Ir para o conteúdo principal

Fórum obrigatório 4: reflexão

Discussão da semana

Discussão da semana

por Leila Marques Elias - Número de respostas: 0

Olá, colegas e professores!

Já estamos na última semana da disciplina seminários temáticos e desde já agradeço ao professor Jefferson Silva, assim como aos colegas que contribuem com debates e experiências enriquecedoras, foram semanas de muitos aprendizados.

Nessa última semana fomos convidados a refletir criticamente sobre as metodologias que são apresentadas para nós frequentemente como "fórmulas prontas" ou o "segredo do sucesso" enquanto soluções para aprendizagem e ensino. Nesse sentido, é que insere-re a palestra do professor Franck Ramus intitulada "Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso", ao longo da apresentação o professor destaca o uso de algumas metodologias citando a "aprendizagem visível" de John Hattie e também a de " Estilos de aprendizagem- (N-ILS)" de Vieira Júnior, sendo essa última já discutida na Pós na disciplina Metodologias do Ensino e Aprendizagem.

Os textos sugeridos para leitura também abordam as ferramentas metodológicas sendo inclusive utilizadas na prática no caso do trabalho do professor Jefferson Silva em parceria com Luciano Santos e Orimar Reis, a pesquisa intitulada "aprendizagem visível  de siderurgia para estudantes do curso técnico em metalurgia e também utiliza o Novo índice de estilos de aprendizagem (N-ILS).

Gostaria de evidenciar aqui que tive dificuldades em compreender o texto inicialmente e relacioná-lo a palestra, contudo, eu conseguir entender que tanto a palestra quanto os textos ressaltam que existem práticas ensino que podem funcionar mais que outras e que nós enquanto docentes devemos está atentos se o estudante está de fato aprendendo ou tentando aprender.  Achei pontual também quando os autores destacam que devemos "parar" ou "diminuir" nossas preocupações quanto a estrutura física das escolas e as demais reclamações que envolvem essa questão e elevar os debates sobre a aprendizagem do estudante.