A temática da semana discutida na palestra de Frank Ramus provocou inúmeras inquietações sobre o que realmente funciona para o processo de ensino. Um ponto da palestra que chamou a atenção é que professores não apresentam uma avaliação confiável, pois temos crenças que prejudicam a eficácia das práticas pedagógicas. De fato, muitas vezes temos visões tendenciosas que atrapalham uma diagnose mais assertiva e propensa a solução de um problema.
Durante os relatos da palestra muitos métodos, metodologias experimentais foram expostas dando oportunidade de observação de possibilidades que demonstram a ineficiência de alguns métodos. Então, temos muitos resultados sobre a eficácia de diferentes práticas pedagógicas , na verdade precisamos de políticas públicas que nos direcionem a aprofundar sobre práticas exitosas, de base científica.
Sobre a heterogeneidade nas classes, muitos aspectos mencionados, como podemos ensinar de maneira que atinja os melhores discentes, quanto os fracos. Quando pensamos nessas disparidades comuns ao cenário educacional, precisamos apresentar os conteúdos dentro dos estilos de aprendizagem, usando ilustrações e também objetos para manipulação.
Existem uma multiplicidades de métodos já testados para melhorarmos nossas práticas docentes. Sem esquecer que a aplicação dessas metodologias só terá bom êxito se as salas estiverem adequadas estruturalmente e o quantitativo de alunos estiver adequado para desenvolvermos um bom trabalho.