SEMANA 04
PALESTRA DA SEMANA:
Quarta e última Semana da disciplina!
Dessa vez você assistirá à palestra intitulada Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso (Tout ce que vous avez toujours su sur l'éducation et qui est faux). Essa semana é para aguçarmos o senso crítico sobre o método científico aplicado aos estudos na área de educação.
Lembremos de situações quando nossa intuição diz que os alunos vão gostar de uma abordagem, prática pedagógica; diz que eles vão aprender mais se aplicarmos aquela ferramenta nova da moda e somos, então, surpreendidos com o "fracasso".
É hora de pensar nos artigos em que os autores dizem terem alcançado bons resultados com uma metodologia, mas não a compararam com outras. Aliás, o que é um bom resultado, a partir de qual ponto podemos considerar "o bom" bom?
Versão em Libras:
Sobre o palestrante:
Franck Ramus
Professor adjunto do Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguísticas do Instituto de Estudos Cognitivos da "Ecole Normale Supérieure" em Paris, no qual lidera a equipe de Desenvolvimento Cognitivo e Patologia". Sua incide sobre o desenvolvimento da linguagem e da cognição social em crianças, distúrbios (dislexia do desenvolvimento, comprometimento específico da linguagem, autismo), as bases cognitivas e neurais e seus determinantes genéticos e ambientais. Fonte: Laboratoire de Sciences Cognitives et Psycholinguistique
Vídeo extra Aprendizagem Visível (Visible Learning) - opcional (não estão traduzidos).
Parte 1
Parte 2
TEXTO DA SEMANA
Artigo que faz uso da quantificação de efeito proposta por John Hattie
APRENDIZAGEM VISÍVEL DE SIDERURGIA PARA ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM METALURGIA
Leitura opcional: "Algumas considerações sobre como feedback e estrutura podem ajudar crianças a aprender Geografia". Autoria de Joop van der Sche | VU University Amsterdam e Utrecht University, Holanda. Descarregar artigo
Trecho do livro Aprendizagem visível para professores
Sobre o autor do livro Aprendizagem visível para professores:
John Hattie
Um pesquisador de educação internacionalmente aclamado. O professor John Hattie é reconhecido como um mestre em descobrir o que ajuda os alunos a aprender, com sua pesquisa culminando no desenvolvimento do programa de aprendizado visível. Ele ganhou prêmios por serviços educacionais, escreveu 14 livros e ocupa o cargo de diretor do instituto de pesquisa da Melbourne "Graduate School of Education" desde 2011. Fonte: Visible Learning World Conference.
“…identificar um recorte específico (tal como uma realização) e identificar uma influência naquele resultado (p.ex. tema de casa) e, em seguida, realizar buscas sistemáticas em vários bancos de dados: principais jornais e livros (ERIC, PsycINFO etc.); dissertações (p.ex. ProQuest), literatura cinza (materiais como conferências, submissões, relatórios técnicos e documentos de trabalhos não encontrados facilmente pelos canais normais). Essa busca envolve encontrar em contato com os autores para obter cópias dos seus trabalhos, checar referências nos artigos encontrados e ler amplamente para encontrar outras fontes. Para cada estudo, os tamanhos de efeito são calculados para as comparações adequadas. Em geral há dois tipos principais de tamanhos de efeito: comparações entre grupos (p.ex. comparando aqueles que fizeram o tema de casa com aqueles que não o fizeram) ou comparações ao longo do tempo (p.exe. resultados de base comparados com resultados após quatro meses). (HATTIE, 2017, p.9 )
Ranking
https://visible-learning.org/hattie-ranking-influences-effect-sizes-learning-achievement/
Fómula do cálculo do Tamanho de efeito
Tamanho de efeito = [Média (nota de prova depois) - Média (nota de prova antes)] / Desvio padrão
Forte abraço a todos!