Ir para o conteúdo principal

Fórum obrigatório 4: reflexão

A educação baseada em evidências

A educação baseada em evidências

por Damião Benilson Gomes de Melo - Número de respostas: 0

No vídeo desta semana, pudemos conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Franck Ramus, um cientista cognitivo francês que discute os desafios para determinar a eficácia das práticas de ensino e a importância da educação baseada em evidências.

Ao logo da palestra, Ramus sugere que mais métodos experimentais são necessários para avaliar e comparar diferentes métodos de ensino e observa os potenciais vieses de profissionais e professores. Ele também discute a importância de gerenciar a heterogeneidade nas salas de aula e desmistificar conceitos equivocados, como a eficácia da retenção de notas. Sabemos que os aspectos desse modelo de avaliação, já discutidos na palestra da semana anterior, não são tão eficazes. Conforme discutimos no tópico do fórum da Semana 3, a avaliação não deve ser apenas uma mera medida de desempenho, mas tornar-se um momento de aprendizagem e troca de feedback entre o professor e o aluno, objetivando afastar-se das avaliações tradicionais que criam oposição entre aluno e professor, e criar um ambiente colaborativo de aprendizagem significativa.

E é justamente isso que Ramus enfatiza: a necessidade de se apresentar informações por meio de múltiplas modalidades e focar no reforço do comportamento positivo em vez de punições para o comportamento disruptivo do estudante. Ao destacar o potencial de melhoria das práticas pedagógicas por meio de estudos científicos e de experimentação, o professor Ramus procura despertar em nós, docentes, o desafio contínuo de encontrar uma forma de melhorar o ensino e a aprendizagem para todos os alunos.

Forte abraço e até a próxima.