Refletir sobre a palestra "Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso" nos leva a questionar nossas próprias crenças e decisões em relação à educação. Muitas vezes, aceitamos práticas e abordagens educacionais sem questioná-las profundamente. No entanto, é através do questionamento e da análise crítica que podemos buscar melhorias e avanços na forma como ensinamos e aprendemos, logo devemos adotar métodos baseados em evidências científicas e práticas educacionais mais eficazes.
Reflexão sobre a palestra "Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso", do professor Frank Ramus.
por Íria Talita do Couto - Número de respostas: 4
Em resposta à Íria Talita do Couto
Re: Reflexão sobre a palestra "Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso", do professor Frank Ramus.
por Antonio Flávio dos Santos Silva -Concordo, colega!
Trazer novas possibilidades à prática pedagógica de forma a fomentar a participação do educando se faz necessária. Uma boa ferramenta é trabalhar com projetos. A mesma vem possibilitando múltiplos olhares dos alunos com relação às possibilidades de apreender e
trabalhar os conteúdos, tentando, assim, minimizar a forma maçante adotada pela
escola na maneira tradicional de transmitir os conteúdos.
Re: Reflexão sobre a palestra "Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso", do professor Frank Ramus.
por Ana Caroline Lôbo dos Santos -Boa noite!
Exatamente. Por isso a importância de refletir sobre nossa prática pedagógica, questionar, observar e levar em consideração as necessidades do nosso trabalho diário.
Exatamente. Por isso a importância de refletir sobre nossa prática pedagógica, questionar, observar e levar em consideração as necessidades do nosso trabalho diário.
Em resposta à Ana Caroline Lôbo dos Santos
por Anna Carolinne Ferreira Bissoli -Olá!
Sim, a palestra me levou a refletir profundamente sobre a minha prática docente e sobre as orientações pedagógicas que recebo para obter um melhor resultado dos meus alunos, quando isso não significa de fato uma certeza de "sucesso".
Sim, a palestra me levou a refletir profundamente sobre a minha prática docente e sobre as orientações pedagógicas que recebo para obter um melhor resultado dos meus alunos, quando isso não significa de fato uma certeza de "sucesso".
por Fabrícia de Lima Brito -Essa reflexão é muito importante mesmo, mas para o professor que tem empatia com o aluno e gosta da profissão que escolheu, a prática em sala de aula é sempre motivo de auto avaliação, pois este professor sempre busca melhorar em um ou outro ponto. A autocrítica baseada em observações do dia a dia e a vontade de melhorar muitas vezes podem ser mais positivos do que os modelos prontos ditados por grupos que tem interesses bem maiores.