Ir para o conteúdo principal

Apresentação dos temas de interesse

TCC ARTIGO "TECNOLOGIA/PROGRAMAÇÃO/EDUCAÇÃO"

TCC ARTIGO "TECNOLOGIA/PROGRAMAÇÃO/EDUCAÇÃO"

por Beatriz da Costa Fernandes - Número de respostas: 7

Bom dia. Minha opção é artigo.

Não tenho um tema bem estabelecido. Porém tenho interesse em pesquisar algo sobre tecnologia aplicada na educação, igualmente ao colega Diego. Acho um tema bem atual e também porque faço trabalhos mais direcionados a esse abordagem mais, especificamente, programação em Python. que inclusive pode ser um problema gerador a ser pesquisado.

Sou bem flexível quanto ao tema. No entanto, dou preferência por aquele que possa ser pesquisado/trabalhado em casa, sem ir a campo, estou na reta final do meu mestrado então fica inviável para mim.

Em resposta à Beatriz da Costa Fernandes

Re: TCC ARTIGO "TECNOLOGIA/PROGRAMAÇÃO/EDUCAÇÃO"

por Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana -
Oi, Beatriz! Já pensou em criar algo para sala de aula utilizando Python? Seria um bom trabalho, o que acha?
Em resposta à Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana

por Leonardo Pena Testasicca -
Boa tarde!
Atuo como professor em ensino profissionalizante e gostaria de elaborar um trabalho que tenha uma dessas temáticas:
1- uso de AI no ensino da segurança do trabalho ou na analise de risco;
2- uso da gamificação no ensino de analise de risco;
3- Metodologias ativas de ensino na educação profissional. (Estudo de caso, por exemplo);
Ressalto que preciso buscar literatura sobre o tema, uma vez que sou formado em engenharia e atuo apenas a 3 anos na educação.
Contudo, estou aberto a um conversa para que seja encotrada a melhor alternativa para a dupla.

Abraço
Em resposta à Leonardo Pena Testasicca

por Beatriz da Costa Fernandes -
Boa tarde.
Gostei das suas sugestões, embora não tenha contato com AI. E a questão de analise de risco tive um pouco na minha graduação quando paguei a disciplina de segurança no trabalho.
Podemos sim conversar.

Bom dia professor.
Pensei nisso, no entanto, não imagino o que seria.
Nunca desenvolvi um aplicativo. Trabalho com programação voltada à pesquisas acadêmicas. Mas nada impede de tentar outros caminhos.
O professor tem alguma sugestão?

Oi, Beatriz! Boa tarde! Acredito que a sugestão número 2 do nosso colega Leonardo poderia resultar em um bom trabalho, o que acha?
Topam desenvolver o trabalho em dupla?

Bom dia professor e o colega Leonardo. Tenho interesse sim. Gostei do tema.
Ainda não tenho experiência docente e, obviamente, aplicação da gamificação no ensino. Mas pelo que entendo do assunto é o uso de jogos educativos, me corrija se estiver errada.
Gostaria de saber se o colega já tem em mente, mais ou menos, qual assunto específico explorar desse tema, seria propor algum jogo, por exemplo. Já tem em mente como seria os procedimentos metodológicos e objetivos específicos,

Obrigada!!!

Oi, Beatriz e Leonardo! Bom dia!
Beatriz, sim. Você definiu bem a gamificação.
Leonardo, caso esteja de acordo, podemos formar esta dupla de trabalho. O que acha?
Abraços!