Aprendizagem é o processo de relações entre o ser e o meio ambiente, pelo qual procede de conhecimentos e suas teorias que está relacionado ao processo educativo na construção de um novo conhecimento, resultando em mudança de comportamento provinda da experiência adquirida em sua história promovendo o ensino/aprendizagem e compreendendo como as pessoas aprendem e os meios necessários para aprendizagem.
As teorias de aprendizagem visam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, iniciando com reconhecimento da evolução cognitiva do aluno, e esclarecer a relação entre o conhecimento presente e o novo conhecimento que vai adquirindo no decorrer do tempo, tornando indivíduos ativos na busca e construção do conhecimento, contribuindo para o sucesso do ensino/aprendizagem que se dá através da interação entre as pessoas.
O ensino e a aprendizagem visíveis ocorrem quando a aprendizagem é o objetivo explícito e transparente, quando ela é apropriadamente desafiadora e quando tanto o professor quanto o aluno (de várias maneiras) procuram assegurar que o objetivo desafiador seja atingido e, se o for, em que grau (HATTIE, 2017).
Considerando que o comportamento, o pensamento e habilidade são aprendizagem, os comportamentos do ser humano assegura a aprendizagem e tem grande importância no ambiente, tornando o homem o produto do meio.
Referências
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
HATTIE, J. A. C. Aprendizagem visível para professores. Porto Alegre: Editora Penso, 2017.
PIRONEL, M. et al. (orgs.). Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editora livraria da física, 2017.