Certamente a palestra traz boas reflexões sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e principalmente sobre as pesquisas em educação. De fato, nós intrinsecamente temos uma determinada opinião sobre o que é aprendizagem, todos nós já fomos alunos, e como tal, nos adaptamos a determinados métodos e a outros não, certamente que como professores temos preferência por este ou aquele método, já discutimos isto em seções anteriores.
De fato, o senso comum não é uma boa ferramenta para avaliar se determinada metodologia que estamos utilizando é eficaz ou não, às vezes, como pesquisadores nos vemos analisando os dados de pesquisa e ficamos frustrados em verificar que a metodologia que estamos utilizando não atingiu o patamar de aceitabilidade que esperávamos.
O professor traz boas reflexões sobre vários dilemas da educação, com isso gostaria de frisar apenas dois deles. O primeiro deles é sobre a heterogeneidade da sala de aula, o que o bom senso mostra é que se tivéssemos salas mais homogêneas seria muito mais fácil de se trabalhar, o que vai de encontro ao que dizem a maioria das pesquisas sobre o assunto. Recordo-me quando estudada existia sempre a “primeira série forte e primeira série fraca”, não compreendia muito bem o sentido disso até me tornar professor, acredito que esse tipo de divisão não tenha dado muito certo, pois não ouço muito falar sobre esse divisão, ou talvez pelo fato de ter me tornado apenas professor de ensino médio.
Por fim, gostaria de falar sobre a indisciplina em sala de aula, o que muitos autores chamam de “comportamentos inadequados dos estudantes”, concordo que se partirmos do princípio de reforçamos a aprendizagem de atitudes os comportamentos inadequados tendem a desaparecer. Embora eu tenha minhas ressalvas a respeito do método de “recompensa” a estudantes que apresentam comportamentos inadequados em sala, partindo talvez de um conjunto de crenças bem particulares sobre o assunto, pois o que também verifica-se é que em alguns casos esse método tende a não ser tão eficaz.
Como conclusão, achei bastante interessante o modo como ele confronta o que é verdade e o que é mito por meio do método de avaliação baseado em evidências experimentais, do ponto de vista global este é o ponto chave da palestra.