Apresentação
Atenção:
- 1º PASSO: antes de iniciar os estudos leia o tópico "Como funciona o curso?";
- 2° PASSO: em seguida faça download do "Material do Curso".
Atenção:
- 1º PASSO: antes de iniciar os estudos leia o tópico "Como funciona o curso?";
- 2° PASSO: em seguida faça download do "Material do Curso".
Apenas a coordenação e professores publicam neste fórum.
Faça as tarefas conforme as orientações do E-book!
Relacione o texto desta primeira semana de curso com a música "Globalização, o delírio do dragão! - Tribo de Jah" e o documentário "Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (Sílvio Tendler, 2006)"
Leia o artigo publicado por Yanaguita (2011), "As políticas educacionais no Brasil nos anos 1990". Em seguida, preencha a Ficha de Análise de Artigo Científico e realize a postagem do documento nesta atividade.
Neste tópico estão os conteúdos e atividades previstas para a semana 2.
Relacione os estudos da Semana 2 com o artigo "Educação profissional e a reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Posicione-se e dialogue com os colegas.
Neste tópico estão os conteúdos e atividades previstas para a semana 3.
Veja as instruções para a realização da atividade 3.1.
A Plataforma Nilo Peçanha apresenta um conjunto de informações da Rede Federal de EPT para embasar o monitoramento e criação de políticas públicas. Selecione um município, um IF, copie e cole num arquivo os resultados encontrados nas variáveis das abas de 1.2 (Tipo de curso) a 5.7 (Gasto Corrente por matrícula. Escreva, neste mesmo arquivo, uma breve análise do levantamento, identificando um problema de política pública.
Para acessar a plataforma, clique no link PNP - Plataforma Nilo Peçanha — Ministério da Educação (www.gov.br)
Neste tópico estão os conteúdos e atividades previstas para a semana 4.
Participe do Fórum Obrigatório dialogando a respeito das políticas (planos, projetos e ações) do IFMG e seus resultados (impactos e efeitos) na comunidade.
A partir dos estudos desta disciplina (e de outras deste curso) e do levantamento da Plataforma Nilo Peçanha realizado, considere o problema identificado na semana 3 e formule uma ação, ou identifique outro problema da realidade da sua escola e proponha uma ação de política pública seguindo as orientações do arquivo disponível no link da apostila. Entregue a atividade em .pdf.
Contribua com a nossa constante melhoria. A sua opinião é muito importante para nós!
Caso você tenha perdido alguma atividade ao longo das quatro semanas, poderá usufruir de 1 (uma) reposição previamente aprovada (sujeita a menor pontuação). A tarefa deverá ser enviada em .pdf contendo o nome do aluno e nome da atividade a ser reposta (inclusive no caso de publicações em fóruns).
Obs.: a nota será publicada no campo correspondente a tarefa original