Saudações aos colegas, professor e ao tutor-professor. Nesta última semana, dedicada a diversas formas de aprendizagem, vemos, grosso modo, que o palestrante Prof. Franck Ramus, vai em linha direta aos autores do artigo “Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em metalurgia”, de Luciano Miguel Moreira dos Santos, Orimar Batista dos Reis e Jefferson Rodrigues da Silva. Sinteticamente, vemos que tanto na palestra como no artigo nos é apresentado uma quebra de modelos antes como de grande sucesso, mas, que quando levando em consideração a estratégia da diversidade de aprendizagem e os múltiplos contextos, iremos reiterar que os modelos apresentáveis são um tanto monótonos e tradicionais.
Por fim, dentro do estudo da semana, ainda salientamos a temática sobre aprendizagem e ensino visíveis, compreendendo a possibilidade dos alunos aprendam a se tornarem “seus próprios docentes”, um cenário bem visível e preponderante durante o contexto pandêmico e que muito ajudou a ver outras linhas de aprendizagem, rompendo com barreiras estabelecidas pelo ensino tradicional.