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Fórum obrigatório 4: reflexão

Hterogeneidade na sala de aula

Hterogeneidade na sala de aula

por Mário Junior dos Santos Bonifacio - Número de respostas: 2

A palestra ministrada pelo professor Franck Ramus levanta uma reflexão importante sobre como lidamos com a heterogeneidade na sala de aula, considerando que cada aluno possui seu próprio método de aprendizado. Recentemente, tive uma conversa com uma professora de Língua Portuguesa e um professor de Física, na qual eles relataram uma experiência interessante envolvendo uma aluna específica. Essa aluna apresentava grande dificuldade em realizar as avaliações individuais escritas, no entanto, os educadores perceberam que ela tinha facilidade na comunicação e nas atividades de apresentação. Notavelmente, ela sempre obtinha notas altas nessas situações.

Esse relato ressalta a importância de reconhecer que cada aluno tem sua própria forma de aprender e expressar o conhecimento adquirido. Ao adotar uma abordagem mais flexível, os professores decidiram aplicar provas orais para essa aluna e obtiveram resultados excelentes. Essa adaptação demonstra a valorização da diversidade de habilidades e preferências dos alunos, proporcionando a eles uma oportunidade de demonstrar seu conhecimento de maneira mais eficaz.


Em resposta à Mário Junior dos Santos Bonifacio

Re: Hterogeneidade na sala de aula

por Cláudia Regiane de Oliveira Sousa -
Colega Mário Junior, a exemplificação específica que narrou mostra com certa veemência que a heterogeneidade é um fator preponderante para demonstrar que a inclusão de pessoas com diversividades de níveis de aprendizagem, acarretam uma situação especial para que os docentes sigam metodologias mais pontuais e agregadas ao conhecimento dos alunos diferentes. Se forem aplicado sistemas e métodos ao grupo com um todo, ganha-se em qualidade ensino e desenvolvimento grupal.
Assim a heterogeneidade acaba agraciando a todos os integrantes do grupo, acrescentado aos que já são mais desenvolvidos e preenchendo as lacunas daqueles menos favorecido em sua aprendizagem.
Em resposta à Mário Junior dos Santos Bonifacio

Re: Hterogeneidade na sala de aula

por Henrique Santiago Rocha -
A avaliação equitativa dos alunos, levando em consideração suas diferentes formas de aprender e apresentar resultados, é um aspecto importante da educação. Como você mencionou, Franck Ramus aponta que podemos ser vítimas de vieses cognitivos, o que pode levar a uma visão enviesada de que nossos métodos de ensino são sempre corretos e eficazes. Isso ocorre muitas vezes devido às nossas próprias crenças e perspectivas.

É essencial que os educadores estejam abertos a diferentes abordagens e perspectivas, e busquem seguir autores e estudos avaliativos para se informarem sobre as melhores práticas em educação. Isso ajuda a evitar a influência excessiva de crenças pessoais e a promover uma abordagem mais objetiva e justa na avaliação dos alunos.

Ao se basear em pesquisas e evidências, os educadores têm mais chances de adotar métodos de avaliação que considerem as diferenças individuais dos alunos, suas formas de aprender e apresentar conhecimento. Isso permite uma avaliação mais justa, que valoriza as habilidades e competências de cada aluno, e não apenas as medidas tradicionais de desempenho acadêmico.