São de grande valor as colocações realizadas na palestra, e ao longo das disciplinas, é evidente que é preciso observar melhor os alunos e seus estilos de aprendizagem, com o intuito de tornar mais significativa a experiencia enquanto estudante. Entretanto existem diferentes obstáculos para a efetivação destas praticas pelos professores, turmas lotadas, carga horaria extensa, indisciplina, assim, pensar nos estudantes enquanto indivíduos é um grande desafio, mas que precisa ser enfrentado.
Algo que causou certo incômodo na palestra foi o palestrante enfatizar muito a análise quantitativa e uma perspectiva muito positivista do que é ciência, principalmente quando afirma não haver base científica para a ideia de estilos de aprendizagem. Embora esses dados sejam de suma importância, já avançamos muito em relação a isso e não fazemos ciência apenas com estatísticas, pois os seres humanos são subjetivos e cheios de especificidades.
Os estudos de caso, o chão da sala de aula e o contato direto e empático com os nossos alunos também nos oferecem conhecimentos e possibilitam o nosso desenvolvimento como docentes. O chão da sala de aula é um excelente professor! Cabe a nós conhecermos nossos alunos e diversificarmos nossos métodos conforme as demandas que surgem no decorrer do processo. Daí a importância da qualificação profissional, pois não é possível aplicar diferentes metodologias se não as conhecemos. O mundo muda, as pessoas mudam e o professor precisa se reinventar a cada dia.
Os estudos de caso, o chão da sala de aula e o contato direto e empático com os nossos alunos também nos oferecem conhecimentos e possibilitam o nosso desenvolvimento como docentes. O chão da sala de aula é um excelente professor! Cabe a nós conhecermos nossos alunos e diversificarmos nossos métodos conforme as demandas que surgem no decorrer do processo. Daí a importância da qualificação profissional, pois não é possível aplicar diferentes metodologias se não as conhecemos. O mundo muda, as pessoas mudam e o professor precisa se reinventar a cada dia.