruturado para ocorrer em Espaços próprios (Estúdios), implantados em todas as unidades acadêmicas. Tem-se reunido esforços para realizar investimentos em profissionais de suporte, de maneira a otimizar o uso dos estúdios, como a contratação de pessoal especializado e a formação de Equipes Multidisciplinares, vinculados diretamente à Reitoria, buscando auxiliar a instituição neste enorme projeto institucional.

 

Delineamentos da produção à luz da diversificação dos materiais didáticos

 A constituição de uma política de produção, precisa se dar a partir de alguns princípios fundamentais. Assim, no caso da Metodologia do CREAD, uma das primeiras definições ocorreu, a escolha das mídias que seriam focalizadas. Com isso, optou-se, pela diversificação de materiais, de forma a se atentar para:

a)    O público alvo a ser atendido;

b)    O nível de ensino delimitado;

c)    A área de formação privilegiada:

d)    Os recursos disponíveis para viabilizar a produção.

Considerando assim, a diversidade de materiais, delimitaram-se os seguintes formatos de mídia: 1) linguagem textual; 2) recursos gráficos e de imagem; 3) produções sonoras e de áudio; e 4) objetos audiovisuais.

A definição das mídias propiciou posteriormente, o mapeamento de diversas tipologias de materiais. Estes foram referenciados exatamente nas linguagens escolhidas. Elas se encontram detalhadas no Catálogo de Produção do CREAD, que pode ser acessado e explorado no tópico seguinte desta unidade de conteúdo do minicurso.

 

Fases e fluxos: Metodologia CREAD de Produção

A Metodologia CREAD de Produção, a partir dos pressupostos acima apresentados foi organizada em 03 (três) etapas principais:

 

1) Planejamento dos Materiais;

2) Execução dos Processos de Produção; e

3) Avaliação dos Fluxos e Procedimentos adotados. 

 

Planejamento

A primeira fase é denominada de etapa de planejamento, também denominada de Pré-execução, no qual as equipes se voltam à preparação necessária, para criar as condições adequadas para o processo de produção, dando apoio e suporte aos docentes, autores e coordenadores de curso, oferecendo toda a orientação necessária para os servidores envolvidos na tarefa de criar materiais.

Já na fase de execução, ou Operacional, são estruturados os procedimentos de produção propriamente ditos, tais como, a realização de gravações, diagramações, filmagens, locuções, narrações, escrita, edições, etc., no qual são estruturados, diversos fluxos e protocolos específicos, a depender da natureza dos recursos a serem elaborados.

Por fim, a última etapa da metodologia é a fase de avaliação, ou Pós-execução, no qual se realiza a depuração do processo. Assim, se examinam as 02 (duas) fases anteriores, além de estabelecer uma interlocução com os envolvidos, para fins de aperfeiçoamento dos procedimentos adotados.

Na Metodologia de Produção do CREAD o planejamento dos materiais didáticos é a etapa central do processo. Há um primeiro contato das equipes de especialistas de produção dos estúdios com as Coordenações de Curso das respectivas unidades. Assim sendo, se orienta o Coordenador a formalizar as demandas a serem criadas via Central de Serviços do SUAP, por meio de preenchimento de formulário específico “Formulário I – Demanda de Produção”. No formulário se solicitam dados preliminares, tais como, a indicação de docente responsável pela elaboração do material, área e disciplina envolvida, identificação do curso, nível de formação da oferta, etc. 

Após esse procedimento inicial, na própria Central de Serviços do SUAP, se retorna ao proponente para que o mesmo possa acessar o “Catálogo de suporte à produção de materiais para EaD. O CREAD disponibiliza e recomenda a participação do autor na Capacitação: “Produção de Materiais Didáticos para EaD” ,  formação essa, que pode ser realizada de maneira online na Plataforma +IFMG.

Após a realização da capacitação, o autor, com a Assessoria da Equipe Pedagógica (Equipe Multidisciplinar CREAD) faz a escolha do material que deseja elaborar, a partir das tipologias apresentadas no catálogo. O autor elabora então uma proposta inicial do objeto, em formulário específico – “Formulário II – Proposta Inicial”. O envio do formulário II é feito pela Central de Serviços do SUAP, documento que será recebido pela Equipe Pedagógica (Equipe Multidisciplinar CREAD).

Após o recebimento, a equipe, com base na proposta enviada pelo docente autor, trabalha na elaboração de um “Plano Didático”. Após a elaboração do plano, a equipe contata o autor para agendar uma “Reunião Online de Devolutiva” – ou Devolutiva I. Esse momento é reservado para realização de ajustes e sugestões na proposta.

Após alinhamento com o autor, a Equipe Pedagógica repassa o Plano Didático (já totalmente finalizado) para Equipe Técnica (Equipe Multidisciplinar CREAD), que irá elaborar, com base no plano didático, o “Plano Técnico I”. Tal instrumento pode ser um Projeto Textual-Gráfico (Mídias de Texto e Imagem) e/ou Roteiro da Produção (Mídias de Áudio ou Audiovisual). Após a finalização dos planos, as equipes do CREAD sugerem a utilização de diversos Materiais de Apoio ao autor. Os Materiais de Apoio são recursos, a serem selecionados, que enriquecem as produções, como apresentações, imagens, citações, locuções, dentre outros. Concluída a elaboração e seleção dos materiais de apoio, o autor poderá agendar no campus as próximas etapas do processo.

