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Fórum obrigatório 4: reflexão

Metodologias de práticas pedagógicas e formação continuada

Metodologias de práticas pedagógicas e formação continuada

por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos - Número de respostas: 1

A palestra do professor Franck Ramus traz à tona importantes reflexões acerca das metodologias de ensino e suas respectivas eficácias. Atualmente vivemos uma realidade de significativos avanços científicos e produção de novos conhecimentos que versam sobre metodologias didáticas que sejam mais inclusivas mas a grande verdade é que essa valiosa sabedoria não chega até a ponta. Uma grande maioria dos docentes, principalmente brasileiros, está sobrecarregada de trabalhos burocráticos e exposta a vasta carga horária de trabalho e baixos salários. Tais fatores desestimulam os profissionais do magistério a estudar sobre a sua prática. As secretarias de educação e o MEC possuem grande parcela de culpa neste cenário que já é realidade há bastante tempo no país. Pecam de forma considerável na construção e execução de propostas de formação continuada que possibilitem ao docente refletir sobre suas práticas e também construir conhecimento sobre suas experiências e metodologias já aplicadas. 

Em resposta à Paulo Victor Dantas de Souza Mattos

Re: Metodologias de práticas pedagógicas e formação continuada

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Isso mesmo, Paulo, mas precisamos lembrar a importante colocação do professor Franck Ramus quanto à necessidade de não nos prendermos às questões de crença. É preciso que utilizemos um método quantitativo para mensurarmos o que efetivamente estamos alcançando no processo ensino-aprendizado. Por outro lado, concordo com o professor quando diz que " um profissional (professor) que observa o efeito de suas próprias práticas corre um grande risco de se enganar" quanto à eficácia da prática pedagógica. Assim, é preciso usar um experimento, capaz de ser medido e, a partir dos dados e informaçoes, adotar práticas pedagógicas consistentes, capazes de levar o aluno a ser o sujeito de seu aprendizado.