Ir para o conteúdo principal

Fórum obrigatório 4: reflexão

Tempo x Resultado satisfatório

Tempo x Resultado satisfatório

por Jakelyne Lima dos Reis - Número de respostas: 0
Para a minha reflexão, irei focar na análise de inúmeras pesquisas que já fiz para revisões de literatura.

O tema abordado na palestra, me fez refletir sobre a diversidade de propostas didáticas que são aplicadas em sala de aula e publicadas nos inúmeros periódicos de ensino. Em sua maioria, as propostas aplicadas em sala de aula, consiste em seus resultados como satisfatórios. No entanto, fazendo um paralelo com a fala do professor Franck Ramus, percebemos que para ser satisfatório é necessário considerarmos as fases de amadurecimento e progressão dos(as) estudantes durante um tempo. Além de, definirmos os grupos de controle para aplicação dos métodos. Ou seja, são inúmeras variáveis a serem consideradas e um tempo requisitado para obtenção de resultados 'satisfatórios' ou não da pesquisa. Me questiono: será que os (as) pesquisadores(as), em sua maioria, consideram esse tempo de amadurecimento dos(as) estudantes para tirar suas conclusões sobre os métodos aplicados em uma pesquisa? 

Ressalto o quanto tem sido gratificante o que a pós tem feito em minha vida profissional. Tenho feito muitas reflexões e autoavaliação sobre as minhas práticas pedagógicas. É importante sairmos do estado de inércia que muitas vezes estamos sem ao menos perceber.