 

Execução

O fluxo de execução, envolvendo mídias de texto e imagem, na Metodologia CREAD é organizado de forma similar. Materiais textuais, imagéticos, visuais e gráficos podem ser apresentados de forma conjunta, um complementando o outro, ou separadamente.

Nesse sentido, após a etapa do planejamento, e com os Planos “Didático e Técnico I” alinhados com o autor, no qual todas as orientações foram repassadas para a construção e seleção de Materiais de Apoio, o autor tem a responsabilidade de elaborar seu Projeto Textual-Gráfico. Após a finalização do projeto, o autor encaminha o mesmo à Equipe Multidisciplinar do CREAD pela Central de Serviços do SUAP, para que a mesma possa realizar uma Revisão Linguística (Equipe Técnica da Equipe Multidisciplinar CREAD). Após essa revisão, o documento validado pela Equipe Pedagógica.

 Com as revisões feitas, o projeto passa a etapa de Diagramação (Assistentes de Estúdio e/ou Equipe Multidisciplinar CREAD). Esta etapa é realizada em alinhamento com os Planos Didático e Técnico. Finalizada a diagramação, a Equipe Multidisciplinar CREAD, realiza uma Revisão Final, incluindo elementos de Inclusão e Acessibilidade, antes de se proceder a finalização do material.

O fluxo de execução das mídias de áudio carrega semelhanças com o fluxo de texto e imagem. Com os Planos “Didático e Técnico I” concluídos e com as orientações repassadas para a seleção dos Materiais de Apoio, como: a elaboração de textos de suporte; propostas de locuções; narrações; dentre outros, a Equipe Multidisciplinar CREAD avalia por meio de Pesquisas e Levantamentos alguns outros elementos para auxiliar na construção das produções sonoras (gravações preliminares, convite a convidados, definições de participações, seleção de captações externas). Após tais encaminhamentos, o docente autor, com a ciência de todos os envolvidos realiza o agendamento com os Assistentes de Estúdio, para as gravações.

Com o agendamento realizado, encaminha-se o processo de captação e gravação com o autor e demais participantes. Posteriormente, no próprio campus realiza-se a Edição dos materiais captados, produzidos e pesquisados. Após a finalização das etapas de captação e edição, a Equipe Multidisciplinar CREAD promove uma Revisão Final, com ajustes, se houver.    

O fluxo de execução audiovisual acompanha os demais fluxos de produção. Inicia-se com os planos didático e técnico finalizados. Com plano didático e Roteiro I em mãos, a Equipe Multidisciplinar CREAD realiza Levantamentos e Pesquisas  reunindo recursos para aperfeiçoar a produção audiovisual, tais como: captação de elementos externos, contato com convidados, realização de gravações preliminares, entre outros. Estes levantamentos e pesquisas se juntarão a seleção dos Materiais de Apoio já organizados pelo autor.

Todos estes elementos são preparados para serem utilizados, antes, durante ou após as gravações. A elaboração de slides, o uso de recursos midiáticos complementares, a elaboração de textos de suporte, estão entre as possibilidades. Como no fluxo anterior, na produção audiovisual, após todos os levantamentos feitos, o autor realiza o agendamento com o Assistente de Estúdio, incluindo a ciência de todos os participantes, para realização das gravações.

No mesmo dia das gravações, o Assistente de Estúdio procede uma Revisão Preliminar com o autor, para fins de conferência do material captado, visando possíveis ajustes e/ou correções, quando necessário. Finalizada a revisão, o Assistente realiza primeiramente uma Edição Bruta do material e/ou Decupagem para posteriormente elaborar um segundo roteiro (Roteiro II) para fins da finalização do processo. Com o Roteiro II ajustado, inicia-se a Edição Final, no qual se reúne todos os elementos do processo, gravações, pesquisas e levantamentos.

Na Edição final, são realizadas melhorias e feitos aprimoramentos técnicos. Após a Edição Final a produção é encaminhada Equipe Multidisciplinar CREAD. Esta inclui os elementos de acessibilidade necessários, como Linguagem de Sinais e outros. A Equipe Multidisciplinar CREAD ainda avaliam a necessidade de pequenos ajustes, caso haja necessidade, para conclusão do produto.

 

Avaliação

Por fim, a Metodologia CREAD prevê uma última etapa do processo, isto é, um fluxo para a avaliação. Essa fase é denominada de momento pós-execução, no qual se realizam depurações sobre o processo. A ideia é envolver atores que participaram procedimentos, como coordenadores de curso, estudantes, equipes e autores. As avaliações se desmembram em 03 (três) momentos. Primeiro, a Avaliação  feita por parte das próprias Equipes (Assistentes dos Estúdios e Equipe Multidisciplinar CREAD). Outra Avaliação é direcionada a Docentes e Coordenadores de Curso. Já a última Avaliação é feita com os Estudantes dos cursos EaD. As duas últimas avaliações são realizadas por amostragem e por meio do Formulário III – Pesquisa de Satisfação, de maneira a captar o feedback dos discentes e docentes.


Última atualização: terça, 29 abr 2025, 15:08